asdasdasdasd

Veja quais categorias paralisam atividades na greve geral desta sexta

por Adriana Rodrigues 27 de Abril de 2017 às 12:00
categoria: Regional

A sexta-feira 28 de abril de 2017 não será um dia comum no Brasil, pelo menos no que depender das centrais sindicais. A promessa dos grupos é que várias categorias participem da greve geral em protesto à reforma da Previdência e à reforma trabalhista em discussão na Câmara e propostas pelo governo Temer.

Confira abaixo quais são até o momento:

Rodoviários

Os funcionários vinculados ao Sindicato dos Rodoviários (STTREPE) decidiram aderir à greve geral desta sexta-feira (28). A decisão foi comunicada durante a caminhada realizada no final da tarde desta segunda (24), que protestava contra a retirada de cobradores das linhas de ônibus. De acordo com Genildo Pereira, do STTREPE, a decisão foi unânime entre os sindicalizados. A suspensão dos serviços começará à 0h da sexta, voltando às atividades regulares no dia seguinte.

Bancários

Em assembleia realizada na terça-feira (18), os profissionais decidiram aderir ao movimento nacional, que também protesta contra a Lei da Terceirização, aprovada no final de março.

Metroviários

O setor de transportes também pode ser impactado pela paralisação. Os metroviários vinculados ao Sindmetro-PE também se mostraram favoráveis às atividades do dia 28. Um estado de greve foi decretado no último dia 19 e uma nova assembleia nesta terça (25) define se eles paralisam ou não nesta sexta.

Polícia Civil

Os policiais civis de Pernambuco, na útlima quarta-feira (19), indicaram que também vão cruzar os braços em protesto contra às reformas trabalhista e previdenciária. O ato se estende pelas 24 horas do dia 28. A decisão foi definida duas semanas após o STF determinar inconstitucional a deflagração de greve por policiais e servidores públicos da área de segurança pública.

Trabalhadores dos Correios

Os trabalhadores dos Correios em Pernambuco decidiram entrar em greve por tempo indeterminado durante assembleia realizada na noite desta quarta-feira (26) no Clube Português, Zona Norte do Recife. A decisão reforça o movimento nacional, que é contra as demissões, fechamento de agências e possibilidade de privatização. As atividades começam a ser suspensas já a partir das 22h desta quarta. A estatal afirma que os prejuízos somaram R$ 2 bilhões no ano passado.

Servidores da Alepe

O Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo do Estado de Pernambuco (SINDLEGIS) declarou que os servidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) se unem ao dia nacional de paralisação, nesta sexta. O grupo fará panfletagem para mobilizar os demais funcionários até o dia da greve geral.

Guardas municipais

Insatisfeitos com o tratamento recebido pela Prefeitura do Recife, os guardas municipais decidiram aderir à paralisação geral que acontece no próximo dia 28. Segundo o presidente do Sindguardas Recife, Ewerson Miranda, nada do que foi prometido e assinado em acordo realizado no início do ano, foi cumprido. 

Aeronautas

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (24), os aeronautas decretaram estado de greve e, na próxima quinta-feira (27), decidirão se cruzarão os braços. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, as assembleias foram realizadas em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.

Servidores Administrativos Fazendários de Pernambuco

Segundo o Sindicato dos Servidores Administrativos Fazendários de Pernambuco, toda a categoria irá paralisar as atividades em apoio ao movimento de greve geral, nesta sexta-feira (28). De acordo com a classe, o governo vem promovendo grandes ataques aos nossos direitos sociais através das reformas da Previdência e Trabalhista.

Servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Em assembleia realizada nesta quinta (20) no Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco Sindsemppe), os servidores do MPPE, decidiram aderir a greve geral. A concentração será a partir das 12h na Praça do Derby. Promotores e procuradores vão apoiar a manifestação no Derby.

Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

A federação confirmou que vai paralisar as atividades durante o dia 28 de abril para aderir à greve geral. 

Sindicato dos Correios

O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos de Pernambuco (SINTECT-PE) vai realizar assembleia na próxima quarta-feira (26), às 18h30, para decidir se deflagra greve por tempo indeterminado em todo o Estado. A categoria informou, entretanto, que independentemente do que for determinado nesta reunião, participará da paralisação geral do dia 28. As reivindicações da categoria incluem críticas à gestão da empresa, como proibição de férias até maio de 2018 e defasagem salarial.

Professores da UFPE

Em assembleia geral extraordinária realizada pela ADUFEPE , os docentes da UFPE decidiram por paralisação no dia 28 de abril em adesão à Greve Geral. A assembleia também aprovou por unanimidade a contrariedade dos docentes às reformas da previdência, trabalhista, às terceirizações e à cobrança de mensalidade em universidades.

Sindsprev

Os servidores públicos federais de Pernambuco irão aderir à paralisação nesta sexta-feira (28). Com a greve da categoria, serviços prestados no Ministério da Saúde e nas agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) serão afetados.

Agentes penitenciários

A categoria publicou nota nesta segunda-feira (24) confirmando sua adesão ao movimento grevista.

Auditores Fiscais do Estado e Julgadores Tributários

Filiados ao Sindicato dos auditores fiscais e julgadores tributários do Estado de Pernambuco (Sindfisco) também declararam apoio à greve geral, que é contra a Lei da Terceirização e às reformas trabalhista e previdenciária.

Professores e servidores civis do Colégio Militar do Recife

Outras categorias que participam da paralisação geral do próximo dia 28 é a dos professores e a dos servidores civis do Colégio Militar do Recife (CMR). A decisão foi tomada em uma assembleia da Sinasefe-CMR, sindicato que representa os grupos.

Servidores Municipais do Recife

Os servidores municipais do Recife decidiram, em assembleia, aderir a greve geral. No dia da paralisação, sexta (28), o Sindicato dos Servidores Municipais do Recife (Sindsepre) vai realizar uma nova assembleia da categoria no Pátio da Câmara Municipal às 9h. O SINDSEPRE representa os/as servidores/as de todas as Secretarias da Prefeitura, inclusive o setor de Finanças, Controle Urbano, Fiscalização, as empresas e autarquias municipais: URB, EMLURB, CSURB, CTTU, EMPREL e os serviços das Farmácias, Assistência Social, Creches, CAPS e setores administrativos.

Polícia Rodoviária Federal

Por unanimidade, os PRFs decidiram aderir à paralisação geral que acontece nesta sexta-feira (28). O presidente Frederico França convidou a todos para também apoiarem nos demais atos que devem acontecer relacionados ao tema.

Professores da rede particular

Os professores da rede privada de ensino vão paralisar as atividades e se integrarão às demais que categorias que vão parar nesta sexta (28). O Sinpro, sindicato da categoria, está organizando uma assembleia nesta quarta-feira (26) para definir se aceitam a proposta oferecida pelos donos dos colégios, mas a entidade já confirmou que os profissionais de ensino vão participar da greve geral

Simpere Recife

O Sindicato Municipal dos Professores da Rede de Ensino do Recife determinou que seus profissionais também paralisem as atividades nesta sexta-feira (28).

Servidores do TCE-PE

Os servidores do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) vão apoiar a paralisação nacional geral convocada para o próximo dia 28 contra as reformas propostas pelo presidente Michel Temer. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (Sindicontas-PE), nesta terça-feira (25), que representa cerca de 700 servidores.

Professores estaduais

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) informa à população que todas as unidades de ensino da rede estadual estarão fechadas nesta sexta-feira (28), mediante a participação da categoria na Greve Geral. A decisão dos trabalhadores em Educação de Pernambuco em fortalecer a luta nacional contra as Reformas da Previdência e Trabalhista e parar as suas atividades foi tomada em Assembleia Geral realizada no dia 19 de março, no Teatro Boa Vista.

Professores da UPE

Por conta da paralisação nesta sexta-feira (28), os professores da Universidade de Pernambuco (UPE) irão suspender as atividades.

Procuradores e promotores

A Associação do Ministério Público de Pernambuco, entidade que representa promotores e procuradores de Justiça do Estado, vai apoiar as manifestações desta sexta-feira (28). Promotores e procuradores irão à concentração dos manifestantes, na Praça do Derby, a partir das 15h, e não estarão em atividades nas promotorias.


Sessão da Câmara será às 18h nesta quinta-feira (27) no Bairro Santa Luzia

por Adriana Rodrigues 27 de Abril de 2017 às 12:00
categoria: Regional

A sessão ordinária dessa quinta-feira (27) da Câmara de Vereadores de Petrolina vai acontecer na Escola Luiz Rodrigues de Araújo, localizada na Rua 10, do bairro Santa Luzia, às 18h.

É a primeira sessão itinerante de 2017, solicitada pela Vereadora Cristina Costa (PT), a pedido de lideranças comunitárias daquela região da cidade. Em pauta,  temas de interesse das comunidades do  Dom Avelar, Terras do Sul, Mandacaru, Parque Mandacaru, São Jorge, São Joaquim e Santa Luzia, a exemplo da segurança, saneamento básico,  saúde e regularização fundiária.


Correios de Petrolina deflagram greve por tempo indeterminado

por Redação Nossa Voz 27 de Abril de 2017 às 09:43
categoria: Regional

A partir de hoje, os funcionários dos Correios de todo Brasil devem cruzar os braços. Em assembléia realizada ontem, todo o Estado decidiu aderir a mobilização nacional. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos, Antonio Lira, a categoria, decidiu deflagrar greve por tempo indeterminado devido a uma série de fatores, dentre os quais está a possibilidade de privatização e demissões, o fechamento de agências e o "desmonte fiscal" da empresa, com diminuição do lucro devido a repasses ao governo e patrocínios e a suspenção de férias de todos os trabalhadores. "Quem  tinha viagem marcada, teve que remarcar para outra data", lamentou.

De acordo com o diretor, em Pernambuco, 95% dos funcionários aderiram ao movimento. Em todas as agências dos Correios de Petrolina na manhã desta quinta-feira (27), funcionários estão concentrados com objetivo de ratificar a greve. "O atenmdimento aqui em Petrolina é péssimo, eu como servidor, como representante sindical reconheço. Já vi várias discussões com a população, não tem pessoas que tenham preparação para atender esse público. Se não chega as correspondências, eles tem que ir buscar, quando vão buscar não são atendidos", criticou.

Antônio Lira disse que a atual situação dos Correios é questão política. Ele chamou a atenção dos representantes locais. "Aqui tem um grupo político muito forte, se eles quiserem mudar eles podem, se não, a população precisa ver em quem depositou confiança". Lira deixou claro que se as pautas não forem atendidas a categoria não vai retroceder ao que ele chama de "ataques".

Com a definição, a partir de hoje, os serviços de entrega de correspondências, malotes e outras atividades serão suspensas ou reduzidas. Todos os serviços de entrega postal serão afetados pela medida, enquanto a greve for mantida. 


PL que estabelece limite para pagamento de cachês a artistas em festas da região é apresentado a Câmara

por Adriana Rodrigues 25 de Abril de 2017 às 11:46
categoria: Regional

O vereador Gabriel Menezes (PMDB), surpreendeu aos presentes na sessão desta terça-feira (25), na Casa Plínio Amorim, ao apresentar um Projeto de Lei, que estabelece valor máximo para pagamento de contratação de cachê de artistas ou grupos artísticos pela administração pública da prefeitura municipal de Petrolina.

A justificativa segundo ele, é a crise econômica  que assola o país e os decorrentes gastos de dinheiro público de forma mal aproveitada em todo o território nacional. Para o parlamentar faz-se necessário impor limites de gastos ao erário público em áreas consideradas tão essenciais ao ser humano. "É a festa que eu mais gosto, no entanto o cenário do Brasil, do Estado e do Município não é dos melhores. O prefeito Miguel Coelho, em sua campanha, amplamente divulgou que seu alinhamento com os Governos Federal e Estadual, sempre foi uma carta na manga. Agora é a hora de mostrar essa força”, disse o vereador.

Se o Projeto de Lei for aprovado, os valores dos pagamentos não poderão ultrapassar R$ 100 mil. No entanto, a matéria está sendo questionada, porque segundo juristas, assuntos de ordem financeira somente o executivo tem o poder de tratar.

Segundo Garbriel Menezes, o PL está em consonância com o Projeto de Lei 890/2016 da Assembleia Legislativa de Pernambuco, assim como a portaria 182/2016 do Ministério do Turismo que também demosntram preocupação em estabelecer limites aos valores dos cachês para as contratações.

 


Vereadores socilicitam audiência pública para tratar do saneamento básico de Petrolina

por Adriana Rodrigues 18 de Abril de 2017 às 14:01
categoria: Regional

Depois do duro discurso do líder da situação Ruy Wanderley (PSC), na sessão passada, criticando os serviços da Compesa em Petrolina, hoje, terça-feira (18), foi a vez dos vereadores Cícero Freire (PR) e Cristina Costa (PT), solicitarem através de requerimento uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, para tratar do Saneamento Básico de Petrolina, à exemplo da Bacia do Dom Avelar e do serviço que a Compesa presta ao município. O objetivo é debater, discutir e analisar o pagamento da taxa de esgoto, já que para eles, nem todos que pagam o imposto usufruem do serviço.

Ao usar a tribuna, um dos autores do requerimento, Cícero Freire, que é aliado do prefeito Miguel Coelho (PSB), fez uma explanação sobre a arrecadação da Compesa , e aproveitou para alfinetar a Companhia. "Vocês sabem a quem pertence a Compesa? Pertence ao município de Petrolina, cedido ao Governo do Estado há mais de 40 anos, e que a Compesa diz que investiu em torno de R$ 100 milhões, que para mim não é nada em comparação ao aluguel que ela teria que ter pago ao município durante todo esse tempo. A Compesa arrecada em nosso município um pouco mais de R$ 5 milhões. Gasta em com folha de pagamento e serviços simples, R$ 1,5 milhão. E o restante? Nós queremos saber onde é investido, porque esse dinheiro é do povo de Petrolina e a Compesa precisa fazer com que essa taxa de esgoto seja realmente ou extinta, ou que se reduza o valor, porque os serviços é de péssima qualidade", argumentou.

Os parlamentares solicitam a presença do Presidente da Compesa, Roberto Tavares, do Gerente Regional João Rafael,  Prefeito Miguel Coelho e do Secretário de Serviços Públicos Eduardo Carvalho.

O requerimento foi aprovado e a audiência está prevista para o próximo dia 25 de abril, teça-feira, às 10h. A dúvida é se o Presidente da Companhia estará presente na reunião.

 


Cabrobó : Prédios abandonados mostram desperdício de dinheiro público e preocupam vizinhos

por Mário Souza 17 de Abril de 2017 às 17:49
categoria: Regional

Em tempos onde o Governo de Pernambuco tem se queixado da falta de recursos devido a crise financeira que se instalou no país. Quem trafega pela Rua Epaminondas Hipólito Lima no Centro de Cabrobó, se depara com uma flagrante demostração do desperdício do dinheiro público.

No logradouro, existem dois imoveis de propriedade do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de Pernambuco, em estado de completo abandono.

Os prédios residências - que seriam destinados a servirem como moradias do Juiz e Promotor Público da Comarca respectivamente, há muitos anos não são habitados.

 

A casa destinada a moradia do representante do judiciário (Foto a cima) chegou a ser reformado há dois anos, quando o então Juiz Marcos Sarnento Gadelha usou recursos próprios para tornar o imóvel habitável e residir por algum tempo no local. No entanto, com a transferência do magistrado para Serra Talhada, o imóvel ficou novamente abandonado.

Já o prédio que seria a residência do representante do Ministério Público (a baixo), está sem morador há cerca de 10 anos.

 

Atualmente, as residências estão com as estruturas visivelmente deterioradas, o espaço ao redor das casas esta tomado pela vegetação e pelo lixo. Os portões das propriedades foram danificados pela falta de manutenção e pela ação de vandá-los.

Para piorar a situação - como não há nenhum tipo de vigilância para salvaguardar os imóveis, o local se tornou convidativo para moradores rua e usuários de drogas, o que tem gerado preocupação dos vizinhos das casas abandonadas.

 

Uma empresária que reside nas proximidades e preferiu não se identificar, disse que tem muito medo de passar pelo local. “Isso não poderia estar assim tão abandonado. Agente passa por aqui e vê casais entrando para fazer sei lá o quê. Pessoas usando drogas e gente até dormindo ai… Isso é dinheiro público, as autoridades têm que tomar uma providência” reclamou.

 

Durante entrevista ao Programa Nossa Voz da Grande Rio Fm Cabrobó, na última terça-feira (11), o Prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcante, explicou que está sugerindo ao Governo do Estado que os imóveis sejam cedidos para o funcionamento da Delegacia de Polícia, que atualmente funciona em um prédio alugado. O que poderia resultar em economia para o estado.

Outra opção segundo o Prefeito, poderia ser uma concessão dos prédios para o município que poderia instalar Secretarias Municipais no local.

 

Exista ainda uma terceira possibilidade. Em conversa anterior com a produção do Programa Nossa Voz, o Ex-juiz da comarca Thiago Marinho – que deixou o municipio em dezembro de 2016, informou que fez uma petição para que o Tribunal de Justiça analisa-se as possibilidades de um dos prédios sere cedido a Justiça Eleitoral para o funcionamento da 77ª Zona, que atualmente funciona em um espaço acanhado dentro do Fórum Dr. Antônio de Novaes Mello e Avellins.

Enquanto o impasse não é resolvido, os munícipes têm evitado trafegar pela região, já que estado de abandono torna o local propício para a prática de crimes como furtos e roubos.

 


Encontro Nacional de Caixas de Assistência do Brasil ocorre em Pernambuco

por Simone Marques 17 de Abril de 2017 às 13:00
categoria: Regional

Nesta quinta e sexta-feira (dias 20 e 21), a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) sedia o XXXIX Encontro Nacional de Presidentes de Caixas de Assistência do Brasil (Concad), evento que tem como objetivo promover o debate em torno de projetos conjuntos para a advocacia brasileira, bem como a troca de experiências regionais. O encontro vai ocorrer no Hotel Summerville, em Ipojuca, e vai promover ainda um balanço das atividades promovidas nos últimos meses.

 

O presidente da CAAPE, Bruno Baptista, adianta que o Concad deste ano será um evento simples, em consonância com os tempos atuais, mas bonito, altamente produtivo e com o calor humano e receptividade próprios do povo nordestino. “É uma honra para a CAAPE sediar esse evento tão importante, no qual serão debatidas estratégias conjuntas para prestar uma melhor assistência aos mais de um milhão de advogados espalhados pelo país”, afirma Bruno Baptista.

 

A expectativa é que o encontro tenha a participação de representantes das 27 Caixas de Assistências do país. Também é esperada a presença da diretoria do Conselho Federal da OAB, incluindo seu presidente, o advogado Claudio Lamachia; e do presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte; além de representantes da OAB nos demais estados.

 

A Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) é o braço assistencial da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE). Foi criada em 26 de dezembro de 1975, em Assembleia Geral Extraordinária da entidade. Atualmente, desenvolve uma série de atividades voltadas ao desenvolvimento e bem-estar dos advogados pernambucanos.

 


Setranvasf amplia em Petrolina postos de emissão de cartão pré-pago

por Adriana Rodrigues 14 de Abril de 2017 às 21:28
categoria: Regional

Em Petrolina, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco (Setranvasf) ampliou o número de postos de recarga e emissão de cartões pré-pagos (primeira via). São 50 postos de recarga espalhados pelos bairros da cidade. Destes, 20 vão poder comercializar os cartões pré-pagos, sem burocracia e com entrega imediata aos usuários gratuitamente.

O usuário poderá confeccionar o cartão nos mesmos pontos em que são feitas as recargas, tornando assim o processo mais cômodo e ágil. É só comparecer à uma das lojas BIP portando os originais de Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência.

Ao receber a primeira via do BIP Pré-pago, o cliente deve efetuar uma recarga mínima correspondente ao valor de duas tarifas vigentes no transporte público coletivo de Petrolina. Vale lembrar que os portadores do cartão têm descontos na tarifa e a comodidade da integração nas linhas dentro da cidade. O dispositivo torna-se mais seguro ainda, já que em casos de perda ou roubo, o usuário pode fazer o bloqueio dos créditos e recuperá-los posteriormente.


Pernambuco: Temer promete “devolver” Porto de Suape no dia 27 de abril

por Adriana Rodrigues 14 de Abril de 2017 às 21:25
categoria: Regional

O presidente Michel Temer afirmou ao vice governador e secretário de Desenvolvimento de Pernambuco, Raul Henry, que pode entregar oficialmente o Porto de Suape no dia 27 de abril.

Há quem diga que coube a Raul desenvolver essa articulação política que garantiu a “devolução” do Porto ao estado. Os quatro ministros de Estado de Pernambuco devem comparecer, além da grande parte das bancadas estadual e federal.


Funcionários efetivos da Câmara de Vereadores de Juazeiro recebem reajuste de 7% nos salários

por Adriana Rodrigues 13 de Abril de 2017 às 17:40
categoria: Regional

A Mesa da Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro, presidida pelo vereador, Alex Tanuri, divulgou um reajuste de 7% nos salários dos funcionários efetivos da Casa Aprígio Duarte Filho. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (12) durante uma confraternização. Os funcionários também receberam cestas básicas e vinho.

O presidente deixou uma mensagem de páscoa para todos os presentes e também para a população de Juazeiro. “A páscoa é um momento especial onde podemos refletir sobre nossa vida, nossas ações. É um momento de renascimento, amizade, esperança, gratidão e celebração em família. Que possamos celebrar essa data significativa em nossos corações. Feliz Páscoa a todos”, comemorou Alex.