Ouça Ao Vivo

Dá para se salvar? Santos faz as contas e projeta cinco vitórias em dez rodadas para evitar queda

Marcelo Fernandes durante treino do Santos — Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Peixe quer aproveitamento impecável em casa para chegar aos 45 pontos – número que considera ideal para permanecer na Série A e evitar rebaixamento inédito em sua história


O Santos está com a calculadora em mãos projetando todos os possíveis cenários da reta final do Campeonato Brasileiro. Brigando para permanecer na Série A do ano que vem, o Peixe projeta vencer pelo menos cinco de seus dez jogos restantes na competição para não ser rebaixado.

Atualmente com 30 pontos ganhos em 28 rodadas disputadas, o time da Vila Belmiro ocupa a 18ª colocação na tabela. O objetivo do Santos é fechar o campeonato com 45 pontos e, desta forma, evitar uma queda inédita na história do clube.

– Não está longe das nossas mãos, temos dez jogos para fazermos cinco vitórias. O nosso primeiro jogo da lista é contra o Coritiba na quinta-feira. Está todo mundo junto, sabemos o que precisamos fazer e vamos atrás. Vamos fazer o possível e o impossível para tirar o Santos dessa situação – explicou o técnico Marcelo Fernandes.

Para que o plano saia conforme o previsto, o Santos precisa de um aproveitamento impecável atuando na Vila Belmiro – onde enfrenta Coritiba, Cuiabá, São Paulo, Fluminense e Fortaleza.

Isabel Nascimento comenta apoio da torcida aos jogadores do Santos

O problema é que até aqui, o Peixe é o sexto pior mandante de toda a Série A, com 47,6% de aproveitamento jogando sob seus domínios. Na Vila Belmiro, o Santos tem 14 jogos com cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Caso perca pontos jogando ao lado de seu torcedor, a equipe terá que buscá-los nas partidas como visitante. Se dentro de casa, o rendimento não é dos melhores, fora dela é bem pior.

Longe da Vila, o Peixe tem apenas três vitórias, um empate e dez derrotas – totalizando um aproveitamento de 23,4% dos pontos disputados. Embora os números sejam ruins, dois dos três triunfos como visitante saíram sob o comando de Marcelo Fernandes, nos jogos contra Bahia e Palmeiras.

O primeiro desafio da reta final do Santos no Brasileirão acontece na quinta-feira, a partir das 21h30 (de Brasília). Na Vila, o Peixe encara o Coritiba e vai atrás de uma vitória para facilitar suas contas pela permanência na elite do futebol nacional.

(GE)