Pernambucano 2023 terá 13 clubes com a entrada de Belo Jardim e Petrolina, mas mantém fórmula

0
365

Em reunião na Federação Pernambucana, clubes decidiram por unanimidade pela inclusão das duas equipes que lutavam na Justiça para participarem do Estadual que começa dia 7 de janeiro


O Campeonato Pernambucano de 2023 passou de 12 para 13 participantes. Em reunião na tarde desta quarta-feira na sede da Federação Pernambucana de Futebol, os clubes, por unanimidade, decidiram pela inclusão tanto do Belo Jardim, quanto do Petrolina, que travavam no Superior Tribunal de Justiça Desportiva o direito a participar da competição.

Taça do Campeonato Pernambucano  — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Taça do Campeonato Pernambucano — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Inicialmente o Petrolina havia sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco com a perda de quatro pontos por uma suposta escalação irregular do zagueiro Raykar, perdendo o acesso para a Série A1 para o Belo Jardim. Porém, na semana passada, o clube sertanejo conseguiu recuperar os pontos no STJD, que posteriormente também acatou o recurso do Belo Jardim.

Com isso, uma decisão final sobre o caso só ocorreria após o recesso do tribunal, no final de janeiro, o que forçaria o Pernambucano a ter início apenas em fevereiro e possivelmente com outra fórmula de disputa (três grupos com quatro equipes).

Belo Jardim e Petrolina irão disputar o Campeonato Pernambucano de 2023 — Foto: Amanda Lima

Belo Jardim e Petrolina irão disputar o Campeonato Pernambucano de 2023 — Foto: Amanda Lima

Assim, para não se adiar o início do Estadual e manter o regulamento atual, os clubes optaram pela inclusão das duas equipes, o que fará com que o Pernambucano tenha apenas uma data a mais na primeira fase, com a realização de 12 rodadas, e uma equipe folgando por rodada.

A primeira está mantida para com jogos nos dias 7 e 8 de janeiro. O Petrolina folga na rodada inicial.

Na primeira fase os 13 times se enfrentam entre si, apenas em jogos de ida, e os seis melhores seguem na disputa pelo título, com os dois primeiros avançando direto para as semifinais, em jogo único. Os demais classificados (3º ao 6º) disputam um jogo eliminatório a mais. Apenas a final será decidida com partidas e ida e volta.

Reunião ocorreu na sede da Federação Pernambucana de Futebol — Foto: Google Maps

Reunião ocorreu na sede da Federação Pernambucana de Futebol — Foto: Google Maps

Já uma mudança ocorreu com relação à terceira vaga de Pernambuco na Copa do Brasil 2024. Isso porque ela será destinada ao time eliminado da semifinal que tiver tido a melhor campanha na primeira fase. Campeão e vice também se garante na competição nacional.

(GE Petrolina e Região)