asdasdasdasd
Olhando o Sertão

Presidente da Codevasf participa de homenagem a Osvaldo Coelho na Câmara dos Deputados

por Neya Gonçalves 10 de Novembro de 2016 às 16:50
categoria: Olhando o Sertão

A atuação do ex-deputado federal pernambucano Osvaldo Coelho para transformar a realidade do semiárido nordestino em um polo irrigado foi destacada pela presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, ao usar a tribuna da Câmara dos Deputados durante a sessão solene em homenagem póstuma ao ex-parlamentar, nesta quinta-feira (10), no Plenário Ulysses Guimarães. Além de ministros, senadores e deputados federais, o evento contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, morto em novembro de 2015.

Os trabalhos foram presididos pelo deputado federal Daniel Coelho. “O povo de Pernambuco sempre viu em Osvaldo Coelho um homem público de muito valor, compromissado, acima de tudo, com a melhoria do povo sertanejo. Ele pensava de forma ampla as questões relacionadas ao estado e ao Brasil, mas sempre manteve um estreito contato com a população do vale do São Francisco”, ressaltou o parlamentar em seu pronunciamento na abertura da sessão. 

O trabalho de Osvaldo Coelho ao longo da sua trajetória política foi ilustrado em forma de vídeo com depoimento de diversas pessoas que conviveram com ele e reforçado por parlamentares e demais autoridades que usaram a tribuna para homenageá-lo. “Nós, representando a Codevasf, não poderíamos deixar de participar desta homenagem a esse homem, cidadão e político, que deixou um grande legado para o Nordeste”, ressaltou Kênia Marcelino em seu pronunciamento.

Em seu discurso, a presidente da Codevasf fez diversos comentários que reforçaram a importância de Osvaldo Coelho para o vale do São Francisco, principalmente como um dos grandes incentivadores do desenvolvimento da região como polo irrigado. “Graças a pessoas como Osvaldo Coelho que hoje o semiárido é uma região exportadora de frutas. E como ele, acreditamos que a produção irrigada é promotora de desenvolvimento”, frisou.

Entre diversas ações, o ex-deputado federal participou ativamente das articulações para a conclusão das obras de implantação pela Codevasf do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, em 1984, em Petrolina; conseguiu recursos para implantação da infraestrutura do Projeto Pontal Sul, também em Petrolina, hoje com 98% das obras concluídas; foi o principal articulador para a implantação pela Codevasf da Área Maria Tereza, adicional ao Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, inaugurada em 1997. Ele também atuou na implantação da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). 

Além da presidente da Codevasf, o evento contou também com a presença dos diretores da Área de Empreendimentos de Irrigação, Luis Napoleão Casado; da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Inaldo Guerra; da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Marco Aurélio Ayres Diniz; da gerente executiva da Área de Gestão Administrativa e Suporte Logístico, Ionara Cruz; da chefe de Gabinete, Lucianita Dayrell, os superintendentes regionais da Codevasf, em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, e em Juazeiro, Misael Aguilar, e assessores e técnicos da Companhia.

Osvaldo Coelho

Osvaldo Coelho faleceu no dia 1º de novembro de 2015, aos 84 anos, na casa em que residia em Recife, vítima de um ataque cardíaco. Ele dedicou 44 anos da sua vida à política, com três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e oito na Câmara dos Deputados Federais. Ele ainda foi Secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco.

Ouça um trecho do discurso da presidente da Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf/presidente-da-codevasf-faz-homenagem-ao-ex-deputado-federal-osvaldo-coelho


Codevasf: Aurivalter Cordeiro participa em Brasília das homenagens a Osvaldo Coelho

por Neya Gonçalves 10 de Novembro de 2016 às 14:28
categoria: Olhando o Sertão

O superintendente da 3º regional Codevasf-Petrolina, Aurivalter Cordeiro participou na manhã desta quinta-feira 10, da sessão de homenagem póstuma ao ex-deputado Osvaldo Coelho. As homenagens foram prestadas no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

Aurivalter destacou que Osvaldo Coelho foi um visionário e produziu em vida vários frutos, em destaque a educação e a irrigação."Osvaldo Coelho deverá ser lembrado como o principal impulsionador, em sua atuação como deputado federal, para a implantação da Universidade Federal do São Francisco Univasf, criada pela Lei 10.473 de 27 de junho 2002", disse Aurivalter.

Osvaldo Coelho faleceu no dia 1º de novembro de 2015. Foram 44 anos dedicados à vida política, com três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e oito na Câmara dos Deputados. Osvaldo também exercei a função de Secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco. Conhecido como o  “Deputado da Irrigação”, acompanhou o desenvolvimento do interior de Petrolina, a exemplo, da criação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho.

Osvaldo Coelho foi um dos articuladores para a implantação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e a Escola Técnica e Agrotécnica em Petrolina


Senador FBC participa de homenagem que lembrou primeiro ano sem Osvaldo Coelho

por Neya Gonçalves 10 de Novembro de 2016 às 12:59
categoria: Olhando o Sertão

Brasília, 10/11/16 – “Osvaldo Coelho vive em nossa memória porque as ideias que ele abraçava e pelas quais ele lutava são as ideias que nós admiramos e enfrentamos hoje em dia”. Assim pontuou o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) durante sessão especial realizada esta manhã (10), no Plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados, em homenagem ao ex-deputado federal Osvaldo de Souza Coelho, falecido há um ano. “Osvaldo plantou, de forma destemida, os frutos para a minha Petrolina, para o meu Sertão e para o meu estado de Pernambuco”, ressaltou Fernando Bezerra.

Durante a solenidade – que contou com a presença dos ministros pernambucanos Mendonça Filho (Educação), um dos autores do requerimento à sessão especial; Fernando Filho (Minas e Energia); e Bruno Araújo (Cidades) – o senador Fernando Bezerra Coelho lembrou momentos ao lado de Osvaldo Coelho. E destacou a atuação do tio durante a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987. “Ele foi um ferrenho e incansável defensor do voto direto e do colégio eleitoral”, destacou. “Osvaldo inspira a luta de muitos de nós por um Brasil mais justo, equilibrado e fraterno”, acrescentou o senador.

O ministro Fernando Filho ressaltou que, embora tenha ocupado importantes cargos no Executivo, “Osvaldo Coelho gostava mesmo era de ser deputado, representar o povo pernambucano e trabalhar pelo Sertão”. Como definiu o ministro Mendonça Filho, “Osvaldo sempre será um grande e inesquecível parlamentar”.

Além de lideranças políticas nacionais e locais (do estado de Pernambuco e da região de Petrolina), a sessão especial na Câmara dos Deputados também foi prestigiada pela viúva de Osvaldo Coelho, Ana Maria Coelho, e familiares do ex-parlamentar; entre eles, o filho e deputado federal Guilherme Coelho (PSDB-PE).

TRAJETÓRIA – Formado em Direito, Osvaldo Coelho nasceu em 24 de agosto de 1931 e dedicou mais de 40 anos à política, em defesa do sertanejo. Ele faleceu em 1º de novembro do ano passado, aos 84 anos, após um ataque cardíaco.

Conhecido como “Deputado da Irrigação”, Osvaldo Coelho foi deputado federal por oito vezes e deputado estadual, por três. Filho de Clementino de Souza Coelho, o “Coronel Quelê”, e de dona Josefa, Osvaldo Coelho foi um dos grandes defensores da irrigação e da educação no Vale do São Francisco. Em Petrolina, o ex-deputado também destacou-se pela implementação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, que transformou o cenário local em uma das maiores potências da fruticultura irrigada nacional.

A criação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que tornou a região um polo do ensino superior, também teve forte influência de Osvaldo Coelho. O ex-deputado foi, ainda, um dos principais responsáveis pela instituição da Escola Técnica e Agrotécnica de Petrolina.


Fernando Monteiro presta homenagem a Osvaldo Coelho

por Neya Gonçalves 10 de Novembro de 2016 às 12:17
categoria: Olhando o Sertão

A Câmara dos Deputados realizou, hoje, uma sessão solene em homenagem ao deputado Osvaldo Coelho, falecido em novembro do ano passado. O deputado Fernando Monteiro foi um dos autores do requerimento para a realização da solenidade.

Fernando Monteiro lembrou a trajetória de Dr. Osvaldo – como o parlamentar era conhecido. Destacou a sua luta contra a seca e pelo desenvolvimento do semiárido nordestino.

Conhecido como “Deputado da Irrigação”, o parlamentar, ao longo de mais de 40 anos de vida pública, se empenhou na construção de açudes, perfuração de poços, construção de adutoras, entre outros benefícios para as famílias atingidas pela seca.

“Podemos dizer que há o antes e o depois de Osvaldo Coelho na história do Vale do São Francisco. Ele não mediu esforços para fazer valer o potencial do Vale do São Francisco como instrumento de transformação social e econômica da região”, disse Fernando Monteiro.

Monteiro destacou o empenho de Osvaldo Coelho na implantação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, que transformou o Vale do São Francisco em uma das maiores potências de fruticultura irrigada do país, tornando a região atrativa para grandes investidores, sendo conhecida como a “Califórnia brasileira”.

Além de focar na irrigação como instrumento de desenvolvimento para a região, Osvaldo Coelho também lutou para levar educação aos jovens do Sertão. Fernando Monteiro lembro que ele foi responsável por criar em Petrolina a Escola Técnica e Agrotécnica e a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

“A luta de Dr Osvaldo mostrou resultados e deu frutos. A irrigação casada com a educação trouxe o tão desejado desenvolvimento ao semiárido”, disse Fernando Monteiro, a o acrescentar que “qualquer homenagem ao deputado Osvaldo Coelho é pouco em relação ao que ele fez pelo sertão pernambucano”.


Câmara dos deputados prestará homenagem póstuma ao ex deputado Osvaldo Coelho

por Neya Gonçalves 13 de Outubro de 2016 às 16:40
categoria: Olhando o Sertão

A Câmara dos deputados prestará homenagem póstuma ao  ex-deputado Osvaldo Coelho, falecido no dia 1º de novembro de 2015. A homenagem será realizada  em sessão solene no dia 10 de novembro, às 9h, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

A sessão de homenagem póstuma foi proposta pelos deputados Daniel Coelho, Fernando Monteiro, Mendonça Filho (atual ministro da Educação) e Kaio Maniçoba.

Osvaldo Coelho nasceu em 24 de agosto de 1931. Foram 44 anos dedicados à vida política, com três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e oito na Câmara dos Deputados. Ele  também foi Secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco. Conhecido como o  “Deputado da Irrigação”, acompanhou de perto o desenvolvimento do interior de Petrolina, a exemplo, da criação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho. A educação também era sua ‘bandeira’ e implantou a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e a Escola Técnica e Agrotécnica em Petrolina. 


Em missa, família celebra vida e obra de Osvaldo Coelho

por Karine Paixão 20 de Agosto de 2016 às 15:16
categoria: Olhando o Sertão

A saudade de Osvaldo Coelho foi transformada em celebração por seus familiares na manhã deste sábado (20). Em uma missa celebrada na Igreja Matriz de Petrolina, os filhos Guilherme, Patrícia, Ana Josepha, Ana Maria, Ana Carolina, Ana Amélia e a esposa Anamaria Coelho, reuniram familiares e amigos para agradecer pela vida do Braço Forte do Sertão, que se estivesse vivo completaria 85 anos no próximo dia 24 de agosto.

“Fica um sentimento muito grande se saudade. Mas eu vi nas pessoas que estiveram na igreja a representação dele. Cada pessoa que abracei, que beijei representava ele. Então eu tenho certeza que  pelas qualidades dele, principalmente a humildade que prezo muito, ele está já no Reino dos Céus. Ele fez muito, se dedicou muito a todas as pessoas de Petrolina que vieram até ele. As portas da minha casa eram sempre abertas, não se fechavam muito. Entrou para falar, dizer uma palavra, era sempre recebido. Eu acho que ele era muito amado por todos que chegavam até ele e isso me dá uma gratificação muito grande. E seguimos com a benção de Deus que haverá de me acompanhar com minha família”, afirmou Anamaria Coelho.

E o comparecimento desses amigos foi ressaltado pelo deputado federal Guilherme Coelho, que relembrou a trajetória do pai e o segredo de um dos mais admirados políticos da região. “O sentimento é de saudade, mas o sentimento também é de alegria. Osvaldo Coelho foi um homem que dizia sempre que amava a vida e gostava muito da vida. Foi um homem privilegiado, tudo que queria fazer da vida acho que ele fez. E a coisa que ele mais gostava era estar perto das pessoas, principalmente as mais simples, mais humildes, mais necessitadas e fragilizadas. Ele dedicou sua vida a isso, é um cidadão que se foi, mas que foi feliz. Realizou seus sonhos, cuidou da sua família, cuidou dos seus eleitores, gostava muito de caprinos, ovinos, gostava de conversar, mas o que ele gostava mais de tudo era de ouvir. Acho que esse dom de ouvir foi o que fez dele um político de sucesso, respeitado, limpo, que tinha duas bandeiras na vida: a irrigação e a educação. Então é um dia de saudade, mas também de muita alegria porque estamos comemorando a vida dele”.

Para o irmão de Osvaldo Coelho, Geraldo Coelho, além da saudade fica a lembrança da promessa feita pelo eterno deputado um dia antes de falecer. “Um sentimento muito grande de saudade imensa porque Osvaldo dizia para mim que vinha morar em Petrolina e isso na véspera da morte dele. Eu fiquei dramatizado, era meu irmão mas tinha uma amizade muito grande comigo e ele colaborou muito com a nossa Petrolina. E Osvaldo foi muito de irrigação e colocou a Univasf e é assim que se constrói Petrolina, com educação porque quem vem para cá não sai mais nunca, fica aqui trabalhando e colocando investimento. Por isso que dá saudade, quando um Coelho vai embora deixa muita lembrança”.

Ana Josepha fala sobre a importância de celebrar a data da forma como o pai mais gostava: rodeados por seus amigos. “Nós nos sentimos muito felizes porque papai viveu 84 anos de muitas alegrias e o que mais nos lembra ele são os amigos. Cada abraço que nós damos sentimos um pouco do nosso pai porque ele era uma casa cheia, curtia se aniversário, então hoje é um dia de grandes lembranças alegres de todos os seus momentos”.

Homenagem póstuma

Após a missa, familiares e amigos próximos se reuniram no túmulo e Osvaldo Coelho onde oraram e contemplaram o busto recém-colocado. No local também consta a frase que relembra seu legado: “Quero ser conhecido como aquele que tudo fez para fortalecer os mais fracos”.

Segundo Ana Amélia Coelho Lemos, filha de Osvaldo Coelho e diretora das rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, a homenagem condiz com a trajetória de vida do eterno deputado, que sempre visitou túmulos de grandes líderes da história mundial. “Aqui ele sempre dizia que queria estar junto do pai dele, vovô Clementino, da mãe, Vovó Zefinha, dos irmão, como foram colocados de tio Nilo, de tio Paulo, tio José, que ele dizia que eram os grandes. Na verdade, papai quando viajava gostava de visitar os cemitérios, os túmulos de Napoleão, Abraham Lincoln. Ele achava que era uma homenagem póstuma muito bonita. Então, tendo esse costuma dele entendemos que ele gostava, achava bonita uma homenagem póstuma. Seguindo essa tradição, a gente quis fazer isso para ele pois achamos que é de todo merecimento”.

O artista plástico Ranilson Viana, que esculpiu o busto de Osvaldo Coelho, fala do encontro que teve com o deputado ainda em vida  e sua inspiração em fazer obra. “Antes dele falecer estive com ele, tive essa oportunidade. Lá ele pediu meu contato e disse que queria fazer um trabalho comigo. Eu estava em Brasília quando soube do seu falecimento. Recebi a notícia com muita tristeza porque queria estar aqui mas não foi possível. Mas aí veio a oportunidade de fazer o busto dele, inclusive fiquei com uma réplica no meu ateliê”.


Espaço Aconchego Osvaldo Coelho já recepciona parturientes da região

por Karine Paixão 18 de Dezembro de 2015 às 10:02
categoria: Olhando o Sertão

Com o objetivo de concretizar o projeto de parto humanizado, Hospital Dom Malan/IMIP inaugurou na tarde desta quinta-feira o Espaço Aconchego Deputado Osvaldo Coelho. O espaço disponibilizará 14 leitos de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) distribuídos em um espaço médio de 500m2 . A cerimônia contou com presença do presidente do IMIP, Dr. Gilliartt Falbo, a superintendente do IMIP Gestão, Ana Cláudia Meireles, as filhas do eterno deputado Ana Amélia Lemos, Ana Carolina Coelho, Anamaria Coelho, além do superintendente do HDM, Marcelo Marques e a reapresentante da Secretaria de Saúde do Estado, Andrea Franklin. 

O gestor do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques destaca o investimento feito no local e sua importância para o atendimento na unidade. “O investimento foi feito pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, cerca de R$ 1,1 milhão foram investidos nesse espaço só na parte estrutural e a gente tem a expectativa de que uma equipe de 15 a 20 trabalhadores estejam aqui diariamente. A gente faz uma média de 20 partos diários, pouco mais de 20 partos, somando 600 partos por mês, colocando o Dom Malan hoje como a maior maternidade em volume de partos do Estado de Pernambuco. São 53 municípios da rede Pernambuco e Bahia que perfazem o total de 2 milhões de habitantes e a gente entende que esse espaço vai beneficiar muitas pessoas que vão contar com o que há de melhor na assistência ao parto normal humanizado”. 

A superintendente do IMIP Gestão, Ana Cláudia Meireles, revela que o Hospital Dom Malan é a primeira unidade do interior a receber o Espaço Aconchego. “Nós já possuímos esse espaço no IMIP Recife. Então a ideia de criar um espaço com o mesmo nome e com o mesmo propósito que é o acolhimento a gestante que vem aqui em busca do atendimento e o parto é identificado, como parto de baixo risco, normal e sem complicações é encaminhado para cá. Então a gente cirou aqui um espaço humanizado, com uma equipe multidisciplinar que pode acompanhar a criança e a mãe desde a entrada dessa mãe na unidade”. 

O presidente do IMIP, Gilliatt Falbo fala sobre a importância de Osvaldo Coelho, nos investimentos expansão da instituição com as destinações e emendas. O nosso professor Fernando Figueira nos ensinou que gratidão é uma dívida que nunca prescreve. Esse é o momento em que o IMIP se une ao povo da Região do Médio São Francisco e principalmente ao povo de Petrolina para prestar uma homenagem a um dos seus filhos mais ilustres: o deputado Osvaldo Coelho. Ele dedicou toda a sua vida pessoal e política a defesa dos interesses dessa região de Petrolina . Na sua relação com IMIP nunca negou ajuda por meio de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União, emendas essas que serviam para minimizar os problemas e as grandes dificuldades que tem aqueles que ousam assistir exclusivamente aos usuários do Sistema Único de Saúde”, destacou. 

A filha de Osvaldo Coelho e diretora das rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Lemos fala sobre a importância dessa homenagem. “É com muita alegria que a gente vem a inauguração desse espaço. O Dom Malan foi inaugurado em 1931 no ano em que papai nasceu. A gente sabe muito bem que, como o professor Gilliatt falou, meu pai nunca negou nenhuma emenda para o IMIP porque ele acreditava porque o IMIP significa ensino, pesquisa, conhecimento e nunca parou de investir nisso e são novas gerações que vão surgindo e eu tenho certeza que papai está muito feliz com esse momento, uma homenagem que diz tudo sobre papai: sobre conhecimento, realização de sonho, nascimento, vida, seres humanos, cuidar, bem-estar, saúde, são os estudantes da  Univasf, que muitos se formaram, muitos são residentes aqui dentro usando os seus conhecimentos no Dom Malan que passou por tantas adversidades e hoje está aqui num momento muito importante, nesse Espaço Aconchego. Então Petrolina vai aproveita do que tem do melhor, então o IMIP está trazendo o que há de melhor para Petrolina e isso é o que papai sempre quis, o melhor para Petrolina”. 


Marcada por emoção, missa em homenagem a Osvaldo Coelho é realizada em Santa Maria da Boa Vista

por Neya Gonçalves 15 de Dezembro de 2015 às 22:42
categoria: Olhando o Sertão

Durante a tarde desta terça (15) uma missa foi realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, para homenagear o ex-deputado Osvaldo Coelho, que morreu em 1º de novembro na cidade do Recife.

A missa foi celebrada pelo Pároco da cidade, Pe. José Guimarães. Familiares também estiveram presentes na celebração religiosa, assim como várias autoridades, personalidades e população boavistana.

Durante a cerimônia, o Pe. José Guimarães destacou a importância de Osvaldo Coelho para sertão pernambucano, sua idoneidade e a vida dedicada aos menos favorecidos, “para mim Dr. Osvaldo deixa seu exemplo ético de luta pelo povo sertanejo, de um homem que dedicou sua vida para aos mais fracos”, declarou.

Emocionada, a filha, Ana Maria Coelho, destacou o Homem público e de sua vida totalmente voltada para a política, “papai reconheceu cedo sua vocação para a política e se dedicou profundamente sua vida para mudar a realidade das pessoas menos necessitadas. Ele sempre buscou estar com os amigos e aqui (em Santa Maria da Boa Vista) nós encontramos os amigos de papai e lembramos carinhosamente da nossa infância, a família de Seu Barrinhos, Noé, ex-prefeitos da cidade, estamos muito agradecidos por isso, obrigada a todos que estiveram aqui nesta celebração”, falou emocionada.

Outras duas personalidades da cidade que também não contiveram as lágrimas foi o Vereador Tatá Medrado, sobrinho do ex-prefeito Noé Gomes de Barros e neto de Barrinhos, e o radialista Adelmir Silva, que trabalhou por mais de 20 anos com Osvaldo Coelho. Tatá falou da suas experiências ao lado de Dr. Osvaldo,”quero dizer a vocês que a família barros se sente honrada com amizade de toda vida com Dr. Osvaldo, amizade que começo com o Sr Clementino Coelho e daí com outros, e Vovô sempre foi muito próximo de Dr Osvaldo, todos eram seguidores e admiradores dele e esta amizade trouxe grandes frutos para santa Maria. Foi através de Dr. Osvaldo que Vovô através dele trouxe o primeiro banco para a nossa cidade e daí muitas outras conquistas relacionadas a irrigação e abastecimento de água. Ele pensava longe e era realmente atencioso com os mais necessitados e isso nos deixa com saudade da conversa, da amizade, da alegria e do prazer de conversar com ele”, disse emocionado.

Outro testemunho muito emocionado foi o do radialista Adelmir Silva que não conteve as lágrimas ao falar sobre sua história ao lado de Dr. Osvaldo, “uma das maiores alegrias de minha vida foi a de conviver com Dr. Osvaldo, eu passei 10 anos trabalhando com ele diretamente e 20 indiretamente e sempre fui tratado como família, ele não suportava desigualdade e acho difícil ter um homem como Osvaldo Coelho ele deixa uma lacuna muito grande na vida de muita gente, hoje eu tenho três filhas e três netos e eles serão membros para espalhar a história desse grande homem”, falou emocionado.

Na celebração ainda deixaram seu depoimento o Vereador George Duarte e a Dona Maria Izabel, que devido a emoção não conseguiu falar, mas cantou uma música em homenagem ao eterno deputado Osvaldo Coelho.

Osvaldo Coelho nasceu em 24 de agosto de 1931. Foram 44 anos dedicados à vida política, com três mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e oito na Câmara dos Deputados. Osvaldo Coelho também foi Secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco.

O ex-deputado foi casado com Ana Maria Coelho, com quem teve seis filhos: Guilherme Cruz de Souza Coelho, Patrícia Coelho de Medeiros, diretora da TV Grande Rio, Ana Amélia Cruz Coelho Lemos, diretora das Rádios do Sistema Grande Rio, Ana Carolina Cruz de Souza Coelho, Ana Maria Cruz Coelho Araújo e Ana Josepha Cruz de Souza Coelho.


Prefeitura de Petrolina entregará Unidade de Saúde de Osvaldo Coelho

por Mônia Ramos 9 de Dezembro de 2015 às 08:49
categoria: Olhando o Sertão

No próximo sábado (12), o prefeito Julio Lossio e a secretária de Saúde, Lucia Giesta, entregarão mais uma unidade totalmente reformada e ampliada. Dessa vez a comunidade beneficiada é de Nova Descoberta, interior do município. A solenidade de entrega da Unidade de Saúde Osvaldo Coelho acontecerá às 19h.

Ao todo, 5.405 pessoas serão atendidas na nova unidade. “O prédio foi totalmente reformado e ampliado, agora, a comunidade passará a contar com duas equipes de Saúde da Família, que atenderá, confortavelmente, as necessidades dos usuários”, informa a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

Após indicação e aprovação do Projeto de Lei, de autoria do vereador Elismar Gonçalves, a unidade receberá o nome do ex-deputado Osvaldo Coelho.

Homenageado

Nascido em 24 de agosto de 1931, casado com Ana Maria Coelho, pai de seis filhos e um dos 17 filhos do Sr. Clementino Coelho, o Coronel Quelê, e de dona Josepha, esse é Osvaldo de Souza Coelho, a Força do Sertão.

O ex-deputado dedicou 44 anos de sua vida ao povo. Por três foi eleito Deputado Estadual, oito esteve na Câmara dos Deputados Federais, sendo também secretário da Fazenda do estado de Pernambuco. O “Deputado da Irrigação”, como era conhecido, acompanhou de perto o desenvolvimento do interior de Petrolina, a exemplo, da criação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho.

A educação também era sua ‘bandeira’ e implantou a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e a Escola Técnica e Agrotécnica em Petrolina.  Em janeiro deste ano, Osvaldo Coelho deixou a vida pública e, de forma inesperável, no dia  01 de novembro de 2015, aos 84 anos, após ataque cardíaco em Recife, veio a falecer. (Com informações da Ascom)


Câmara de Boa Vista presta homenagem ao ex-deputado Osvaldo Coelho

por Mônia Ramos 3 de Dezembro de 2015 às 12:07
categoria: Olhando o Sertão

Mais uma homenagem honrosa ao ex-deputado Osvaldo Coelho. Vereadores da Câmara Municipal de Santa Maria da Boa Vista aprovam por unanimidade uma moção de pesar em face do seu falecimento no dia 11 de novembro deste ano.

O documento enviado diz que a homenagem tem o intuito de prestar solidariedade à família do deputado, que durante seu tempo de vida foi um político e cidadão exemplar, primando sempre pela ética na vida e na política.

Ainda segundo o texto, “seu falecimento deixa um grande vazio, pois que como dito, ele era um cidadão de bem, como também um bom pai de família e esposo”.