asdasdasdasd

Jacaré na Câmara de Petrolina: Osório confirma corte de gastos com pessoal

por Adriana Rodrigues 20 de Fevereiro de 2018 às 11:38
categoria: Regional

O presidente da Câmara de Petrolina, Osório Siqueira (PSB), confirmou os rumores de que cortará gastos com pessoal, para equilibrar as contas da Câmara em 2018.

Para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal alguns cargos, portanto, serão exonerados, inclusive assessorias de vereadores que precisam também se adequar as regras, já que o Tribunal de Contas de Estado (TCE) pode estar de olho.

Em reunião realizada na última segunda-feira (19), o presidente comunicou aos parlamentares sua decisão. Segundo ele, os colegas tiveram algumas resistências, o que para ele, faz parte do processo. "Houve expectativas de que a arrecadação aumentasse e a Câmara tivesse um repasse maior, como isso não aconteceu a gente teve que comunicar isso aos vereadores. Houve resistência sim, mas faz parte. Eu só não vou responder na justiça por conta de pressão de vereador. Ficou bem claro, mas não posse ser diferente, qualquer pessoa que assumisse a Câmara faria do mesmo jeito. Não podemos tirar leite de pedra, temos que ter uma estrutura dentro das exigências legais".

O planejamento de corte na folha de pagamento está sendo realizado e será divulgado até o dia 27 de fevereiro. O socialista ainda não tem definido quantos funcionários serão demitidos.

 

 

 

 

 


Sede do INCRA é ocupada na manhã desta terça-feira (20) por MST e orgão encerra expediente

por Simone Marques 20 de Fevereiro de 2018 às 10:58
categoria: Regional

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) ocupararam nesta manhã de terça-feira (20) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Petrolina.

inúmeros trabalhadores de Cabrobó e cidades do Sertão do Araripe participam da ocupação.

Em outubro de 2017, os integrantes ocuparam pela segunda vez no mesmo ano a sede do INCRA onde cobravam promessas feitas na última reunião. De acordo com Antonio Moisés nenhuma promessa feita havia sido cumprida, principalmente o envio de recursos para desapropriação e vistorias e chegou a classificar o INCRA como incapaz e com trabalho humano desafado. 

O movimento social aguarda o Superintendente do INCRA em Petrolina, Bruno Medrado, que deve receber os manifestantes na tarde desta segunda-feira (16), para ouvir e renegociar as exigências feitas pelo movimento.



Nota sobre ocupação



O Incra do Médio São Francisco, em Petrolina/PE, comunica que, na manha desta terça-feira (20) a sede foi ocupada pelo Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e que por este motivo o atendimento ao público está suspenso. Entretanto o movimento social aguarda o retorno do Superintendente, Bruno Medrado, em viagem a serviço fora do município, para apresentar a pauta de reivindicação. 

 

 


Bolsa Família é cancelado para famílias que declararam dados incorretos em Petrolina

por Simone Marques 19 de Fevereiro de 2018 às 19:11
categoria: Regional

Mais de 700 famílias de Petrolina beneficiadas pelo programa Bolsa Família tiveram o benefício cancelado após uma fiscalização realizada pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) que identificou inconsistências nos dados fornecidos pelos beneficiários.

De acordo com a diretora da Casa Bolsa da Prefeitura de Petrolina, Gláucia Andrade, a ação dos órgãos fiscalizadores identificou informações incorretas referentes à renda familiar. Gláucia lembra que o número de benefícios cancelados alerta para a importância de fornecer dados corretos durante o cadastro.

“Esta fiscalização é muito importante para a credibilidade desse programa. A partir destes cancelamentos, fica reforçada a seriedade e o cunho legal das informações sobre a renda familiar que são prestadas pelos beneficiários no ato da entrevista. É necessário que as pessoas saibam que os órgãos fiscalizadores estão atentos a todos os dados informados, pois  o programa é fiscalizado para garantir que, de fato, o público alvo seja alcançado”, disse.

Conforme consta no relatório da CGU, 345.906 famílias em todo Brasil apresentam fortes indícios de terem declarado de forma incorreta as informações de renda no momento do cadastramento. Elas poderão receber sanções legais, como o cancelamento dos respectivos benefícios e a devolução dos valores indevidamente recebidos, além da impossibilidade de retornar ao Bolsa Família.

Caso a família restitua os valores recebidos indevidamente, poderá voltar ao programa após 12 meses da data do pagamento. Como a CGU também encaminha o relatório ao Ministério Público Federal, os casos identificados poderão ser objeto de inquérito da Polícia Federal para responsabilização criminal do responsável familiar, que tenha omitido ou subdeclarado renda no momento do cadastramento ou da atualização cadastral.

 


Reeducandos do regime semiaberto são contratados para trabalhar

por Simone Marques 19 de Fevereiro de 2018 às 15:43
categoria: Regional

A Prefeitura de Itamaracá ofertará a detentos da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), oportunidades de trabalho remunerado e com direito à redução de pena para 20 reeducandos.

Visando fortalecer a reinserção dos detentos à sociedade por meio do trabalho, até o final desde mês de fevereiro, os reeducandos do regime semiaberto, sairão da unidade prisional, sendo monitorados por tornozeleira eletrônica, pela manhã e só retornarão no final da tarde, após cumprirem a jornada de trabalho.

Entre os detentos selecionados pela Seres há profissionais de pintura, elétrica e encanação. O convênio ainda prevê atividades laborais nas áreas de serviços gerais englobando capinação, jardinagem, pintura e varrição de vias públicas, manutenção e recuperação de praças, canais e prédios.

Segundo o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, que todos ao redor do detendo ganha com a nova oportunidade de trabalho. "A Seres está cumprindo com o que considera prioridade para a ressocialização que é a oferta de trabalho. Ganha o detento, sua família e o sistema prisional”.

O trabalho externo garante à pessoa privada de liberdade (PPL) 75% de um salário mínimo, sendo 25% correspondente ao pecúlio que é entregue à PPL quando alcançar a liberdade por livramento condicional, progressão para o regime aberto ou pela extinção de pena. Com base na lei de execuções penais, o detento tem direito à redução de um dia de pena a cada três trabalhados.

O convênio tem uma duração de 12 meses podendo ser prorrogado.(JConline)


Ministro Mendonça Filho participa de inauguração de escolas e solenidade de credenciamento de Faculdade em Cabrobó

por Mário Souza 16 de Fevereiro de 2018 às 19:28
categoria: Regional

O Ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), visitou a cidade de Cabrobó nesta sexta-feira (16). Mendonça foi recebido pelo, Prefeito Marcílio Cavalcante (PMDB), o Deputado Rodrigo Novaes (PSD), e Secretaria Municipal de Educação Lorena Sampaio.

Também prestigiaram a passagem do titular da Educação do Governo Michel Temer, o ex-Deputado Federal Guilherme Coelho e a Gerente Regional de Educação do Médio São Francisco Anete Ferraz.

Durante sua passagem pela cidade, o Ministro participou de um evento na Aldeia Cantiguinha, Comunidade Indígena Truká na Ilha da Assunção, onde ouviu os pleitos das lideranças. Ainda em Cabrobó, Mendonça Filho visitou a sede da Faculdade do Sertão do São Francisco, que recentemente teve seu credenciamento aprovado pelo MEC. A FASF é a primeira instituição de ensino superior do município de Cabrobó.

A Faculdade que nasceu da iniciativa da professora Hosanete de Souza Madeiros, vai ofertar os cursos de graduação de serviço social e licenciatura em educação física e pedagogia, com 100 vagas anuais para cada um, no período noturno

Logo após a vista a nova faculdade, o Ministro concedeu entrevista ao programa Nossa Voz da Grande Rio Fm Cabrobó. Além de avaliar como positiva sua agenda na cidade e comentar as solicitações feitas pela população indígena, Mendonça fez um balanço de suas ações a frente da pasta que deve deixar no próximo dia 7 de abril. “Nosso balanço é muito positivo, sobre tuoo a contribuição que podemos dar a Pernambuco. Fizemos muitas ações no estado, parcerias na educação básica, ensino médio, pré-escola, creches, quadra poliesportiva. Ações que fortalecem a economia de Pernambuco e melhoram o campo educacional. Expansão da UNIVASF, expansão da Universidade Federal de Pernambuco e a Federal Rural de Pernambuco. Na educação técnica, investimos no Instituto Federal do Sertão que tem sede em Petrolina e Instituto Federal de Pernambuco que tem sede em Recife e se espalha por todo o estado” ressaltou.

Apesar de a assessoria evitar dar a agenda uma conotação politica, durante a entrevista o Ministro foi questionado sobre o cenário para as eleições do próximo mês de outubro para Governo do Estado. Segundo Mendonça Filho existem 3 bons nomes e o caminho seria escolher um e os outros dois disputariam o Senado. “Acho que temos nomes qualificados e na hora certa vamos escolher um nome para o governo do estado e os outros dois disputariam o senado. Eu imagino que agora seja a hora de construir um projeto para pernambuco e no segundo momento certamente vamos discutir quem pode liderar esse processo para disputar o Governo de Pernambuco. Eu estou à disposição de Pernambuco e dos Pernambucos para compor essa aliança da melhor maneira possivél e servir ao meu estado como sempre fiz comentou.

A última parada do Ministro da Educação em solo cabroboense, foi a inauguração de duas Escolas Municipais localizadas na comunidade Quilombola do Jatobá e no Assentamento Jiboia. A solenidade foi realizada nas dependências da nova unidade de ensino sediada no assentamento ha 17 Km da zona urbana do município. As escolas foram concluidas através de recursos do FNDE.

 


Multas ambientais vão bancar recuperação da bacia do São Francisco

por Simone Marques 16 de Fevereiro de 2018 às 15:50
categoria: Regional

A bacia do Rio São Francisco, uma das mais castigadas de todo o País, será a primeira a receber recursos do programa de conversão de multas do Ibama, ação que converte punições financeiras aplicadas pelo órgão em financiamento de ações para recuperação ambiental. Além do São Francisco, que concentra extensas áreas de degradação entre Minas Gerais e Bahia, o programa vai incluir ações de recuperação para trechos da Bacia do Rio Parnaíba, entre Piauí e Maranhão.

Um chamamento público será publicado nos próximos dias pelo Ibama, para detalhar a seleção de projetos que poderão ser apoiados pelas empresas punidas por infrações ambientais, as quais não podem ter nenhuma relação com as iniciativas que financiarão.

Nesta sexta-feira (16) o Ibama publicou no Diário Oficial da União uma instrução normativa que regulamenta como funcionará o programa de conversão de multas. As regras preveem que a matriz do órgão, em Brasília, dará a palavra final sobre quais iniciativas serão financiadas com a conversão de multas. O objetivo é evitar conflitos de interesse entre superintendências do órgão nos Estados.

A Petrobrás, que concentra um dos maiores passivos de multas já aplicadas pelo Ibama, já sinalizou interesse em aderir ao programa. O Ibama não comenta o assunto, mas a expectativa é de que cerca de R$ 300 milhões da petroleira possam ser aplicados em programas de recuperação do São Francisco.

A escolha dos rios como destino do programa de conversão está atrelada à prioridade dos programas encampados pelo Ibama, que voltará sua atenção neste ano a ações para conter a crise hídrica.

A empresa que aderir à conversão de multas tem como incentivo um desconto de 60% em relação ao valor total da punição. Dessa forma, o Ibama espera atrair um maior número de interessados e evitar a judicialização interminável que toma conta desses processos. Há casos de multas que tramitam há 15 anos na Justiça, sem conclusão. Entre 2011 e 2016, o total de multas aplicadas pelo Ibama chegou a R$ 23 bilhões. Desse montante, apenas R$ 604,9 milhões foram efetivamente pagos, o que corresponde a 2,62% do total.

O Ibama aplica cerca de 8 mil multas por ano, somando aproximadamente R$ 4 bilhões anuais de punições. Os pagamentos, em média, nunca ultrapassam 4% desse valor.(JConline)


Inmet alerta para fortes chuvas nas próximas 24h em Pernambuco

por Adriana Rodrigues 15 de Fevereiro de 2018 às 17:47
categoria: Regional

Fortes chuvas devem cair em Pernambuco nas próximas 24h. O alerta foi divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além da Região Metropolitana do Recife, o moradores da Mata pernambucana, do Agreste e do Sertão devem ficar atentos.

Os acúmulos podem ser significativos, chegando a 50 mm/dia e devem permanecer até a noite da sexta-feira (16). De acordo com o chefe da seção de Previsão do Tempo do Inmet no Recife Edinaldo Correa, nuvens carregadas estão se formando no Oceano Atlântico devido à temperatura elevada e as chuvas podem atingir várias áreas. “Ainda não está chovendo porque as nuvens estão oceano. Mas isso deve acontecer no decorrer de hoje e amanhã, e afetar da localidade Leste ao Sertão”.

As precipitações podem cair desde a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, até a costa do Recife. Os pernambucanos devem ficar atentos as rajadas de vento e descargas elétricas.

Quando contactada, a  Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) confirmou a previsão de fortes chuvas desde a madrugada da sexta-feira e informou que emitirá um alerta nas próximas horas.


Ministro Mendonça Filho visita Cabrobó nesta sexta

por Mário Souza 15 de Fevereiro de 2018 às 17:20
categoria: Regional

O Ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), visitará a cidade de Cabrobó-PE nesta sexta-feira (16). Em sua passagem pelo município participara da inauguração da Escola Municipal Maria Araújo de Oliveira, localizada no Assentamento Jiboia,na zona rural do município.

Mendonça também participará da solenidade alusiva a portaria da Faculdade do Sertão do São Francisco (FASF), que recentemente teve seu credenciamento aprovado pelo MEC.

Em Cabrobó, Mendonça Filho será recebido às 10horas da manhã, pelo Prefeito Marcílio Cavalcante (PMDB).

Vale lembrar que o Democrata também é cotada como possível pré-candidato ao Governo do Estado de Pernambuco nas próximas eleições de outubro.


Estrada da Banana deve passar por urbanização

por Simone Marques 15 de Fevereiro de 2018 às 10:04
categoria: Regional

Quem está sorrindo à toa com o anúncio da urbanização da Estrada da Banana (trecho da Avenida Sete de Setembro ao Bairro Pedra Linda), é o presidente licenciado da Central Única de Bairros (Cubape), Pedro Caldas.

Ele conversou com o senador Fernando Bezerra Coelho e o ministro Fernando Filho (Minas e Energia), no último final de semana, quando ambos estiveram para o Carnaval de Petrolina e garantiram a presença do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, no próximo mês. Ele vem novamente à cidade para anunciar a duplicação da Avenida Honorato Viana, com a implantação de três viadutos, além dos dois da Sete de Setembro.

Enquanto presidente da Cubape, Caldas foi um dos que mais reivindicaram ações para a mobilidade urbana de Petrolina na gestão passada. Agora, ele diz esperar que o prefeito Miguel Coelho, juntamente com seu pai e o irmão ministro, também consiga viabilizar os recursos necessários para o novo anel viário da cidade.


Carnaval do Recife tem público recorde e reúne mais de 1,6 milhão de pessoas

por Simone Marques 15 de Fevereiro de 2018 às 09:58
categoria: Carnaval 2018

Durante quatro dias, o Recife desfilou as cores de sua tradição reforçando os pontos fortes do carnaval com uma alegria genuína em uma festa democrática e multicultural. Foram mais de 1,6 milhão de pessoas, incluindo recifenses, pernambucanos e visitantes de todo o mundo a brincar na capital. A estatística aponta recorde de público com 300 mil pessoas a mais do que o registrado no carnaval do ano passado. Ao todo, foram aproximadamente 2,7 mil apresentações nos 44 polos distribuídos por toda a cidade. A festa começou no dia 9 de janeiro e só acabou na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, com o tradicional Arrastão do Frevo, cortejo de 150 músicos comandado pelo maestro Spok.

Somente o Expresso da Folia, foi responsável pelo transporte de 47,6 mil passageiros, um aumento de 62,4% em relação ao ano passado, quando 29,3 mil pessoas usaram o serviço. A Central do Carnaval recebeu 440 mil visitas, cerca de 10% a mais do que em 2017, e os Estacionamentos gratuitos disponibilizados na Prefeitura do Recife tiveram a maior procura desde que o serviço começou a ser disponibilizado com 18.612 veículos atendidos.

A movimentação turística também revela o tamanho do carnaval do Recife deste ano. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco registrou 97% de ocupação na rede hoteleira. Durante o carnaval, o Aeroporto Internacional dos Guararapes recebeu 126 voos extras, um crescimento 24,4% em relação ao ano passado, chegando a 300 mil passageiros. O Terminal Integral de Passageiros (TIP) também registrou um aumento de 10% em relação ao carnaval do ano passado, chegando a 200 viagens extras.

No Bairro do Recife, a festa tinha pressa para começar, e a Prefeitura do Recife inovou ao começar mais cedo os desfiles do Corredor do Frevo, que começavam às 16h e por onde passaram 63 blocos e agremiações. Em todo o carnaval, foram 761 apresentações de agremiações. Nos polos, montados na Praça do Arsenal, Rua da Moeda e Marco Zero, foram mais de 128 shows. O destaque ficou para a noite da segunda feira, quando mais de 300 mil pessoas foram ao Bairro do Recife, cantar com Devotos, Natiruts, Skank e Nando Reis no palco do Marco Zero. Ainda teve shows de Fundo de Quintal, Fafá de Belém, Paralamas do Sucesso, Gaby Amarantos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Almir Rouche, Nação Zumbi, Lenine, Jota Quest, Ave Sangria, Eddie, além dos homenageados da festa, Nena Queiroga e Jota Michiles nos demais dias.

Nos polos descentralizados, também houve festa. Na Várzea, mais de 15 mil pessoas viram Lenine, Ave Sangria, Geraldo Azevedo, Silvério Pessoa e Mônica Feijó, na noite do domingo. Na segunda, o público foi ainda maior. Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a apresentação de Nação Zumbi com a participação de Siba, além da Academia da Berlinda e outras atrações. No domingo, a Lagoa do Araçá registrou um recorde de público, com um afinado coro de 10 mil pessoas, que fizeram segunda voz para o cantor Nando Reis. A festa continuou com André Rio e Banda Pinguim, entre outros. Em Brasília Teimosa, no domingo, cinco mil pessoas assistiram à Nação Zumbi, Luiza Possi, Fim de Feira e muitos outros que fizeram a festa na Zona Sul durar até de manhã.

Realizado este ano nas Avenidas Dantas Barreto e do Forte, o Concurso de Agremiações é a única programação momesca que ainda não acabou. Nesta quinta, acontece o encerramento no Pátio de São Pedro, a partir das 10h, com a contagem dos votos para escolha das vencedoras.

Os pequenos recifenses não deixaram de aproveitar a festa, em polos que ofereceram programação exclusiva para a criançada. Nos parques da Jaqueira, Macaxeira, Dona Lindu e Santana, aproximadamente 11 mil foliões de todas as idades curtiram dois dias de apresentações, reforçando a relação das futuras gerações com toda a riqueza cultural do Estado.

Este ano, a quinta-feira que antecedeu a abertura oficial do carnaval do Recife abriu espaço para as manifestações culturais afro-brasileiras dos Afoxés e dos Maracatus, com uma inédita lavagem da Avenida Rio Branco. A ação, batizada de Ubuntu, começou às 16h, com saída de cortejo rumo ao Marco Zero, onde precederam o espetáculo Tumaraca, Encontro de Nações. No palco, 700 batuqueiros das 13 Nações de Maracatu Nação que integram o Tumaraca, fizeram do espetáculo um encerramento de prévias carnavalescas com gostinho de abertura, em uma apresentação que reuniu uma multidão no Marco Zero e contou com as participações especiais de Isaar, Zé Brown e Guitinho de Xambá, do Grupo Bongar.

CARNAVAL DO RECIFE EM NÚMEROS

2.697 apresentações, incluindo palcos e agremiações

99% de atrações pernambucanas

1.354 artistas contemplados

144 apresentações de orquestras

761 apresentações de agremiações

438 atendimentos para blocos/agremiações de rua

97% de ocupação da rede hoteleira 

PÚBLICO TOTAL 1,6 milhão de pessoas

A Prefeitura do Recife concedeu apoio financeiro de R$ 2,9 milhões para 309 agremiações que participaram da festa. A primeira parcela, R$ 1,4 milhão, já foi paga. A quitação da segunda será após o carnaval mediante prestação de contas e comprovação do desfile.

Os prêmios para os concursos de Rei e Rainha do Carnaval, Fantasias, Passistas (Juvenil, Adulto e de Rua), Porta-Estandarte, (Índio, Caboclinho, Maracatu Baque Virado, Maracatu de Baque Solto, Clubes e Troças de Frevo), Porta-Bandeira e Mestre Sala e Porta-Flabelo somaram R$ 877.540. O concurso de agremiações foram feitos em 11 modalidades: Troças Carnavalescas, Clubes de Frevo, Clubes de Boneco, Blocos de Pau e Corda, Maracatus de Baque Solto, Maracatus de Baque Virado, Caboclinhos, Tribos de Índios, Bois de Carnaval, Ursos  (La Ursa) e Escolas de Samba. (Diario de PE)