asdasdasdasd

Covid-19: Sobe para 19 número de mortos na Bahia

por Milena Pacheco 9 de Abril de 2020 às 13:36
categoria: Coronavírus

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgou nesta quinta-feira (9) que subiu para 19 o número de mortos pelo novo coronavírus. 

O paciente tinha 65 anos, morava em Ilhéus e havia sido internado em um hospital público da região no dia 4 de abril, falecendo no dia seguinte. O resultado do exame laboratorial, contudo, só foi divulgado na noite de quarta (8). A vítima apresentava histórico de pneumopatia crônica.

Atualmente o estado possui 515 casos confirmados da doença e 128 pessoas já curadas. Além de Ilhéus, há registros de onze mortes em Salvador. Lauro de Freitas, Itapetinga, Utinga, Adustina, Araci, Ipiaú e Uruçuca têm um caso da doença cada. (Fonte: Blog Nossa Voz, com informações Bahia.ba)


MPPE recomenda fechamento de parques, praças e praias por 30 dias

por Milena Pacheco 8 de Abril de 2020 às 12:14
categoria: Coronavírus

Diante da necessidade de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura do Recife e ao Governo do Estado para que adotem imediatamente as medidas administrativas necessárias para garantir o devido fechamento e isolamento absolutos das praças e parques públicos por ela geridos por, pelo menos, 30 dias.

“É necessário o fechamento absoluto de parques, praças e praias localizados na cidade do Recife, no sentido de evitar que as pessoas circulem por estes ambientes públicos, promovendo, desta forma, o isolamento social indicado como indispensável para conter o avanço da pandemia”, salientou o promotor de Justiça Solon Ivo da Silva Filho.

O promotor de Justiça cita que todos os parques, praças e praias precisam ser fechados e isolados, inclusive, os grandes como Parque da Jaqueira, Dona Lindu, 13 de Maio, Baobá, Apipucos, Sítio da Trindade, Praça do Derby, entre outros. “Há informações de que na cidade do Recife existem 660 praças que atualmente se encontram sem qualquer tipo de isolamento, permitindo o regular comparecimento da população, e, desta forma viabilizando a ausência de isolamento social e a consequente proliferação do novo coronavírus”, frisou Solon Ivo da Silva Filho.

A Praia de Boa Viagem, incluindo o calçadão, a ciclovia, a área de estacionamento paralela à ciclovia e os demais equipamentos públicos ali localizados, a exemplo de quadras poliesportivas, parques infantis, equipamentos de ginástica, também devem ser isolados, assim como a Praia do Pina, a Praia de Brasília Teimosa e seus respectivos equipamentos. O Jardim Botânico do Recife é outro espaço de lazer que tem que ser fechado.

Os Procons do Recife e de Pernambuco deverão fiscalizar o cumprimento da recomendação por parte da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado, representados no documento pelos órgãos: Emlurb, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco e Secretaria de Segurança Cidadã do Município de Recife.

“O Estado de Pernambuco, através do Decreto Estadual nº 48.881/2020, publicado no DOE de 4 de abril de 2020, acresceu o parágrafo único ao art. 5º do Decreto Estadual nº 48.832/2020, de 19 de março de 2020, estabelecendo: “Nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2020 fica vedado o acesso à faixa de areia das praias e aos parques localizados no Estado de Pernambuco, para prática de qualquer atividade”, citou o promotor de Justiça Solon Ivo da Silva Filho. “Existe a necessidade de ampliação deste período de fechamento dos parques e praias, com inclusão das praças, todos localizados na Cidade de Recife, por, pelo menos, mais 30 dias, a fim de evitar cada vez mais a proliferação do novo coronavírus”, finalizou o promotor de Justiça.(Com informações Diário de Pernambuco)


Petrolina registra o terceiro caso positivo de Covid-19

por Milena Pacheco 8 de Abril de 2020 às 10:56
categoria: Coronavírus

A Prefeitura de Petrolina confirmou, nesta terça-feira (7), mais um caso positivo do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Agora, o município soma três casos, com uma paciente já recuperada. O segundo paciente testado positivo para Covid-19, de 53anos, continua internado em um hospital da rede privada.

A terceira paciente, de 29 anos, estava sendo monitorada e em isolamento domiciliar por apresentar sintomas respiratórios. Ela tem histórico de contato com um parente que mora em São Paulo e apresentava febre e tosse.

O quadro de saúde da mulher piorou e ela foi internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no último dia 30 de março. Três dias depois, no dia 2 de abril, a paciente foi transferida para o Hospital Universitário (HU). Neste mesmo dia saiu o resultado positivo para Influenza A, enquanto o resultado positivo para Covid-19 saiu nesta terça.

“A família da paciente está em isolamento domiciliar, sendo acompanhada por profissionais da rede municipal de saúde. É importante reforçar que o momento é de reclusão, prevalecendo as demais regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Já descartamos 12 casos suspeitos, enquanto 6 continuam em investigação”, destaca a secretaria de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Salgueiro registra três casos de coronavírus

por Milena Pacheco 7 de Abril de 2020 às 14:22
categoria: Coronavírus

Prefeitura de Salgueiro confirmou, na noite desta segunda-feira (6), três casos de coronavírus no município. Todas são mulheres, sendo duas jovens e uma idosa. 

Em nota oficial, a prefeitura explica que as duas jovens já estão na fase de cura clínica - os exames delas detectaram anticorpos do vírus. Já a idosa, está internada em um leito isolado de um hospital e se encontra em estado estável. Somando os dados de Salgueiro com os do boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados no fim da manhã de segunda, são 6 casos positivos registrados no Sertão pernambucano. (Fonte: Diário de Pernambuco)


OMS alerta sobre afrouxar medidas contra coronavírus cedo demais

por Milena Pacheco 7 de Abril de 2020 às 13:47
categoria: Coronavírus

Segundo a organização, manutenção de restrições pode evitar recaídas

    

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não tem uma recomendação geral para países e regiões afrouxarem as medidas que visam a desacelerar a propagação do novo coronavírus, mas fez um alerta para que as restrições não sejam retiradas cedo demais, disse um porta-voz da entidade nesta terça-feira (7).

"Uma das partes mais importantes é não abandonar as medidas cedo demais para não ter uma recaída", disse o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, em entrevista virtual.

"É como estar doente e se você deixar a cama cedo demais e sair cedo demais, você corre o risco de uma recaída e de ter complicações", acrescentou. (Fonte: Agência Brasil/Foto: Tomaz Silva)


Prefeitura divulga boletim da Covid-19 deste domingo

por Milena Pacheco 6 de Abril de 2020 às 13:58
categoria: Coronavírus

A Prefeitura de Petrolina divulgou o boletim da Covid-19 deste domingo (5). Sem novos resultados do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) para o novo coronavírus, os dados seguem sem alterações. Descartados somam 12 casos, enquanto 7 continuam em investigação. Após a cura clínica da primeira paciente diagnosticada com a doença em Petrolina, resta apenas um paciente diagnosticado com a Covid-19. Nenhum óbito foi registrado.

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 7 casos são investigados e 20 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito. A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças. (Ascom)


Noronha: entrada de pessoas será suspensa temporariamente

por Milena Pacheco 3 de Abril de 2020 às 11:16
categoria: Coronavírus

O governo de Pernambuco vai suspender a entrada de pessoas no arquipélago de Fernando de Noronha, incluindo turistas e moradores, sejam eles permanentes ou temporários. A suspensão passa a valer a partir deste domingo (5) e valerá por um período inicial de15 dias.

A medida foi solicitada esta semana pelo Conselho Distrital da ilha, e segundo o texto aprovado pelo plenário, o pedido se originou da circulação de moradores que não estão respeitando o período de quarentena. A saída de moradores e trabalhadores continua autorizada, sendo efetuada por meio de voos semanais mantidos para manter o abastecimento e o deslocamento de pessoal. (Com informações DP)


Bahia registra 3ª morte de paciente com Covid-19

por Milena Pacheco 3 de Abril de 2020 às 09:26
categoria: Coronavírus

A Bahia registrou nesta quinta-feira (2) a terceira morte por coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria estadual de Saúde.

A vítima era um homem de 88 anos, diabético, cardiopatia com uso de marcapasso, e com histórico de tabagismo até os 40 anos. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) de um hospital particular de Salvador desde o dia 23 de março.

As três mortes confirmadas pela Sesab ocorreram na capital baiana. A primeira delas foi notificada no último domingo (29). Era um idoso de 74 anos, residente em Salvador, que estava internado no Hospital da Bahia, com outras doenças associadas. Ele era hipertenso, ex-fumante, dislipidêmico (com índice alto de gordura no sangue) e com sinais radiológicos de enfisema pulmonar.

A segunda morte foi registrada na segunda-feira (30). O paciente era um idoso de 64 anos que estava internado no Hospital Aliança, unidade particular da capital baiana. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, detalhou que o paciente era diabético e hipertenso.

Em entrevista coletiva concedida no início da tarde desta quinta-feira, o governador Rui Costa informou que a Bahia já possui 267 casos confirmados, um aumento de 21 casos em relação ao boletim divulgado na quarta-feira (1º).

Até o momento, 1.763 casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta quinta-feira. Ao todo, 43 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas. (Fonte: Blog Nossa Voz, com informaçoes G1/BA)


Bahia: Municípios que não tiveram casos da Covid-19 podem ter pedidos de calamidade negados

por Milena Pacheco 1 de Abril de 2020 às 15:10
categoria: Coronavírus

O plenário virtual da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tende a recusar o reconhecimento do estado de calamidade feito pelo prefeito de cidade baiana que não registrou caso do novo coronavírus. Os líderes de oposição e governo demonstraram concordar com a ideia, que ficará em discussão durante a semana.
O parlamento se reúne de forma virtual nesta quarta-feira (1°) e discute a decisão de negar os pedidos de reconhecimento de calamidade para Uibaí, Curaçá, Abaíra e Monte Santo, municípios que não tiveram casos da Covid-19 registrados. 
Somente a Assembleia pode reconhecer o estado de calamidade pública, que libera as prefeituras para gastarem dinheiro público com menos burocracia em tempos de crise. A deputada estadual Jusmari Oliveira (PSD) discordou da ideia dos líderes e defendeu que cidades que não tenham casos da Covid-19 também consigam o reconhecimento da calamidade pública. “Essas cidades já enfrentam problemas financeiros com comércios fechados e feira interrompidas. Precisamos lembrar que este é um ano eleitoral e o prefeito precisa conseguir ajudar a população”, disse. 
O Poder Legislativo ainda deve deliberar os pedidos de reconhecimento da calamidade de Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Canarana, Jequié, e São Domingos, cidades com casos de Covid-19 registrados. (Fonte: Bahia Noticias/Foto: Reprodução )

Governo de Pernambuco cria painel sobre Covid-19

por Milena Pacheco 31 de Março de 2020 às 09:06
categoria: Coronavírus

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco, é responsável pelo abastecimento dos dados disponíveis no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br sobre a Covid-19 em Pernambuco, no Brasil e no Mundo. A coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações confiáveis é um importante aliado no combate à crise que acomete o planeta. Para os dados de Pernambuco, é fundamental a parceria com a Vigilância em Saúde do Estado de Pernambuco (SEVS-SES).

São dez painéis com informações as mais detalhas possíveis sobre o avanço da pandemia em Pernambuco, no Brasil e no Mundo. Todo o material está disponível através do Power BI, conjunto de ferramentas que possibilita a análise e compartilhamento de dados obtidos por meio de diversas fontes. Os MetaDados e a Base de Pernambuco também estão disponíveis no site. 

Nos dados de Pernambuco, por exemplo, pode-se verificar os casos notificados, confirmados, prováveis, o número de óbitos e de curados, entre outras informações. No Brasil e no mundo é possível ver o ranking de casos confirmados e casos fatais por estados ou países, respectivamente. Há também disponível uma base com séries históricas que permitem entender como foi a evolução da doença em todos os países que apresentaram casos. Este material é fundamental para ajudar na construção de cenários que ajudem Pernambuco a enfrentar esta grave crise. 

Alexandre Rebêlo, secretário de Planejamento e Gestão, destaca a importância da qualidade da informação e da transparência na divulgação dos dados. “Produzir e trabalhar com dados confiáveis é fundamental para enfrentarmos esta crise. Produzimos material para ajudar a orientar as ações do governo, mas também disponibilizamos tudo para que a sociedade possa se informar˜, explicou. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Reprodução internet)