O Racionais MC’s foi uma das atrações do festival Encontro das Tribos, em São Paulo, no último sábado (1), véspera do primeiro turno das eleições. Mano Brown aproveitou a introdução de “Negro Drama“, um dos maiores sucessos do grupo, para fazer um discurso a respeito do comportamento de pessoas pretas em relação à política.
Em tom de desabafo e sem citar nomes, o rapper disse: “No Brasil, o preto rico fica branco e ataca os outros pretos. Ele vota contra os outros pretos, e ele não é mais preto. Essa é a regra básica da sobrevivência do preto no Brasil: ganhar dinheiro e ficar branco. Infelizmente é a verdade, ou me provem ao contrário”.
Embora tenha declarado apoio ao ex-presidente Lula, Brown continuou: “Não tô falando pra ninguém votar em ninguém não. Pense em você (…) Também não tô afim de fazer a mente de ninguém não, tá ligado? Ninguém é criança de seis anos aqui não. Depois não reclama dos próximos quatro anos“.
O veterano do rap reiterou que o público tem a liberdade de votar em qualquer candidato, mas alertou para as consequências. “Vota em quem você quiser, não vai dizer que o Mano Brown te arrastou. Seja você“, declarou. “O problema é que preto com dinheiro fica branco, aí o meu discurso vai por água abaixo“, finalizou antes de começar “Negro Drama“.
Nas redes sociais, algumas pessoas atribuíram a mensagem ao jogador de futebol Neymar Jr, que declarou voto em Jair Bolsonaro (PL) na última semana. Embora seja contratado pelo Paris Saint-Germain, o atleta brasileiro começou sua carreira no Santos, time para o qual Brown torce.
(PopLine)