asdasdasdasd

Projeto Fé em Ação oferece serviços gratuitos em Salgueiro

por Redação Nossa Voz 14 de Janeiro de 2019 às 16:00
categoria: Regional

Nesta terça-feira (15), Salgueiro-PE receberá o projeto Fé em Ação. O objetivo é promover ações sociais, de saúde e cidadania gratuitas para a população. 

Serviços como corte de cabelo, assessoria jurídica, enfermagem, assistência social, consulta médica e nutricional serão oferecidos. A atividade começa às 10h, na Escola Dom Malan. O projeto conta com o apoio da 2ª Igreja Congregacional de Caruaru.

Foto: Reprodução Internet

 


Prefeito de Juazeiro é eleito vice-presidente na chapa da UPB

por Gabriela Canário 9 de Janeiro de 2019 às 08:23
categoria: Regional

A União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, na tarde desta terça-feira (8) em Salvador, eleição para o mandato no biênio 2019-2020. Prefeitos de toda Bahia votaram para reeleger o presidente da instituição e prefeito de Bom Jesus da Lapa Eures Ribeiro, que terá o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, na vice-presidência institucional.  A posse foi realizada após a votação e contou com a presença do governador Rui Costa, dos senadores da Bahia e diversas autoridades do estado.

A reeleição de Ribeiro partiu, segundo o gestor, de um consenso dos colegas em ‘manter a unidade’. "Referenda o trabalho desenvolvido em nossa gestão a favor dos municípios baianos, quando imprimimos força na articulação com a Assembleia, o Congresso Nacional e os governos Estadual e Federal para alcançarmos conquistas importantes. Tenho certeza que essa unidade construída com muita luta só vai fortalecer a UPB e os municípios", reforçou Eures Ribeiro.

Conquistas

O gestor cita o aumento do repasse do transporte escolar, a nova resolução do Tribunal de Contas dos Municípios sobre o cálculo do índice de pessoal, a série de capacitações realizadas no interior do Estado e o auxílio financeiro dado aos municípios pela União, no último ano, como algumas das vitórias conquistadas em sua gestão à frente da UPB.

Para Paulo Bomfim, ocupar a vice-presidência institucional demonstra a força que a Região Norte vem tendo e de como Juazeiro tem sido vista pela Bahia, com pleno desenvolvimento, mesmo num momento de crise. "Nós temos feito um trabalho que buscamos incentivar não somente desenvolvimento da nossa cidade, mas também dos demais municípios com quem dialogamos.  O país se fortalece nas cidades, que formam a União, por isto temos a luta por este fortalecimento do municipalismo. Como bem diz o lema da nossa chapa, juntos somos mais fortes", declarou o prefeito de Juazeiro. 

Segue relação da Nova diretoria

Presidente - Eures Ribeiro – Bom Jesus da Lapa

Vice-presidente institucional - Marcus Paulo Alcântara Bomfim - Juazeiro

Vice-presidente administrativo - Antônio Carvalho da Silva Neto - Araci

Primeiro secretário - Rogério dos Santos Costa – Santo Estevão

Segundo secretário - José Roberto Neves - Caculé

Primeiro tesoureiro - Marco Aurélio dos Santos Cardoso - Santana

Segundo tesoureiro - José Henrique Tigre – Belo Campo


Alex Tanuri toma posse como primeiro presidente reeleito da Câmara de Juazeiro

por Gabriela Canário 2 de Janeiro de 2019 às 09:20
categoria: Regional

Foto: Joselito Tavares/Divulgação

O vereador Alex Tanuri (PSL) tomou posse na tarde da útima terça-feira (1º), para mais um mandato como presidente da Câmara de Juazeiro (BA) para o biênio 2019-2020. Esta é a primeira vez que um vereador é reeleito para assumir a Mesa Diretora na Casa Aprígio Duarte Filho. Além de Alex Tanuri, foram empossados os vereadores Anastácio Assis (PCdoB), vice-presidente; Charles Leal (PDT), primeiro secretário; e Aníbal Araújo (PTC), segundo secretário da Câmara de Juazeiro.


Apac emite alerta de chuvas fortes para o Sertão

por Simone Marques 24 de Dezembro de 2018 às 11:38
categoria: Regional

A véspera de Natal deve ser de chuvas moderadas a ocasionalmente fortes no Sertão do Araripe, Sertão Central e Sertão do São Francisco de Pernambuco, de acordo com aviso hidrometeorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) na manhã desta segunda-feira (24). 

Em 24 horas choveu 87 milímetros na cidade de Ipubi, um valor 116% acima da média esperada para todo o mês de dezembro. A Apac orienta a população a seguir as orientações da Defesa Civil em caso de emergências.

Segundo o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, essas chuvas são causadas por um vórtice ciclônico de altos níveis. “[Esse fenômeno] tem formato de ciclone e fica na parte mais alta da atmosfera. Está bem deslocado para o oeste do Estado e a borda é que provoca mais chuva e está sobre o Sertão”, explicou. 

As estações da Apac registraram ainda um acumulado de precipitação de 50 mm em Moreilândia; 47 mm em Terra Nova; 42 mm em Brejo da Madre de Deus; 35 mm em Sertânia; e 33 mm em Brejinho. 

A previsão do tempo para esta segunda na região é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas. As temperaturas devem variar entre 20º C e 36º C. (Folha de PE)


TCM-BA aprova contas do Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim

por Gabriela Canário 14 de Dezembro de 2018 às 08:52
categoria: Regional

Em sessão plenária do Tribunal de Contas da Bahia, em Salvador, as contas do prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim foram aprovadas para o exercício 2017. Os conselheiros fizeram recomendações à gestão, mas deixaram claro que foram cumpridos todos os índices obrigatórios, saúde e educação, bem como nas demais aplicações dos recursos e suas prestações de contas. Ainda na terça-feira (12), a Controladoria Geral da União classificou o município como ‘Cidade Transparente’.

Para o prefeito, estes resultados já estavam sendo aguardados. “A nossa equipe já tinha nos tranquilizado quanto a estes resultados. Mas fica ainda aquela apreensão, pois é a minha primeira conta. Porém, demonstramos à sociedade de Juazeiro e da Bahia que somos transparentes e zelamos pela coisa pública. Alguns apontamentos nos foram indicados, mas nada que desabonasse a nossa gestão e nenhuma indicação de comprometimento do exercício financeiro para 2019. Por isto, vamos continuar trabalhando para melhorar a vida do povo de Juazeiro”, declarou Paulo Bomfim.


Audiência na Câmara busca indenizar desabrigados da Barragem de Sobradinho

por Gabriela Canário 12 de Dezembro de 2018 às 14:15
categoria: Regional

Foi em 1973, em plena Ditadura Militar, quando cerca de 70 mil baianos moradores dos oito municípios inundados pelo reservatório da barragem de Sobradinho foram expulsos de suas casas e propriedades rurais. Nesta terça-feira (11) de novembro de 2018, 46 anos depois, representantes das famílias dos desalojados participaram de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados na luta por alguma indenização.

“Essa é a segunda audiência que realizamos sobre os atingidos pela barragem de Sobradinho. A primeira fizemos no governo Dilma, e montamos um produtivo grupo de trabalho com a Chesf para encaminhar uma solução, mesmo que fosse à longo prazo. Infelizmente, veio o golpe e tudo foi abandonado. Agora, realizamos nova audiência, e a Chesf e o Ministério de Minas e Energia sequer mandaram representantes”, lamentou o deputado Jorge Solla (PT-BA), autor do requerimento da realização da audiência.

Logo após a reunião, Solla foi ao presidente Rodrigo Maia (DEM) no Plenário da Câmara, cobrar a participação de representantes do Executivo na audiência. “Se esse governo e o próximo não tem compromisso com essas pessoas, precisa vir e dizer, mas não pode virar as costas pra Câmara de Deputados. Isso é um desrespeito também com essa casa”, destacou Solla.

Na audiência, o presidente da Associação dos Ribeirinhos e Pescadores do Lago de Sobradinho, Genivaldo da Silva, recordou que boa parte das famílias abandonaram seus imóveis devido ao compromisso firmado por funcionários da Chesf de que haveria uma indenização a ser paga. No entanto, viveram em condição de miséria sem nenhuma assistência da estatal. “O que tínhamos era lona preta pra se proteger de cobras e escorpiões, que os engenheiros davam para nós. Não tinha sequer cesta básica, ficamos ao léu”, disse.

A pesquisadora do IPEA, Marta Rodrigues, revelou dados de pesquisa realizada com as 11.853 famílias remanescentes. “A maioria não tem água tratada, energia elétrica e mora em casa de taipa, mesmo estando muitas vezes a 10, 15, 20 km do lago. Vivem em situação de isolamento, algumas áreas não conseguimos chegar mesmo com carros ‘traçados’”, disse. Ela destaca que o trabalho foi iniciado após determinação do então presidente Lula, em 2009, que reconheceu a dívida histórica do Estado Brasileiro com os atingidos por barragens e determinou a reparação social desta dívida. Com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2013, esses esforços foram paralisados.


Cabrobó passara a contar com duas Promotorias de Justiça a partir 2019

por Mário Souza 11 de Dezembro de 2018 às 12:27
categoria: Regional

Com informações do MPPE - Foto MPPE

A Assessoria do Ministério Publico de Pernambuco confirmou nesta terça-feira, que o município de Cabrobó ganhará uma nova Promotoria de Justiça a partir de fevereiro de 2019. O anúncio da criação de uma segunda promotoria e da designação de dois novos promotores para a comarca foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (11).

Na noite da segunda-feira (10) eles compareceram a sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Pernambuco onde participaram de uma solenidade presidida pelo procurador-geral Francisco Dirceu Barros.

Os novos promotores de Cabrobó são: Igor De Oliveira Pacheco que vem do estado de Minas Gerais e assumirá a 1ª Promotoria. Já a 2ª Promotoria ficará a cargo de Jamile Figueiroa Silveira.

Segundo informações do MPPE, antes assumir as suas funções e prestar serviço a população cabroboense, ambos vão permanecer em Recife onde passarão por um treinamento inicial que deve durar cerca de 30 dias. Sendo assim, só devem assumir em Cabrobó, a partir de 1º de fevereiro de 2019.

Durante a solenidade realizada em Recife, os novos promotores de Cabrobó, falaram sobre a expectativa de assumir seus cargos.Para a nova promotora de Justiça, Jamile Figueirôa Silveira, essa é oportunidade de aprendizado e crescimento coletivo: “Este é um sonho realizado. Fruto de muito trabalho e esforço. Espero que a cidade de Cabrobó possa me acolher e eu possa não só combater a violência na cidade, mas também promover a cidadania e os direitos humanos”, disse ela.

Já para o promotor Igor de Oliveira Pacheco, as expectativas são as melhores possíveis. “Eu já fazia parte do Ministério Público de Minas, como servidor e almejei muito o cargo de promotor. Queremos beneficiar toda a sociedade da região.Tenho essa expectativa“, disse ele.

De acordo com o Gabinete da Procuradoria-Geral o atual Promotor de Cabrobó, Tiago Gonzalez, recebeu uma promoção e seguira em fevereiro do próximo ano para a cidade de Ouricuri.


Juazeiro ganha representante no Conselho Nacional de Pessoas com Deficiência

por Gabriela Canário 6 de Dezembro de 2018 às 09:05
categoria: Regional

Durante a eleição para representatividade do Conselho Nacional de Direitos das Pessoas com Deficiência – biênio 2019 – 2020, na última segunda-feira (03) em Brasília, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Juazeiro foi eleito com a titularidade, sendo representado pelo conselheiro Josewilson Souza.

O CONADE é um órgão superior de deliberação colegiada, criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social. O CONADE faz parte da estrutura básica da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Para a presidente do CMPD Emanuela Mariano, a cidade de Juazeiro ficará bem representada. “É uma grande conquista. Vamos contribuir para o processo de definição, planejamento e avaliação das políticas destinadas às pessoas com deficiência”, disse.

Para Josewilson Souza, a responsabilidade foi multiplicada. “Vamos continuar trabalhando com transparência, lutando ainda mais para garantirmos o espaço e o empoderamento das pessoas com deficiência da nossa Juazeiro, Estado e Nação. Precisamos retribuir a confiança que essas pessoas depositaram em nós. Contamos com o apoio da Gestão Paulo Bomfim, que sempre nos dá abertura para implementarmos políticas públicas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade e demais Secretarias”, conclui.


Juazeiro ganha Casa de Acolhimento para mulher vítima de violência doméstica

por Gabriela Canário 3 de Dezembro de 2018 às 07:53
categoria: Regional

Dentro do programa Toda Sexta Tem Obra, o prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama e autoridades locais assinou na manhã desta sexta-feira (30) o termo de implantação da Casa Abrigo Regional para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O momento inaugura simbolicamente a Casa que tem endereço sigiloso e acesso restrito.

O prefeito Paulo Bomfim destacou o cumprimento de mais uma promessa de campanha com a implantação da Casa. “É um sonho que sonhamos lá atrás com toda a sociedade juazeirense e ainda mais com as mulheres que sofrem violência doméstica em casa. Já temos uma rede forte no município e hoje realizamos mais um compromisso firmado com o povo de Juazeiro para cuidar ainda mais dessa mulher, vítima de violência”, concluiu.

Para a delegada titular da DEAM Licelma Bomfim, essa é uma grande conquista para a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Juazeiro. “Vai contribuir muito com o trabalho da Rede, porque muitas das mulheres vítimas de violência não tinham para onde ir, não tinham apoio, pois a situação de violência causa muito medo. Elas agora vão estar protegidas e em um lugar seguro”, afirmou.

A comandante da Ronda Maria da Penha Tenente Dálete Brandão, destacou a parceria com o município. “É imensurável o valor real e simbólico dessa proteção que a Casa Abrigo traz. É de extrema importância podermos proporcionar esse serviço e desenvolvermos essas ações. A prefeitura tem dado todo apoio à Rede e agora podemos assegurar o direito dessa mulher, vítima de violência, de viver”, ressaltou a tenente.

A Casa Abrigo oferece à mulher vítima de violência doméstica um serviço de abrigamento com caráter sigiloso e temporário de até 180 dias, indicado para casos gravíssimos em que a vida da mulher é ameaçada pela convivência com o agressor, tornando necessário o seu afastamento imediato, com corte de todo e qualquer contato, até a resolução das suas demandas. As vítimas recebem proteção integral incluindo moradia, alimentação, vestuário, apoio pedagógico, atenção à saúde e acompanhamento psicossocial e jurídico.

Para a secretária Cida Gama, a rede de enfrentamento à violência doméstica hoje está completa. “Juazeiro tem uma Rede de proteção já bem avançada e com a Casa fechamos a lacuna que existia. Importante seria que nada disso fosse necessário, mas precisando Juazeiro está atenta e de olhos abertos à questão”, pontuou a secretária.


Visita de Ministro da Integração a Petrolina é transferida para segunda (03)

por Gabriela Canário 30 de Novembro de 2018 às 12:22
categoria: Regional

A visita do ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, que deveria acontecer nesta sexta-feira, dia 30, a Petrolina, foi adiada. Em entrevista ao Nossa Voz, por telefone, ele pediu desculpa aos Petrolinenses e explicou que uma reunião agendada de última hora foi o motivo da mudança.

“Nós estamos na fase de transição de Governo e foi agendada uma reunião longa hoje de manhã. Mas está confirmada a nossa ida com boas notícias e prestação de contas da nossa região”, explicou. A visita foi reagendada para segunda-feira, dia 03/12.

O ministro participará da entrega de títulos de posse a 299 colonos e 33 empresas agroindustriais que iniciarão as atividades no Perímetro de Irrigação do Pontal, onde, por iniciativa do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o nome do Projeto de Irrigação do Pontal, em Petrolina (PE), será alterado para Projeto de Irrigação Deputado Osvaldo Coelho.

A homenagem consta do Projeto de Lei (PLS) 711/2015, de autoria do senador, aprovado na última terça-feira (27) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado.