asdasdasdasd

Fernando Monteiro presta homenagem a Osvaldo Coelho

por Neya Gonçalves 10 de Novembro de 2016 às 12:17
categoria: Olhando o Sertão

A Câmara dos Deputados realizou, hoje, uma sessão solene em homenagem ao deputado Osvaldo Coelho, falecido em novembro do ano passado. O deputado Fernando Monteiro foi um dos autores do requerimento para a realização da solenidade.

Fernando Monteiro lembrou a trajetória de Dr. Osvaldo – como o parlamentar era conhecido. Destacou a sua luta contra a seca e pelo desenvolvimento do semiárido nordestino.

Conhecido como “Deputado da Irrigação”, o parlamentar, ao longo de mais de 40 anos de vida pública, se empenhou na construção de açudes, perfuração de poços, construção de adutoras, entre outros benefícios para as famílias atingidas pela seca.

“Podemos dizer que há o antes e o depois de Osvaldo Coelho na história do Vale do São Francisco. Ele não mediu esforços para fazer valer o potencial do Vale do São Francisco como instrumento de transformação social e econômica da região”, disse Fernando Monteiro.

Monteiro destacou o empenho de Osvaldo Coelho na implantação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, que transformou o Vale do São Francisco em uma das maiores potências de fruticultura irrigada do país, tornando a região atrativa para grandes investidores, sendo conhecida como a “Califórnia brasileira”.

Além de focar na irrigação como instrumento de desenvolvimento para a região, Osvaldo Coelho também lutou para levar educação aos jovens do Sertão. Fernando Monteiro lembro que ele foi responsável por criar em Petrolina a Escola Técnica e Agrotécnica e a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

“A luta de Dr Osvaldo mostrou resultados e deu frutos. A irrigação casada com a educação trouxe o tão desejado desenvolvimento ao semiárido”, disse Fernando Monteiro, a o acrescentar que “qualquer homenagem ao deputado Osvaldo Coelho é pouco em relação ao que ele fez pelo sertão pernambucano”.