asdasdasdasd

'Justa homenagem', diz ministro sobre Pontal ganhar nome de Osvaldo Coelho

por Gabriela Canário 30 de Novembro de 2018 às 12:34
categoria: Cotidiano

O ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, estará na próxima segunda-feira, dia 03/12, em Petrolina, onde deve participar da entrega de títulos de posse a 299 colonos e 33 empresas agroindustriais que iniciarão as atividades no Perímetro de Irrigação do Pontal, onde, por iniciativa do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o nome do Projeto de Irrigação do Pontal, em Petrolina (PE), será alterado para Projeto de Irrigação Deputado Osvaldo Coelho.

“Justa homenagem", disse o ministro sobre a aletração na nomenclatura e adiantou que "os investimentos que serão celebrados vão ultrapassar a marca dos 80 milhões de reais", completpu Pádua. 

O Projeto de Irrigação do Pontal é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e irá irrigar, quando totalmente implantado, uma área estimada em 7,7 mil hectares no município de Petrolina.

Na justificação do projeto, o autor, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), sobrinho do homenageado, descreve a trajetória do deputado, eleito por três vezes para a Assembleia Legislativa de Pernambuco e oito vezes para a Câmara dos Deputados, sendo conhecido no sertão pernambucano como o “deputado da irrigação”.

O relator, senador Pedro Chaves (PRB-MS), é favorável ao projeto e apresentou apenas uma emenda de redação. De acordo com Pedro Chaves, “nada mais justo do que homenagear o incansável lutador pelo desenvolvimento do sertão de Pernambuco”. Cristovam Buarque (PPS-DF) também mencionou a persistência, calma e determinação com que o ex-deputado conquistava seus objetivos, como a própria implantação do Projeto Pontal.

A proposta, aprovada por unanimidade com 13 votos, é terminativa na comissão e segue para análise na Câmara dos Deputados, se não houver recurso para avaliação em Plenário. Caso sancionada, a lei passa a valer na data de publicação no Diário Oficial da União.