asdasdasdasd

Em clima de festa, idosos confeccionam fantasias para brincar no Carnaval de Petrolina

por Milena Pacheco 21 de Fevereiro de 2019 às 15:59
categoria: Carnaval 2019

Os foliões da melhor idade fazem parte dos Centros de Convivência do Idoso do município. No dia 28, eles vão desfilar no bloco “Alegria Não Tem Idade”.

Foto: Emerson Rocha / G1

Pessoas idosas atendidas nos de Centros de Convivência em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, já estão sentindo o clima de carnaval. No dia 28, eles vão desfilar no bloco “Alegria Não Tem Idade”. Só que antes de cair no frevo, os foliões da melhor idade participaram de uma oficina, onde puderam confeccionar as fantasias que serão utilizadas durante a festa.

Aos 77 anos, seu Josias Alves era um dos mais animados. Ao som do frevo, o aposentado ia pintando a máscara que pretende usar durante o desfile do bloco. “O idoso não pode fazer muita coisa, mas a gente dá uma caminhada e brinca um pouquinho. Já trabalhei muito”, diz.

O bloco “Alegria Não Tem Idade” vai desfilar a partir das 17h, na Praça 21 de Setembro, ao som de uma orquestra de Frevos e Metais. Para seu Dorival Araújo, será o momento de reviver os antigos carnavais. “Eu estou pronto pro carnaval. Confeccionamos nossas fantasias, pra no dia 28 abrir o carnaval de Petrolina. Já brinquei muito e agora estou revivendo aqui”, garante.

Foto: Emerson Rocha / G1

Os Centros de Convivência do Idoso (CCI) funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No local, os idosos recebem quatro refeições e têm atividades físicas, pedagógicas e de lazer. Segundo a secretária-executiva de proteção especial e atenção à pessoa idosa, Ana Carolina Freitas Cavalcanti, a oficina de confecções de fantasias é uma forma de inserir ainda mais o idoso.

“A gente faz com que eles aumentem a autoestima, a motivação, para que eles sejam reinseridos na sociedade. Muitas vezes eles acham porque estão idosos, não podem participar de uma festa como essa, inclusive o carnaval”, diz a secretária.

Foto: Emerson Rocha / G1

Dona Fausta tem 99 anos e uma empolgação de fazer inveja. Se depender dela, a animação vai ser grande na Praça da 21 de Setembro. “Quero ir pra festa, se Deus quiser”, afirma.

Carnaval 2019

O carnaval de Petrolina começa no dia 2 de março e segue até o dia 5. Este ano, a festa tem o circo como temática. O homenageado do carnaval será o artesão Antônio Justino, pentacampeão do concurso de fantasias da cidade. (Fonte: G1/Foto: Emerson Rocha / G1)