asdasdasdasd

Vereador pede esclarecimento sobre contratação de empresa do RN para prestar serviços a prefeitura de Petrolina

por Adriana Rodrigues 13 de Setembro de 2018 às 12:16
categoria: Regional

Na sessão desta quinta-feira (13), o vereador Paulo Valgueiro, solicitou através de requerimento ao Prefeito Miguel Coelho, informações referentes ao Contrato n° 304/2018 que tem por objetivo a contratação de uma empresa do Rio Grande do Norte, para prestação de serviços de locação de veículos com e sem motorista, para suprir as necessidades das Secretarias e Órgãos da Prefeitura Municipal de Petrolina.

O parlamentar justifica que, a prefeitura aderiu a uma licitação realizada pelo governo naquele Estado. Paulo Valgueiro lembra que a empresa tornou-se réu na “Operação Pecado Capital”, por fraudes em locação de veículos. "Algumas coincidências. Fazem parte do quadro de sócios da empresa, pessoas ligadas ao pai do prefeito do Senador Fernando Bezerra Coelho, pessoas que a gente sabe da ligação, inclusive familiar com o deputado federal irmão do prefeito. Então são coisas que chamam atenção e leva a colocar em suspeição. Porque não se lançou um edital de licitação mais aberto que empresas locais pudessem concorrer?", questionou.

O líder da situação, Aerolande Cruz, argumenta que, a lei de licitação não veta a participação de nenhum parente. "Quando se abre licitação é em nível nacional, e qualquer empresa pode participar desde que esteja em dias. Toda e qualquer licitação é acompanhada pelo Tribunal de Contas. Se o vereador está dizendo qualquer coisa, ele vai mostrar e o Tribunal de Contas vai saber ou não se está acima do preço", justifica.

O requerimento foi aprovado por quinze votos a zero.


Cabrobó comemora 90 anos nesta terça

por Mário Souza 10 de Setembro de 2018 às 11:02
categoria: Regional

A cidade de Cabrobó – PE comemora nesta terça-feira (11), 90 anos de remancipação politica. Uma série de eventos, que começaram desde a última sexta-feira (7), marcam a programação da Prefeitura Municipal para festejar o aniversário.

Inaugurações, eventos esportivos, culturais e religiosos marcaram o cronograma de atividades alusivas ao aniversário de Cabrobó.

A programação prossegue nesta segunda-feira (10) com as inaugurações de duas Unidades Básicas da Saúde no distrito de Mãe Rosa na zona rural e no Bairro Maria Luíza na zona urbana, alem do novo espaço de reabilitação do Centro de Cuidados Integrados. Também está marcada para esta segunda-feira, a inauguração do Pronto Atendimento do Hospital Dr. Arnaldo Vasconcelos de Alencar. O novo espaço vai funcionar no prédio que inicialmente foi construído para a UPA de Cabrobó, mas teve autorização do Ministério da Saúde para ser convertido em um anexo do Hospital.

Para fechar a programação da véspera do aniversário cabroboense, será promovido um Show Gospel no Pátio de Eventos da Concha Acústica, com as cantoras Lauane Santos e Patricia Souza, as apresentações começam as 20horas.

No dia 11 de setembro – data magna oficial do município, a programação tem início as 8 da manhã com Culto Evangélico na Primeira Igreja Batista. Às 10horas será a vez da comunidade católica se reunir para a Missa na Igreja da Sagrada Família.

A tarde, as Bandas e Fanfarras da Cidade participam do Desfile Cívico, pelas principais ruas e avenidas da cidade. As evoluções estão marcadas para começar as 4 da tarde. Depois de percorrem as ruas, as Bandas concluem suas apresentações no Palanque Oficial montado na Praça João Freire de Carvalho.

Para encerrar a festa, a população cabroboense e os inúmeros visitantes se concentram no Pátio de Eventos a partir das 22 horas para assistir aos Shows Musicais. A música esta a cargo de Berrinho do Acordeon , Forro Fungá e Gabriel Diniz.


Em Petrolina, desfile cívico-militar marca comemorações da Independência do Brasil

por Milena Pacheco 7 de Setembro de 2018 às 13:15
categoria: Regional

A parada celebra 196 anos da Independência

Com o tema “Celebre a História da Nossa Independência”, foi comemorada nesta sexta-feira (7), em Petrolina, a parada cívico-militar, que celebra os 196 anos da Independência do Brasil.

Foto: Jonas Santos

 

O evento começou às 9h com a apresentação da Philarmônica 21 de setembro. Ao som do Hino Nacional, o hasteamento das bandeiras em frente à prefeitura de Petrolina, em seguida, revista às tropas, realizada pelo prefeito Miguel Coelho e Militares. Com concentração na Praça do Bambuzinho, centro da cidade, as tropas militares desfilaram pelas Avenidas Souza Filho e Guararapes.

 

 

Foto: Jonas Santos

 

Foto: Jonas Santos

Foto: Jonas Santos

Foto: Jonas Santos

O prefeito chegou acompanhado da esposa, Lara Secchi, do seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho e da mãe, Adriana Coelho. Antes da revista às tropas, cumprimentou o público e fez selfies. O prefeito acompanhou o desfile ao lado da família e autoridades.

O desfile começou por volta das 10h30. Participaram, Colégio da Polícia Militar, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp), 4º Grupamento de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Militares da Reserva, Desbravadores e Clube de Aventureiros.

Moradora de Petrolina há 30 anos, dona Ana Ramos não perde um desfile. “É uma data muito importante, fui criada desfilando, tocando em banda. Eu gosto, sempre venho”, conta.

 

 

 


Comissão eleitoral suspende apuração da eleição do Sindsemp

por Adriana Rodrigues 16 de Agosto de 2018 às 10:57
categoria: Regional



A apuração que determinará o novo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) para o triênio 2018/2021, foi marcada por tensão e suspensão da contagem dos votos.

Informações extra-oficiais dão conta que a apuração que era pra ter sido concluída ontem, quarta-feira (14), foi adiada após denúncias de que alguns servidores teriam assinado o voto em duplicidade. No entanto,  mais de 30 urnas foram apuradas.

A Comissão que é presidida por Adonjones Fernandes, informou aos veículos locais, que o processo foi interrompido para que haja ainda mais tranparência na eleição e para que as condições físicas garantam que não haja nennhum equívoco na contagem.

A chapa 01 é composta:

DIRETORIA EXECUTIVA:

FRANCISCO WALBER LINS PINHEIRO – Presidente;

MARIA INÊS SANTOS SOUZA SILVA – Vice-Presidente;

ROUMAYNNE ROBERTA DA S. PEREIRA – Secretária Geral;

ELENA ALVES DE SOUZA OLIVEIRA – 1ª Secretária;

ELIZETE DE SOUZA – Diretor Financeiro;

ERNUI DANTAS DA SILVA – Diretor Social, Cultura, Esportes e Lazer;

VALDEMAR GOMES PEREIRA – Diretor de Assuntos Jurídicos

EDSON DOS SANTOS – Diretor de Politicas Sindical e Estatística;

ROSICLEIDE Mª NAZARÉ DA S. SOARES – Diretora de Saúde no Trabalhado;

LUCIEDNA BATISTA DOS SANTOS – Diretora de Assuntos Extraordinários.

DELEGADOS SETORIAIS:

MARLUCIA DAS NEVES ALVES – Secretaria de Administração;

ROGERIO JERONIMO DE CASTRO ALVES – Secretaria de Educação

JOSÉ CARLOS LEITE DE SÁ – Secretária de Cultura

RUTH VIVIANE NOVAES LUCIANO – Secretaria de Saúde

RITA DE KACIA BEZERRASIQUEIRA – Secretária da Fazenda

FABIO SANTOS DA SILVA – Central de Transporte

CLODOALDO DA SILVA BARBOSA – Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina– Ampla.

ROBSONECI REGIS DELMONDES – Secretaria Executiva de Segurança Publica

MARIA DE SOCORRO GUEDES GOMES DA SILVA PEREIRA – instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina – IGPREV

JOSÉ ALVES DE ALBUQUERQUE NETO – Secretaria de Planejamento



Chapa 02:

DIRETORIA EXECUTIVA:

MAGDA OLIVEIRA MANGABEIRA FEITOZA – Presidente;

LUCENILDO JOSÉ LIMA DA SILVA – Vice-Presidente;

CÁRMÉLIA DE SÁ GUEDES – Secretária Geral;

HELIO TEIXEIRA SOUZA – 1ª Secretária;

GILVAN SANTOS BRITO – Diretor Financeiro;

NEY DE SIQUEIRA BARBOSA – Diretor Social, Cultura, Esportes e Lazer;

JAILSON BISPO DA MACENA – Diretor de Assuntos Jurídicos;

JOHNNATAS DE OLIVEIRA BATISTA – Diretor de Politicas Sindical e Estatística;

MARIA APARECIDA ALVES DE LIMA – Diretora de Saúde no Trabalhado;

NILO PAIVA DE CASTRO FERREIRA – Diretora de Assuntos Extraordinários.

DELEGADOS SETORIAIS:

JOSÉ DE ARIMATÉIA AMORIM CUNHA – Secretaria de Educação;

LUCIA APARECIDA NUNES – Secretaria de Saúde

MARCELO DE ALENCAR FERREIRA DE SÁ – Central de Transporte

CELDO LUIZ DE LIMA – Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina– AMMPLA.

MARINA ALVES DOS SANTOS SILVA – instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina – IGPREV

BRAZ DE AQUINO – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.



(Mais informações nas próximas horas)

 


Mais de 1000 Servidores Municipais serão beneficiados com aprovação de Projeto que muda nomenclatura de categorias

por Adriana Rodrigues 14 de Agosto de 2018 às 17:31
categoria: Regional

O Projeto de lei nº 053/2018 que cria os cargos de Assistente Técnico Administrativo, Auxiliar Técnico Administrativo, Assistente Operacional 1, de autoria do Poder Executivo, que era pra ter entrado em pauta na sessão passada, foi discutida nesta terça-feira (14), na Câmara de vereadores. 

O relator da Comissão de Justiça e redação, Ronaldo Silva (PSDB), estava viajando, na sessão passada e não pôde assinar o projeto. O parlamentar aproveitou a oportunidade, para responder algumas críticas que sofreu, por ter demorado avaliar o projeto. "Precisei de tempo para estudar a matéria. Eu vou votar a favor, já assinei o parecer, mas queria dizer  que eu recebi várias pressões e várias críticas, eu já disse em alto e bom som, eu não estou aqui para agradar ninguém, estou aqui em uma responsabilidade de uma comissão de redação, justiça e de finanças, tenho que fazer o certo, achem bom ou ruim. Fui chamado de sem vergonha por alguns funcionários, mas porque são sem moral para dizer na minha frente, porque sem vergonha são esses tipos de funcionários que vivem mamando nas têtas do sindicado e nunca deram um prego em uma barra de sabão para o município a não ser pra fazer politicagem. Vou votar favorável não por pressão e nem pelas críticas de ninguém, porque estou agindo com a razão. Fui tirar as dúvidas com o procurador, levei a orgância e constituição. Assinei o parecer e o projeto está aqui pra ser votado. Quero agradecer Aerolande por respeitar minha relatoria, porque enquanto eu tiver como relator, ela vai valer, ache ruim quem quiser. Vou manter essa postura e vou tirar minhas dúvidas para não ser chacoalhado e nem chamado de vereador lagartixa", desabafou. 

Os Servidores Municipais, que foram assistir a votação comemoraram a aprovação do projeto, pelos 22 vereadores. Mais de 1.200 servidores serão beneficiados com a matéria que agora segue para sanção municipal.

Rose Soares, presidente da Associação dos Técnicos em Administração, emocionada falou da conquista. Ela ressalta que é um momento histórico para todas essas categorias. "Isso é uma grande conquista porque vamos entrar no plano de Cargos e Carreiras. Isso é uma grande conquista para alguns servidores que são vistos com outros olhos, porque tem muitos servidores, graduados, pós-graduados  e só pelo nome ASG, muitas pessoas olhavam com olhar distorcido, então é uma honra, para todas essas conquistas" destacou.


Walber Lins concorre a reeleição para presidência do Sindsemp

por Adriana Rodrigues 13 de Agosto de 2018 às 10:26
categoria: Regional

Prevista para amanhã, terça-feira (14), a eleição que escolherá a nova diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) tem a chapa da atual gestão registrada, a qual tem à frente Walber Lins. No programa Nossa Voz, desta segunda (13), o servidor destacou o histórico de representação do servidor, ações e a integração da várias categorias.

Para a composição da chapa 1 “União e Luta Por Todos os Servidores”, integrada pela atual diretoria do Sidsemp, o presidente explica que para que houvesse a renvoação, foi preciso ouvir os servidores. "Temos a representação de várias associações nesse grupo, das categorias, e a gente chegou ao consenso".

A vice Inês Silva, demonstrou tranquilidade quanto ao pleito. "Queremos trazer todos para a luta. A gente não agrada a todo mundo, é impossível, mas acredito que o contraditório nos ajuda a crescer, a evoluir e é o que nós fazemos". Tudo isso tem nos ajuda a melhorar. Estamos mais maduros, essa é a nossa primeira gestão, e as pessoas gostam no nosso trabalho". 

Confira a chapa:

Walber Lins – Presidente;

Professora Inês Silva – Vice-presidente;

Professora Roumaynne Roberta – Secretária-geral;

Professora Elena Alves – 1º Secretária;

Ernuí Dantas – Diretor de Esportes;

Professor Valdemar – Diretor Jurídico;

Luciedna Lacerda – Diretora de Assuntos Extraordinários;

Elizete Souza – Diretora Financeira;

Edson Santos – Diretor de Política Sindical;

Rose Soares – Diretor de Saúde do Trabalhador.


Canal do Eixo Norte da transposição pode ter sido alvo de criminosos

por Adriana Rodrigues 13 de Agosto de 2018 às 06:50
categoria: Regional

Nesse sábado (11), parte da estrutura do canal do Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco, entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro no Sertão de Pernambuco, foi rompida e, segundo o Ministério da Integração Nacional, há evidência de que tenha sido um ato criminoso. Ainda segundo o ministério, a situação deve ser normalizada até esta segunda-feira (13).

Em nota enviada para a imprensa, a assessoria da pasta afirma que moradores no entorno do local relataram que o rompimento da estrutura do canal tinha o objetivo de desviar o curso d’água para que abastecesse um reservatório nas proximidades. A Polícia Militar, inclusive, prendeu suspeitos de terem feito a danificação da estrutura poucas horas depois do ocorrido. Ainda de acordo com o ministério, equipes foram enviadas para o local para avaliar os danos.

E não seria o primeiro registro de danos provocados deliberadamente em trechos da transposição, segundo a órgão. Em junho do ano passado, um outro caso ocorreu no município de Cabrobó, também no Sertão. “O Ministério da Integração Nacional já adotou todas as providências para o reparo da estrutura e contará com o apoio da Polícia Militar do estado para investigação do fato”, diz a nota.


Requerimento de vereador da bancada sugerindo Projeto de Lei que cancelaria cobrança da taxa do lixo em Petrolina é derrubado

por Adriana Rodrigues 9 de Agosto de 2018 às 14:08
categoria: Regional

Dois requerimentos do Vereador Cícero Freire (PR), da bancada do prefeito, sugerindo que Miguel Coelho enviasse um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, com o objetivo de cancelar cobrança da taxa de lixo em Petrolina, como também a taxa de iluminação pública no município, foram derrubados pela própria bancada, na sessão desta quinta-feira (09). Para o autor do requerimento, essa seria a oportunidade do prefeito de beneficiar a população com a isenção dos impostos, como também, de ser o prefeito que acabou com essas a taxas, já que a taxa de lixo foi implementada na gestão passada. O parlamentar justifica que, o cidadão já paga pelo serviço de recolhimento de lixo quando paga o IPTU. “Mesmo que a base da situação tenha recebido orientação para votar contra, cada um responde por si. Respeito o voto de todos os vereadores”. Segundo ele, como governista não fica aborrecido com a atitude dos colegas.

Questionado se ele atribui essa derrota ao fato de ter declarado apoio a Paulo Câmara (PSB), na última sessão, contrariando a orientação da sua base, ele responde que não acredita nessa possibilidade já que para ele, o prefeito Miguel Coelho é um gestor democrático, e não deixará de respeitar o posicionamento do partido republicano que o apoiou e que ajudou a elegê-lo. “A ajuda de deste vereador para ajudar aprovar os projetos do prefeito aqui na Câmara é contínua, agora projetos que ajudem a tributar o povo eu não concordo, porque os vereadores já derrubaram uma vez a taxa de iluminação pública, portanto, podem fazer mais uma vez”.

Votaram contra o requerimento: Elias Jardim, Alex de Jesus, Rodrigo Araújo, Aero Cruz, Ibamar Fernandes, Ronaldo Souza, Maria Elena, Gilberto Melo, Osinaldo Souza, Major Enfermeiro, Zenildo Nunes e Manoel da Acosap.

Votaram a favor: Gabriel Menezes, Cristina Costa, Gilmar Santos, Paulo Valgueiro, Domingos de Cristália, Ruy Wanderley, Elismar Gonçalves e o autor do requerimento, Cícero Freire. O vereador Gaturiano Cigano, não quis comprometer-se e absteve-se do voto.

O líder da situação Aerolande Cruz, disse que o companheiro quis tumultuar a sessão, alegando que o requerimento pode gerar renúncia de receita para o município, sendo que a isenção da taxa de lixo e iluminação pública, compete ao prefeito enviar matéria para a apreciação do legislativo.

 


Diocese de Juazeiro divulga 2º decreto sobre regularização de terrenos

por Adriana Rodrigues 7 de Agosto de 2018 às 09:13
categoria: Regional

Representantes da Diocese de Juazeiro concederam nesta segunda-feira (06) uma entrevista coletiva para esclarecer os motivos do encerramento das atividades da Secretaria de Patrimônio, que era responsável pela tramitação e regularização da posse e propriedade de terrenos adquiridos junto ao patrimônio da entidade. A área pertencente à Igreja Católica na cidade tinha inicialmente seis quilômetros quadrados e vem sendo comercializada desde a sua doação, nos primórdios da constituição daquele município.

Alguns lotes desses terrenos foram alvo de invasões da população e de posseiros que passaram a comercializar esses pontos de forma ilegal. Para mapear a situação e tomar as providências cabíveis, a diocese publicou dois decretos que organizam a convocação de proprietários e empreendedores para apresentação das provas de compra regular dessas áreas que pertenciam a Igreja. É o que explica Sebastião José Leite dos Santos Filho, advogado e assessor jurídico da Diocese de Juazeiro. "No primeiro decreto houve a suspensão de todas as tratativas, referentes a regularização fundiária e agora esse segundo decreto, vem criar um canal de resolução, de casos que já estão devidamente quitados, resolvidos, mas que a gente precisa chamar esses adquirentes para gente ver os termos de quitação, os comprovantes de pagamentos, os contratos, e cada situação dessa nós vamos abrir um processo administrativo específico e a partir desse processo, a gente vai dar tratamento autorizando, se tiver tudo ok, o bispo diocesano através do parecer jurídico com análise documental, vai dar autorização para que haja a devida transferência da titularidade das unidades de lotes. Em relação aos empreendedores parceiros, esses serão chamados para que apresentem em que estágio estão os empreendimentos, a documentação, o que foi concluído, o que não foi e a gente vai dar análise na regularidade dos contratos celebrados na diocese e a partir daí dar um prazo para que eles apresentem essa justificativa, essas documentações e a partir daí será feita uma análise jurídica, documental e uma reunião individual com cada empreendedor para que consigamos dar continuidade ao processo de regularização", explicou.

Ainda segundo Sebastião José, o objetivo dessa ação é dar transparência ao processo e tranquilidade a população que adquiriu terrenos pertencentes a Diocese de Juazeiro. O assessor jurídico, porém, não quis adiantar quais medidas serão adotadas para aqueles que adquiriram as áreas de forma irregular. "Todos os atos têm sido tomados, com muita prudência, com muita cautela, no sentido que a gente deve observar a situação real. Eu prefiro que a gente primeiro analise a situação, para que a partir daí façamos a análise das medidas judiciais e administrativa cabíveis, sempre com muito diálogo".


Miguel Coelho inaugura nova creche no Projeto Maria Tereza

por Adriana Rodrigues 7 de Agosto de 2018 às 08:48
categoria: Regional

A comunidade do R-4, no Projeto Maria Tereza, passará a contar com uma creche para receber as crianças da localidade. A unidade de ensino foi inaugurada, na noite desta segunda-feira (06), pelo prefeito Miguel Coelho numa cerimônia com presença dos moradores da região. O equipamento começa a funcionar já nesta semana em tempo integral. 

A nova creche terá capacidade para receber cerca de 60 crianças dos seis meses aos três anos de idade. A estrutura contará com professores nas quatro salas das turmas do maternal I e II; e berçário I e II. Além desses cômodos, o centro de ensino conta com brinquedoteca, sala administrativa, cozinha e refeitório.  

Distante mais de 30 km da área urbana, será a primeira creche da comunidade do R-4. Com isso, os pais e mães terão à disposição um espaço de qualidade para acolhimento dos filhos com início da formação pedagógica. “Essa creche tem grande valor para as famílias que moram aqui. Antes, os moradores tinham que pagar a alguém para tomar conta das crianças no horário do trabalho, agora além de ter um lugar seguro para deixar os filhos, esse espaço permitirá já os primeiros contatos pedagógicos, antecipando a formação dessas crianças“, destacou o prefeito Miguel Coelho.

A Prefeitura de Petrolina tem investido em creches de alto padrão para melhorar o atendimento às crianças da cidade. Outras cinco unidades estão em construção nos bairros Padre Cícero, Vila Eulália, Henrique Leite, Vila Marcela e Antônio Cassimiro. Além dessas, serão erguidas mais cinco creches neste ano, totalizando mais de R$ 14 milhões em investimentos.