asdasdasdasd

Duplicação da Avenida Sete de Setembro custará 22 milhões de reais

por Redação Nossa Voz 22 de Setembro de 2017 às 15:56
categoria: Cotidiano



Petrolina receberá uma obra de grande porte estratégica para a mobilidade no trânsito da região. Nesta sexta-feira, dia 22, o prefeito Miguel Coelho e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella Lessa, assinaram ordem de serviço no valor de R$ 17 milhões para a duplicação da Avenida Sete de Setembro, um dos principais corredores da cidade sertaneja.

De acordo com Miguel Coelho, a primeira etapa custará 5 milhões e depois será feita uma nova licitação para a obra. Além disso, o chefe do executivo anunciou a construção de dois viadutos na cidade. “Além de ser a retomada das duplicações, Petrolina vai ter novos viadutos construídos”, explicou. Segundo ele, um ligará a estrada da Banana com a Avenida das Nações e o segundo entre a Areia Branca e o José e Maria.

O ministro dos os Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella Lessa, disse que o objetivo é aprimorar a mobilidade urbana em Petrolina, confirmando ainda que em janeiro autorizará a ordem de serviço para a construção dos viadutos solicitados pelo poder municipal. “Essa duplicação vai melhorar a mobilidade urbana e estão garantidos os 22 milhões. Volto em janeiro para autorizar uma nova ordem de serviço”, prometeu.

O senador da República, Fernando Bezerra Coelho, destacou que as obras são de urgência devido ao crescimento acelerado da frota de veículos em Petrolina e que há mais de 10 anos era preciso uma intervenção como essa para melhorar o trânsito da cidade. “A frota triplicou em 10 anos e Petrolina não teve o cuidado de duplicar e alegar as avenidas e enfrentar a questão da mobilidade urbana. Será uma nova 7 de Setembro e ainda teremos dois grandes viadutos que serão construídos a partir do ano que vem”, destacou o senador.

Por Gabriela Canário

Fotos: Jonas Santos


Autoridades políticas lamentam a morte de Geomarco Coelho

por Redação Nossa Voz 22 de Setembro de 2017 às 07:41
categoria: Cotidiano

Autoridades políticas lamentaram o falecimento do prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho, no fim da tarde desta quinta-feira (21), no Hospital Português em Recife, durante uma delicada cirurgia cardíaca. Ao tomar conhecimento da morte de Geomarco a prefeita em exercício, Josimara Cavalcanti decretou luto oficial na cidade por 10 dias.

O Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, disse estar “muito triste com a notícia do falecimento do ex-prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho. Geomarco foi um grande e leal amigo, que aprendi a admirar ainda muito jovem. Esteve ao nosso lado em diversos momentos, sempre com seu apoio e grande colaboração. Para todo o povo de Dormentes, Geomarco foi um exemplo de gestor público: dedicado, cuidadoso e atuante. Para os que tiveram o privilégio de desfrutar de sua amizade, Geomarco era uma personalidade marcante. Um pai de família e companheiro para todas as horas. Aos parentes e amigos próximos iremos dedicar nossas orações, para que possam encontrar algum conforto nessa hora de tanta dor”.

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho afirmou ter recebido a notícia do falecimento com muito pesar. “Trata-se da perda de um grande homem público com inúmeros serviços prestados ao povo sertanejo. Particularmente, também perco um grande amigo e, nesse momento, de dor profunda quero manifestar a solidariedade de nossa família e do povo petrolinense a todos os parentes de Geomarco. Em sua homenagem a Prefeitura de Petrolina irá decretar luto oficial. Que descanse em paz esse grande sertanejo que honrou como poucos petrolinenses, dormentenses e pernambucanos”. A Prefeitura de Petrolina decretou luto oficial de três dias pela morte do prefeito de Dormentes.

A Vereadora Cristina Costa também lamentou profundamente o falecimento do prefeito do município de Dormentes. “Cristina abraça os familiares, a esposa Socorro, e nos solidarizando com os amigos, como a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Rosarinho”.

O senador da República, Fernando Bezerra Coelho, disse que recebeu a notícia com enorme pesar. Ele afirmou que Geormarco Coelgo era um amigo pessoal. “Geomarco foi um homem que sempre lutou em benefício de sua cidade e sua gente. Um gestor público responsável e dinâmico, mas acima tudo um grande cidadão, pai de família e companheiro, que ao meu lado esteve em tantas caminhadas. Certamente deixa uma enorme lacuna em nossos corações. Fica para todos nós seu exemplo de vida e luta. Que os familiares e amigos possam encontrar na fé o conforto necessário para superar toda a dor deste momento”.

O Vereador Gilmar Santos (PT) expressou seus sentimentos de pesar e grande solidariedade à família de Geomarco Coelho.

Geomarco Coelho de Sousa nasceu em Dormentes e tinha 51 anos. Era filho de José de Sousa Neto e Maria Coelho de Sousa. Do casamento com Maria do Socorro Coelho de Sousa, teve três filhos, Maria Luiza, Geomarco Filho e Fátima Vitória.

Graduado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE), Geomarco iniciou a vida política como vereador, e foi considerado um dos líderes da campanha do plebiscito que resultou na emancipação de Dormentes. Ele governou a cidade por quatro vezes.

De acordo com informações de pessoas próximas a família, o velório será na casa dos pais do prefeito de Dormentes, seu Zequinha e dona Maria. O clima na cidade sertaneja é de perplexidade e comoção geral.


Governo de Pernambuco e Unicef firmam acordo para fortalecer educação da Rede Municipal de Ensino

por Redação Nossa Voz 22 de Setembro de 2017 às 07:29
categoria: Cotidiano

Investir na educação básica dos municípios para, posteriormente, fortalecer a Rede Estadual de Ensino. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama Ana Luiza, firmou, nesta quinta-feira (21.09), no Palácio do Campo das Princesas, um Memorando de Entendimento junto ao Unicef que visa a implementação do "Projeto Educação Integrada" realizado pelo Governo de Pernambuco em 15 escolas municipais. O documento também foi assinado pela representante do instituição no Brasil, Florence Bauer, que está em missão no Estado. A parceria é focada na Educação Infantil e no ciclo de Alfabetização e pretende assegurar a crianças entre 4 e 10 anos de idade a conclusão dos estudos, alcançando as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB para o ano de 2019.

"Temos a melhor educação pública do Brasil hoje porque estamos sempre trabalhando, buscando formas de melhorar o ensino e adotar medidas que tornem a nossa escola atrativa para os alunos. E parcerias são essenciais para que isso continue a dar resultados. Com a Unicef, vamos avançar um faixa que necessita de muito esforço para que as nossas crianças cheguem bem preparadas as próximas etapas de ensino", ressaltou o governador Paulo Câmara. 

Entre as ações que serão realizadas pelo Estado para a execução do Projeto de Educação Integrada estão a realização de diagnóstico acerca da rede escolar dos municípios, do desempenho dos estudantes, dos possíveis entraves aos processos educacionais, o monitoramento de processos e resultados da Rede Municipal de Ensino, além do mapeamento da rede física das escolas. O Unicef, por sua vez, terá, entre outras responsabilidades, compartilhar a expertise estratégica pela educação com as secretarias estadual e municipal de Educação, realizar o diagnóstico técnico e pedagógico das redes municipais de ensino e apoiar a implantação dos parâmetros curriculares, de salas de aula, de formação docente e de desempenho estudantil.

Florence Bauer esclareceu que o Projeto é baseado em iniciativas realizadas em outros Estados brasileiros, mas foi personalizado para a área de Educação de Pernambuco. “Esse acordo tem como objetivo reduzir a distorção da idade-série, de aumentar a alfabetização e de prevenir o abandono escolar. Agora, vamos trabalhar junto ao Estado para apoiar esses municípios e melhorar não só os temas relacionados à infância e à educação, mas à saúde e à prevenção de gravidez na adolescência”, afirmou Florence. 

Para o secretário de Educação, Fred Amâncio, o acordo terá um impacto interessante para os 15 municípios que hoje contam com o projeto no curto prazo, mas, lá na frente, colocará a educação estadual de Pernambuco em um patamar ainda maior. As 15 cidades que fazem parte do Projeto são: Trindade, Cabrobó, Floresta, Salgueiro, Flores, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Bom Conselho, São Bento do Una, Santa Cruz do Capibaribe, Bonito, Tamandaré, Timbaúba, Itapissuma e Camaragibe.

“Esses estudantes (que farão parte do Projeto) fazem Educação Infantil, o ciclo de alfabetização, e o Ensino Fundamental no município, e só depois vêm para o Estado. Então, o objetivo é melhorar a qualidade da educação municipal para recebermos estudantes melhores e aprimorar a educação estadual", afirmou, acrescentando: “Se a gente faz tudo isso e já temos esse resultado tão bom com alunos que ainda têm muitas carências, se a gente der esse passo de melhorar a educação dos municípios, ninguém segura mais Pernambuco”.

A Unicef  é um órgão das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento.


Petrolina tem sinal positivo para restaurante popular e outras obras

por Redação Nossa Voz 22 de Setembro de 2017 às 07:23
categoria: Cotidiano

Petrolina (PE) ganhará mais um restaurante popular para a oferta de comida barata e de qualidade à população. A sinalização dos recursos do governo federal para a implementação do restaurante – da ordem de R$ 1,5 milhão – foi dada na noite deste quarta-feira (20) pelo ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra (PMDB-RS), ao senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE). A confirmação do convênio, que será firmado entre o MDS e o município de Petrolina, atende a pedido feito ao ministro pelo prefeito da cidade, Miguel Coelho.

Durante a audiência – na sede do MDS, em Brasília – Osmar Terra e o senador também conversaram sobre o provável período para a celebração da parceria e o início do processo de construção do restaurante popular: primeira quinzena do próximo mês de outubro. “Vamos trabalhar muito para que o restaurante esteja concluído o mais rapidamente possível, beneficiando não só a população mais carente como também todos os petrolinenses que buscarem uma alimentação boa e saudável”, comemora o vice-líder do governo no Senado.

ESPORTE – Antes do encontro com Osmar Terra, Fernando Bezerra Coelho foi recebido pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Na sede do ministério, o senador solicitou a liberação de recursos federais para a execução de três convênios com a Prefeitura de Petrolina. O principal deles – cujo investimento foi sinalizado ontem à noite pelo ministro – é direcionado à construção da Ciclovia da Orla.

No decorrer da audiência com Fernando Bezerra, Picciani solicitou que a área técnica do ministério análise as possibilidades para a liberação dos recursos da forma mais célere possível. Além da ciclovia, o governo federal também investirá em outros dois convênios, que preveem a construção de três Clubes de Bairro – o primeiro deles, em São Gonçalo – e de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE)/Módulo 2 na cidade-natal do senador Fernando Bezerra.

“São grandes notícias à nossa Petrolina, que trazem ainda mais alegria e auto-estima à população nesta semana de comemoração do aniversário da cidade”, destaca Miguel Coelho. Nesta quinta-feira (21), Petrolina completa 122 anos de emancipação política. No final da tarde, o senador Fernando Bezerra chega ao município para acompanhar, ao lado do prefeito Miguel Coelho, o Desfile Cívico na Avenida Guararapes.


População vai as ruas para comemorar os 122 anos de Petrolina

por Karine Paixão 21 de Setembro de 2017 às 23:58
categoria: Cotidiano



Com o tema “Petrolina 122 anos – Uma história em verso e prosa” foi realizado na noite desta quinta-feira (21) o desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade. A população compareceu para prestigiar a parada que contou com a participação de 26 escolas das redes municipal, estadual e particular da cidade. Segundo os organizadores do desfile a proposta pedagógica da temática é contar a história do município, além de fixar a mensagem da importância da leitura e escrita no processo de formação educacional.

Por volta das 18h o evento contou com a abertura feita pela Philarmônica 21 de Setembro que se apresentou num palco montado ao lado da Prefeitura Municipal e embalou todos os pelotões que seguiram o trajeto do desfile. A partir daí, os representantes das escolas participantes seguiram o percurso montado entre a Praça das Algarobas (concentração), passando pelo prédio da Prefeitura e Praça Dom Malan e encerrando nas imediações da Avenida Souza Filho. Vários carros alegóricos e performances dos estudantes abrilhantaram a festa.

Após o encerramento da programação oficial, um grupo em defesa dos direitos LGBT fizeram uma manifestação no local reservado para a desfile. Ao chegar em frente a sacada da prefeitura onde se entravam várias autoridades políticas, os manifestantes entoaram palavras de ordem e gritos de “fora Temer”. O protesto seguiu de forma pacífica e sem registros de uso de spray de pimenta.

Encerrada a movimentação na Avenida Guararapes, parte da população seguiu para a Concha Acústica de Petrolina onde ocorreu o show de Camille Yasmim e Petrônio Munduri.


Programa especial lembra a história dos 122 anos de Petrolina

por Redação Nossa Voz 21 de Setembro de 2017 às 10:02
categoria: Cotidiano

                                  (Maurício André Anjos (Foto: Maurício André Anjos/Arquivo pessoal)

Hoje é 21 de setembro de 2017, data em que a nossa querida e pujante Petrolina completa 122 anos de Emancipação política. Um dia para celebrarmos mais um aniversario da Califórnia do Sertão. Nesse aniversário abrimos espaço em nosso programa para contar um pouco dessa história e para render todas as homenagens a terra dos impossíveis.

Abençoada pelo Rio São Francisco, Petrolina é uma cidade onde a tradição sertaneja e os benefícios de uma cidade grande caminham lado a lado. Melhor para o turista. Com mais de 300 mil habitantes, Petrolina tem de tudo: do tradicional bode assado a restaurantes sofisticados, de balneários simples a deslumbrantes passeios pelo rio. E de brinde, a vista para a Ponte Presidente Dutra, que liga Petrolina-PE a Juazeiro-BA.

Em 28 de julho de 1895, através da Lei nº 130, a sede municipal foi elevada à categoria de Cidade, instalada oficialmente em 21 de setembro do mesmo ano. Em 30 de novembro de 1923 instala-se a diocese, pela Bula Pontificada (Dominicis Gregis), sendo seu primeiro bispo D. Antônio Maria Malan.

E para contar um pouco mais da nossa história, o Nossa Voz recebeu personalidades que são a cara de Petrolina. O arquiteto Cosme Cavalcante que lembrou a evolução da cidade e dos grandes nomes políticos que transformaram muitos sonhos em realidade. Ele enfatizou que dentre muitos desejos, espera que o governo seja mais presente na cidade para que ela possa se expandir cada vez mais.

Agricultura

Seria impossível contar essa história sem falar sobre a fruticultura irrigada, seus pioneiros, empreendedores, desbravadores. Petrolina possui a 6ª maior economia do estado e deve isso a produção e exportação de frutas, que transforma a cidade num verdadeiro oásis em pleno sertão. Para falar sobre esse principal setor produtivo, recebemos o empresário da Fruticultura Irrigada, Sílvio Medeiros, empresário da fruticultura irrigada. Ele explicou que Petrolina hoje é conhecida internacionalmente pela questão da agricultura, que ainda continua sendo uma vertente do progresso para a cidade.

Economia Local e Transporte

Eurico Sá Cavalcante, o conhecido Leãozinho, pioneiro do ramo de transporte coletivo em Petrolina, explicou que a história do desenvolvimento em Petrolina tem muito a ver com o crescimento do comércio e que a cidade tem características fortes para se tornar um polo econômico ainda maior.

Comunicação

E todo esse desenvolvimento da cidade de Petrolina foram contatos e auxiliados por eficientes e famosos comunicadores. Nomes históricos como o do jornalista Joãzinho do o Pharol que começou a escrever aos 15 anos de idade. Suas publicações duraram 72 anos e nelas ele registrou tudo que a população queria saber. Nomes como Carlos Augusto e tantos outros que foram representados pelo colega e comunicador Vinícius de Santana, que topou o convite do Nossa voz e nessa homenagem a Petrolina. Segundo ele, a comunicação contribuiu bastante na construção da história da cidade e que os comunicadores tem um papel importante em conscientizar a população sobre a valorização da nossa história.

Educação

Petrolina hoje se configura como um dos maiores polos educacionais da região. Temos duas universidades públicas – Universidade de Pernambuco e Universidade Federal do Vale do São Francisco – uma Autarquia Educacional, e instituições particulares como a Uninassau, FTC e Unicesumar. Para falar um pouco sobre esse setor, o Nossa Voz recebeu o magnífico reitor da Univasf, Julianelli Tolentino. Ele explicou que a chegada da universidade ajudou bastante com o crescimento de Petrolina, tornando a nossa cidade em um polo também de educação.

E não há como chegar a universidade sem percorrer um longo caminho no sistema educacional, evoluir série a série, desde a educação infantil ao ensino médio. Para falar sobre essa preparação necessária para se alcançar o sono da Universidade, conversamos também com a educadora Mary Ann Saraiva. Ela fez um pedido ao reitor da Univasf para a regionalização dos programas de ingresso na universidade, dando assim, mais oportunidades para quem é da cidade e locais circunvizinhos.

Saúde

Temos o maior polo médico do Sertão, que serve como referência para mais de 50 cidades de Pernambuco e outros estados como Bahia e Piui. Temos várias especialidades médicas e atendimentos de alta complexidade. Para falar um pouco sobre esse setor que também emprega vários profissionais, inclusive oriundos dos cursos ofertados na cidade como medicina, enfermagem, técnicos de enfermagem, radiologia e outros, estamos recebendo o médico obstetra Arlindo Sérgio. Chegou a Petrolina em 1974, vindo de Cabrobó, formou-se em medicina em Recife e retornou a cidade onde construiu sua carreira e formou sua família, ao lado da também obstetra Marília Vieira de Mello.

Dr. Arlindo, o senhor atua em Petrolina há anos, participou da história do Hospital Dom Malan em vários momentos, inclusive quando ele ainda possuía atendimento em multiespecialidades, não apenas materno-infantil como funciona hoje.

História e Memórias

Como podemos perceber, Petrolina foi fundada em cima de um tripé composto pela fé, educação e trabalho. E para falar mais sobre a história da cidade, estamos recebendo o historiador e professor e diretor do campus local da Universidade de Pernambuco, Moisés Almeida. Para ele, dentro do processo de formação de Petrolina, a pesquisa acadêmica se apresenta como uma grande vertente para o crescimento da cidade, tendo em vista que temos universidades que oferecem mestrados e, que em breve, deve oferecer ainda doutorado.

Homenagens

O aniversário de uma cidade é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, é uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história. Aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura.

Petrolina, cidade de povo trabalhador que luta com expectativa de atingir grandes vitórias. Compete as nossas representações políticas, buscar cada vez mais alcançar a transformação do nosso Município e os objetivos da população.

Desejamos que cada cidadão perceba as transformações nesta construção diária para uma Petrolina melhor, com a possibilidade de repassar valores sólidos que ajudem a preparar as crianças e os jovens para esse processo contínuo de transformação, buscando no presente, o futuro. Desejamos que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a um Petrolina cada vez melhor.

Parabéns a todos os petrolinenses, de nascimento e de coração, que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do Município. E torcemos também pelas implementações de novos projetos para que as nossas autoridades cumpram o desafio de fazer mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade.

Parabéns Petrolina!

Uma homenagem do Programa Nossa Voz.


'Todos nós pagamos essa conta', diz gestor da Celpe sobre 'gatos' de energia

por Redação Nossa Voz 20 de Setembro de 2017 às 08:38
categoria: Cotidiano

Os furtos de energia elétrica em Pernambuco correspondem a 8% da carga distribuída pela Companhia Energética (Celpe). De acordo com o gestor de atendimento da Celpe em Petrolina, Edmilson Fonseca, o desvio gera impacto na sociedade, pois o rateio das contas é feito entre todos os consumidores. “São perdas que todos nós pagamos essas contas porque elas vão para o reajuste anual”, explicou.

Além disso, ainda de acordo com o gestor, o furto provoca também problemas na segurança para a população. “É uma grande preocupação. Ainda tem o perigo dos acidentes porque essas pessoas fazem as intervenções sem segurança para fazer essas ligações clandestinas”, enfatizou Edmilson.

Para diminuir esses casos, o combate aos furtos estão sendo intensificadas. Ao constatar evidências de irregularidades, a Celpe formaliza denúncia à secretaria de defesa social (SDS). A legislação estabelece punição de dois a oito anos de prisão para o infrator. “O furto de energia está previsto no Código Penal e a gente envolve a ação policial para a investigação. Nesse momento que estamos vivendo, de muito conflito ético, as pessoas têm que saber que isso é roubo e são as pessoas que vão pagar essa conta”, destacou.

De acordo com informações do portal G1, este ano, o plano para coibir o furto de energia deve consumir r$ 121 milhões. Os recursos estão sendo usados na implantação de novas tecnologias e em inspeções. No ano passado, as iniciativas contribuíram para reduzir as perdas em 170 gigawatts/hora. Isso significa energia recuperada e incorporada ao faturamento.


Uma semana após acidente, assessor da prefeitura e vereadores de Petrolina voltam ao trabalho

por Redação Nossa Voz 20 de Setembro de 2017 às 07:13
categoria: Cotidiano

Uma semana depois do acidente próximo a Canudos, no norte da Bahia, os vereadores Gilberto Melo e Gaturiano Cigano, além do assessor especial da prefeitura, Orlando Tolentino, já estão de volta aos seus trabalhos. O vereador Gatuariano Cigano, que era quem dirigia o veículo no momento do acidente, conversou com a redação do Nossa Voz e deu detalhes sobre o caso. Ele explicou que todos estavam indo para a cidade de Chorrochó, também na Bahia, onde teriam uma reunião com o prefeito da cidade, que é, inclusive, irmão de Tolentino.

"Foi um grande susto. Próximo a Canudos, o carro rodou e caímos no acostamento, cerca de três metros. Mas estamos aqui novamente, não quebramos nem uma unha. Estamos de volta para fazer o nosso trabalho e lutar por melhorias para a nossa população", disse o vereador Gaturiano. 

Orlando Tolentino, que teve várias escoriações no acidente e ficou internado no Hospital Neurocárdio, ainda sente dores pelo corpo. Ele também conversou com a nossa redação e disse que está retornando aos poucos à rotina de trabalho. "O Gaturiano é um ótimo motorista, mas o carro capotou algumas vezes. Naquele momento, qualquer um poderia cometer esse erro que quase nos levou à óbito. Só temos que agradecer a Deus. Eu fiquei na UTI e estou voltando aos poucos [ao trabalho], mas a gente vai recomeçar porque temos uma missão na terra", destacou o assessor. 

Gabriela Canário 


PF faz operação contra desvio em empréstimos na Caixa Econômica Federal

por Redação Nossa Voz 20 de Setembro de 2017 às 07:04
categoria: Cotidiano

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (20), a Operação Inimigo Oculto, que tenta desarticular um grupo de criminosos responsável por desviar cerca de R$ 1 milhão da Caixa Econômica Federal. O G1 entrou em contato com o banco, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Três investigados, que são alvos de mandados de prisão temporária, são ex-prestadores de serviço do banco e teriam obtido os valores por meio da concessão fraudulenta de 46 empréstimos para familiares e amigos.

A PF cumpre três mandados de prisão temporária e 30 de condução coercitiva, além de fazer buscas em três endereços residenciais – ações ocorrem no centro de Brasília e no Entorno, no Pará e na Bahia. A Justiça Federal também determinou o bloqueio da quantia de cerca R$ 950 milhões nas contas dos investigados.

Como funcionava

Segundo a polícia, para viabilizar os empréstimos, os investigados usavam senhas de empregados da Caixa Econômica Federal e, assim, faziam a inserção indevida de dados no sistema, incluindo rendas fictícias – sem a apresentação de qualquer documento comprobatório.

Quando os empréstimos eram creditados nas contas escolhidas, os suspeitos faziam saques e transferências para evitar que a Caixa, como medida de segurança, bloqueasse os valores em uma possível identificação da fraude.

A PF informou que os alvos da operação serão indiciados por estelionato qualificado, falsificação de documento público, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A participação de funcionários do banco está sendo apurada.

G1


Bares e restaurantes da Orla I são orientados a adequarem os sistemas de saneamento

por Redação Nossa Voz 19 de Setembro de 2017 às 07:07
categoria: Cotidiano

A Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) está convocando os proprietários dos bares e restaurantes localizados na Orla I da cidade a realizaram a adequação do saneamento dos estabelecimentos. A ideia é que todo o sistema de esgoto seja ligado na nova rede de captação construída pela Compesa, exatamente para atender essa demanda, eliminando assim, a possibilidade de despejo de resíduos no Rio São Francisco.



Ao longo da semana passada, equipes da AMMA notificaram sete estabelecimentos comerciais da localidade para que realizem as adequações sanitárias necessárias. As notificações também alertaram para a necessidade da obtenção do licenciamento ambiental dos empreendimentos. Como alguns proprietários não foram encontrados, o trabalho de notificação continua. O prazo dado para a regularização dos bares e restaurantes da Orla I junto à AMMA vai até a primeira quinzena de outubro. Caso contrário, os estabelecimentos vão estar sujeitos à multa e a suspensão da atividade.

De acordo com a gerente de fiscalização da AMMA, Julia do Vale, esse trabalho junto aos bares e restaurantes da orla se soma aos esforços da Prefeitura no combate ao despejo de esgoto no Rio São Francisco. “Com o programa Orla Nossa, estamos avançando para acabar com qualquer ponto de esgoto na margem petrolinense do rio. Por isso contamos com a colaboração de todos para que o nosso objetivo de revitalizar o São Francisco seja alcançado”, destaca.