asdasdasdasd

Curaçá: prefeitura esclarece situação de escola onde alunos fizeram refeição no chão

por Simone Marques 8 de Abril de 2019 às 09:04
categoria: Educação

Depois da denúncia do Nossa Voz sobre a situação de crianças de uma escola de Curaçá-BA que estão fazendo as refeições ao relento e no chão, a prefeitura enviou uma nota de esclarecimento sobre o caso. De acordo com a nota enviada à nossa redação, a escola citada está funcionando em local provisório, enquanto um nova unidade está sendo construída.

Ainda de acordo com a nota, os alunos deveriam fazer as refeições no local de estudos e não ao relento, no chão e expostos ao sol. A prefeitura também garantiu que vai apurar o caso junto aos servidores que permitiram que tal situação.

Confira a nota na íntegra:

O Governo Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem a público prestar esclarecimentos acerca de denúncias feitas a este blog no último dia 05 de abril de 2019, de suposta situação inadequada ao servir merenda escolar a alunos da rede pública ao relento.

Esclarece-se que a referida Escola vem funcionando em um local que foi adaptado para que as aulas não fossem paralisadas, tendo em vista que a construção de um novo espaço está sendo planejado, sendo que o sobredito espaço não dispunha de refeitório, mas que por anos a merenda foi servida e os alunos se acomodavam em suas respectivas salas de aula.

Dessa forma, apesar do que vem sendo tratado tanto nesse blog, como em outros canais de comunicação regional, a Secretaria esclarece que está apurando o ocorrido para identificar os reais motivos que motivaram o quadro de servidores envolvidos permitirem que tal situação ocorresse.

Acrescentamos ainda, que apesar de haverem uma diversidade de ações a serem realizadas na educação, a situação relatada não condiz com a realidade em nosso Município, que vem passando por transformações na educação.

Até 2016 nenhuma escola do Município tinha refeitório, só na sede do Município eram mais de 1300 crianças jogadas em espaços como garagens, box de vender carne em mercado público, casas alugadas entre outras situações que levaram nosso sistema educacional ao colapso. Estamos entregando as novas sede das Escolas Chapeuzinho Vermelho e Cidadania, assim como já entregamos as sedes da Creche Mãe Sérgia, Caminho do Aprendiz e Padre Adolfo Antunes e assim erradicamos de uma vez por toda esse descaso com os espaços físicos que atendem nossas crianças em toda sede do Município e no Povoado de Mundo Novo, como resolvemos em São Bento, Pedra Branca e Jatobá quando entregamos em 2017 três escolas novas padrão FNDE.

Considerando de onde e como partimos consideramos que já avançamos muito, porém temos a plena certeza que o muito está por fazer, e só iremos estar satisfeitos quando quando este Município reparar todo esse legado de abandono que perdurou por décadas e que dois anos foram muito pouco para resolve-lo.

GOVERNO MUNICIPAL DE CURAÇÁ E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO