Campeonato Inglês será apitado por árbitro negro após 15 anos

0
116

Foto: Reuters
A partida entre Sheffield United e Luton Town nesta terça-feira, 26, às 12h (horário de Brasília), pela rodada 19 da Premier League, será marcada por um feito histórico: o apito será de um árbitro negro, após 15 anos. Quem comandará o jogo é Sam Allison, de 42 anos. A última vez que uma partida do Campeonato Inglês foi comandada por um árbitro negro foi Uriah Rennie, em 2008. 

A histórica partida entre os dois times que estão na zona de rebaixamento promete ser bem acirrada e trabalhosa para o árbitro. Ex-bombeiro, Allisson foi jogador e passou por equipes como Swindon Town, Bristol City, Bournemouth e Exeter City. Com uma carreira modesta no futebol, ele tinha que conciliar os fins de semana e dias de folgas com o trabalho na corporação. 

Aston Villa marca no final, empata com o Sheffield e assume a vice-liderança do Inglês
“Enquanto eu jogava em 2004, cheguei a pensar: ‘O que vou fazer em seguida?’ Tinha um secretário no clube que era técnico de arbitragem e ele tentou me encorajar, mas eu disse ‘Ainda não’. Só sete anos depois que pensei melhor e hoje estou na posição em que estou”, lembrou o árbitro, em entrevista ao site da English Football League (EFL), que organiza as divisões 2, 3 e 4 da Inglaterra.

PUBLICIDADE
Ele foi quarto-árbitro em Brighton x Chelsea, em outubro de 2022. Pouco mais de um ano depois ele ganha a oportunidade de ser o juiz principal em um dos jogos do prestigiado Boxing Day, rodada tradicional nas festas de fim de ano.

“Não escondo que eu quero atingir o topo. Quero ser um exemplo para a comunidade e representar o homem preto no futebol. Meu desejo é atingir o topo só para mostrar às pessoas que é possível fazer isso”, discursou Allison antes da estreia.

“Eu amo demais futebol. É algo que está no meu sangue desde sempre. Faço tudo para estar envolvido em uma partida. Infelizmente, eu não atingi o auge como jogador de futebol, mas quem sabe um dia eu possa alcançar isso como árbitro”, completou.