asdasdasdasd

Petrolina 123 anos: Prefeitura inaugura nova ciclovia no dia do aniversário da cidade

por Neya Gonçalves 20 de Setembro de 2018 às 17:50
categoria: Cotidiano

Com entrega do último trecho, Avenida Cardoso de Sá passa a contar com quase 5Km de ciclovia.

O dia 21 de setembro é especial para o povo petrolinense. É nesta data que se comemora a emancipação política do município que, 123 anos depois, já é conhecido como a capital do sertão pernambucano. Para marcar as comemorações nesta data tão importante, o prefeito Miguel Coelho fará a entrega do mais novo equipamento público de lazer da cidade: o último trecho da ciclovia da Avenida Cardoso de Sá.

A festa está marcada para começar às 9h desta sexta-feira, nas imediações do Petrolina Palace Hotel. Todos os ciclistas da cidade são convidados a dar as primeiras pedaladas pelos novo espaço em um passeio de quase 2Km. Somados aos outros trechos já entregues, a Avenida Cardoso de Sá passa a contar com quase 5Km de ciclovia.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, destaca a ação em um momento de celebração. “Todos aguardávamos a inauguração desta obra de R$ 1,5 milhão com grande expectativa. Certamente, a ciclovia será um novo cartão-postal da cidade e um importante equipamento de lazer e prática esportiva que o prefeito Miguel Coelho está entregando junto com outros presentes para a população”, comemora Machado. (ascom)


Congresso 'Multiplique' acontece nesta sexta em Petrolina

por Gabriela Canário 20 de Setembro de 2018 às 11:31
categoria: Cotidiano

A Junta de Missões Nacionais das igrejas Batistas do BR, refletindo acerca da função da igreja no mundo contemporâneo de que pertencer à Igreja é muito mais do que ser salvo, promoverá a realização do Congresso 'Multiplique' em todo o Brasil fazendo por esta ferramenta ressurgir nos corações dos participantes o desejo de se envolverem no trabalho realizado pelos membros/congregados da igreja de Deus. Em Petrolina, o evento acontece nesta sexta-feira, dia 21, com programação durante todo o dia, na 1ª Igreja Batista, próximo ao Parque Josepha Coelho.

O que é o evento: formação de lideres e missionários que levam a Palavra de Deus em várias localidades e ao mesmo tempo compreender a diversidade, a complexidade e, sobretudo o grande empreendimento que é a Igreja de Jesus.

Ações: palestras, oficinas, cursos, treinamentos.

Período/local: de 21 a 23/09/18 – manhã/tarde/noite – na 1ª Igreja Batista de Petrolina

 

Convidados:

1.Jefferson Dantas (pastor da Ig. Batista PIB – Imperatriz do MA);

2. Cirino Refosco (pastor da junta de Missões Nacionais Batista RJ);

3. Rodrigo Lucena (Ig Batista Prazeres – Jaboatão dos Guararapes-PE);

4. Jamerson Silva (mediador – missionário da junta de Missões Nacionais Igreja Batista do Recife);

Áudio - Milton Montes – Junta de Missões nacionais do RJ – coordenador geral no BR



Coordenação local em Petrolina: Pastor Gileade Florencio – 1ª Igreja Batista de Petrolina.


Aniversário de Petrolina terá grandes nomes do axé e forró estilizado de Gabriel Diniz

por Gabriela Canário 20 de Setembro de 2018 às 07:00
categoria: Cotidiano

A Orla de Petrolina será o grande palco para a comemoração dos 123 anos do município. Nesta quinta-feira (20), a partir das 20h, a banda Axé 90 Graus e o cantor Gabriel Diniz colocarão  os petrolinenses para se divertir atrás do trio.

A banda baiana ‘Axé  90 Graus’ é formada pelos grandes nomes do ‘axé das antigas’, como Tatau (ex-Araketu), Reinaldo (ex-Terra Samba) e Ninha (ex-Timbalada). O repertório do grupo é marcado por grandes sucessos do carnaval de Salvador, como: como  Pipoca’ e ‘Cobertor, de Tatau’; ‘Carrinho de mão’; de Reinaldo, e ‘Beija Flor’, ‘Água Mineral’, do Timbalada.

Já o forrozeiro Gabriel Diniz, é uma das atrações queridinhas do petrolinense. O cantor já se apresentou várias vezes na região, incluindo no São João de Petrolina e no aniversário da cidade no ano passado. O dono da voz de ‘Acabou acabou’; ‘Erro preferido’ e ‘Hora de dar Tchau’ foi convidado pela segunda vez para puxar o trio.

Além dos shows no dia 20, a Prefeitura de Petrolina preparou uma programação de aniversário com festival esportivo em todos os finais de semana de setembro; com entrega de obras como a ciclovia da orla e quadras poliesportivas em vários bairros do município; desfile alegórico e show na Concha Acústica com a Philarmônica 21 de Setembro e Camila Yasmine.

Confira a programação completa:

20.09 - 20h:  Gabriel Diniz e Banda Axé 90 Graus - Orla 2

21.09 - 5h: Alvorada com Philarmônica 21 de Setembro.

21.09 – 9h: Inauguração da nova etapa da ciclovia da Avenida Cardoso de Sá.

21.09 - 18h: Desfile ‘Petrolina Monumental: Pertencer é uma Arte’.

21.09 - 20h30: Show com Camila Yasmine e a Philarmônica 21 de Setembro - Concha Acústica

22 e 23.09 - 8h: I Copa de Futsal Feminino – Homenagem a Linduina - Ginásio Osvaldo de Carvalho.

23.09 - 7h:  Arrastão Caiaque – Ponto de partida: Travessia do Juarez até a Porta do Rio.

24.09 - 19h: Inauguração quadra do Quati

29 e 30.09 - 8h: Festival de Handebol Master - Ginásio Osvaldo de Carvalho.

29.09 - 16h: IV Copa de Futebol Society – Bairro José e Maria.

30.09 - 9h: Festival de Judô Setembro Esportivo - IF Sertão PE  - Bairro João de Deus.


Petrolina ganha cerca de 500 novas casas populares

por Gabriela Canário 19 de Setembro de 2018 às 08:53
categoria: Cotidiano

Petrolina vai contar com mais um grande empreendimento de moradias populares. Nesta quarta-feira (19), começam a ser construídas 496 novas unidades habitacionais do ‘Minha Casa Minha Vida’. O Residencial Pomares de Petrolina será destinado à famílias de baixa renda e que moram em áreas de risco e insalubres e que já foram previamente cadastradas pela Prefeitura de Petrolina, seguindo os critérios do programa.

Os imóveis vão ser construídos de maneira conjugada, com quatro unidades em cada prédio, num terreno localizado na Cohab VI, no Loteamento Jardim Guararapes, na zona oeste da cidade. Cada um deles vai ter cerca de 40m2, contando com sala, cozinha, banheiro e dois quartos.  

Para o secretário-executivo de Habitação, Rafael Oliveira, a chegada do empreendimento mostra que Petrolina segue firme na retomada do crescimento. “Além de reduzir o déficit habitacional da cidade, o volume de construção certamente vai ajudar a movimentar a economia da cidade, seja a partir da contratação de profissional, seja na aquisição de materiais utilizados para erguer as casas. É mais um resultado da força política do prefeito Miguel Coelho, que retomou o crescimento da cidade depois de muito tempo”, destaca Oliveira.

SOLENIDADE

Uma solenidade está marcada para às 9h, desta quarta-feira (19), para celebrar o início das obras das 496 novas unidades habitacionais de Petrolina. O evento que vai contar com a presença do prefeito Miguel Coelho, será realizado no canteiro de obras do empreendimento, que fica no Loteamento Jardim Guararapes, Cohab VI, depois do Loteamento Nova Petrolina.


Petrolina 123 anos: esquemas de segurança e infraestrutura são definidos para aniversário da cidade

por Gabriela Canário 19 de Setembro de 2018 às 08:52
categoria: Cotidiano

Os preparativos para as comemorações dos 123 anos de Petrolina continuam: nesta terça-feira (18), representantes da prefeitura e da Polícia Militar (PM) se reuniram na Orla da cidade para definir a estratégia de segurança e infraestrutura da celebração. Ao todo, cerca de 200 pessoas farão a segurança durante a festa, na próxima quinta-feira (20), que tem como atrações a banda Axé 90 Graus e Gabriel Diniz.

A micareta, que está prevista para iniciar às 20h, contará com o efetivo da Polícia Militar; Guarda Civil Municipal; agentes de trânsito; seguranças particulares; cordeiros; Samu e Disciplinamento Urbano.

Durante os próximos dois dias, também estarão sendo realizados os serviços de limpeza, iluminação e poda das árvores em todo circuito da Orla 2. “Estamos na contagem regressiva para a grande festa de aniversário de Petrolina. Para isso, é necessário cuidar de todos os detalhes a fim de garantir a segurança e o bem-estar de todos os petrolinenses que vão se divertir ao som de muito axé e forró”, comenta o diretor de Eventos e Turismo do município, Thulio Teobaldo.

Confira a programação completa:

19.09 - 9h - Início das obras 496 casas MCMV - Pomares de Petrolina

19.09 - 19h: Inauguração quadra poliesportiva do Cosme e Damião

19.09 - 20h30: Inauguração UBS do Roçado

20.09 - 20h:  Gabriel Diniz e Banda Axé 90 Graus - Orla 2

21.09 - 5h: Alvorada com Philarmônica 21 de Setembro.

21.09 – 10h: Inauguração da nova etapa da ciclovia da Avenida Cardoso de Sá.

21.09 - 18h: Desfile ‘Petrolina Monumental: Pertencer é uma Arte’.

21.09 - 20h30: Show com Camila Yasmine e a Philarmônica 21 de Setembro - Concha Acústica

22 e 23.09 - 8h: I Copa de Futsal Feminino – Homenagem a Linduina - Ginásio Osvaldo de Carvalho.

23.09 - 7h:  Arrastão Caiaque – Ponto de partida: Travessia do Juarez até a Porta do Rio.

24.09 - 19h: Inauguração quadra do Quati

29 e 30.09 - 8h: Festival de Handebol Master - Ginásio Osvaldo de Carvalho.

29.09 - 16h: IV Copa de Futebol Society – Bairro José e Maria.

30.09 - 9h: Festival de Judô Setembro Esportivo - IF Sertão PE  - Bairro João de Deus.


Banco do Brasil realiza evento focado no desenvolvimento do agronegócio em Petrolina e mais 60 cidades do Brasil

por Gabriela Canário 18 de Setembro de 2018 às 10:48
categoria: Cotidiano

O Banco do Brasil realizou o Circuito Agro Banco do Brasil 2018 na manhã desta terça-feira, dia 18, em Petrolina e outras 60 cidades em todo o Brasil. Na oportunidade, foram ministradas palestras técnicas sobre temas com impactos locais, como sucessão familiar, mitigadores, energias alternativas, armazenagem e tendências agro.

De acordo com o Superintendente estadual do Banco do Brasil, Nassib Lomes da Silva, o Circuito Agro promove a oportunidade de produtores rurais, assistências técnicas, gerentes de relacionamento, revendas, associações e demais parceiros, divulgarem os produtos e serviços do banco, estreitando relacionamentos em regiões com potencial de realização de negócios e expansão da agropecuária. “O Banco do Brasil busca, como parceiro do agronegócio, mais uma vez fortalecer a área. Discutimos as questões estratégicas do agronegócio que vão além do financiamento que já é tradição do Banco do Brasil”, destacou.

No evento, foram ainda divulgadas as soluções digitais, a Esteira Agro BB, linhas de crédito para inovação, armazenagem e as vantagens das parcerias, como dos Correspondentes em Agronegócios. Dentre os objetivos do Circuito Agro estão a proximidade e melhoria da experiência do cliente; a divulgação dos programas governamentais, dos quais o Banco do Brasil é o maior executor; a consolidação da parceria histórica do Banco do Brasil com o produtor rural, como o banco que mais investe no agronegócio brasileiro; o destaque do compromisso do BB em atender as necessidades dos clientes, no curto (custeio) e longo (investimento) prazo, bem como reforçar vínculos duradouros e a expansão do modelo da atuação do Banco nas feiras em 2018.


Em Juazeiro, mais um trecho da Avenida Adolfo Viana está interditado para realização de obra de requalificação

por Gabriela Canário 18 de Setembro de 2018 às 08:59
categoria: Cotidiano

Nesta segunda-feira (17) mais um trecho da Avenida Adolfo Viana precisou ser interditado para a realização da obra de requalificação da via. O trecho interditado compreende da esquina da Caixa Econômica até o Hipermercado G Barbosa.

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que os condutores que vêm da Avenida Ulisses Guimarães (Lomanto Júnior) e os condutores que vêm da BR-235 deverão entrar na Rua Um do Alto da Maravilha sentido Travessa da Maravilha e em seguida, pegar a Avenida Santos Dumont para ter acesso ao Centro da cidade.

“Devido à extensão e grande fluxo de veículos da Avenida Adolfo Viana, a obra será realizada por trechos. Pedimos mais uma vez, a compreensão e paciência dos motoristas. Nossos fiscais de trânsito estarão diariamente no local ordenando o tráfego”, destaca Marcos Cardoso, diretor operacional da CSTT.

A principal avenida da cidade ganhará calçadas amplas por toda extensão, redimensionamento dos canteiros centrais e recuperação asfáltica nas áreas de intervenção, melhorando as condições de acessibilidade e mobilidade, facilitando a vida de pedestres e motoristas.


Imposto de Renda 2018: Receita paga 4º lote de restituições nesta segunda

por Gabriela Canário 17 de Setembro de 2018 às 07:26
categoria: Cotidiano

A Secretaria da Receita Federal paga nesta segunda-feira (17) as restituições referentes ao quarto lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2018. Este lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. As consultas foram liberadas no último dia 10.

CONSULTE O SITE DA RECEITA

Ao todo, serão pagos R$ 3,3 bilhões para 2.646.626 contribuintes. Desse valor total, R$ 3,104 bilhões referem-se ao quarto lote do IR de 2018, que contemplará 2.563.982 contribuintes.

Do valor total de restituições, R$ 219 milhões referem-se aos contribuintes idosos, com mais de 60 anos, ou com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave, além daqueles cuja maior de renda seja o magistério. Depois desse grupo, que tem prioridade no recebimento das restituições, recebem os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, se tiverem direito a ela.

O fisco recebeu 29.269.987 declarações do Imposto de Renda dentro do prazo legal neste ano, número acima da expectativa inicial de receber 28,8 milhões de declarações em 2018.

A Receita lembrou que há ainda o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal.

Malha fina

No fim do ano passado, a Receita Federal informou que 747 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2017 devido a inconsistências nas informações prestadas.

Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

G1


Produtores rurais convocam reunião por controle e erradicação da mosca-das-frutas, no Vale do São Francisco

por Gabriela Canário 17 de Setembro de 2018 às 07:23
categoria: Cotidiano

Produtores, pesquisadores, órgãos de defesa fitossanitária da Bahia e Pernambuco e representantes de entidades agropecuárias do Vale do São Francisco se reuniram na tarde desta sexta-feira (14), em Petrolina (PE), para discutir sobre a incidência da mosca-das-frutas na região.

No encontro, que teve o objetivo de propor soluções e traçar estratégias para a supressão populacional do inseto, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, lembrou a importância da fruticultura para a economia regional e destacou algumas das propostas apresentadas pelo grupo.

“No primeiro semestre de 2018, a agropecuária registou uma participação de 19% na economia de Pernambuco, sendo responsável pela produção de 1,2 milhão de toneladas de frutas e um superávit de R$ 3,2 bilhões por ano, somente no Vale”. Para que nossa atividade continue contribuindo com o desenvolvimento regional precisamos colocar em prática as sugestões que estamos construindo aqui”, disse Jailson.

Entre as propostas apresentadas na reunião, estão a efetivação de um sistema de acompanhamento aos produtores, implantação da Área de Proteção Fitossanitária (APF), elaboração de campanhas educativas nas escolas e através da mídia, além da criação de um fundo financeiro para investir no combate à mosca-das-frutas e aperfeiçoamento da legislação vigente sobre o setor.

A presidente do Comitê de Controle de Moscas-de-Frutas, Iolanda Weis Nearessi, manifestou durante o encontro a expectativa de ampliar os quadros da organização. “O comitê é composto por agricultores, ADAB, ADAGRO, Embrapa, Sebrae e outros órgãos do setor. Só que o efetivo ainda é pequeno, queremos ampliar o número de integrantes, pois quanto mais pessoas tivermos nessa corrente, maior fica nossa força de combate”, disse.

Uma corrente ampla e interestadual de controle e erradicação do inseto é mesmo uma solução viável, na visão da doutora Beatriz Paranhos, que representou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na reunião. Segundo a pesquisadora, a primeira ação de combate a ser desenvolvida é o controle cultural das pragas, partindo da conscientização dos próprios produtores. “Se o seu vizinho não trabalha para suprimir a população da mosca, seu serviço de prevenção terá efeitos mínimos. Então, vocês têm que se organizarem, trabalharem em conjunto e entenderem que a infestação de uma lavoura é prejudicial para todas as outras”, alertou.

Além do Comitê de Controle de Moscas e da Embrapa, participaram do encontro representantes do Ministério da Agricultura, Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Moscamed, Câmara de Fruticultura de Petrolina, Valexport, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Univale, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Prefeitura Municipal de Juazeiro, Câmara de Dirigentes Legistas (CDL), empresas e fruticultores.


Prefeitura de Petrolina segue com campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

por Gabriela Canário 17 de Setembro de 2018 às 07:13
categoria: Cotidiano

Após o sucesso do ‘Dia D’, realizado neste sábado (15), a Prefeitura de Petrolina continua com a programação da campanha de vacinação contra a raiva, voltada para cães e gatos. Somente no primeiro dia, foram vacinados cerca de 5 mil animais, em 10 bairros da zona urbana. Uma das doenças mais perigosas que pode atingir cães e gatos, a raiva não tem cura e ainda pode ser transmitida aos seres humanos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle e Zoonoses e médica veterinária, Graziella Correia, a partir desta segunda-feira (17), os profissionais darão continuidade à programação em todos os bairros e localidades de Petrolina. Os agentes de endemias passarão nas casas das 14h às 18h.

“Fizemos o ‘Dia D’ em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco e agora, vamos seguir com a programação normal. Lembrando que animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. Gestantes e lactantes não podem ser vacinadas”, explicou.  

A veterinária ainda ressaltou a necessidade da vacina para saúde do animal e também do ser humano. “Embora nos dias de hoje, a raiva seja uma doença controlada, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de animais. A doença é uma zoonose que mata seres humanos e animais. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção”, destacou.

A expectativa é que, durante a campanha, sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina, atualmente, estimada em 40.522 animais e 100% dos felinos, com 6.586.