O cinema, nos melhores e piores momentos, é um modo de viajarmos sem sair do lugar e descobrirmos outras histórias e realidades possíveis.
Assim, fizemos uma vasta seleção dos melhores filmes, de vários gêneros, que todo mundo deveria assistir em 2022.
1. Ataque dos cães (2021)
Ataque dos cães é uma produção lançada no final de 2021 que conta com a direção da neozelandesa Jane Campion e pode ser vista na Netflix.
Baseado no livro The Power of the dog, de Thomas Savage, o filme é estrelado por Benedict Cumberbatch no papel de Phil Burbank, um caubói irascível.
Trate-se de um faroeste que se passa nos anos 20 no interior dos EUA.
Os irmãos Phil e George conhecem Rose e seu filho Peter em um restaurante da região. Enquanto Phil a destrata, George se aproxima da moça, casando-se com ela.
Assim, se estabelece uma relação bastante conflituosa entre Phil, Rose e Peter, que trará à tona velhos e misteriosos problemas.
2. Não olhe para cima (2021)
Uma grande produção da Netflix é Não olhe para cima, filme de Adam McKay que traz no elenco Leonardo Dicaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep.
Abordando temas contemporâneos em tom de ironia, a história conta sobre Randall Mindy e Kate Dibiasky, dois jovens cientistas. Eles descobrem que um enorme meteoro está em vias de se chocar com a Terra e destruir a vida humana. Em desespero, alertam as pessoas, mas não são levados a sério.
Negacionismo, oportunismo e ganância são evidentes no longa, fazendo uma triste relação com nossa realidade. Disponível na Netflix.
3. Sound of Metal (O Som do Silêncio) (2020)
O drama dirigido por Darius Marder chegou aos cinemas norte-americanos em novembro de 2020 e no mês seguinte foi disponibilizado na Amazon Prime Video.
O enredo é centrado em Ruben, um baterista de heavy metal que começa a perder a audição. A partir daí. ele precisa se afastar da carreira e encontra apoio junto de vários membros da comunidade surda.
Também intitulado de “O Som do Silêncio”, trata-se de um filme que coloca o espectador no lugar do outro e exercita a sua empatia, enquanto desafia os seus sentidos.
4. A filha perdida (2021)
A filha perdida é a adaptação da obra literária La figlia Oscura, da escritora italiana Elena Ferrante e está disponível na Netflix.
Grande sucesso de público e de crítica, esse é o primeiro longa-metragem dirigido pela atriz Maggie Gyllenhaal e traz a britânica Olivia Colman no papel principal.
A trama percorre as lembranças de Leda, uma professora universitária de 48 anos que decide tirar uns dias de férias no litoral da Grécia.
A viagem se torna um mergulho em sua própria história quando ela conhece Nina e sua filha pequena.
As duas acabam despertando sentimentos conflitantes em torno de sua vida, tocando em traumas latentes a respeito da maternidade.
5. A mão de Deus (2021)
Do renomado cineasta italiano Paolo Sorrentino, A mão de Deus está disponível na Netflix e exibe traços autobiográficos ao contar a história de um adolescente vivendo em Nápoles nos anos 80.
O nome do filme é uma referência ao ícone do futebol Diego Maradona, que surge na trama como um ídolo e responsável por mudar os rumos do jovem Fabietto Schisa.
Trazendo muitos elementos irreverentes, o filme é também uma homenagem ao cinema italiano, citando inclusive o renomado cineasta Frederico Fellini ao longo da trama.
Fonte: Cultura Genial