asdasdasdasd

Projeto transforma lixo eletrônico em novos aparelhos doados à comunidade

por Redação Nossa Voz 10 de Março de 2017 às 09:00
categoria: Tecnologia

Um bom exemplo de democratização do acesso à tecnologia em Petrolina. A FACAPE tem um projeto que monta novos computadores, através do reaproveitamento e reciclagem de peças de informática, descartadas, e depois fazem a doação desses aparelhos para entidades sem fins lucrativos, impactando comunidades carentes, que não têm acesso a computadores.

O coordenador do projeto, Eduardo Britto, explicou que o trabalho tem um grande impacto ambiental, tendo em vista que o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico na América Latina. Segundo o IBGE, no Brasil, a proporção de domicílios com computadores passou de 48,9% em 2013 para 48,5% em 2014, quando totalizou 32,5 milhões de residências. Outros objetivos do projeto são oferecer cursos gratuitos de montagem e manutenção de computadores, eletrônica e robótica a jovens carentes e promover campanhas educativas e palestras de caráter ambiental.

Com o projeto, o ‘lixo eletrônico’ é transformado em novos computadores, e são doados para entidades sem fins lucrativos que compartilharão o uso com as comunidades. O trabalho de reciclagem e montagem das máquinas é realizado por estudantes monitores, dos cursos de Ciência da Computação e Gestão de Tecnologia da Informação, que aprendem já dentro da Faculdade o valor de transformar a vida das pessoas através da tecnologia. Quem quiser fazer o descarte ou doação de aparelhos eletrônicos que tenham em casa, podem procurar a FACAPE.

Retificação - Na entrevista, ao vivo, na manhã desta sexta (10), a reportagem do Nossa Voz informou que Eduardo Britto seria idealizador do projeto, informação que não procede. O professor é atual Coordenador e mantém o trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns anos.