asdasdasdasd

Programa da Univasf oferece aulas gratuitas de ioga e meditação em Petrolina

por Adriana Rodrigues 20 de Janeiro de 2020 às 11:30
categoria: Regional

(Foto: Divulgação)

Há três anos um Programa de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) busca estimular hábitos de autocuidado entre a comunidade do Vale do São Francisco através de práticas gratuitas de meditação e ioga.

O Medita Vale visa possibilitar uma vida mais saudável para a população e promove semanalmente a realização dessas atividades no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina (PE). Fazer parte das ações do programa é fácil: basta ter vontade de praticar, algo macio para sentar no chão confortavelmente e então comparecer ao auditório da sede do Programa Transforma Petrolina, localizado no parque, aos sábados, a partir das 7h20.

Os encontros começam com meditação, no auditório, seguidos por sessão de Hatha ioga, que acontece na Arena 3 do Parque Josepha Coelho. Estas atividades são reconhecidas pelo Ministério da Saúde como Práticas Integrativas e Complementares (PICS) – terapias baseadas em conhecimentos tradicionais para melhoria de diversas doenças. Diante disso, através da prática da ioga e meditação, o Medita Vale visa auxiliar na redução dos sintomas de ansiedade, estresse e insônia, além de proporcionar ampliação da consciência corporal e maior equilíbrio emocional entre os participantes.

“Em um momento da história em que as pessoas são acometidas por patologias mentais como ansiedade, estresse e pânico, a nossa proposta é tentar oferecer alternativas que tragam um certo conforto. Além disso, a intenção é fazer com que antes da presença de uma doença as pessoas já estejam dedicadas ao seu autocuidado”, afirma o instrutor de ioga e coordenador externo do programa, Leonardo Maurieli, estudante de Medicina da Univasf.

Um dos participantes mais antigos da ação é Italo Carvalho, que leva seu tapete de ioga ao Parque Josepha Coelho desde o surgimento do programa. Carvalho diz que sempre gostou de fazer atividades físicas, motivo pelo qual se interessou pelas práticas oferecidas pelo Medita Vale. Segundo ele, desde que começou, muita coisa mudou em sua vida: com os exercícios melhorou o alongamento corporal, humor, equilíbrio emocional, paciência, respiração e, até mesmo, relações interpessoais.

O projeto surgiu em 2016, promovido de forma independente por Leonardo Maurieli, e passou a ser um programa de extensão da Univasf, coordenado pela professora do Colegiado de Medicina Veterinária Keila Moreira, em julho de 2017. Para Maurieli, a iniciativa é uma atividade efetiva de promoção à saúde da comunidade local. “A gente consegue atingir o objetivo do programa, que é tentar oferecer, com esses encontros e troca de experiências entre os instrutores e a comunidade, ferramentas e instrumentos para o autocuidado e autoconhecimento, além da percepção de como o corpo de cada um se sente e a mente se comporta”, diz.


Nota Fiscal Eletrônica Avulsa já pode ser emitida pelo site da Prefeitura de Petrolina

por Adriana Rodrigues 17 de Janeiro de 2020 às 12:41
categoria: Regional

(foto: reprodução)



Os prestadores de serviço que precisarem emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, em Petrolina, já podem contar com o atendimento online que estava suspenso no site da prefeitura.  O secretário executivo de Tributos, João da Costa, explica que o serviço online para pessoas físicas ficou suspenso devido à mudança de sistema, contudo, a partir de agora o atendimento volta à normalidade, proporcionado mais conforto aos contribuintes.

Devido às mudanças, o secretário reforça que é necessário que os contribuintes, (pessoas físicas) cadastradas devem compareçam à prefeitura para cadastrar uma nova senha. “Estamos passando por algumas mudanças em todo o nosso sistema online de serviços e por conta disso precisamos que as pessoas compareçam à prefeitura para que possamos cadastrar uma nova senha e assim facilitar o acesso à Nota Fiscal Avulsa que estava sendo emitida apenas presencialmente”, explica.

As notas fiscais avulsas poderão ser emitidas no site da prefeitura clicando no campo ‘Tributário/Nota fiscal eletrônica’. Para cadastrar essa nova senha de acesso, as pessoas físicas devem procurar o setor de tributos no térreo da Prefeitura de Petrolina de segunda a sexta-feira, entre 7h e 13h. Qualquer dúvida através dos números: (87) 3861-6676 ou (87) 3862-9154.


Pernambuco é maior que o Nordeste em geração de MEI; Petrolina e Salgueiro estão na lista

por Adriana Rodrigues 17 de Janeiro de 2020 às 12:35
categoria: Regional

(Foto: Agência Brasil)



A crise econômica incentivou o interesse em trabalhar para si mesmo. No último ano, 52,1 mil pessoas se tornaram Micro Empreendedores Individuais em Pernambuco, um crescimento de 21,14%. Atualmente, o Estado tem 298,6 mil pessoas formalizadas como MEI. Já o Nordeste tem 1,6 milhão de MEI, tendo crescido 20,29%.

Através da Secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação, a Rede Estadual de Atendimento ao Empreendedor teve, somente no ano passado, cerca de 83.732 mil serviços prestados ao MEI. Os dados são das seis unidades dos Expressos Empreendedores – dos municípios do Cabo, Caruaru, Ipojuca, Petrolina, Recife e Salgueiro – que oferecem atendimento, palestras mensais, além de projetos que levam informações pertinentes sobre âmbito do empreendedorismo.

Segundo o assessor técnico da Rede Estadual de Atendimento ao Empreendedor, Murilo Nóbrega, esse crescimento, diante da demanda do MEI, se deu por duas razões básicas, estando entre elas o bom funcionamento das unidades. “A evolução se dá por duas razões: primeiro na qualidade no atendimento dos nossos pontos de atendimento e segundo por uma procura maior das pessoas que querem ser MEI, devido à dificuldade que elas estão encontrando para emprego”, conta Murilo.

Para ajudar no fortalecimento do MEI, entre outras ações, a SETEQ criou o programa Caravana do Empreendedorismo que, em cinco meses, percorreu 26 municípios espalhados pelas regiões do Agreste, Araripe, Itaparica, Mata Norte e Sul, RMR e São Francisco. A caravana contemplou 1.344 mil pessoas com temas como: Lei Geral do MEI, Educação Financeira, Empreendedorismo e orientações de Linhas de Crédito.

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, destaca a importância de dar continuidade ao projeto Caravana do Empreendedorismo. “O ano começou com muito trabalho na Seteq. Já em janeiro, daremos continuidade à caravana, projeto que tem levado ações de empreendedorismo a vários municípios do nosso estado. Até o dia 30/01 iremos atender aos municípios da Região Metropolitana do Recife, a Mata Norte, Mata Sul e o Agreste”, diz o secretário Alberes. (Fonte: Gov. de Pernambuco)


Governo de PE: 389 Novos servidores concursados para a Saúde são nomeados

por Adriana Rodrigues 15 de Janeiro de 2020 às 16:00
categoria: Regional

(Fotos: Hélia Scheppa/SEI)



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara nomeou 389 profissionais para atuar em hospitais, Gerências Regionais de Saúde (Geres), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e na Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). De 2015 até o momento, quase oito mil profissionais foram convocados para trabalhar em serviços ligados à Secretaria Estadual de Saúde, marcando o Governo Paulo Câmara como a gestão que mais contratou concursados para a rede estadual em toda a história da saúde pública de Pernambuco.

“Eles vão fazer parte do corpo funcional do Estado, vão atuar em todas as regiões, buscando sempre mais humanização no atendimento e, acima de tudo, buscando salvar vidas, recuperar as pessoas que se adoentaram e trazer saúde para todas as cidades”, pontuou o governador.

Dos 389 convocados, 142 são médicos de diversas especialidades; 122 são formados em outras profissões de nível superior, como biomédico, fisioterapeuta e enfermeiro; e 122 têm nível médio técnico, como enfermagem, laboratório e farmácia, além de três fiscais de vigilância sanitária. Nos próximos dias, os profissionais convocados serão chamados para perícia, posse e posterior lotação em serviços localizados em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).

“A nomeação reforça a assistência à Saúde nas nossas unidades e traz uma marca deste governo, que é a preocupação com a reposição dos profissionais de Saúde nessas unidades. Já são quase oito mil profissionais nomeados ao longo desses quase seis anos de gestão. São 1.290 somente nesta segunda gestão. Isso demonstra o compromisso do governador Paulo Câmara”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.


Secretaria de Saúde faz alerta sobre acidentes com escorpiões em Petrolina

por Adriana Rodrigues 14 de Janeiro de 2020 às 12:11
categoria: Regional

(Foto: divulgação PMP)

O verão é o período chuvoso para o Sertão e é também a principal época de reprodução dos escorpiões. Por isso, a Prefeitura de Petrolina emitiu um alerta para a população sobre as medidas para prevenir o aparecimento desses animais nas residências.

Os escorpiões têm hábitos noturnos e se alimentam, principalmente, de insetos e aranhas. Os moradores precisam fazer a limpeza de terrenos e quintais, por exemplo. “A gente salienta a importância de cada morador avaliar seu imóvel e eliminar possíveis situações que tornem a residência atraente para o surgimento de insetos, principalmente baratas, pois irá promover a proliferação de escorpiões. O lixo doméstico deve ser colocado em sacos plásticos ou cestos de lixo, devidamente fechados, para posterior coleta. É importante também evitar nas residências acúmulo de entulhos, telhas, blocos e madeiras”, frisa a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A prefeitura atua no combate do animal, através da captura das espécies e das orientações dos agentes de saúde e de endemias. Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2018 foram registrados 277 acidentes com escorpião em Petrolina, enquanto no ano passado foram 330 casos.

O que fazer em caso de acidente com escorpiões?

A pessoa que foi picada deve lavar o local com água e sabão. Em seguida, procurar o Hospital Universitário (se for adulto) e o Hospital Dom Malan (se for criança) para que a equipe de saúde avalie a necessidade de aplicação do soro antiescorpiônico.

Se possível, é recomendada a captura do escorpião para levá-lo para a identificação da espécie. “Todas as espécies de escorpião podem inocular veneno pelo ferrão e a gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado. Este ano, foram registrados 11 acidentes com escorpião em todo município”, finalizou Marlene Leandro.


Carnaval 2020: Inscrições abertas para Concurso de Fantasias em Petrolina

por Adriana Rodrigues 14 de Janeiro de 2020 às 12:07
categoria: Regional

(Foto: Divulgação)



Estão abertas as inscrições para o Concurso de Fantasias do Carnaval 2020 da cidade de Petrolina. Trazendo um formato democrático e bem próximo dos petrolinenses, o evento promete encantar o público através do colorido e criatividades das fantasias carnavalescas. Para os interessados em participar do concurso, o prazo para inscrições segue até o próximo dia 28 de janeiro, presencialmente, ou através do e-mail: cultura.sedu@gmail.com. 

O Concurso de Fantasia tem a proposta de estimular, divulgar e fomentar a arte carnavalesca, de maneira acessível e com ampla participação da população petrolinense. O evento é uma realização da Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.  

Os interessados podem se inscrever, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Executiva de Cultura, no Centro de Convenções Senador Nilo Colho, seguindo as orientações estabelecidas no regulamento que foi publicado no Diário Oficial do dia 13 de janeiro (http://petrolina.pe.gov.br/diario-oficial/). As inscrições são gratuitas.

Este ano, o concurso contará com premiações em dinheiro, com valores que vão de R$ 1 mil a R$ 8 mil. Ao todo, serão entregues R$ 37 mil divididos entre os três primeiros colocados de cada categoria. Para efeito de julgamento, as fantasias serão classificadas em três categorias: luxo, originalidade e arranjo de cabeça. A previsão é de que o evento aconteça no dia 7 de fevereiro, a partir das 20h, na Praça 21 de Setembro, localizada no centro da cidade. (Com informações: Ascom/ PMP)


Começa hoje (13) renovação de alvará de transporte complementar em Petrolina

por Adriana Rodrigues 13 de Janeiro de 2020 às 16:00
categoria: Regional



(foto: reprodução)

Começa hoje (13), a renovação dos alvarás de permissão para 2020 para os profissionais que trabalham com transporte público complementar em Petrolina. O documento garante a circulação dos veículos e motoristas.

O alvará legaliza o exercício da profissão e é emitido, anualmente, seguindo um calendário específico.  A renovação deve ser feita, preferencialmente, pela internet. É necessário apresentar cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência, Certificado de Registro de Veículo (CRV), certidão negativa de antecedentes criminais dos estados da Bahia e Pernambuco, certidão de nada consta da habilitação, comprovação dos cursos de especialização e certidão de nada consta de débitos com município.

Quem precisa renovar alvará?

A renovação de alvará deve ser feita por transportes complementares, escolares, táxi, mototáxi, fretamento, turismo e transporte por aplicativo. As vistorias são feitas em três etapas seguindo o seguinte calendário: primeira vistoria vai de 13 de janeiro até 17 de abril; a segunda, de 1° de julho a 3 de agosto e a terceira vistoria de 1º a 30 de outubro.


INSS realiza força-tarefa para agilizar concessão de benefícios

por Adriana Rodrigues 13 de Janeiro de 2020 às 11:52
categoria: Regional

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pôs em prática uma força-tarefa para colocar em dia os pedidos de benefícios. Atualmente, 1,3 milhão de pedidos aguardam, por mais de 45 dias, uma conclusão no requerimento. Esse é o prazo máximo de análise definido por lei. De acordo com Márcia Elisa de Souza, diretora de Benefícios do instituto, medidas estão sendo tomadas para acelerar as análises dos requerimentos.

Vários tipos de requerimentos aguardam conclusão de análise do INSS. São, por exemplo, pedidos de aposentadoria por invalidez, por idade – tanto urbana quanto rural – e aposentadoria por tempo de contribuição.

A legislação prevê que nenhum segurado deve esperar mais que 45 dias para ter o pedido de benefício analisado. Caso ultrapasse esse prazo, o instituto pode ter prejuízo, porque terá de pagar os valores retroativamente, com a devida correção monetária. (Com informações: Agência Brasil)


Detran-BA: Reconhecimento facial aumenta segurança em serviços de habilitação

por Adriana Rodrigues 10 de Janeiro de 2020 às 11:31
categoria: Regional

(Foto: Divulgação/ Detran-BA)



O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou 2020 oferecendo mais segurança em serviços relacionados a condutores. Agora, quem pretende obter a primeira habilitação, tirar a segunda via do documento, renovar a carteira ou mudar de categoria precisa passar pelo reconhecimento facial. O procedimento é integrado ao sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que utiliza a base do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Para a validação da habilitação, o índice de semelhança da foto precisa ser igual ou superior a 90%. Caso seja registrado um índice inferior ao mínimo, o documento será bloqueado. “O novo sistema tem sido bem recebido pelos usuários, que entendem a necessidade da tecnologia para coibir fraudes. Ainda não registramos nenhum caso de carteira que não foi liberada pelo reconhecimento facial”, ressaltou a coordenadora da Central de Atendimento do Detran-BA, Agnailma da Silva.

As carteiras antigas continuam valendo, mas estão sendo atualizadas à medida que o motorista solicita algum serviço relacionado ao documento. Ele também pode optar pela habilitação eletrônica gratuita, baixando no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). (Ascom: Detran Bahia)


IPVA: Desconto de 10% é válido até dez de fevereiro na Bahia

por Adriana Rodrigues 9 de Janeiro de 2020 às 16:00
categoria: Regional

(Foto: Reprodução)



Os motoristas baianos têm até o dia 10 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), efetuando o pagamento em cota única. Existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Todas as informações podem ser consultadas por meio do site da Sefaz-BA, no Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA, ou do call center da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), pelo 0800 071 0071.

“O Estado também dá a possibilidade de regularizar o pagamento do imposto com o parcelamento em até três vezes. O contribuinte precisa apenas observar a data de vencimento das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa. O pagamento poderá ser efetuado no Banco do Brasil, no Bradesco ou no Bancoob, que são os bancos credenciados mediante a apresentação do número do Renavam. É importante lembrar que o proprietário do veículo precisa andar em dia. É necessário ainda quitar todo o licenciamento para que ele possa circular conforme o código de trânsito”, explica a gerente de IPVA da Sefaz, Aline Lessa. 

Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2020. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O petroleiro Plínio Borges aproveitou o desconto para diminuir as despesas de início de ano. “Este é um período que as pessoas têm muitas coisas para pagar, e essa oportunidade de pagar um valor 10% menor é muita boa. Ajuda muito a preservar o orçamento da família dentro de casa”, afirma. 

Redução

O IPVA ficará, em média, 3,56% mais barato para os contribuintes baianos em 2020. A queda mais acentuada com relação aos valores de 2019 beneficiou os utilitários, que vão pagar 4,35% a menos. Em seguida, vêm os automóveis, com 4,20%. Para ônibus e micro-ônibus, o imposto ficará 3,93% menor. Já para as motos e caminhões, a queda no valor do imposto será de 2,72% e 2,62%, respectivamente. 

Os novos valores baseiam-se em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base nos preços praticados no estado em outubro de 2019. 

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado. A frota tributável da Bahia é de cerca de dois milhões de veículos. O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que o valor arrecadado é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado. (Fonte: Secom Bahia)