asdasdasdasd

Empresa é punida por descarte de entulhos na orla de Petrolina

por Gabriela Canário 3 de Dezembro de 2018 às 13:19
categoria: Cotidiano

Durante fiscalização de monitoramento do projeto de revitalização 'Orla Nossa', realizada nesta segunda-feira (3), uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) encontrou uma grande quantidade de entulho contendo resto de material construção nas margens do Rio São Francisco. Ao vasculhar o entulho, a equipe identificou algumas correspondências que indicavam o endereço de uma loja no centro da cidade. Esse papeis descartados facilitaram na identificação do endereço e do infrator.

Com apoio da equipe de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a empresa foi localizada e ao chegar no endereço as equipes constataram que um local estava passando por reforma e que o material descartado correspondia ao encontrado na loja. O responsável foi multado no valor de R$ 10 mil por descarte de resíduos sólidos em local aberto. A punição foi baseada no artigo 62 da Lei 6.514/08. A empresa tem o prazo de 5h para retirar o material da orla e descartá-lo de forma correta. Na cidade existem cinco pontos de descarte de lixo localizados nos bairros: Vila Eduardo, Centro, José e Maria, João de Deus e Quati.

O diretor de Projetos Ambientais da AMMA, Victor Flores, explica o risco que esse tipo de material representa  ao meio ambiente. “Os impactos ambientais são severos e vão desde a contaminação até à compactação do solo, agravado agora com as chuvas que começam a cair na região, onde este material, fatalmente, vai para o Rio São Francisco. A prefeitura vai intensificar a fiscalização, monitoramento e punição”, disse.

Segundo as fiscalizações, a ação flagrada nesta segunda não é um caso isolado no trecho. Infelizmente, situações como essa acontecem com frequência nas margens do Velho Chico. Algumas pessoas agravam a situação colocando fogo nos resíduos para apagar as provas. Crimes assim podem ser denunciados através do telefone da ouvidoria no número: 156.

Fotos: Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA)