asdasdasdasd

Agricultores ocupam estação da CELPE no Projeto Brígida, em Orocó

por Karine Paixão 9 de Outubro de 2017 às 15:36
categoria: Regional

Por Carlos José, Boa Vista FM

Agricultores ocupam desde sexta-feira (06) à noite estação de transmissão da CELPE no Projeto Brígida em Orocó em protesto contra corte de energia em perímetros irrigados de Itaparica, como o Fulgêncio em Santa Maria da Boa Vista ocorrido na última terça (03) quando os agricultores foram surpreendidos por mais uma suspensão no fornecimento de água. Agricultores de Petrolândia também apoiam o movimento, junto com alguns vereadores de Orocó como Ismael Lira (PSD) e Patrício do Brígida (PDT). O prefeito de Orocó, George Gueber (PT) está apoiando o movimento dos agricultores e cedeu uma máquina patrol para ajudar na ocupação do local onde os agricultores estacionaram vários veículos.

Enquanto acontece a ocupação existe uma tentativa da CELPE em retomar à estação para realizar um serviço dentro da unidade, o que segundo os agricultores “não seria verdade ”. Os manifestantes acreditam que essa seria uma estratégia para entrar e desligar a energia que foi religada pela comissão de agricultores desde a última sexta (06) com o objetivo de manter o Projeto Fulgêncio irrigado. 

Segundo os agricultores, a falta dágua traz um prejuízo é muito grande.

Ainda segundo informações dos integrantes da comissão, haveria uma liberação de recursos para pagar a energia por parte do Ministério da Integração Nacional repassado à CODEVASF, mas até agora nada foi resolvido porque o dinheiro não teria estaria na conta. Somente o Fulgêncio tem um débito superior a R$ 3,12 milhões e o total dos projetos quase R$ 6,43  milhões segundo dados do Polo Sindical de Itaparica.

A coordenadora do Pólo,Genilda Lindaura, tem conhecimento da situação e informou que existe uma mobilização junto aos gestores dos municípios que tem projetos ligados à Itaparica. Ainda segundo Genilda a discussão sobre o corte de energia acontece de forma geral e não separadamente sobre cada projeto A previsão é que aconteça uma reunião em Brasília para discutir o assunto e deliberar sobre a possível religação da Celpe nas próximas horas.