“Cometa demoníaco” terá erupção nesta sexta ou sábado, apontam especialistas

0
1346

Corpo celeste possui tamanho de uma pequena cidade e “explode” a cada quinze dias

As explosões parecem chifres, por isso o cometa recebeu o apelido de As explosões parecem chifres, por isso o cometa recebeu o apelido de “demoníaco” – (crédito: Comet Chasers/Richard Miles)

Um cometa do tamanho de uma pequena cidade deve entrar de novo em erupção nesta sexta-feira (29/12) ou sábado (30/12) em plena viagem no espaço. O corpo celeste é chamado “demoníaco” por conta do formato de suas erupções, que lembram chifres. De acordo com astrônomos, o cometa, nominado 12P/Pons-Brooks, ejeta gás e gelo violentamente a cada 15 dias. 

A última erupção aconteceu em 14 de dezembro, o que torna provável que a próxima aconteça nesta sexta ou sábado. “Devemos ter uma explosão vindo em breve”, disse Nick James, membro da Associação Britânica de Astronomia, ao portal Spaceweather.

O cometa possui diâmetro de 30 quilômetros — o que equivale a cerca de dez vezes o tamanho da Avenida Paulista. 

Astrônomos notaram que o Cometa 12P completa uma rotação (giro em torno de si mesmo) a cada 15 dias, o que alinha seu “criovulcão” ao Sol, provocando explosões. Um criovulcão é um tipo de vulcão que explode água, amônia ou metano em um ambiente extremamente frio que está prestes a congelar. 

Quando o Cometa 12P se aproxima do Sol, ele aquece, fenômeno que causa um aumento de pressão em seu núcleo. A pressão leva às erupções explosivas de nitrogênio e monóxido de carbono. 

História

Explosões significativas do cometa são percebidas desde o século XIX. Ele foi identificado em 1812 por Jean-Louis Pons, e em 1883 por Robert Brooks, logo leva o nome dos cientistas. Os dois chegaram à conclusão de que o Cometa 12P revisita nosso sistema solar a cada 71 anos.

(Correio Brasiliense)