asdasdasdasd

Guilherme Coelho participa de homenagem aos agricultores na Assembleia de São Paulo

por Milena Pacheco 9 de Agosto de 2019 às 13:04
categoria: Homenagem

Sessão Solene em homenagem ao Dia do Agricultor e do Produtor Rural. (Foto: Divulgação)

Reconhecido por defender a bandeira da agricultura como grande vetor de desenvolvimento para o país, o empresário de fruticultura e vice-presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), Guilherme Coelho, foi convidado para participar da sessão solene em homenagem ao Dia do Agricultor e Produtor Rural, realizada esta semana na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Guilherme Coelho e Frederico D’ ávila. (Foto: Divulgação)

A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Frederico D´ávila (PSL/SP) e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB/SP), além de representantes do governo do estado, do Comando Geral da Polícia militar, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Guilherme Coelho fez questão de mencionar as suas raízes no semiárido nordestino, e destacar as potencialidades da cidade onde mora, Petrolina. “Há muitos anos o destino da nossa região era ser pobre. Apesar da abundância de sol e terra fértil, o acesso a água era concentrado nas margens do Rio São Francisco. Mas aí veio a irrigação e a força de muitos. Irrigação transforma a vida das pessoas. E transforma sempre para melhor”, contextualizou o vice-presidente.

O deputado D’ávila também aproveitou a oportunidade para homenagear Guilherme Coelho e outros presentes com uma placa de destaque pela atuação no setor agrícola.


Museu do Sertão sediará exposição fotográfica sobre a América do Sul

por Milena Pacheco 5 de Agosto de 2019 às 17:06
categoria: Regional

Os amantes do Fotojornalismo e da cultura regional terão uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho de fotógrafos profissionais e amadores premiados pelos registros feitos no território da América do Sul. A partir da próxima quinta-feira (8), turistas e petrolinenses poderão conferir no Museu do Sertão, em Petrolina, a exposição da 13ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo.

(foto: Jonas Santos/ PMP)

Essa edição, que reuniu as melhores fotografias do campo da América do Sul, recebeu 3.040 imagens inscritas. Entre elas, o trabalho de dois fotógrafos pernambucanos vencedores. Além de Petrolina, a exposição itinerante acontece , simultaneamente , em Cuiabá (MT), além de já ter ocorrido em Curitiba (PR), e seguirá para Córdoba (Argentina) e Bogotá (Colômbia).

O lançamento acontece na próxima quinta-feira (8), a partir das 17h, com visitação aberta ao público sem nenhum custo. O Museu do Sertão fica na Rua Esmelinda Brandão, Centro. O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h e no domingo o funcionamento segue das 9h às 14h. Nas segundas-feiras o Museu é fechado para manutenção. A exposição irá até o mês de setembro como parte da programação do aniversário da cidade de Petrolina.

O Concurso 

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um dos mais tradicionais concursos do segmento da América do Sul. Em 13 anos de história, cerca de 25 mil imagens foram inscritas. Realizado pela ‘Mano a Mano Projetos’ o prêmio é um projeto cultural apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e Banco CNH Industrial. A exposição itinerante conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina. (com informações Ascom PMP)


Juazeiro: Realizará 27º Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco

por Nélia Lino 27 de Julho de 2019 às 10:03
categoria: Regional

O 27º Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco, que esse ano tem como tema “As Bem-aventuranças à luz do Espiritismo” acontecerá de 15 a 18 de agosto em Juazeiro. O evento acontecerá no Auditório do Complexo Multieventos da Univasf. O credenciamento tem início a partir das 19h30 e a abertura às 20h.

Foto: Divulgação

A grande novidade dessa edição é a realização do Workshop “Suicídio, uma enganosa solução”, com a psicanalista e especialista na temática Solange Meinking (Salvador-BA). A palestra, que será realizada às 14h do sábado (17/08), contará ainda com a participação do poeta Peu Miranda (Petrolina-PE). O Workshop é aberto ao público e a entrada é gratuita.

O Simpósio traz também em sua programação expositores como Clóvis Nunes (Feira de Santana-BA), Denise Lino (Campina Grande-PB), Nahon Castro (Salvador-BA) e Pedro Francisco (Petrolina-PE). Além deles, o evento contará com Pintura Mediúnica realizada por Marilusa Vasconcelos (São Paulo-SP) no domingo (18/08), às 16h30, e apresentação artística de Josué Sax (Salvador-BA).

Com o objetivo de oferecer atividade para toda a família, pelo segundo ano consecutivo, será desenvolvido nos dias 17 e 18/08, simultaneamente ao Simpósio, o espaço de Educação, Cultura e Arte para infância.   

O 27º Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco é uma iniciativa do Conselho Regional Espírita (CR17) com apoio Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB). O investimento é apenas R$ 30. Para mais informações ligue (74) 98816-1941. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Corteva Agriscience™ promove 1º Fórum de Mulheres Empreendedoras do Agro

por Milena Pacheco 24 de Julho de 2019 às 15:06
categoria: Regional

Em parceria com a comunidade Empreendedoras do Vale, evento vai discutir como avançar ainda mais em oportunidades para as mulheres no agro

Foto: Reprodução

A Corteva Agriscience™ realiza, nesta quarta-feira (24), a primeira edição do Fórum de Mulheres Empreendedoras do Agro, em Petrolina, no interior de Pernambuco. Em parceria com a comunidade Empreendedoras do Vale - que conecta mulheres por meio do empreendedorismo e do marketing digital -, o evento deve reunir cerca de 70 pessoas.

Será realizado, no encontro que terá início às 18h30, debate sobre o empoderamento e líderança feminina no agronegócio, histórias inspiradoras de mulheres e iniciativas promovidas pela Corteva e pela Empreendedoras do Vale com o propósito de melhorar o papel das mulheres que atuam nesse setor.

O painel “Mulheres que fazem a diferença no agro” contará com a participação da Engenheira Agrônoma e participante da Academia de Mulheres Líderes do Agronegócio da Corteva, Hilda Loschi, a Pesquisadora da Embrapa, Beatriz Paranhos, a Produtora Rural de Frutas (do Vale do São Francisco) Angela Nunes, a Especialista em direito de mulher e gênero, Dra. Mariana Cássia Dias, a consultora de fisiologia vegetal Dra. Essione Ribeiro e a proprietária do Grupo Brasflex, que atua com consultoria em comércio exterior, Carol Coelho. 

“A ideia de reunir em um evento tantas histórias inspiradoras reafirma a preocupação da Corteva em promover a equidade de gênero, principalmente em um segmento tão masculino, como é o agronegócio. Atualmente, 38% da nossa liderança no Brasil é formada por mulheres. Na área comercial, esse número é de 50%. São números significativos, mas queremos mais mulheres em todo o setor. Para isso, estamos fortemente comprometidos em promover iniciativas em prol dessa causa”, explica Mariana Castanho, Diretora Comercial da Corteva AgriscienceTM.

Iniciativas da Corteva para valorizar o papel da mulher no agro

Diversas iniciativas que valorizam a presença feminina no agronegócio têm sido colocadas em prática pela Corteva. Além de manter um grupo interno que se reúne para discutir novas formas de tornarem iguais as oportunidades no mercado de trabalho, a empresa também expandiu seus esforços para a sociedade em geral.

No ano passado, a Corteva conduziu uma pesquisa em 17 países sobre a presença feminina no agronegócio, destacando as barreiras que ainda precisam ser superadas. A primeira iniciativa após a análise dos resultados foi uma parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), que deu origem à Academia de Liderança das Mulheres do Agronegócio, projeto que capacita mulheres brasileiras que tiram seu sustento do campo. No curso, elas têm aulas sobre liderança, estratégia e inovação, além de conhecerem temas como: regulatório, ciências políticas e organizações do setor. 

Recentemente, a Corteva deu mais um passo importante na valorização da diversidade e aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, em inglês) propostos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas. O compromisso representa um posicionamento e um comprometimento formal em atuar pela promoção da equidade de gênero, um dos princípios do Pacto Global da ONU.

Dentro do programa de Boas Práticas Agrícolas, a Corteva desenvolve a iniciativa Mulheres no Campo, que se concentra no valioso papel que elas desempenham na agricultura. Mulheres agricultoras e esposas/filhas de agricultores são apresentadas a temas como empoderamento feminino, saúde, segurança alimentar e produção sustentável de alimentos.

Comunidade Empreendedoras do Vale

Criada em agosto de 2018 por Luana Trindade, empreendedora, publicitária e especialista em Marketing Digital, a comunidade Empreendedoras do Vale tem como missão reconectar as mulheres de Petrolina, Juazeiro e região por meio da educação para o empreendedorismo na Era da Informação. Desde sua fundação, já realizou 14 eventos. Um deles foi o Vale Summit, com público misto, que se tornou a maior capacitação de marketing digital e empreendedorismo do Submédio São Francisco. Por meio das redes sociais, impacta cerca de 8 mil pessoas diariamente.

"Quando fomos contactadas pela Corteva AgriscienceTM, vibrei de felicidade. A empresa possui propósito e valores fortemente alinhados com os nossos, e sempre tivemos um olhar para as mulheres do agro - desde as que trabalham em packing houses até as gestoras. Tenho certeza de que este será o primeiro de muitos eventos", conta Luana Trindade, idealizadora da comunidade Empreendedoras do Vale. 

Sobre a Corteva AgriscienceTM

A Corteva Agriscience™ oferece aos agricultores de todo o mundo o mais completo portfólio de insumos do setor para maximizar sua produtividade e rentabilidade. A empresa possui algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura (Pioneer®, Granular®, Brevant™ Sementes e premiados produtos de Proteção de Cultivos), trabalhando ativamente no desenvolvimento e lançamento de novos produtos por meio de seu robusto pipeline de química ativa e tecnologias. A empresa está empenhada em trabalhar com toda a cadeia para cumprir o seu propósito de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. A Corteva Agriscience™ tornou-se uma empresa independente em 1º de junho de 2019. Antes dessa data, era Divisão Agrícola da holding DowDuPont. Mais informações disponíveis em www.corteva.com.  

Com informações da Assessoria

 


Câmara de Cabrobó aprova criação de Agência Municipal do Meio Ambiente

por Milena Pacheco 23 de Julho de 2019 às 16:18
categoria: Regional

A Câmara de Vereadores de Cabrobó aprovou nesta segunda-feira (22), dois projetos de lei ligados as questões ambientais.

O primeiro projeto institui no município, o Conselho do Meio Ambiente e o Fundo Municipal para o mesmo setor. A ementa teve aprovação unânime e agora segue para sanção do Prefeito Marcílio Cavalcante.

Foto: Mário Souza/ GRFM

Outro Projeto analisado foi o que criava a Agência Municipal do Meio Ambiente, autarquia que será subordinada a secretário de Agricultura e Meio Ambiente, tendo como principal atribuição emitir licença ambiental para certificar diversos empreendimentos em vários setores onde o documento é um requisito para execução das atividades.

A criação da Agência do Meio Ambiente de Cabrobó, foi aprovado pela maioria dos parlamentares presentes a sessão. As exceções foram os vereadores Marcos de Neuma e Ramsés Sobreira (PMDB), que discordaram de pontos na redação do projeto, entre eles a não isenção das taxas para pequenos agricultores e a subordinação e não apenas a vinculação da Autarquia a pasta da Agricultura.

Empresários presentes a sessão comemoraram criação da Agência. Para o piscicultor Fábio Ramos a lei vai ajudar principalmente os pequenos produtores. “Essa Lei abre um leque de oportunidades para o pequeno e médio agricultor, isso porque eles não conseguem modernizar suas produções através de financiamentos junto aos bancos como o BNB, o BNDS e muitos outros. Esses bancos só financiam projetos que tenham licença ambiental. Atualmente, consegue essa licença no CPRH em Recife. Muitas vezes isso leva até seis meses para ser liberado. Com uma agência local vamos ter mais acesso a essa avaliação e agilidade na emissão do documento” explicou.

O empresário do ramo de construção, Frank Meneses também comemorou os benefícios que a Agência Ambiental trará para economia da cidade. “Hoje todas as empresas de Cabrobó são prejudicadas por não terem essa agência aqui. Vários projetos são aprovados e por falta da licença ficam travador, por falta de capacidade de atendimento do CPRH, já que a demanda do estado é muito grande. Hoje a licença tem que ser dada ate 120 dias antes dela vencer. Com o órgão fiscalizador aqui na cidade, os empresários do ramo de postos de combustíveis, pré-moldados, gêneros alimentícios por exemplo vão ter acesso bem rápido a licença e aos financiamentos, o que vai impulsionar a economia, gerando emprego e renda para o município” comemorou. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Estiagem: governo reconhece situação de emergência em Remanso

por Milena Pacheco 22 de Julho de 2019 às 16:04
categoria: Regional

Há mais de dois anos, população da cidade enfrenta danos como falta de água e alimentos para consumo humano e animal

O governador Rui Costa homologou o decreto municipal de situação de emergência da cidade de Remanso, na região do Rio São Francisco, de acordo com publicação do Diário Oficial do Estado de hoje (22). 

Foto: Reprodução/ Blog do Lucas Nunes

A medida considera os danos decorrentes da estiagem que atingem a população da cidade. O decreto estadual dura 180 dias, a contar da data de publicação. 

A prefeitura de Remanso decretou o estado de emergência no dia 28 de junho, considerando que a estiagem dura mais de dois anos na cidade. A gestão ainda aponta prejuízos às atividades produtivas do município, principalmente agricultura e pecuária, falta de água e alimentos para consumo humano e animal. (Fonte: metro1/Foto: Reprodução/ Blog do Lucas Nunes)

 


‘Shopping Solidário’ é montado no Cras do João de Deus em Petrolina

por Milena Pacheco 19 de Julho de 2019 às 10:48
categoria: Solidariedade

(Fotos: Alexandre Justino/PMP)

Espaços temáticos como ‘Praça de alimentação’ e diversas ‘lojas de roupas e calçados’ transformaram o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do João de Deus em um verdadeiro ‘shopping’. Essa foi a proposta da Prefeitura de Petrolina, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, durante a manhã desta quinta-feira (18).

Os moradores da comunidade receberam notas de dinheiro simbólico para ‘comprar’ os produtos expostos, fruto de diversas doações. A iniciativa, além de solidária, ensinou noções de educação financeira.

Desde o início da semana, o CRAS tem sido movimentado por diversas atividades, como palestras motivacionais, teatro de fantoches e sorteio de brindes para crianças, doação de kits higiênicos e massagens para idosos, além de corte de cabelo gratuito.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, os moradores do João de Deus abraçaram a proposta da semana. “O que presenciamos aqui essa semana foi uma parceria que deu certo. Os serviços ofertados foram aceitos pela população, que compareceu em peso todos os dias. O prefeito Miguel Coelho sempre nos diz que precisamos nos aproximar da comunidade, das famílias, e é isso que fazemos nos CRAS”, pontuou. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Saae e Compesa serão notificadas pelo despejo de esgoto no Rio São Francisco

por Milena Pacheco 19 de Julho de 2019 às 10:01
categoria: Regional

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro deverá ser notificado por conta do lançamento de esgotos diretamente no Rio São Francisco. A decisão foi uma das deliberações da reunião ordinária realizada na semana passada pela Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco.

Foto: Reprodução

Segundo informações, além do SAAE de Juazeiro, foi decidido também que a Compesa, responsável pelo saneamento em Petrolina, também deverá ser notificada. Na reunião, definiu-se que uma comissão será formada para elaborar um relatório, que irá apontar as irregularidades detectadas nas duas cidades.

O relatório deverá ser avaliado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e os gestores serão notificados no menor tempo possível.

Outro relatório ainda mais abrangente deverá ser produzido pela comissão e entregue no fim do ano. A intenção é que seja feito um diagnóstico geral sobre o lançamento de efluentes no rio em todas as cidades em que o Rio São Francisco passe. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Evento internacional reunirá mais de 500 cirurgiões-dentistas em Petrolina

por Milena Pacheco 18 de Julho de 2019 às 16:09
categoria: Regional

Nesta quinta-feira (18), o coordenador do “Congresso Internacional de Odontologia do Vale do São Francisco (CIOVASF), César Durando participou do Nossa Voz e falou sobre as novidades dessa 4ª edição do evento promovido pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Regional Petrolina.

Foto: Milena Pacheco/Nossa Voz

O evento será na próxima semana, entre os dias 24 e 27, e contará com mais de 500 cirurgiões-dentistas, estudantes e profissionais da Saúde. Na programação tem cursos, minicursos e feira de exposição com o tema “Grandes Conexões da Odontologia”.

De acordo com César, um dos destaque desta edição é a atração internacional, Ronaldo Hirata, conceituado cirurgião-dentista, que vai falar sobre a “Odontologia Restauradora Estética”. As inscrições estão abertas, com políticas de descontos para acadêmicos e profissionais associados à entidade.

A programação científica do evento, que acontecerá no auditório do SENAI-PE, deve iniciar às 8h30 e prosseguir até as 18h30. Consolidado como um dos principais encontros da área de odontologia no Vale do São Francisco, em que são combinados temas de saúde bucal, estética e questões humanistas, o CIOVASF ocorre em paralelo ao “19º Congresso de Odontologia” e ao “1º Congresso Acadêmico do Vale do São Francisco”.

Os interessados podem se inscrever pelos telefones: (87) 3864.3295 e 9 8812.5139 ou pelo site: abodepetrolina.org.br. A abertura solene será às 19h do dia 24 no Petrolina Palace Hotel. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/ Speed 2019 acontecerá em Juazeiro

por Milena Pacheco 17 de Julho de 2019 às 10:58
categoria: Regional

O município de Juazeiro da Bahia vai sediar nos dias 20 e 21 (sábado e domingo) deste mês a etapa única do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/ Speed 2019.  As competições, sendo uma Prova de CRI e a outra de Estrada, prometem movimentar atletas de várias partes do Vale do São Francisco e do Nordeste com percursos bastante emocionantes e desafiadores.

Foto: Divulgação

Tendo como ponto de partida e de chegada a Agrovale, a 30 quilômetros da sede do município, o movimento começa no sábado (20) às 15h com a prova de CRI – Contra Relógio Individual de 10km. As inscrições serão gratuitas para todos os atletas (somente podem correr atletas federados no CRI), porém todos devem fazer a sua inscrição no local da prova, das 10h às 14:30h. Após às 14:30h não será mais permitido fazer inscrição, pois a planilha da ordem de largada já estará fechada.

No domingo (21) a competição também promete uma bonita disputa pelas primeiras posições. A Prova de Estrada vai testar o ânimo e a condição física dos atletas com largada às 9h também na Agrovale. As inscrições devem ser feitas das 8h às 8h45 no local da largada. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para atletas filiados e R$ 70,00 para atletas não filiados (categoria “Open”). As categorias Elite masculina, Sub 30 e Máster A1 e A2 farão 130km e as demais categorias 100km. A chegada também será na Agrovale.

A premiação das duas etapas será realizada no domingo após o término da prova de estrada. Terá troféu do 1º ao 5º colocado e camisa de ciclismo para os campeões baianos 2019 em todas as categorias oficiais tanto no CRI quanto para a prova de estrada.

Promovidas pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC) com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da SUDESB, Prefeitura Municipal de Juazeiro e da Agrovale, as competições vão dispor de carros e motos da arbitragem, ambulâncias e arena de hidratação e lanches, além de rádios de comunicação, sonorização e todo aparato das grandes provas nacionais e internacionais

Todos os atletas receberão um kit exclusivo do evento: 01 garrafinha, 01 camisa dryfit com proteção UV e 01 sacolinha. A FBC entregará 01 número dorsal e 02 números de capacete (frontal e direita). (Fonte: Ascom/ Comunicação)