asdasdasdasd

Pesquisa socioeconômica será realizada durante São João de Petrolina

por Adriana Rodrigues 17 de Maio de 2017 às 12:01
categoria: Cotidiano

Um São João histórico que promete fortalecer a economia local através do turismo cultural e da geração de emprego e renda. Partindo dessa premissa, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura Turismo e Esportes e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, promoveram nesta terça-feira (16), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), uma reunião preliminar com vários parceiros, para realização de uma pesquisa científica no período de 16 a 24 de junho.

O objetivo do estudo consiste em traçar de forma assertiva um diagnóstico sobre a demanda turística e o impacto econômico dos empreendimentos turísticos, comerciais e serviços informais no período junino em nossa cidade, a partir de uma amostragem com consumidores e segmentos que estão ligados diretamente com o evento. A metodologia adotada será bibliográfica e de campo.

A secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena de Alencar, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da pesquisa em nortear as ações da Prefeitura de Petrolina. “Quero agradecer aos parceiros que se colocaram à disposição. Essas pesquisas ficarão arquivadas para a posteridade. Vamos levar ao conhecimento do prefeito Miguel Coelho, e não tenho dúvidas de que ele ficará muito feliz. Pois todos estamos juntos construindo um novo momento onde teremos dados estatísticos econômicos do ponto de vista turístico dos grandes eventos de Petrolina”, relatou Maria Elena.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama a pesquisa vem contribuir significativamente com o banco de dados do município.  “Para que tenhamos dados consolidados é necessário que se faça uma pesquisa científica. E quem tem realmente a metodologia e o ‘Now Roll’ para fazer essa pesquisa com dados reais são as universidades. Achei muito pertinente esse encontro com a CDL, UNIVASF e FACAPE”, comentou.

Já o presidente da CDL, Manoel Vilmar parabenizou a iniciativa da prefeitura e espera um resultado positivo. “Existe uma carência de dados e informações de forma organizada, não temos dúvidas de que a pesquisa vem de encontro com nossos anseios”, enfatizou Vilmar.

Estiveram presentes também na reunião, o Diretor Presidente da Agência do Empreendedor (AGE), Sebastião José Amorim Gomes; Marcus Pomponet Diretor de Turismo,  Nádja Batista Animadora Cultural,  Valdivo Carvalho Diretor Executivo da CDL Petrolina e os professores Waldner Ramos Univasf e Arthur Cisneiro  FACAPE.

Ao final, ficou acordada, entre os parceiros, uma segunda reunião para definir os ajustes finais da pesquisa.