Nova versão remasterizada será lançada em 202308/12/2022
Foto: Reprodução/Divulgação
O filme Titanic, um dos maiores clássicos do audiovisual, retornará para os cinemas em 2023 com versão remasterizada em 3D 4K. A ação faz parte da comemoração dos 25 anos do lançamento da obra cinematográfica, que conta a trajetória do casal Jack e Rose, interpretados por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, na primeira e única viagem do navio, que afundou na madrugada do dia 15 de abril de 1912.
Responsável por uma das maiores bilheterias da história do cinema, Titanic será relançado em 10 de fevereiro em diversos países, inclusive no Brasil. Será uma ótima oportunidade para quem não teve a chance de assistir ao filme dirigido por James Cameron na tela grande, e também para matar a saudade dos icônicos personagens Jack e Rose.
A história de Titanic
Titanic ganhou 11 estatuetas do Oscar, a maior premiação do cinema, e conta a história de Jack, um artista pobre, e Rose, uma jovem rica que está se preparando para o casamento, mas se encontra completamente infeliz. Quando Jack ganha, em uma aposta, passagem para o Titanic, não hesita em aproveitar a chance de ir da Europa para os Estados Unidos sem gastar nada.
É no navio que ele conhece Rose, e o que se iniciou com um drama, acaba virando uma paixão arrebatadora e proibida pela mãe da jovem, que preza pelo bom nome e dinheiro do até então noivo de Rose. O amor do casal fará com que um lute pela vida do outro enquanto o navio afunda.
A história real do navio Titanic
O filme traz referências aos fatos reais do RMS Titanic, embora Jack e Rose sejam completamente fictícios. O transatlântico da White Star Line, projetado pelo conceituado arquiteto naval Thomas Andrews, tinha 269 metros de comprimento e 28 metros de largura, e era considerado o maior navio do mundo na época.
Descrito pela White Star Line uma embarcação muito resistente, e por isso difícil de afundar, o Titanic não só foi parar no fundo do mar, como também nem chegou a concluir a sua viagem inaugural, que se iniciou em 12 de abril de 1912, quando ele saiu de Southampton, na Inglaterra, pretendendo chegar a Nova York, nos EUA, em poucos dias.
Na noite do dia 14 de abril de 1912, há 110 anos, o Titanic colidiu com um iceberg de aproximadamente 126 metros de comprimento, e afundou na madrugada do dia 15, deixando cerca de 1.500 pessoas mortas. Assim como outros transatlânticos da época, ele não contava com botes salva-vidas para todos os seus passageiros, fato que é retratado também no filme.
Titanic no vestibular
Em 2015 o Titanic foi citado em uma questão do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que falava do fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana. Isso evidencia que mesmo nos dias atuais, tanto o filme quanto a história real do Titanic continuam sendo lembrados e retratados em diferentes áreas da nossa vida.
Confira, a seguir a questão. Será que você acertaria?
Questão 75 da prova azul do primeiro dia do Enem 2015
Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.
(Fonte: Apod Nasa)