asdasdasdasd

Espaço Aconchego Osvaldo Coelho já recepciona parturientes da região

por Karine Paixão 18 de Dezembro de 2015 às 10:02
categoria: Olhando o Sertão

Com o objetivo de concretizar o projeto de parto humanizado, Hospital Dom Malan/IMIP inaugurou na tarde desta quinta-feira o Espaço Aconchego Deputado Osvaldo Coelho. O espaço disponibilizará 14 leitos de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) distribuídos em um espaço médio de 500m2 . A cerimônia contou com presença do presidente do IMIP, Dr. Gilliartt Falbo, a superintendente do IMIP Gestão, Ana Cláudia Meireles, as filhas do eterno deputado Ana Amélia Lemos, Ana Carolina Coelho, Anamaria Coelho, além do superintendente do HDM, Marcelo Marques e a reapresentante da Secretaria de Saúde do Estado, Andrea Franklin. 

O gestor do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques destaca o investimento feito no local e sua importância para o atendimento na unidade. “O investimento foi feito pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, cerca de R$ 1,1 milhão foram investidos nesse espaço só na parte estrutural e a gente tem a expectativa de que uma equipe de 15 a 20 trabalhadores estejam aqui diariamente. A gente faz uma média de 20 partos diários, pouco mais de 20 partos, somando 600 partos por mês, colocando o Dom Malan hoje como a maior maternidade em volume de partos do Estado de Pernambuco. São 53 municípios da rede Pernambuco e Bahia que perfazem o total de 2 milhões de habitantes e a gente entende que esse espaço vai beneficiar muitas pessoas que vão contar com o que há de melhor na assistência ao parto normal humanizado”. 

A superintendente do IMIP Gestão, Ana Cláudia Meireles, revela que o Hospital Dom Malan é a primeira unidade do interior a receber o Espaço Aconchego. “Nós já possuímos esse espaço no IMIP Recife. Então a ideia de criar um espaço com o mesmo nome e com o mesmo propósito que é o acolhimento a gestante que vem aqui em busca do atendimento e o parto é identificado, como parto de baixo risco, normal e sem complicações é encaminhado para cá. Então a gente cirou aqui um espaço humanizado, com uma equipe multidisciplinar que pode acompanhar a criança e a mãe desde a entrada dessa mãe na unidade”. 

O presidente do IMIP, Gilliatt Falbo fala sobre a importância de Osvaldo Coelho, nos investimentos expansão da instituição com as destinações e emendas. O nosso professor Fernando Figueira nos ensinou que gratidão é uma dívida que nunca prescreve. Esse é o momento em que o IMIP se une ao povo da Região do Médio São Francisco e principalmente ao povo de Petrolina para prestar uma homenagem a um dos seus filhos mais ilustres: o deputado Osvaldo Coelho. Ele dedicou toda a sua vida pessoal e política a defesa dos interesses dessa região de Petrolina . Na sua relação com IMIP nunca negou ajuda por meio de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União, emendas essas que serviam para minimizar os problemas e as grandes dificuldades que tem aqueles que ousam assistir exclusivamente aos usuários do Sistema Único de Saúde”, destacou. 

A filha de Osvaldo Coelho e diretora das rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Lemos fala sobre a importância dessa homenagem. “É com muita alegria que a gente vem a inauguração desse espaço. O Dom Malan foi inaugurado em 1931 no ano em que papai nasceu. A gente sabe muito bem que, como o professor Gilliatt falou, meu pai nunca negou nenhuma emenda para o IMIP porque ele acreditava porque o IMIP significa ensino, pesquisa, conhecimento e nunca parou de investir nisso e são novas gerações que vão surgindo e eu tenho certeza que papai está muito feliz com esse momento, uma homenagem que diz tudo sobre papai: sobre conhecimento, realização de sonho, nascimento, vida, seres humanos, cuidar, bem-estar, saúde, são os estudantes da  Univasf, que muitos se formaram, muitos são residentes aqui dentro usando os seus conhecimentos no Dom Malan que passou por tantas adversidades e hoje está aqui num momento muito importante, nesse Espaço Aconchego. Então Petrolina vai aproveita do que tem do melhor, então o IMIP está trazendo o que há de melhor para Petrolina e isso é o que papai sempre quis, o melhor para Petrolina”.