asdasdasdasd

Prefeitura de Petrolina interdita construção de subestação de companhia de energia

por Simone Marques 9 de Fevereiro de 2018 às 16:11
categoria: Cotidiano

Uma subestação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), localizada no bairro Vila Mocó, foi interditada nesta quinta-feira (08), por não apresentar licença ambiental de instalação, além de pendências para retirada do licenciamento de construção. A medida foi tomada após reunião entre Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) e representantes da Celpe.

Segundo o Diretor-presidente da AMMA, Rafael Oliveira, a Celpe foi notificada após não dar entrada em licença ambiental. “A empresa energética possuía documento de instalação emitida pela CPRH, porém, pelo entendimento legal, a Celpe deveria se licenciar através da AMMA, visto que deve ser estudado o impacto local para a instalação de uma estação de energia em área residencial” explica.

Já no processo administrativo de licenciamento de construção, que consta na SEDURBS, o local no qual está instalada a subestação, está em desacordo com o a Lei Municipal 1875/2016 do Plano Diretor Participativo. Neste caso, a Celpe não respeitou a norma que proíbe exercício de empreendimentos dessa natureza em área residencial, por oferecer riscos aos moradores.

A Companhia ainda acumula pendências como a ausência de estudo de impacto da vizinhança; nota técnica com definição de subestação de energia; plano de risco para qualquer acidente na área; certidão de anuência para uso de solo. “A decisão de interditar, portanto, está mais do que respaldada com tantos problemas identificados no processo de implantação da subestação”, reforça Rafael Oliveira.


Boas práticas no trânsito é tema de formação dos motoristas de transporte escolar de Petrolina

por Simone Marques 8 de Fevereiro de 2018 às 13:00
categoria: Cotidiano

Nos preparativos para o início do ano letivo de 2018, a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SEDU) ofereceu formação para os motoristas que atuam no transporte escolar. O treinamento aconteceu nesta quarta-feira (07), no auditório da Facape.

Os mais de 150 motoristas presentes participaram de palestras que tinha como tema central ‘as boas práticas no trânsito’. De acordo com a formadora Richelly Cavalcanti, essa primeira formação serviu com uma ‘reciclagem para que os motoristas se conscientizem do seu papel na estrutura da Rede municipal de Educação e trabalhem atentos e com mais segurança no trânsito’.

A secretária interina de Educação, Larissa Soeiro, destacou o trabalho de formação continuada desenvolvido pela SEDU. “Esse foi mais um importante momento de aprendizado. Tenho certeza que os motoristas absorveram  muito conhecimento que será fundamental no desenvolvimento do trabalho ao longo do ano. (...) Em todas as áreas da Educação sempre buscamos oferecer conhecimentos aos nossos servidores para que aprimorem cada vez mais seus serviços”, disse.

O encontro contou com a participação da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e da Secretaria de Saúde. “Não basta apenas ser um motorista habilitado e com experiência, é preciso ser um profissional atualizado e capaz de garantir a segurança e o conforto dos passageiros, principalmente quando esses passageiros são crianças e adolescentes”, destacou o gerente de educação no trânsito da AMMPLA, Jilmar Barros. A secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, também conversou com os motoristas sobre os indicadores de acidentes de trânsito e a importância do cuidado ao dirigir.

De acordo com Oscar Gama, diretor de Transporte escolar, atualmente são 150 ônibus em 180 rotas atendendo as crianças da sede e zona rural, como determina as normativas do Ministério da Educação. Por mês, são mais de 19 mil quilômetros rodados garantindo o acesso das crianças à Educação.


Paralisação dos vigilantes pode se estender caso não haja acordo, garante representante

por Redação Nossa Voz 7 de Fevereiro de 2018 às 10:28
categoria: Cotidiano



Os bancos de Petrolina não funcionarão nesta quarta-feira, dia 07, por conta da paralisação dos vigilantes. De acordo com o presidente do sindicato da categoria, Laércio Vasconcelo cerca de 400 vigilantes aderiram ao movimento, que pode se estender por mais dias caso não haja um, acordo com o patronal em um encontro marcado para amanhã.

“Querem tirar os nossos direitos adquiridos e por isso vamos fazer essa paralisação à nível de Nordeste. Estamos em negociação com o patronal e nós fizemos alguns pedidos e não fomos atendidos em nada, querem tirar nossos direitos”, disse. A categoria reivindica reajuste de 7% do salário, aumento no vale-alimentação para R$ 23,00 e que seja mantida a carga-horária de 12h por 36h, dentre outras vantagens. Ele disse que até o momento o patronal não se manifestou. “A contraproposta é tirar direito”, acusou. 


Prefeitura interditará rua no Centro de Petrolina após rede estourada

por Simone Marques 5 de Fevereiro de 2018 às 16:35
categoria: Cotidiano

Um trecho da Rua Antônio Santana Filho, ao lado do Colégio Maria Auxiliadora, no Centro de Petrolina, será interditado nesta segunda-feira (5) pela Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA). O motivo foi o estouramento na rede de abastecimento d’água naquela área, ocorrido na noite de ontem (4). A interdição da via pública é necessária para que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realize um reparo de emergência no local.

Durante a execução do serviço, a AMMPLA orienta os motoristas que estiverem na Rua Carlos Pinheiro para seguir em direção à Avenida Guararapes ou em direção à Rua São José. O tráfego será liberado ainda hoje (5), assim que a Compesa concluir os trabalhos na rua, informou a assessoria do órgão municipal.


Tragédia! Dois irmãos morrem afogados em açude de Sertânea -PE

por Neya Gonçalves 5 de Fevereiro de 2018 às 10:16
categoria: Cotidiano

Uma tragédia foi registrada na cidade de Sertânia (PE), no Sertão do Moxotó, por volta das 15h30 de ontem (4). Dois irmãos, de 9 e 5 anos, morreram afogados em um açude na zona rural do município. O pai das crianças disse à polícia que estava com a família tomando banho, quando saiu da água e deixou os meninos com a mãe.

Os dois não teriam percebido quando os meninos se afastaram e desapareceram na água. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou as vítimas já sem vida, por volta das 18h.

Luiz Gilberto de Lima Norato, de 9 anos, e José Guilherme de Lima Norato, de 5, residiam na rua Aprígio Dantas nº 62, bairro Alto do Cemitério, Sertânia. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste. Os pais foram levados à Delegacia de Polícia Civil (DPC). (foto/ilustrativa)


Motorista de Uber relata ameaça de taxistas no aeroporto de Petrolina

por Karine Paixão 2 de Fevereiro de 2018 às 12:16
categoria: Cotidiano

Segundo denúncia do motorista de Uber, Diogo Nunes, os taxistas que fazem ponto no Aeroporto de Petrolina intimidariam os condutores que prestam serviço via aplicativo que chegam ao terminal para buscar ou deixar passageiros. Ao participar do Nossa Voz na manhã desta sexta (02), Nunes relatou que um dos parceiros teve o carro danificado numa investida mais agressiva.

“É uma coisa que está se repetindo em petrolina e que está perigoso. Eu trabalho com Uber, sou condutor Uber em Petrolina desde o início e está acontecendo uma coisa problemática aqui com a gente. Toda vez que nos encaminhamos ao Aeroporto para atender uma chamada, taxistas se reúnem para coagir, ameaçar e tentar expulsar a gente aqui do local. Chegou ao ponto de um companheiro nosso ter o carro danificado, teve o pneu rasgado, carro arranhado”. 

Diego revela que as investidas acontecem há um tempo e não cessam. “Ontem (01) novamente fui ao aeroporto através de um chamado e se reuniu um grupinho de taxistas já conhecidos, que estão bagunçando para tentar intimidar, coagir com ameaças diretas a gente”.

O motorista do aplicativo solicita das autoridades reguladoras, tanto do Aeroporto Senador Nilo Coelho quanto do trânsito de Petrolina, algum posicionamento oficial sobre o caso. “Eu queria um posicionamento da Ammpla, da Polícia Militar, da Infraero. A gente já se reuniu, já foi falar com a Infraero, já ligou para a Ammpla, mas está se repetindo a cada dia mais então a gente está vendo eles cada vez mais donos do pedaço, cada vez mais donos da situação, juntando três, quatro, cinco com ameaças e dizendo 'saiam daí que não vai prestar'. Ontem foi comigo no aeroporto por volta das 02h da madrugada, comigo e com outro parceiro e isso já se repete há vários dias. Uber não está indo lá para fazer ponto, está indo deixar ou atender a um chamado”, reforçou.

 Segundo o presidente da Associação dos Taxistas de Petrolina, Flávio Amorim , as informações foram repassadas de forma distorcida. A entidade vai se pronunciar oficialmente na próxima segunda-feira (05) numa entrevista ao vivo no programa Nossa Voz. 


Motoristas que desobedecerem mudanças no trânsito da rua Santana Filho serão autuados

por Simone Marques 1 de Fevereiro de 2018 às 12:13
categoria: Cotidiano

Motoristas que trafegam pela Rua Antônio Santana Filho, centro da cidade, devem ficar atentos às modificações em relação ao estacionamento na via.  A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), visando melhor atender a todos os usuários da rua, instalou nova sinalização no local. 

O presidente do órgão Geraldo Miranda, esteve no programa Nossa Voz e passou algumas orientações para ainda tem dúvidas sobre as mudanças.

A rua santana Filho é uma via de acesso ao centro da cidade, e que tem como foco principal o colégio Nossa Senhora Auxiliadora, e que efetivamente causa muitos transtornos no trânsito. Segundo Geraldo a AMMPLA buscando regularizar a situação resolveram efetuar a mudança, com relação a estacionamento e principalmente, embarque e desembarque. 

"O principal problema do Auxiliadora é que os pais querem parar os carros no meio da rua, e agora será diferente, pois agora vamos ter a área de embarque e desembarque e outro de zona azul. É importante ressaltar que, embarque e desembarque não é para a pessoa descer do carro e levar o aluno dentro do colégio, ele para o carro, o aluno desce e segue.

É muito importante isso acontecer para evitar notificações, pois agora se continuarem formando fila dupla nós vamos efetivamente fiscalizar. 

Em relação ao restante das mudanças Miranda disse que será uma dinâmica natural de toda cidade que cresce, pois Petrolina tem um aumento significativo de veículos e pessoas nos últimos dez anos.

“A única opção que nós temos para esse tipo de problema é criar o binário, ou seja, aquelas ruas uma vai e a outra volta. isso de alguma forma em algumas localidades vai ficar o percurso um pouco maior, mas ele trás a disciplina pro trânsito”.

O motorista terá que obedecer aos horários estabelecidos para estacionamento. Já do lado direito da rua, a zona azul será livre, ou seja, o condutor poderá estacionar seu veículo em qualquer horário.

Com a nova regulamentação, o estacionamento de veículos do lado esquerdo na Rua Antônio Santana Filho (nas imediações do Colégio) fica proibido de segunda a sexta-feira das 06h às 08h, 11h às 14h e das 17h às 19h. Dessa forma a via fica livre apenas para embarque ou desembarque. Os condutores vão poder estacionar seus veículos nos demais horários em que não estiverem especificados nas placas de trânsito.

O diretor-presidente da Ammpla, Geraldo Miranda, informou que intensificará a fiscalização de fila dupla na porta do Colégio. 


Prefeitura de Petrolina amplia iluminação pública no acesso do bairro Rio Corrente

por Simone Marques 1 de Fevereiro de 2018 às 10:25
categoria: Cotidiano

Quem for curtir o Carnaval de Petrolina no polo Rio Corrente no dia 12 de fevereiro vai ter mais segurança naquela região. É que as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) ligaram na noite de quarta-feira (31) a nova iluminação localizada no acesso ao bairro entre a avenida Mário Coelho e o Clube do Bairro do Rio Corrente, sede dos festejos.

Com um investimento de quase R$ 13.500, com recursos próprios do município, foi instalada uma série de equipamentos: três postes de concreto, um poste de ferro com suporte para seis lâmpadas, 10 luminárias e 10 lâmpadas de vapor de sódio com 250 watts de potência cada. A partir de agora, a região está melhor iluminada, atendendo uma reivindicação importante dos moradores do Rio Corrente.

Para o secretário-executivo de Serviços Públicos, Fred Machado, a iniciativa reforça o trabalho de zeladoria realizado pela Prefeitura de Petrolina. “Estamos às vésperas de mais uma grande festa no município, que é o Carnaval, e nem por isso podemos esquecer das demandas da população. Sabíamos da necessidade de ampliar a iluminação pública no acesso ao Rio Corrente resolvemos unir essa demanda com a da estruturação do polo do Carnaval e agora o local está mais seguro não só para a festa como também daqui pra frente”, destaca Machado.


Prefeitura divulga lista de novos beneficiários do Bolsa Família em Petrolina

por Simone Marques 31 de Janeiro de 2018 às 10:39
categoria: Cotidiano

A Prefeitura de Petrolina divulgou, nesta terça-feira (30), a lista das novas famílias incluídas no programa Bolsa Família. De acordo com os dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, quase 60 mil famílias estão inscritas no CadÚnico na cidade, entre elas, 30 mil são beneficiadas pelo Bolsa Família.  

Para receber o benefício, os contemplados deverão ir até a agência da Caixa Econômica, localizada na Rua João Clementino, no centro, e apresentar o Número de Inscrição Social (NIS) e um documento com foto. A lista com os nomes dos beneficiários está disponível no site da prefeitura através do link: www.petrolina.pe.gov.br/new/beneficios-liberados. Também está disponível no site da prefeitura, a lista com os nomes dos beneficiários que já tiveram o cartão do Bolsa Família emitido e precisam buscar o documento na Caixa Econômica Federal.

O primeiro passo para participar do Bolsa Família é se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A inscrição pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou na Casa Bolsa localizada na Avenida Tancredo Neves, n° 1019, Centro. O Bolsa Família é voltado para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Informações podem ser obtidas através do telefone da Casa Bolsa: (87) 3863-6871.  

 


Comissão formada por Líderes Comunitários aciona a justiça contra a Compesa em Petrolina

por Simone Marques 30 de Janeiro de 2018 às 11:29
categoria: Cotidiano

Com tantos desmandos que vem ocorrendo com a Compesa, lideranças comunitárias de Petrolina estão movendo uma ação contra a Companhia Pernambucana de Saneamento, em Petrolina.

Segundo o comunitário José Santos, já foi encaminhado ao governador Paulo Câmara e posteriormente os representantes se reuniram com o gerente da Compesa João Rafael, em uma reunião de aproximadamente 3h. Diante disso nenhuma resposta foi obtida, e a comissão junto com a população de Petrolina resolveram ingressar com uma ação cível pública contra o órgão.

As lideranças estão colhendo assinaturas até a quinta feira (01) meio dia, afirmou José. Através das assinaturas na sexta feira (02) será ingressada na justiça o pedido com solicitação de providências no sentido de que a Compesa providencie resolver a situação de abastecimento de água da cidade.

O líder Cicero Romão disse acreditar que a partir desta ação haverá uma resposta positiva para a população.

"Infelizmente foi necessário tomar essa medida, pois não dá para viver com esgotos retornando para as casas, e a gente está nessa luta pra ver se conseguiremos chamar a atenção do gerente da Compesa ou Governo de PE. O que está acontecendo aqui é um absurdo, os bairros hoje acordaram sem água e não manda uma nota justificando, não manda nada.

Quando a gente entra com uma ação muitos ficam com raiva, mas estamos aqui para defender o povo, não temos politicagem. Tem dois meses que tem água limpa jorrando na Avenida Simão Durando, então fica inviável tudo isso", finalizou.

Questionados se a municipalização do serviço de água e esgoto de Petrolina seria a solução, José dos Santos disse acreditar que melhoraria muito. "Hoje temos informação de que a Compesa arrecada 8 milhões por mês, então você imagine esse dinheiro ficando aqui mesmo em Petrolina para os investimentos, as despesas, mas ao menos 40% líquido é de lucro. Então isso sendo investido no município vai acabar todos os problemas".

No documento que será encaminhado à justiça as lideranças também solicitam que sejam concluídas as obras de saneamento de Petrolina, a exemplo da bacia do Dom Avelar e Jatobá, onde a justiça determine um prazo para conclusão das tais.

"Estamos solicitando ainda suspensão das contas de água e esgoto dos usuários até que se resolva essa problemática da Compesa. Estamos também solicitando no documento que a justiça obrigue a Compesa a reduzir pelo menos em 40% as tarifas mínimas de água e esgoto".