asdasdasdasd

Santa Mª da Boa Vista é o município que mais comprometeu receita no Sertão de PE

por Gabriela Canário 4 de Dezembro de 2018 às 09:03
categoria: Polêmica

O Tribunal de Contas de Pernambuco atualizou os dados da série histórica acerca da despesa total com pessoal (DTP) dos municípios do estado. Esse levantamento serve como base de análise do nível de descumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) entre o início do exercício fiscal de 2011 e agosto de 2018. 

O documento apontou um número preocupante para a economia de Santa Maria da Boa Vista. Segundo a LRF, o percentual máximo estabelecido para gastos das prefeituras municipais com folha de pagamento de pessoal é de 54% da receita corrente líquida e a cidade boavistana aparece nesse levantamento com 75% de comprometimento de sua receita só com pessoal. Ainda de acordo com esse levantamento, a prefeitura de Santa Maria da Boa Vista é o município que mais comprometeu a sua receita no sertão e o 3º no estado.  

Esses números, deixou o vereador de oposição Anderson Arlen preocupado com a situação financeira e com a possível demissão em massa que pode ocorrer justamente nesse final de ano. 

“É algo muito complicado, muito sério e que ficamos preocupados, Santa Maria da Boa Vista vinha vindo no vermelho, mas não da forma alarmante como agora, 75% é algo que nunca aconteceu no município, já tivemos histórico de até 68%, mas 75% é a primeira vez que isso acontece, culpa de má administração, culpa da forma como vem sendo administrado os recursos do município a falta de controle como mostra esse levantamento, então haverá um corte em massa cerca de 25% a 30% dos funcionários, cargos esses que servem de acordos políticos, cabide político e terminam prejudicando o gestor”. Alertou o edil.  

Ainda de acordo com o TCE o percentual acima de 54,0%: neste cenário, as vedações vão desde a aplicação de penalidades ao gestor até a proibição de celebrar convênios com os governos estadual e federal.  

Tentamos o contato com o ex-secretário de Administração, mas ele não foi localizado pela nossa reportagem até o fechamento dessa matéria, falamos com o gestor do município Humberto Mendes que confirmou que dará todos os esclarecimentos em uma entrevista agendada para o programa Nossa Voz nesta terça feira (04).  

Davi Mendonça - Jornalismo Nossa Voz Boa Vista FM