asdasdasdasd

Com greve dos servidores, veja os serviços que podem ser feitos no aplicativo do Detran

por Adriana Rodrigues 21 de Março de 2017 às 19:48
categoria: Tecnologia

Há mais de um mês em greve, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) não têm previsão de voltar ao trabalho. Enquanto isto, os serviços na sede do órgão, que fica no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, estão paralisados. O que muitos não sabem é que alguns destes serviços podem ser realizados no site ou no aplicativo Detran Mais Fácil, lançado em dezembro do ano passado e disponível para os usuários de celulares com iOS ou Android.

Com ele, é possível fazer o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), solicitar vistorias, pagar o licenciamento do veículo, além de realizar consultas da pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dos débitos com o Detran e emitir guias de pagamento. "O aplicativo permite a consulta a todas as multas e todas as taxas do Detran. Ele já está interligado ao sistema de Ouvidoria do órgão, sendo possível enviar sugestões e críticas tanto ao aplicativo, quanto ao Detran", explica Dércio Lira, gerente de Tecnologia da Informação do Departamento, em entrevista à Rádio Jornal. 

Greve

A greve do Detran foi deflagrada no dia 13 de fevereiro. Desde então, os serviços do órgão estão afetados. Mais de 30 dias após o início, foi considerada ilegal e já motivou até mesmo reunião com o deputado estadual Romário Dias (PSD), em busca de soluções. No último dia 8, na sede do órgão, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, foi realizada uma assembleia em que os funcionários decidiram pela continuidade da paralisação. 

O sindicato alega que o Governo de Pernambuco não cumpriu as promessas que fez à classe, como a contratação de um plano de saúde - existe um plano, mas contratado de forma emergencial, sem licitação que o assegure - bem como pagamento de insalubridade aos funcionários que mexem diretamente com a vistoria de veículos e pagamento de gratificação aos servidores que trabalham em todas as unidades do Detran-PE no Estado, não somente aos que estão em agências localizadas em shoppings. 

Serviços durante a paralisação

Enquanto as atividades não voltam ao normal no órgão, serviços básicos como a retirada de documentos e a captura de imagens e informações podem ser feitas na sede do órgão, na Iputinga, ou nos postos que ficam dentro das unidades do Expresso Cidadão espalhadas pelo Estado. Já os com data, como emplacamento e transferência de veículos, terão o seu prazo original estendido para não prejudicar o público tão logo a greve seja suspensa.(Com informações JC)