asdasdasdasd

Divulgada nova lista de contemplados do Bolsa Família em Juazeiro

por Redação Nossa Voz 24 de Novembro de 2017 às 09:18
categoria: Cotidiano

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa a divulgação de nova lista de beneficiários do programa Bolsa Família que passarão a receber o benefício a partir deste mês.

As famílias contempladas recebem um cartão de saque emitido pela Caixa Econômica Federal e enviado pelos Correios. Junto com o cartão, os contemplados recebem um panfleto com explicações sobre como ativá-lo, o calendário de saques e outras informações sobre o programa. Se o Responsável Familiar já possuir o cartão cidadão e senha, deve dirigir-se a casa lotérica para sacar o benefício conforme o calendário de pagamento.

Caso o beneficiário tenha o cartão em mãos e esqueceu a senha, é necessário ligar para o 0800 726 0207 e no mesmo dia comparecer à casa lotérica ou correspondentes bancários para efetuar o recadastramento da senha e sacar o benefício. Caso a família não possua ou não tenha recebido o cartão através dos correios, deve dirigir-se à Casa do Bolsa Família, que fica à Praça da Misericórdia, Centro.

O Programa Bolsa Família é voltado para famílias com renda per capita mensal de R$ 85 até R$ 170. O valor repassado a cada família varia conforme o número de membros, idade e renda declarada no Cadastro Único. Ao entrarem no programa, os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, em contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação.

A lista com novos beneficiário está disponível na Casa do Bolsa Família e na sede dos cinco CRAS, respectivamente, no João Paulo II, Quidé, Malhada da Areia, Tabuleiro e Itaberaba.


Operação conjunta em Juazeiro desfaz ponto de mototáxi clandestino

por Redação Nossa Voz 24 de Novembro de 2017 às 09:12
categoria: Cotidiano

Nesta terça-feira (22), a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) realizaram uma operação para combater os pontos de mototáxis clandestinos em Juazeiro.

Fiscais de Trânsito, Transporte e Postura, juntamente com a Guarda Municipal, percorreram diversos bairros da cidade a procura de pontos clandestinos. No Dom José Rodrigues, a equipe flagrou um ponto com cobertura e duas motocicletas estacionadas. O ponto foi derrubado e as motos apreendidas.

O Delegado do Sindicato de Motociclistas da Bahia (SINDMOTOS-BA) em Juazeiro, Cleiton Oliveira de Souza, parabenizou a operação e ressaltou o empenho da CSTT em combater o transporte clandestino. “Acreditamos que futuramente vamos alcançar nosso objetivo de acabar com o transporte clandestino em Juazeiro. Agradecemos a CSTT por mais essa ação concreta. Vamos continuar cobrando e trabalhando junto com a CSTT para atingirmos nosso objetivo”, declarou Cleiton.  

O diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, ressaltou o compromisso da Gestão em combater o transporte clandestino em Juazeiro. “Nossa equipe continua empenhada nesse objetivo e, agora, temos o reforço da SEMAURB. A gestão do Prefeito Paulo Bomfim tem compromisso com a segurança dos juazeirenses. E nossa intenção é oferecer as pessoas um transporte público individual legalizado e seguro”, ressaltou Damião.  


Prefeitura de Petrolina lança rede de notícias pelo WhatsApp

por Redação Nossa Voz 24 de Novembro de 2017 às 09:04
categoria: Cotidiano

Cada dia mais consolidado como meio de comunicação de massa, o aplicativo WhatsApp será uma nova plataforma para informações dos serviços prestados pela gestão municipal. A partir da segunda-feira (27), a Prefeitura de Petrolina enviará boletins de notícias diários pelo WhatsApp de milhares de petrolinenses.

Intitulado “INFORMA PETROLINA”, o serviço enviará fotos, vídeos e textos num formato leve e mais adequado à rede social. A primeira fase do projeto será focada em envio de notícias para grupos de debate e listas de transmissão com a devida autorização dos usuários do aplicativo. No segundo momento, a ideia é expandir a relação, utilizando a rede para receber e responder demandas da população.

“Nossa ideia é aumentar a interação dos serviços municipais com a população. Primeiro queremos levar as notícias e nos ambientar com a rede, depois vamos abrir o acesso para todos poderem solicitar serviços e informações. Será uma forma rápida, acessível e universal para estar em contato direto com cada petrolinense”, detalha a coordenadora de Imprensa da Prefeitura, Monyk Arcanjo.

Pioneirismo - A Prefeitura de Petrolina será uma das primeiras do Nordeste a utilizar o WhatsApp como meio de comunicação institucional. Algumas gestões como as de Fortaleza e Natal já utilizam o aplicativo como meio oficial de interação com o público. Em Pernambuco, Petrolina será pioneira. “Queremos facilitar a vida do cidadão, levar a informação da maneira mais fácil, então, decidimos utilizar essa ferramenta de forma institucional. Todo tipo de informação de utilidade pública estará disponível como mutirões de saúde, serviços como iluminação, limpeza, calendário de aulas, apresentações culturais entre tantas atividades do dia a dia da população”, reforça Monyk Arcanjo.


Defensor Público-Geral do Estado garante que Petrolina receberá reforço de mais três defensores

por Redação Nossa Voz 23 de Novembro de 2017 às 09:33
categoria: Cotidiano

O Defensor Público-Geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto esteve hoje, dia 23, no estúdio do Nossa Voz onde falou sobre os trabalhos que vêm sido desenvolvidos pelo órgão em todo o estado Pernambuco. Segundo ele, o foco das ações desenvolvidas têm sido relacionadas às mediações e conciliações. “As pessoas procuram soluções para os conflitos na Justiça e a gente sabe que uma justiça tardia é uma injustiça. Tudo as pessoas querem procurar a Justiça e é ai onde a defensoria entra”, disse o defensor sobre o desafogamento do poder judiciário.

Manoel Jerônimo é paraibano, mas foi consagrado cidadão pernambucano quando o atual prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ainda era deputado estadual. Ele explica que, somente neste ano, esteve na cidade quatro vezes e para conhecer a realidade da população e as necessidades desses. Somente no ano passado, dois milhões de pessoas foram atendidos pela Defensoria Pública de Pernambuco, que hoje realiza 87% dos júris populares, em média. “A gente precisa auxiliar o poder judiciário e isso é muito importante para que a população se sinta segura”, destacou.

Atualmente, Pernambuco possui 289 defensores públicos. Em Petrolina, são 11 profissionais e, em breve, de acordo com Manoel Jerônimo, mais três devem ser nomeados. Entretanto, ele admite que esse número ainda não é o bastante para atender todo o estado. Em contrapartida, ele afirma que Pernambuco está “com um passo à frente” e que deve conseguir cumprir a Emenda Constitucional 80/14, que determina que até 2022 deve haver um defensor público em cada vara do Poder Judiciário.

Em Pernambuco, as maiores demandas são relacionadas à saúde e, como afirma o defensor, o governador do estado, Paulo Câmara, tem respondido bem às solicitações do órgão. “Fizemos um acordo com o governo do estado e ele gastou 30 milhões com demandas da Defensoria Pública”, salientou. Para a continuidade das ações, ele destaca que é preciso o feedback da sociedade. “A população precisa ligar sempre para a nossa Ouvidoria para criticar, elogiar e questionar. Nós precisamos saber como está o nosso serviço para aprimorar”, finalizou.  


Com oito votos à frente, Simone Paim vence eleições do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina

por Redação Nossa Voz 22 de Novembro de 2017 às 08:45
categoria: Cotidiano

A candidata da Chapa 02, Simone Paim venceu as primeiras eleições do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR) por apenas oito votos à frente de Lucile Santos – a Leninha, que encabeçava a Chapa 01. Foram 1617 contra 1609. Cerca de 7200 trabalhadores estavam aptos a votar.

Simone é, atualmente, diretora de assalariados da gestão sindical e assumirá a gestão do STTAR ao lado de Francisco Aderbal, mais conhecido como Brando que integra o Conselho Fiscal da atual diretoria. Em entrevista ao Nossa Voz, ela disse que todo o processo eleitoral foi bastante difícil, mas agradeceu a todos os eleitores pela escolha. “Falar da eleição não é fácil. Foi complicada porque não tínhamos recursos para fazer a campanha, mas ela foi feita pelo trabalhador. E a gente tem propostas, a outra chapa tinha também propostas, mas os trabalhadores que escolheram”, destacou a vencedora.

À frente da gestão do Sindicato, Simone Paim diz que a sua prioridade será a prestação de assistência à classe. “Vamos dar continuidade ao que a gente vinha fazendo, tentar revogar a reforma trabalhista; buscar parceira para dar assistência às mulheres e ampliar o [programa Chapéu de Palha. A gente está procurando políticas públicas garantindo mais direitos dentro da sociedade”, explicou.

A futura presidente ainda acredita que o trabalhador está desacreditado com a política do sindicato e que será preciso resgatar a autonomia da categoria. “Sabemos que são 54 anos de história, 24 anos de convenção coletiva e somos a maior categoria aqui na cidade. Há um desconforto por parte dos trabalhadores e vamos fazer com que eles sejam bem assistidos”, garantiu.

Desmembramento

A entidade nasceu este ano após o desmembramento do ex-STR (Sindicato doa Trabalhadores Rurais de Petrolina) que se dividiu no STTAR e no Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar. Para Simone Paim, os sindicatos continuam trabalhando juntos. “Desmembramento foi só na nomenclatura. Vamos continuar juntos na bandeira de luta que é uma só. Vamos trabalhar sim, juntos!”, disse.

Polêmica

Em entrevista ao Nossa Voz durante a campanha eleitoral para o STTAR, a atual diretora de Políticas para as Mulheres, Lucilene Santos – a Leninha – que tentava a vaga na presidência, pela Chapa 01, disse ter sido confundida com Simone Paim em boatos de que ela depôs contra um delegado sindical. A futura presidente negou a acusação. “Eu fui lá, resolvi o problema e ele foi reintegrado. Eu fui lá [depor] sob juramento e não houve a intenção de prejudicar. Há interesses políticos nisso. Porque ele [trabalhou que fez a acusação] não apareceu antes [da época de eleições]?”, questionou.

De acordo com a ata da audiência com processo nº 0001112-77.2016.5.06.0413, expedida pelo Juiz do Trabalho George Sidney Neiva Coelho, em 29 de junho de 2017, tendo como réu o senhor Luiz do Nascimento Neto, a testemunha Simone da Silva Paim Santos depôs que “algumas vezes recebeu ligação do preposto dando conta que o autor estava, na condição de delegado sindical, criando tumulto na empresa […]”.

A posse da nova presidência do STTAR será no dia 26 de dezembro.

Gabriela Canário


Novo processo de aprovação projetos arquitetônicos já está em vigor em Petrolina

por Redação Nossa Voz 21 de Novembro de 2017 às 17:41
categoria: Cotidiano

O município de Petrolina, no sertão pernambucano já conta com um novo processo de aprovação de projetos arquitetônicos idealizado pela Prefeitura de Petrolina. Ele foi definido pela Lei 2.971/17, aprovada pela Câmara de Vereadores, sancionada pelo prefeito Miguel Coelho e publicada no Diário Oficial na última terça-feira (14). Com isso, a Aprovação Responsável Célere (ARC) vai contemplar projetos de construção ou reforma de edificações de pequeno porte. Ou seja, que sejam destinadas à habitação uni ou multifamiliar com no máximo 400m2 de área construída. A ideia é agilizar a emissão da licença de construção, fazendo com que o documento esteja disponível em até sete dias.

O processo da ARC é mais rápido do que o tradicional, que leva dois meses em média, porque dá  ao proprietário do empreendimento a alternativa de apresentar a Declaração de Responsabilidade. O documento dispensa a análise técnica prévia do projeto arquitetônico por parte da Diretoria de Licenciamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), tendo em vista que o proprietário do imóvel, o autor do projeto e o responsável técnico pela execução da obra assumirão o compromisso de que a elaboração do projeto e a realização da obra estarão estritamente de acordo com as leis municipais de uso e ocupação do solo, código de obras e demais legislações urbanísticas vigentes.

O secretário da SEDURBS, Eduardo Carvalho, explica que a atualização da legislação municipal segue o exemplo de grandes cidades brasileiras. “Fortaleza, Belo Horizonte e Campinas já são referência nesta modalidade de licenciamento. Graças à gestão moderna do prefeito Miguel Coelho estamos dando mais um passo importante para desburocratizar o sistema de forma a incentivar a geração de emprego e renda a partir do aquecimento do setor da construção civil em Petrolina impulsionado pela maior eficiência do poder público”, destaca Carvalho.

FISCALIZAÇÃO

Embora a ARC conte com um mecanismo onde o construtor assume a responsabilidade de elaborar o projeto e executar a obra rigorosamente dentro do que diz a lei, a Prefeitura não está isenta do papel de fiscalizar as construções na cidade. A qualquer momento as equipes de fiscalização da SEDURBS podem solicitar a análise detalhada do projeto e vistoriar a obra. Em caso de qualquer irregularidade ou desobediência aos parâmetros construtivos legais, haverá a aplicação de penalidades cabíveis aos responsáveis pelo empreendimento, a exemplo da aplicação de multa e até a demolição parcial ou total da construção, de acordo com a gravidade da infração encontrada.


Sindicato diz que donos de postos não têm influência nos aumentos da gasolina

por Redação Nossa Voz 21 de Novembro de 2017 às 09:50
categoria: Cotidiano

Com a nova política de revisão de preços implantada pela Petrobras onde a avaliação pode acontecer diariamente, já foram cerca de 85 variações desde junho deste ano até agora. É muita alteração nos preços dos combustíveis e a conta quem paga é o consumidor. Recentemente, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco divulgou uma nota de esclarecimento alegando não possuir influência sobre esses constantes aumentos e que quase 50% do preço da gasolina é de impostos.

O presidente do sindicato, Alfredo Pinheiro, alegou, em entrevista ao Nossa Voz que os donos de postos não são os responsáveis então por esses preços tão elevados. “A sociedade é atingida por políticas equivocadas e os donos de postos é quem paga a culpa. Nós somos geradores de emprego e contribuímos com a sociedade”, destacou o presidente.

Pinheiro defende que os empresários do ramo já compram a gasolina muito cara do fornecedor, acima de $ 4 reais. “A gente paga uma conta que não é nossa. Antes do produto chegar ao nosso posto, a gente paga todos os impostos. Pernambuco é o estado com maior cobrança de impostos na gasolina. Quando a gente contabiliza tudo para compor o preço da gasolina, é quase 50% do imposto”, explicou.

De acordo com ele, com a nova política da Petrobrás, houve um aumento de cerca de 27% na gasolina. “Não temos condições de fazer variações diárias de preços e muitas vezes quando a Petrobrás faz a baixa do preço não passa para a distribuidora”, enfatizou o presidente.

Gabriela Canário


Novas certidões de nascimento, casamento e óbito passam a valer nesta terça

por Karine Paixão 21 de Novembro de 2017 às 09:12
categoria: Cotidiano

As certidões de nascimento, casamento e óbito passam a ser diferentes a partir desta terça-feira (21). O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mudou os registros que passaram a conter, entre outras coisas, o número do CPF. A intenção é a de que o documento se torne o número de identidade civil único.

Outra mudança é que os documentos passam a levar o termo "filiação" e não mais o termo "genitores". De acordo com o governo, é possível o recém-nascido ter dois pais, duas mães, uma mãe e dois pais e assim por diante. O mesmo vale para casais que tenham optado por técnicas de reprodução assistida, como é o caso da barriga de aluguel e da doação de material genético. Todas as mudanças passam a valer em todo o Brasil.

Nas certidões de óbito, o lançamento de todos os documentos permitirá o cancelamento automático dos documentos do falecido pelos órgãos públicos, contribuindo para a diminuição de fraudes.

Veja mais informações sobre as mudanças no site do CNJ e do Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Em setembro, o presidente Michel Temer sancionou a lei que muda as regraspara registro de nascimento e casamento, que, entre outros pontos, permite que a certidão de nascimento indique como naturalidade do bebê o município de residência da mãe, em vez da cidade onde ocorreu o parto.

Defensores das mudanças nas regras de registro argumentavam que pequenos municípios não têm maternidades, o que obriga as grávidas a se deslocarem para outras cidades para darem à luz. Nesses casos, pode acontecer de o bebê ser registrado em uma cidade com a qual os pais não têm vínculo afetivo.

G1


Diretora das rádios do SGRC prestigia palesta de Geraldo Alckmin no Recife

por Karine Paixão 20 de Novembro de 2017 às 13:36
categoria: Cotidiano

O governador de São Paulo e líder do PSDB, Geraldo Alckmin, participou, na manhã desta segunda-feira da palestra "Gestão Pública e Desafios do Brasil Contemporâneo", no Paço Alfândega. A agenda contou ainda com visita à sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e será encerrada com uma visita ao Porto Digital. A diretora das Rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Lemos esteve presente no evento, acompanhada do marido, o empresário, Eduardo Lemos. 

Durante sua apresentação, o governador de São Paulo destacou seus planos para resolver os problemas da segurança pública no País onde seria criada uma agência nacional de inteligência para a luta contra o narcotráfico.  "Eu propus ao Governo Federal criar uma Agência Nacional de Inteligência que una a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e Gabinete de Segurança Institucional. Além das inteligências dos Estados para o combate ao tráfico de drogas e de armas", ressaltou.

No último mês de outubro, no Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras, no Acre, o governador de São Paulo já havia dado essa sugestão.

Alckmin reforça o projeto no momento em que Pernambuco registra um aumento no número de mortes quando comparado a 2016. Até outubro, o estado contabilizou 4.576 homicídios, 27% a mais que no mesmo período do ano passado.


Prefeitura deve realizar patrolamento de 800 quilômetros de estrada até o fim do ano

por Redação Nossa Voz 20 de Novembro de 2017 às 10:35
categoria: Cotidiano

A comunidade de Pau Ferro, zona sequeira de Petrolina, é mais uma localidade a receber os serviços de melhorias das estradas. Esta semana, os serviços de patrolamento e tapa-buraco foram iniciados na região.

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário vêm seguindo um planejamento e trabalhando de forma a atender com celeridade todas as comunidades do interior.

“A recuperação das estradas rurais é uma das prioridades da gestão municipal. Estamos executando os serviços principalmente nas vias de grande fluxo de quem lida com a produção agropecuária e transportes escolares”, disse o secretário da pasta, José Batista da Gama.

Outra patrulha mecanizada, que está na região do Roçado, está finalizando até o final deste mês de novembro, os trabalhos de Cascalhamento e patrolamento.

A previsão da prefeitura é de que até o final do ano mais de 800 km de estradas sejam recuperadas, garantindo assim, boas condições de tráfego a todos.