O asteroide pode colidir com a Terra em 2046, as chances são baixas
Um asteroide descoberto recentemente pela NASA pode passar bem perto da Terra daqui a 20 anos. As chances de uma colisão direta são consideradas baixas, mas elas ainda podem mudar bastante com o passar do tempo.
- Asteroide foi descoberto em 27 de fevereiro de 2022, e está sendo chamado de 2023 DW;
- Ele possui cerca de 50 metros diâmetro, quase do tamanho de uma piscina olímpica;
- As chances da rocha colidir com a Terra em 2046 são de aproximadamente 1 em 600.
O anúncio foi feito através do Twitter pelos funcionários do Departamento de Coordenação de Defesa Planetária (PDCO). As chances do asteroide colidir com a Terra, são acima da média comparada a outros objetos semelhantes, no entanto, segundo a NASA, o asteroide ainda está em uma posição segura.
A estimativa é que o asteroide chegue mais perto da Terra em 14 de fevereiro de 2046. O Centro de Coordenação de Objetos Próximos à Terra da ESA publicou na última quarta-feira (8) que as chances de colisão são 1 em 625, mas as chances são recalculadas diariamente. Dessa forma, espera-se que com mais observações e dados mais claros esse risco diminua.
Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro. Os analistas de órbita continuarão monitorando o asteróide 2023 DW e atualizarão as previsões à medida que mais dados chegarem
Perfil da Nasa Asteroid Watch no Twitter