asdasdasdasd

Outubro Rosa: prefeitura ofertará mais de 5 mil exames preventivos para mulheres de Petrolina

por Gabriela Canário 9 de Outubro de 2018 às 08:43
categoria: Oportunidade

Após zerar a fila de espera por mamografias, a Prefeitura de Petrolina está intensificando, neste mês de outubro, a oferta por exames de Papanicolau, popularmente conhecido como 'preventivo'. O objetivo é disponibilizar mais de 5 mil procedimentos num mês voltado à saúde da mulher.

Os exames serão solicitados de acordo com a avaliação médica, e realizados na própria Unidade Básica de referência, dentro das programações da campanha do ‘Outubro Rosa’. De acordo com a diretora de Atenção Básica do município, Lorena Andrade, as ações visam fortalecer a saúde feminina.

 “O exame citopatológico é reconhecido como uma estratégia segura e eficiente para a detecção precoce do câncer do colo do útero. Vale ressaltar que após um resultado negativo, o exame deve ser repetido a cada 2 anos. Caso o exame apresente alteração, deve ser realizado anualmente”, afirma.

Outubro Rosa

Durante todo o mês, a prefeitura está realizando uma programação especial nas Unidades Básicas de Saúde. Além dos exames de Papanicolau, os eventos contam com palestras, rodas de conversa, testes rápidos para HIV e sífilis e atividades físicas.

Confira o cronograma:

11/10  Unidade de Saúde Josefa Bispo - João de Deus

13/10 Unidade de Saúde do KM 25

17 e 22/10 Unidade de Saúde do bairro Terras do Sul

19/10 Unidade de Saúde do Bebedouro

20/10 Unidade de Saúde do bairro Santa Luzia

20/10 Unidade de Saúde Anália Batista – Cosme e Damião

25 e 31/10 Unidade de Saúde Álvaro Rocha - João de Deus