asdasdasdasd

Famílias de baixa renda podem solicitar abatimento na conta de luz

por Milena Pacheco 28 de Maio de 2019 às 16:34
categoria: Cotidiano

Foto: Reprodução Internet

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício, cujo desconto no valor da conta de luz varia de 10% a 65%, pode ser requerido por famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Também podem pedir o desconto as famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que possuam membros portadores de doença ou deficiência cujo tratamento médico demande o uso continuado de aparelhos com elevado consumo de energia elétrica. Já as famílias indígenas e quilombolas com renda por pessoa de até meio salário terão direito ao desconto de 100% na conta de energia elétrica, até o limite de consumo de 50 KWh/mês.

O percentual é calculado com base no consumo mensal de energia elétrica do domicílio. As famílias que gastam até 30 KWh recebem 65% de desconto. De 31KWh a 100 KWh, o índice é de 40%. Para quem utiliza entre 101 KWh e 220 KWh, o desconto é de 10%.

O diretor do Departamento do Cadastro Único do Ministério da Cidadania, Walter Emura, destaca a importância da Tarifa Social no suporte às famílias de baixa renda. “Esse é um dos programas que busca combater a pobreza e auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A tarifa é fundamental para proteger essa camada da população”, enfatiza.

Para ter acesso ao benefício, é necessário estar com os dados do Cadastro Único em dia. Para isso, basta comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), portando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.

Segundo Emura, manter o cadastro atualizado é fundamental para que o governo consiga ampliar e melhorar os serviços sociais oferecidos. “É importante que o cidadão atualize seu cadastro sempre que houver alguma mudança, como composição da família ou renda mensal. Dessa forma, podemos acompanhar as necessidades da população e melhorarmos nossos serviços”, explica. (Ascom MDS)


Pagamento do 13º do Bolsa Família em Pernambuco ainda não tem data prevista

por Milena Pacheco 27 de Maio de 2019 às 17:18
categoria: Cotidiano

(Foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

Muita gente está aguardando com ansiedade o calendário de pagamento do Décimo Terceiro do programa Bolsa Família anunciado pelo Governo Federal e também pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Em entrevista ao Nossa Voz nesta segunda-feira (27), a diretora de Atenção Social da Prefeitura de Petrolina, Gláucia Andrade, disse que, por enquanto, nenhuma data de pagamento foi divulgada.

“A gente já recebeu a confirmação, mas de concreto do programa do governo do estado, só na questão de como vai funcionar. Quando vai iniciar, como vai ser o processamento, ainda nada. Estamos no aguardo”, afirmou Glaucia Andrade destacando que, por enquanto a orientação dos governos estadual e federal é aguardar.

Sobre o cadastramento para recebimento do 13º do Bolsa Família, a diretora de Atenção Social disse que, por enquanto, não é necessário. “Não há necessidade prévia de recadastramento. Apesar que essa atualização do Bolsa Família é continua. Não precisa chamar ou esperar completar dois anos. Tem o Cadastro Único. Se a pessoa mudou de endereço, entrou alguém na casa, já vem atualizar que quando chegar um novo programa, você já está em dias”, recomendou.

Inscrição CadÚnico para beneficiários do BPC

Gláucia Andrade destacou também que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada de Petrolina devem ficar atentos aos prazos para inscrição no CadÚnico. O público-alvo são os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o BPC.

As pessoas que fazem aniversário em janeiro e foram notificadas através de cartas no mês de abril, precisam realizar sua inscrição do Cadastro Único até dia 30 de junho no Casa Bolsa. O cadastramento é obrigatório e os beneficiários devem seguir o cronograma para não ter o pagamento do BPC suspenso.

O calendário foi dividido em 12 lotes, de acordo com a data de nascimento do beneficiário. Para realizar a inscrição, basta agendar o atendimento pelo telefone (87) 3863 6871 ou pela internet.

Também serão disponibilizadas 20 senhas por dia na Casa Bolsa, exclusivas para este público. É preciso levar os documentos pessoais e de todas as pessoas que moram com ele, principalmente o CPF. De acordo com a diretora Gláucia Andrade, em Petrolina, cerca de 2 mil pessoas precisam fazer esse cadastramento. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Facebook removeu 2,2 bilhões de contas no 1º tri de 2019

por Milena Pacheco 24 de Maio de 2019 às 11:55
categoria: Cotidiano

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (23), que removeu 2,2 bilhões de contas falsas entre janeiro e março de 2019 – um número recorde para a empresa e que é ligeiramente menor que os 2,38 bilhões de usuários mensalmente ativos que a rede possui em todo o mundo. Os números fazem parte de um relatório global lançado nesta quinta-feira pela companhia; a partir de agora, os dados serão revelados trimestralmente pela empresa e incluirão outra de suas plataformas públicas: o Instagram. 

Foto: Reprodução/Pixabay

"A saúde da rede social é tão importante quanto os balanços financeiros que soltamos, então faremos isso com a mesma frequência", disse Mark Zuckerberg, em chamada com repórteres nesta quinta-feira. "Entender a presença de conteúdo danoso ajudará empresas e governos a desenhar sistemas melhores para lidar com o tema." 

Os dados chamam a atenção por serem substancialmente superiores aos números mais recentes divulgados pelo Facebook: entre outubro e dezembro de 2018, a empresa desativou 1,2 bilhão de contas falsas. No mesmo período em 2017, foram 694 milhões de contas. Os valores, claro, não são adicionados à conta total de usuários do Facebook, uma vez que os perfis falsos são desativados antes mesmo de serem adicionados à rede social, explicou o vice-presidente de análise de dados (analytics) do Facebook, Alex Schultz. 

A empresa divulgou ainda que estima que 25 em cada 10 mil visualizações de conteúdo (vídeos ou fotos) violem as regras de violência e conteúdo adulto, não permitidos pela empresa na plataforma – desses, entre 11 e 14 a cada 10 mil visualizações são de nudez ou conteúdo de atividade sexual. O Facebook comentou também que está melhorando sua capacidade de detectar vendas ilegais dentro da plataforma, como drogas ou armas – no primeiro trimestre, os sistemas da empresa conseguiram detectar 83,3% das violações de vendas de droga e 69,9% das de vendas de armas de fogo, sem necessidade de moderação humana. 

O Facebook acrescentou que "tomou atitudes" com relação a 19,4 milhões de peças de conteúdo no 1º trimestre deste ano – destas, 2,1 milhões passaram por "apelação" e 453 mil retornaram à rede após uma justificativa dos usuários ter sido aceita pela rede social.(Fonte: diariodepernambuco/Foto: Reprodução/Pixabay)


Dormentes: após 4 dias sem água, Compesa anuncia calendário de abastecimento

por Milena Pacheco 24 de Maio de 2019 às 11:42
categoria: Cotidiano

Em função da paralisação emergencial no sistema de abastecimento de água em Dormentes que durou quatro dias, a Compesa anunciou um calendário provisório de abastecimento. De acordo com a companhia, os serviços foram finalizados e a distribuição de água retomada de acordo com o calendário abaixo.

Reprodução Internet

Dias 24 e 25 de maio: parte Alta/ Área 2, a Rua Jacob Vieira de Carvalho, Rua Elpídio Antônio de Souza, Rua Maria Lilioza de Souza, Rua Geraldo Miguel Coelho, Rua Maria Sinhá de Macedo, Rua Albertina Cristina de Macedo, Rua Antônio de Macedo, Rua E, Rua José Joaquim Pereira, Rua Manoel Coelho de Macedo, Rua Liberato Coelho de Macedo, Rua Ambrosio Neris da Silva, Rua Paulo Valentim, Rua Eugenio Neris da Silva, Rua Esperidião Rodrigues, Rua Januario Barbosa, Avenida Maria Reis e Rua Brasilino de Brito.

Dias 26, 27 e 28 de maio: Centro Velho de Dormentes, a Rua Modesto Cavalcanti, Rua José Coelho de Macedo, Rua Clementino Rodrigues, Rua Bertolino Coelho, Rua A, Rua Zeferino Nunes de Barros, Rua Eugenio de Macedo, Rua Amancio Araujo, Rua Martinho Pereira, Rua José Luiz da Silva, parte da Rua Henrique de Assis e parte da Rua José Ferreira Batista.

Dias 29, 30 e 31 de maio: Centro Novo – Rua Antônio Mendes de Souza, Rua Antônio Salustiano, Rua José Alvino dos Reis, Rua Severo Marques Rodrigues, Rua Jacob Viera de Carvalho, Rua Eugenio Neres da Silva, parte da Rua José Ferreira Batista, parte da PE 630, Rua Agostinho Jubilino de Macedo, Rua Raimundo Eugenio Coelho, parte da Rua Brasilino de Brito, Rua Olimpio Rodrigues e Rua João Ferreira Soares. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Reprodução internet)


Asserpe: Nill Júnior é empossado presidente e Ana Amélia Lemos reeleita vice-presidência no Sertão

por Milena Pacheco 23 de Maio de 2019 às 17:29
categoria: Cotidiano

Ana Amélia Lemos e Nill Júnior empossados na manhã desta quinta-feira (Foto: Reprodução Whatsapp)

A Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco, Asserpe, tem nova diretoria e desta vez será presidida com por um sertanejo. O radialista Nil Júnior, candidato consensual a presidência, tomou posse na manhã desta quinta-feira (23). A nova diretoria também é composta pela diretora das rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Lemos (reeleita vice-presidente do Sertão do São Francisco), acompanhada por Iury Leite (Globo NE), Ivan Feitosa (Liberdade de Caruaru) e Júnior Almeida (Cultura de Caruaru).

“Uma eleição muito prestigiada, primeiro porque foi conduzido Nill Júnior da Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira à presidência. Nill é um rapaz jovem, muito habilidoso, muito competente, sempre participou de todas as reuniões da Asserpe, sempre com boas sugestões. Vem fazendo um trabalho bom trabalho à frente da diretoria da Asserpe, ligou para cada rádio difusor chamando para estar junto com ele nessa nova fase da diretoria e isso mostra muita habilidade dele para trazer novas propostas para retomar essa nova fase da Asserpe”, afirmou Ana Amélia.

Reeleita a vice presidente da Asserpe do Sertão do São Francisco, Ana Amélia Lemos, ao lado dos radiodifusores de Petrolina, Carlos Humberto (Rádio Jornal), Gennedy Patriota (Petrolina FM) Nill Júnior, novo Presidente da Asserpe e Padre Givanildo (Rádio Rural FM)

Integrantes de emissoras de todo Estado, estiveram presentes na eleição, inclusive das demais rádios de Petrolina como Padre Givanildo (Rural FM), Gennedy Patriota (Petrolina FM), Carlos Humberto, (Rádio Jornal). “Fico muito lisonjeada por ter sido reconduzida a vice-presidente no Sertão do São Francisco e muito contente porque os radiodifusores de Petrolina estavam presentes. Estamos os quatro juntos com o presidente e isso mostra uma situação nova que a gente nunca tinha vivido. Eu nunca tinha visto nesses anos da minha gestão junto a Asserpe esse momento de todos nós juntos numa eleição da Asserpe e fico muito contente da gente pensar num novo caminho juntos”.

Para Nill Júnior, essa união é a chave para permanência do sucesso paras emissoras do Estado. “Essa eleição representa muito e é muito simbólica para a radiodifusão de Pernambuco porque é a escolha de um radiodifusor do Sertão do Estado, graças a compreensão dos colegas do meio que nós devíamos enfrentar e representar esse sentimento das rádios e TV e o sentimento de unidade da rádio difusão de Pernambuco. A nossa posse foi bastante prestigiada com nomes importantes, como a representação da Grande Rio FM, e acaba sendo o combustível de que não é fácil representar uma radiodifusão pujante como a de Pernambuco, indiscutivelmente uma das melhores do país, tem o seu peso e as eventuais dificuldades atenuadas pela unidade da radiodifusão representada nessa eleição.”

Breve histórico

Nill Júnior é diretor de jornalismo da Rádio Pajeú. Foi escolhido pelos pares pela liderança e capacidade de articulação no meio radiofônico, no mundo empresarial e político do Estado.

A Asserpe contou anteriormente com o comando de Cléo Niceas, que inclusive foi um dos principais responsáveis pela indicação do novo presidente. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Petrolina deve ganhar mais duas ciclovias

por Milena Pacheco 22 de Maio de 2019 às 11:08
categoria: Cotidiano

Petrolina deve ganhar duas novas ciclovias nos bairros Henrique Leite e Jatobá. O anuncio foi feito pela assessoria da prefeitura do município nesta quarta-feira (22).

(foto: Jonas Santos/PMP)

O investimento estimado é de R$ 1,6 milhão na duas pistas. As ciclovias serão construídas na Avenida Cardoso de Sá, num trecho até vai do 5º BPM até o cemitério Campo da Paz, no bairro Henrique Leite. O outro equipamento ligará a Cardoso de Sá do posto L3 até a Estrada do Jatobá, depois do Barcarola. Ao todo, serão mais de 3,5 quilômetros novos de pista para ciclistas. 

De acordo com a assessoria, o projeto das duas ciclovias já está em fase de licitação. A previsão de início de obras é de cerca de 30 dias, após o término dos trâmites licitatórios, ou seja, em junho ou julho. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Alunos de autoescolas cassadas devem buscar a justiça, diz coordenador da 8ª Ciretran

por Milena Pacheco 21 de Maio de 2019 às 11:10
categoria: Cotidiano

Depois da confirmação da cassação das licenças de duas autoescolas de Petrolina, o coordenador da 8ª Ciretran, Natan Soares concedeu entrevista ao Nossa Voz para dar detalhes sobre a situação. De acordo com Soares, o departamento de trânsito já tinha recebido várias denúncias sobre as autoescolas.

Foto: Simone Marques/NV

“A ‘Auto Escola Pirange’ teve seu credenciamento cancelado devido a atos improbatórios. A gente já vinha recebendo vários alunos dessa autoescola, como também da Fernandes e Pirangê, que já teve seu cadastro suspenso, depois foi liberado. E no prazo de recredenciamento, que era de janeiro a março, a renovação da licença eles não apresentaram a documentação e, por esse motivo, foi cassado”, explicou Natan Soares.

Sobre a situação das pessoas matriculadas na autoescola, o coordenador da Ciretran fez algumas recomentações. “O Detran prevê que os alunos prejudicados procurem a autoescolas para saberem se vão terminar o processo na autoescola ou se vão ter que transferir para outra. Em relação aos prejuízos financeiros, a gente recomenda que os alunos procurem a justiça para receberem os valores pagos. Porque o Detran, infelizmente, não tem como ressarcir”, pontuou Soares.

Natan Soares ainda destacou que quem tiver alguma denúncia sobre a atuação de autoescolas deve formalizar uma denuncia através da Ouvidoria do Detran pela internet. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Simone Marques/NV)


Ciretran de Petrolina confirma cancelamento de licenças de duas autoescolas

por Milena Pacheco 20 de Maio de 2019 às 11:30
categoria: Cotidiano

O coordenador da 8ª Ciretran de Petrolina, Natan Soares, confirmou ao Nossa Voz o cancelamento da licença de duas autoescolas. De acordo com Soares, embora a decisão já foi publicada no Diário Oficial, ele ainda aguarda as informações oficiais da diretora do Detran de Pernambuco.

Foto: Reprodução Internet

Nas redes sociais foram compartilhadas várias reclamações de alunos da região sobre as autoescolas ‘Fernandes e Pirangê e Auto Escola Pirangê‘. Entre as reclamações, a principal delas é a demora para concluir as etapas do curso. Em alguns casos, alunos até perderam laudos e tiveram que recomeçar o precedimento para obter a Carteira Nacional de Habilitação.

A cassação das licenças dessas duas autoescolas de Petrolina foi motivada pela “prática de atos de improbidade atentatórios a fé pública, ao patrimônio ou a administração pública ou privada”, “Negligência na orientação e fiscalização das atividades dos instrutores, nos serviços administrativos/pedagógicos de sua responsabilidade direta, bem como no cumprimento das atribuições previstas na legislação vigente”; e por “Não cumprir as determinações emanadas do DETRAN-PE”, detalha a portaria do Detran de Pernambuco. (Fonte: Blog NossaVoz/Foto: Reprodução Internet)


Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 140 milhões no próximo sorteio

por Milena Pacheco 3 de Maio de 2019 às 12:06
categoria: Geral

Foto: Ilustração

Ninguém acertou os seis números do concurso 2147 da Mega-Sena, sorteados na noite desta quinta-feira (2) e o prêmio voltou a acumular. A estimativa do valor a ser pago no próximo concurso é de R$ 140 milhões.

As dezenas sorteados foram: 17- 19 – 37 – 41 – 42 – 49.

Na quina, foram 366 apostas ganhadoras, cada uma no valor de R$ 28.739,81.

A quadra saiu para 28.045 apostadores, que receberão R$ 535,81, cada um. (Fonte: Agência Brasil/Foto: Ilustração)


‘Maio Amarelo’em Petrolina é lançado com palestras e ações educativas no trânsito

por Milena Pacheco 3 de Maio de 2019 às 10:59
categoria: Cotidiano

A programação da campanha ‘Maio Amarelo’ foi lançada nesta quinta-feira (2) no Sest/Sentat com o tema ‘No trânsito, o sentido é a vida’. Uma série de atividades serão desenvolvidas para chamar atenção de condutores sobre o respeito nas vias.

(Foto: (PMP/divulgação)

Durante o evento, autoridades ligadas ao trânsito, saúde e segurança pública conheceram os altos índices de acidentes de trânsito e os meios para evitá-los. Coordenada pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), a campanha inclui blitz educativa, palestras e outras ações para educar condutores e pedestres.

De acordo com o diretor presidente da Ammpla, Edilson Leite, um dos objetivos é educar os jovens que são os futuros condutores. “A Ammpla vai levar palestras educativas a milhares de estudantes de Petrolina e também vamos intensificar estas palestras para garantir que os futuros condutores tenham consciência sobre seu lugar no trânsito”, disse.

O evento contou ainda com a apresentação de estudantes e palestras de professores e psicólogos sobre os cuidados relacionados ao trânsito. Todas as atividades serão coordenadas pelo gerente de educação de trânsito da Ammpla, Jilmar Barros. Segundo ele, a expectativa é de que durante o mês de maio, cerca de 25 mil crianças participem direta ou indiretamente das ações do Maio Amarelo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil para debater a segurança nas mais diferentes esferas e alertar ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela se refere ao sinal de advertência dos semáforos. (Foto: (PMP/divulgação)