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Conheça o Marketing Direto e Indireto

por Milena Pacheco 2 de Dezembro de 2016 às 10:51
categoria: Aléssia Saluára

Aqui na coluna já comentamos diversas vezes do quão poderosa é a ferramenta do marketing. Você sabia que existem diversos tipos, que podem ser aplicados em situações diferentes, para se atingir o objetivo principal? Hoje vou te apresentar o Marketing Direto e Indireto, bem como onde ele pode ser aplicado, e de que maneira você pode diferenciar um do outro.
Você, ao assistir novela, já observou os personagens usando um produto de determinada marca, sem estar num contexto publicitário? Esse tipo de ação trabalha com a ideia de expor a marca ao consumidor, sem precisar que o mesmo veja um VT nos intervalos da programação. Isso é marketing direto. Outro exemplo é quando alguma empresa patrocina um time de futebol, e a marca do mesmo aparece nas camisas e acessórios dos jogadores. Esse tipo de marketing serve para agir subliminarmente na cabeça do consumidor, gravando a logo da marca e suas características para eles se fixarem na memória do consumidor, quando ele precisar daquele tipo de produto.
Já o marketing direto não trabalha com o conceito de venda e compra indireta, e sim mostrando um logo e esperando a necessidade surgir. O foco é em estratégias mais ativas. Suas ferramentas incluem pesquisas de mercado, investimento e retorno, identificação do perfil de clientes em potencial, e tudo que possa trazer um retorno positivo em curto prazo. Tá aí uma boa maneira de diferenciar um do outro: indireto é longo prazo, e direto é a curto prazo.
Use essas ferramentas com sabedoria a seu favor, para alavancar a sua empresa. Invista naquilo que você acredita, que o retorno sempre vem.