asdasdasdasd

Carnaval: Alteração no trânsito de Petrolina começa neste sábado (22)

por Milena Pacheco 18 de Fevereiro de 2020 às 10:15
categoria: Regional

Atenção condutores de veículos, o trânsito nas ruas do Centro de Petrolina será alterado a partir do sábado (22). As mudanças para o Carnaval na área serão no acesso aos Polos Praça 21 de Setembro e a Orla.

De acordo com a Ammpla, na Avenida Cardoso de Sá, dois pontos serão bloqueados: Em frente à Escola Dom Malan e próximo à Rua Joaquim André. No local, os veículos poderão seguir para a Avenida Guararapes numa contramão autorizada durante os dias de folia.

As interdições que serão feitas entre os dias 22 e 25, sempre a partir das 16h, também serão realizadas na Avenida Joaquim Nabuco; Rua Dr. Júlio de Melo e nas proximidades da Praça 21 de Setembro.

Quem quiser curtir a festa sem se preocupar em conduzir veículos, no período serão disponibilizados os veículos da linha ‘Corujão’, a partir da meia noite. Os pontos do ônibus serão em frente ao Edifício Moxotó e ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Reprodução)


Pela primeira vez, Petrolina será destaque em tradicional Baile Municipal do Recife

por Milena Pacheco 17 de Fevereiro de 2020 às 09:05
categoria: Regional

A  arte sertaneja e a cultura petrolinense serão prestigiadas por milhares de pessoas na noite deste sábado (15), durante o 56º Baile Municipal do Recife.  Através do talento do filho da terra, Antônio Matos, o Toinho Matos, como é popularmente conhecido, pela primeira vez, Petrolina conquistou o título de campeã em uma das categorias do tradicional Concurso de Fantasia do Carnaval do Recife.

Após conquistar o bicampeonato no Concurso de Fantasias do Carnaval de Petrolina, realizado no último dia 7 de fevereiro, Antônio Matos também foi destaque no concurso carnavalesco da capital, no qual conquistou na categoria “Originalidade” o primeiro e segundo lugar com as fantasias “Oxum Opará, a Moça que mora n’água” e “Dia Branco, um brinde à musicalidade de Geraldo Azevedo”. Diante do público recifense, a criatividade e talento de um artista do Sertão perbambucano não passaram despercebidos.

Essa foi a primeira participação do artista na competição. Graças ao apoio dado pela Prefeitura de Petrolina, esse desejo antigo virou realidade. “Nunca Petrolina teve um representante em toda história do Concurso de Fantasias e Baile Municipal do Recife. Em 2020, ganhamos o primeiro e segundo lugares entre 16 concorrentes. O apoio da prefeitura de Petrolina foi essencial neste momento, através da secretaria executiva de Cultura. São parcerias como essa que faz com que, realmente, a atual gestão assuma seu compromisso com o seguimento cultural da nossa cidade. É com esse tipo de diálogo e parcerias que acho que se constrói grandes realizações culturais. Estamos muito felizes em representar Petrolina aqui na capital pernambucana e sair vitoriosos”, destaca Antônio Matos.

O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, ressalta a importância de valorizar os artistas locais também em eventos fora de Petrolina. “É superimportante essa adesão de Petrolina a um concurso desse porte, um dos Concursos de Fantasias mais tradicionais do país. Estamos felizes e entendemos nosso papel como gestão de estar perto desses artistas nessas escolhas. Estamos felicíssimos e orgulhosos da vitória do nosso querido petrolinense, nosso artista Antônio Matos”, afirma. (Ascom/Foto Divulgação)


Proibição de uso e venda de canudos plásticos em Pernambuco é aprovada na Alepe

por Milena Pacheco 14 de Fevereiro de 2020 às 09:48
categoria: Regional

Os canudos plásticos podem deixar de ser comercializados e distribuídos em Pernambuco a partir de janeiro de 2022. A proibição, aprovada nesta quarta (12) pela Comissão de Meio Ambiente, visa reduzir os impactos ambientais provocados pelo acúmulo desse material, cujo tempo médio de decomposição ultrapassa os 450 anos.

Foto: Agência Brasil/Reprodução

Segundo a proposta, hotéis, restaurantes, bares e lanchonetes instalados no estado deverão disponibilizar aos clientes canudos produzidos com elemento biodegradável, como papel, ou que sejam de material reutilizável, a exemplo de metal e vidro. O descumprimento das disposições sujeitará o infrator a penalidades previstas na Lei Federal n° 9.605/1998, que trata de atividades lesivas ao meio ambiente.

O texto acatado pelo colegiado engloba as contribuições presentes em dois projetos de lei (PLs) que tramitam em conjunto na Alepe: o de n° 68/2019, apresentado pela deputada Simone Santana (PSB), e o de n° 1928/2018, de autoria do ex-deputado Everaldo Cabral e desarquivado, nesta legislatura, pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PSB).

“Esse projeto é o ponto de partida para uma série de ações que devem ser tomadas para reduzir o uso de plástico em nosso Estado. É preciso pensarmos na utilização racional deste material de difícil decomposição e, quando possível, na sua abolição”, registrou Simone Santana. “É uma prática que já vem sendo promovida em várias cidades brasileiras, e nossa esperança é de que ela contribua para mudança de consciência e de conduta da população”, acrescentou.

Presidida pelo deputado Wanderson Florêncio (PSC), a Comissão aprovou outras quatro matérias na reunião desta manhã. Entre elas está o PL n° 453/2019, que obriga as instituições públicas de Pernambuco a informar o consumo mensal de água e energia em seus sites oficiais. A proposta é de autoria do deputado Romero Albuquerque (PP). (Fonte: Diário de Pernambuco/Foto: Agência Brasil/Reprodução)


Grande Rio AM comemora 39 anos com protagonismo no AM

por Milena Pacheco 13 de Fevereiro de 2020 às 15:06
categoria: Homenagem

Emissora com quase 4 décadas de fundação fará grande festa com seus ouvintes. Prefixo decidiu por hora não migrar para o FM e diz não se arrepender.

Uma rádio que nasceu, cresceu e se mantém forte no segmento AM de comunicação no Vale do São Francisco a ponto de decidir manter-se na faixa, sem aderir pelo menos no momento à migração para a faixa FM e que diz não se arrepender.

Ao contrário, a Grande Rio AM 680, inaugurada em 1982, hoje é reconhecida como uma das emissoras de prefixo AM de maior audiência do Nordeste.

Com uma programação eclética a rádio prioriza a informação com uma linguagem popular facilitando a compreensão dos ouvintes de todas as camadas sociais. A “rádio que todos ouvem” é tradicional mas não esqueceu a convergência tecnológica. É líder absoluta na internet, como a rádio mais acessada pelos internautas do sertão pernambucano, segundo o Radios.com.br, que há mais de 14 anos faz um ranking das rádios mais ouvidas pela Internet.

Também está presente em plataformas como o Facebook, com transmissão ao vivo.

E para brindar com sua audiência, a Rádio Grande Rio AM, como todos os anos, realiza uma festa com centenas de ouvintes no pátio em frente à emissora. A transmissão da festa ao vivo tem sorteio de vários prêmios: geladeira, televisão, fogão, bicicleta, vários são os prêmios ofertados pelos parceiros comerciais da rádio.

O anúncio dos contemplados com a premiação, é realizado pelo Gerente Geral e radialista Francisco Fernandes. Coincidência ou não, Chico Fernandes aniversaria na mesma data da emissora, 14 de fevereiro.

Outra curiosidade é o envio de mensagens em pedacinhos de papel assinados por milhares de ouvintes para concorrer aos prêmios, mostrando a expansão e alcance do prefixo. A chuva de mensagens coroa a história da emissora.

A ASSERPE parabeniza todos que fazem a Grande Rio AM. “É um símbolo de resistência sertaneja”, diz o Presidente da entidade, Nill Júnior. (Fonte: asserpe.org.br/Foto: Arquivo GR) 


Concursados de 2012 tomam posse em Cabrobó

por Milena Pacheco 13 de Fevereiro de 2020 às 11:29
categoria: Regional

Com uma atraso de mais de 7 anos e após vários ações na Justiça, 76 pessoas aprovadas no Concurso Público da Prefeitura de Cabrobó, realizado em 2012, tomaram posse nesta quarta-feira (12) como novos servidores do município.

Mesmo tendo sido aprovados e ficado entre os classificados para assumir seus cargos, o grupo não foi convocado dentro do tempo de validade do certame, que foi de 2 anos. No entanto, em muitos casos um profissional contratado ocupava a função, o que segundo o Ministério Público – comprova a necessidade de convocação dos concursados.

Foto: Mário Souza/ GRFM

A posse dos novos servidores públicos de Cabrobó, foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com todo o staff de secretários municipais e do gestor Marcílio Cavalcante.

Para o chefe do executivo, a chegada dos novos servidores pode iniciar uma nova fase do funcionalismo, já que segundo ele sua gestão herdou uma série de mazelas de outras administrações. “Temos uma série de servidores cedidos e deixam lacunas no quadro. Lutamos contra a prática de servidores que pagavam para que outro cumprisse a carga horária e muitos que simplesmente não querem trabalhar. Esperamos que esse grupo que está chegando e lutou para tomar posse, simplesmente ocupe seu cargo e faça seu trabalho. Isso vai favorecer o contribuinte que é o nosso patrão” ressaltou.

Os novos servidores serão lotados nas Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: (Foto: Mário Souza/ GRFM)


Chapéu de Palha cadastra 6.398 trabalhadores no Sertão do São Francisco

por Milena Pacheco 12 de Fevereiro de 2020 às 10:12
categoria: Regional

(Fotos: Douglas Fagner/Seplag)

 

O programa Chapéu de Palha (PCP) 2020 cadastrou 6.398 trabalhadores rurais da Fruticultura Irrigada e da Pesca Artesanal na região do Sertão do São Francisco, no período de 20 de janeiro a 7 de fevereiro. Os cadastramentos foram realizados nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolina – o maior polo, que concentrou mais de 70% dos cadastramentos da região.

Esses beneficiários terão direito ao recebimento de uma bolsa mensal no valor de R$ 271,10 (fruticultura) ou R$ 281,90 (pesca) durante o período da entressafra e do inverno, que dura quatro meses. A ajuda financeira está condicionada à participação do beneficiário em cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), gestora do Programa Chapéu De Palha, em parceria com outras secretarias estaduais como a da Mulher e a de Trabalho e Qualificação.

(Fotos: Douglas Fagner/Seplag)

Desde que o Programa Chapéu de Palha foi instituído, milhares de trabalhadores se capacitaram com os cursos oferecidos. Muitos deles encontraram nos cursos a oportunidade para deixar o trabalho rural definitivamente, incorporando uma nova fonte de renda para subsistência de suas famílias. O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, destaca esta característica do Chapéu de Palha. “O empreendedorismo individual é muito estimulado, sobretudo nos segmentos de artesanato e gastronomia”, afirmou.

A ex-trabalhadora rural Cecília Gomes de Siqueira trabalhou durante oito anos na fruticultura irrigada do Vale do São Francisco e, enquanto se beneficiou com a bolsa do Chapéu de Palha, fez diversos cursos oferecidos pelo Programa a cada período de entressafra. O curso que mudou sua vida foi o de Panificação. Há dois anos se tornou empreendedora no ramo gastronômico e hoje sobrevive com uma renda mensal de dois salários mínimos vendendo produtos à base de pão de batata. “O Programa Chapéu de Palha fez toda a diferença na minha vida. Tenho 45 anos e poderia perder a saúde trabalhando na roça até envelhecer. Hoje eu vendo meus lanches e tenho carro, computador e internet em casa”, disse Cecília, que também trabalha replicando o empreendedorismo, ministrando o mesmo curso que mudou sua vida.

PETROLINA – O maior polo de cadastramento foi instalado de 3 a 7 de fevereiro no Centro de Convenções de Petrolina. A novidade deste ano foi a informatização que integrou as três etapas do processo de cadastramento: triagem, cadastramento e capacitação. Com isso, cada beneficiário levou cerca de 10 minutos para se habilitar na edição 2020 do programa.

A Seplag montou uma estrutura que incorporou vários serviços do governo estadual no Centro de Convenções de Petrolina. A SDS ofereceu 185 senhas diárias para tirar a nova carteira de identidade, totalizando mais de 900 documentos disponibilizados gratuitamente no período de 3 a 7 de fevereiro. Já a Secretaria de Saúde levou para o local o Ônibus da Prevenção, com exames gratuitos e distribuição de preservativos e campanhas de conscientização sobre sexo seguro e contracepção. Já a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), montou um estande para oferecer microcrédito aos trabalhadores rurais.

O gerente de Pequeno Negócio da AGE, Nelson Cordeiro, explicou que durante a semana de cadastramento no Chapéu de Palha recebeu cerca de 60 beneficiários por dia. “Oferecemos um crédito popular no valor de R$ 3 mil, podendo ser pago em doze vezes com os menores juros do mercado”, explicou o gerente. A Compesa também montou uma estrutura no local, oferecendo água mineral gratuitamente aos beneficiários. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: (Fotos: Douglas Fagner/Seplag)


Prefeitura de Petrolina divulga calendário com feriados para 2020

por Milena Pacheco 12 de Fevereiro de 2020 às 09:38
categoria: Regional

Foto: reprodução

A prefeitura divulgou a publicação do decreto no Diário Oficial do Município, que estabelece o calendário de feriados de 2020. O decreto altera o funcionamento para os órgãos e entidades da Administração direta e indireta do Poder Executivo Municipal.  

Segundo a Procuradoria Municipal, foram considerados os tradicionais feriados civis e religiosos de âmbito nacional, estadual ou municipal, que modificam a rotina dos serviços públicos. (Fonte: Blog Nossa Voz/foto: reprodução)

Confira o calendário:

1º de janeiro (quarta-feira) – Confraternização Universal

24 de fevereiro (segunda-feira) ponto facultativo

25 de fevereiro (terça-feira) (Carnaval)

6 de março (sexta-feira) – Data Magna

10 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo

21 de abril (terça-feira) – Tiradentes

1º de maio (sexta- feira) – Dia Mundial do Trabalhador

11 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi

24 de junho (quarta-feira) – São João

15 de agosto (sábado) – Nossa Senhora Rainha dos Anjos

7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil

21 de setembro (segunda-feira) – Emancipação Política do Município de Petrolina

12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida

28 de outubro (quarta-feira) – Servidor Público

02 de novembro (segunda-feira) – Finados

15 de novembro (domingo) – Proclamação da República

25 de dezembro (sexta-feira) – Natal


Muriçocas na Rodoviária de Juazeiro parecem multidão pulando carnaval; Confira vídeo

por Milena Pacheco 10 de Fevereiro de 2020 às 09:55
categoria: Regional

(Foto: karine Paixão/ Nossa Voz)

Não tem jeito não! A rodoviária de Juazeiro continua sendo palco para a avalanche de muriçocas. Os passageiros que precisam ficar na espera por atendimento ou embarque tem um verdadeiro Fight com os muriçocas, isso porque a aglomeração dos insetos no local chega a ser absurda.

A repórter do Nossa Voz, karine Paixão, esteve no local para embarcar sua mãe na noite deste sábado (08) e ficou perplexa com o que viu.

Em um vídeo, nas suas redes sociais Karine mostra a situação e faz um alerta. “Protejam-se, viu? Se precisarem passar por aqui”.

Confira vídeo: 


Podcast Remexendo a Notícia atualiza informações sobre Coronavírus

por Milena Pacheco 6 de Fevereiro de 2020 às 14:20
categoria: Regional

Novo inimigo invisível da humanidade, o coronavírus começou na China e está se espalhando pelo mundo. Só na China foram contabilizadas 425 mortes e mais de 20.400 mil casos confirmados da doença.

Na edição de hoje (04), Vanda Torres e Cristina França ouviram especialistas e fizeram comparativos do coronavírus com as outras síndromes respiratórias graves e afastam o pânico causado pelas fake news relacionadas a doença.

Ficou curioso? Aperte o play e saiba como se prevenir contra o coronavírus com o podcast Remexendo a Notícia:


Administração da Ilha do Fogo deve deixar de ser da prefeitura de Petrolina

por Milena Pacheco 6 de Fevereiro de 2020 às 14:15
categoria: Regional

Pesquisa do IBGE constatou que as Ilhas do Fogo e Rodeadouro pertencem a Juazeiro e a ilha do Massangano a Petrolina.

A administração da Ilha do Fogo deve deixar de ser da prefeitura de Petrolina, no Sertão Pernambucano, para se tornar responsabilidade da prefeitura de Juazeiro, no norte da Bahia. A mudança será em decorrência da redefinição dos limites territoriais dos municípios.

De acordo com a prefeitura de Petrolina, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo para definir os limites entre Pernambuco e Bahia. A pesquisa constatou que as Ilhas do Fogo e Rodeadouro pertencem a Juazeiro e a ilha do Massangano a Petrolina.

A mudança deve ocorrer após finalização do processo que está em andamento, para criação de um Projeto de Lei para regulamentar a divisão. (Fonte: G1/Petrolina)

Confira a nota completa da prefeitura de Petrolina

"A Prefeitura de Petrolina esclarece que Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo a pedido do Ministério Público de Pernambuco, para definição dos limites entre Pernambuco e Bahia. Foi constatado que as ilhas do Fogo e Rodeadouro pertencem a Juazeiro (BA), já a Ilha do Massangano pertence a Petrolina. Informa ainda que em outubro foi realizada uma audiência pública com representantes do IBGE, SEI Bahia, Condep-Fiden de Pernambuco e das procuradorias dos dois estados, para discutir a definição dos limites territoriais. Na ocasião, foi definida a criação de um Projeto de Lei para que a divisão seja regulamentada. O processo está em andamento".