asdasdasdasd

Festa da Padroeira de Juazeiro terá início nesta quarta (30)

por Redação Nossa Voz 29 de Agosto de 2017 às 07:51
categoria: Religião

Fé e devoção são marcas do novenário de Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro (BA), que terá início nesta quarta-feira (30), com missa presidida pelo bispo emérito Dom José Geraldo da Cruz.

Neste ano, as celebrações serão realizadas na frente da Catedral-Santuário, devido o número de fiéis nos últimos anos, que já não comportava na Igreja.

A programação ainda contará com quermesse todas as noites, cobertura e entrevistas ao vivo na página da Diocese e Catedral e no dia 03 (domingo), noite da juventude, haverá o show "Canções Divinas" de Targino Gondim, onde ele apresentará músicas religiosas em estilo regional.

Todas as celebrações serão temáticas com a participação das paróquias da Diocese que são: Cosme e Damião, Santo Antônio, Santa Terezinha, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima, Santo Afonso e Nossa Senhora Aparecida; juntas com as pastorais: Familiar, Sociais, Dízimo, Movimentos Marianos e Confrarias; e o Setor da Juventude, além das comunidades: Shalon, Mãe Imaculada e Renovação Carismática Católica.

A Festa da Padroeira tem como tema a frase bíblica: "Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2,5), em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de N. Sra. Aparecida, padroeira do Brasil.

Esse ano, a procissão sairá às 17h da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Quidé e será animada por três ministérios de música da Diocese em minitrios. 

Confira a programação completa da Festa da Padroeira:

30/08 à 07/09 – Novenário na praça da Catedral (sempre ás 19h30)

Celebrações especiais:

29/08 – Celebração da Misericórdia – (19h30)

02/09 – Missa para as crianças (9h) e Missa da Saúde (16h)

03/09 -  Show "Canções Divinas" de Targino Gondim (21h)

07/09 - Envio da imagem de Nossa Senhora das Grotas para a igreja do Quidé (21h)

Durante a semana: Novena na Catedral, sempre às 12h

08/09 – Dia da Festa:

7h – Missa presidida pelo Pároco

10h – Missa solene presidida pelo Bispo diocesano (Dom Beto)

17h – Solene Procissão (saída da Igreja Nossa Senhora de Nazaré – bairro Quidé


MP recebe processo para tomar conhecimento do Shopping Popular Dom Malan

por Redação Nossa Voz 26 de Agosto de 2017 às 08:19
categoria: Religião

Nesta sexta-feira (25), a Vereadora Cristina Costa foi convidada  por uma comissão de católicos, para uma audiência com a promotora de Justiça Ana Rúbia Torres, das Promotorias de Cidadania e Patrimônio. A comissão levou documentos fundamentando que o Palácio Diocesano só deve ser usado como residência do Bispo ou Seminário para a formação de novos padres. A polêmica é que no entorno do palácio deverá ser construído o Shopping Popular Dom Malan, como contrato de aluguel do terreno por parte da Igreja Católica, que está incomodando os católicos, a partir da  carta do bispo emérito de Petrolina Dom Paulo Cardoso à sociedade, ao Ministério Público, à Câmara de Vereadores e ao prefeito Miguel Coelho, contestando o empreendimento.

O Ministério Público vai instaurar um procedimento e avaliar se a negociação comercial do Palácio Diocesano fere direitos do cidadão petrolinense. Para a Vereadora Cristina Costa, que solicitou informações de todos os atores envolvidos no processo, é preciso abrir um diálogo para saber se a comercialização do entorno do prédio não fere o patrimônio cultural e histórico de Petrolina. “É preciso respeitar o Estatuto das Cidades, já que o empreendimento terá impacto de vizinhança, pode comprometer o trânsito e a vida das pessoas que circulam naquela área”, declarou Cristina.

A comissão formada por católicos também está recolhendo assinaturas em documento online para juntar ao processo do Ministério Público, ao mesmo tempo vai encaminhar processo à Nunciatura Apostólica no Brasil, pedindo a apuração dos trâmites da comercialização do Palácio Diocesano, e vai pedir ao Governo do Estado o tombamento do prédio.


Procissão com mais de 70 mil pessoas homenageia Padroeira de Petrolina

por Redação Nossa Voz 15 de Agosto de 2017 às 20:43
categoria: Religião

Momentos de devoção, fé e homenagens. Nesta terça-feira, dia 15, Petrolina recebeu uma programação ampla em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Pela manhã, os fiéis participaram de missas na Igreja Matriz e na Catedral da cidade, celebradas pelo Monsenhor Porfírio dos Santos e pelo Bispo emérito de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias, respectivamente. 

No final da tarde, cerca de 70 mil pessoas, segundo a organização, percorreram as ruas do centro em reverência à padroeira. Entretanto, a previsão para este ano era que a presença de devotos na procissão superassem os 110 mil que participaram em 2016.

Os fiéis sairam da igreja Matriz da cidade e entoaram cantos e orações durante o percurso. Por causa da procissão, algumas vias do centro da cidade foram interditadas. Após a procissão foi celebrada uma missa, na praça da Catedral.

Autoridades políticas também fizeram o trajeto em homenagem à padroeira. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, enfatizou sobre a reflexão dos valores e da vida. "É um momento para a gente refletir sobre os valores da família, do pertencimento, de solidariedade e de ser mais humano. É isso que Nossa Senhora rainha dos Anjos ensina. Petrolina tem uma devoção por nossa padroeira e isso nos faz refletir sobre a vida", destacou. 

O senador Fernando Bezerra coelho também esteve presente. "É um compromisso todos os anos. Tive que sacrificar a minha presebça no senado federal para honrar esse compromisso com a igreja e com Petrolina", disse. 

Dom Frei Paulo Cardoso, que ficou a frente da Diócese de Petrolina por mais de 27 anos também se fez presente na procissão e falou sobre o trabalho que desenvolve, atualmente, em Missão de Paz, na África e também sobre a saída do Bispo Dom Manoel dos Reis Farias. "Não é um trabalho fácil, mas por outro lado vale a pena", disse. Sobre a saída de Dom Manoel, ele disse ter ficado surpreso, mas sabe que foi uma decisão humilde. "Foi uma supresa muito grande. Foi uma decisão dificil e humilde e virá outro para continuar porque nós passamos, mas a igreja continua", destacou. 


Missa festiva abre programação do Dia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos

por Redação Nossa Voz 14 de Agosto de 2017 às 09:21
categoria: Religião

Nesta terça-feira, dia 15, é comemorado o Dia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos - Padroeira de Petrolina. A data tem uma programação religiosa com missa festiva, coral, queima de fogos, repicar de sinos, procissão e quermesse. Neste ano, a festa terá como tema: "Rainha dos Anjos no coração de Petrolina: bênção, carinho e proteção!". Como parte da programação, será realizada a tradicional procissão, saindo da Igreja Matriz, passando pelos principais pontos da cidade. Confira a programação:

7h30 - missa paroquial festiva na Igreja Matriz celebrada por Monsenhor Milton Porfírio dos Santos/ Coral Dom Malan;

9h30 - celebração vocacional no túmulo dos pastores (igreja catedral;

10h - missa solene na Igreja Catedral celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Manuel dos Reis de Farias/ coral: ampliado;

12h - repicar de sinos e queima de fogos;

17h - procissão saindo da Igreja matriz. Após procissão, celebração da Santa Missa, na praça da Igreja Catedral. Presidente: Dom Manuel dos Reis de Farias

 

Está programado ainda shows com artistas da região após a parte religiosa da novena.


Programação da festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Padroeira de Petrolina foi divulga nesta sexta-feira (28)

por Adriana Rodrigues 28 de Julho de 2017 às 15:30
categoria: Religião

Nesta sexta-feira (28) em coletiva de imprensa no Palácio diocesano, foi divulgada a programação oficial da Festa da padroeira de Petrolina, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, com o tema: “Rainha dos Anjos no coração de Petrolina: benção, carinho e proteção”. O bispo emérito dom Manoel dos Reis de Farias saudou os meios de comunicação com uma mensagem de Jesus “o que vos digo ao pé do ouvido chegue aos telhados”, pois que os profissionais possam divulgar e comunicar essa grande festa da diocese.

A festa iniciou com a novena ampliada desde o dia dois de julho a cinco de agosto, dessa forma Dom Manoel explicou que é “a aurora que está chegando, assim é a novena ampliada”, salientou dom Manoel. A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Rainha dos Anjos nas comunidades já é um convite para o grande dia.

Durante a festa ainda acontece a XV quermesse “Maria entre nós”, a partir do dia 06 e segue até 14 de agosto com atrações musicais, além de bebidas não alcóolica e comidas típicas. Lembrando que a programação da procissão no dia 15 de agosto terá o mesmo percurso do ano de 2016.

Com o aumento anual de pessoas prestigiando a padroeira, os investimentos foram realizados pela diocese para que a festa seja exuberante em honra a Nossa Senhora. “Me alegro por participar dessa sexta festa em Petrolina, nessa grande diocese”, salientou dom Manoel.

O vigário geral, monsenhor Milton, falou da igreja em saída, assim como incentiva o papa Francisco, pois busca uma aproximação com Maria, a conscientização do católico. “Esse ano sendo uma grande festa da igreja com o centenário da Aparição em Fátima e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, pois é um momento da confraternização da família, celebrando a alegria na esperança de Jesus Cristo”, explicou monsenhor Milton.

O desejo de todos da diocese é que povo petrolinense e de todo o Vale São Francisco prestigie ainda mais a Excelsa padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos. A organização da festa preparou tudo de maneira que seja mais grandioso o dia 15 de agosto. A programação inicia as sete e meia da manhã com missa na igreja matriz e se estende até a procissão iniciando as 17h, logo em seguida missa campal na praça da igreja Catedral.

(Por Dida Maria) PASCOM


Bispo Dom Manuel chora ao revelar motivo de renúncia

por Davi Mendonça 12 de Julho de 2017 às 12:39
categoria: Religião



Após a confirmação a renúncia do bispo de Petrolina, Dom Manuel dos Reis de Farias, reconheceu ter pegado os fiéis e até mesmo membros da Igreja Católica de surpresa. Em entrevista a imprensa na manhã desta quarta-feira (12), o novo bispo emérito da cidade explicou que a tramitação da sua aposentadoria durou cerca de seis meses e não poderia ser divulgada. 

“Eu reconheço que é uma grande surpresa, é um assunto que a gente não pode comentar com ninguém. O segredo pontifício, até hoje as 7h da manhã eu podia dizer a ninguém, depois disso, quando lá corresponde a 12h é que notícia pode sair. E isso pesa muito, cada momento é medido, o dia, as horas para acontecer isso. Então a comunidade católica de Petrolina, toda a diocese, eu acredito que está recebendo isso com muita emoção porque é uma notícia que muitos não esperavam receber agora”, comentou. 

Dom Manoel também revelou os motivos do seu pedido de renúncia ressaltando algumas limitações para cumprir a tarefa de administrar a diocese de Petrolina, composta por paróquias de vários municípios. “O tempo avança de maneira muito forte, exige muita disposição, força, coragem, disposição para continuar o barco. Então, aquela renuncia de Bento XVI todo mundo admirou, ele podia continuar como maior chefe religioso do mundo, chefe de estado também e renunciou, foi um grande exemplo. Claro que sou um ciscosinho comparado a Bento XVI, mas a missão é quase a mesma que a Igreja que precisa ser administrada e bem administrada. E por isso, vendo momento, cada vez mais exigente e vendo também meus limites, já passei dos 70 anos e tomei essa decisão consciente e estou saboreando esse momento que é de muita emoção e ao mesmo tempo firmeza que eu sei que virá o meu sucessor, bem mais novo, com certeza e com mais disposição de tal forma que corresponda mais com as exigências atuais”. 

Questionado sobre seus planos e um balando dos seus seis anos de atividade em Petrolina, o bispo se emociona. O religioso que concluiu a reforma da Catedral, criou um centro de apoio e tratamento de dependentes químicos, deve permanecer na cidade até finalizar os festejos da padroeira, Nossa Senhora Rainha dos Anjos e depois fixará residência em Recife onde, ao lado de Dom Fernando Saburido, pretende continuar sua obra. 

Em nota a diocese de Petrolina lamentou a saída de Dom Manoel e falou sobre expectativa para o anúncio do novo líder da Igreja Católica local. “É com grande pesar que noticiamos a renúncia de Dom Manoel dos Reis de Farias do Governo da Diocese de Petrolina. A aceitação do Pedido de Renúncia pelo Soberano Pontífice, o Papa Francisco, foi noticiado hoje pela Sala de Imprensa Vaticana. Dom Manoel estava à frente da Diocese de Petrolina desde 27 de Julho de 2011, quando foi nomeado pelo então Papa Bento XVI. Agora, pedimos as orações de todos os fieis por nosso Bispo Emérito, Dom Manoel dos Reis, e pelo Papa Francisco para que nos envie outro Bom Pastor”.


Papa Francisco aceita pedido de renúncia de dois bispos: dom Manoel dos Reis de Farias e dom Afonso Fioreze

por Neya Gonçalves 12 de Julho de 2017 às 09:12
categoria: Religião

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 12, a decisão do papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado pelos bispos dom Manoel dos Reis de Farias, da diocese de Petrolina, no Estado de Pernambuco e dom Afonso Fioreze, da diocese de Luziânia, no Estado de Goiás. As renúncias estão de acordo com o Cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico, que estabelece a decisão por motivos de idade.

Dom Manoel dos Reis de Farias (na foto acima, à direita)

Nascido em Orobó (PE) em 1943, dom Manoel dos Reis de Farias estudou Filosofia no Instituto “Estrela Missionária”, em Nova Iguaçu (RJ) e Teologia no monastério “São Bento” do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote em 6 de janeiro de 1983 em Orobó. Em Nazaré (PE), como sacerdote, foi reitor da Casa de Formação (1985-1986); pároco da paróquia de São Sebastião em Machados (1988-1990); pároco da igreja “Divino Espírito Santo” em Pau de Alho (1990-2001); diretor espiritual dos seminaristas maiores (1990-2001) e membro do colégio dos consultores. Em 8 de agosto de 2001 foi eleito bispo de Patos, na Paraíba, e recebeu a consagração episcopal em 10 de outubro do mesmo ano. Foi nomeado para a diocese de Petrolina em 2011, pelo papa Bento XVI.

Seu lema episcopal é “Servir na Unidade”.

Dom Afonso Fioreze (na foto acima, à esquerda)

Dom Afonso Fioreze desde 1993 exercia sua profissão religiosa em Porto das Caixas, Itaboraí (RJ), como pároco e reitor do Santuário de Jesus Crucificado. Foi nomeado, pelo papa João Paulo II, para a diocese de Luziânia em 2003. Nascido em 1º de Junho de 1942, na cidade de Rio Branco do Sul (PR), ingressou no Seminário de Jesus Crucificado, em Colombo (PR), sendo posteriormente transferido para o Seminário São Gabriel da Virgem Dolorosa, em Osasco (SP), onde concluiu o segundo grau. Em fevereiro de 1964 fez a profissão religiosa na Congregação da Paixão de Jesus Crucificado (Passionista), em Colombo (PR). Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Teologia no Instituto de Teologia de Curitiba. Foi ordenado sacerdote em 26 de Junho de 1970, em Rio Branco do Sul (PR).

Seu lema episcopal é “A paixão de Cristo nos impulsiona”. (Fonte: CNBB)

 


Odacy Amorim defende campanha para adoção de jumentos do parque de proteção ao animal, durante Jecana do Capim

por Simone Marques 3 de Julho de 2017 às 13:00
categoria: Religião

O deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE), esteve neste domingo (2) na Comunidade do Capim, Zona Rural de Petrolina, e participou da 46ª Jecana de Carlos Augusto. Evento que promove uma gincana com corridas e desfile de jumentos que apresentam temas em debate na sociedade. Esse ano, os participantes da Jecana ornamentaram os jumentos que fizeram uma alusão em defesa ao meio ambiente, Lava Jato, entre outros temas pertinentes.  

Odacy lembrou a importância do Parque de Proteção ao Jumento, órgão ambiental criado no Sertão de Pernambuco, em parceria com o idealizador da Jecana, o radialista Carlos Augusto Amariz. O propósito do Parque é evitar acidentes automobilísticos nas estradas de Pernambuco que cominam com a matança do animal.

Preocupado com a desativação do Parque do Jumento em Lagoa Grande, por falta de apoio das prefeituras sertanejas, o parlamentar conversou com o radialista Domingos Ventura, o Sivuca, ao qual fez um apelo.

“Sivuca, gostaria de iniciar um movimento forte no sentido de envolver a sociedade, penso que o caminho mais fácil para resolver esses problemas dos animais nas estradas é a adoção. Se cada cidadão adotar um jumento e colocar dentro das propriedades rurais, a gente vai conseguir reduzir mais ainda os acidentes nas estradas”, pontuou o deputado.

Outra preocupação de Odacy é a exploração comercial agressiva com os jumentos, denúncias asseguram que existem pessoas que estão eliminando os animais para venda de pele para a China.

“Estão vendendo a US$ 200 dólares a pele de jumento para a China e existem denúncias que é preciso uma investigação, de que estavam jogando carne de jumento no mato só para tirar a pele. Isso é uma ameaça a extinção do jumento”, frisou.    


Manifestantes bloqueiam BR428 em Santa Maria da Boa Vista contra as reformas do governo Temer

por Davi Mendonça 30 de Junho de 2017 às 10:36
categoria: Religião

 

Várias mobilizações contra as reformas trabalhista e da Previdência do governo Michel Temer começaram na madrugada desta sexta-feira (30) com protestos e bloqueios em várias rodovias do estado.



Em Santa Maria da Boa Vista no trecho que segue para Orocó os manifestantes bloquearam a rodovia na altura do km 82. Segurando faixas com frases contra as reformas do governo, os manifestantes fizeram barricadas com fogo na pista.



Outro ponto próximo a Lagoa Grande em Izacolândia também foi montado, mas logo os manifestantes saíram e desocuparam a rodovia. A expectativa é que as BR’s sejam desocupadas até o fim da manhã para se concentrarem em pontos específicos para realização de atos contra o governo.


Salgueiro sediará Congresso Regional das Testemunhas de Jeová - "Não Desista"

por Mário Souza 27 de Junho de 2017 às 18:29
categoria: Religião

Salgueiro-PE— As Testemunhas de Jeová realizarão no proximo fim de semana em Salgueiro-PE, seu Congresso Regional 2017. O evento será sediado no Ginásio de Esportes Francisco Torres de Carvalho em Salgueiro-PE e acontecenos dias 30/06, 01 e 02/07 de 2017.

O tema do programa deste ano é “Não Desista!”.

O programa é dividido em 52 partes e vai ser apresentado de várias maneiras, na forma de discursos, entrevistas e vídeos curtos. Além disso, será apresentado um filme com o tema Lembre-se da mulher de Ló. Esse filme foi divido em três partes e será apresentado na parte da tarde de cada um dos dias do congresso.

Mário Souza, um porta-voz do congresso, diz: “Os problemas que passamos podem tirar a nossa paz e alguns até pensam em desistir. O congresso desse ano vai ajudar não só quem é Testemunha de Jeová mas também todos os presentes. O programa promete nos dar forças para continuar perseverando e para lidar com os problemas da melhor forma possível.”

Nesse momento as Testemunhas de Jeová da região estão convidando pessoalmente moradores de cidades de Pernambuco, Ceará e Bahia, para assistir ao congresso. Na região, todas as congregações das Testemunhas de Jeová ajudarão a distribuir convites impressos para o evento. Não será cobrado ingresso. Os congressos das Testemunhas de Jeová são totalmente financiados por donativos voluntários.

O evento de três dias que será realizado em Salgueiro-PE, começará na sexta-feira (30/06), às 9 horas da manhã, continua no sábado (01/07) e segue até o domingo (02/)7).

Cerca de 3 mil pessoas são esperadas no Ginásio Francisco Torres de Carvalho, para assistir ao programa baseado na Bíblia. As Testemunhas de Jeová no Brasil estão organizando 560 congressos e 28 sessões em 159 cidades nos idiomas português, árabe, alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, guarani, crioulo haitiano, hunsrik, inglês, italiano, japonês, talian e língua brasileira de sinais.

Em mundo todo, há mais de 8 milhões de Testemunhas de Jeová em mais de 115 mil congregações.

Outras informações: Acesse jw.org.

Contato de mídia da região: Mário Souza – (87) 99954 – 4546 -zap

e-mail- tjromario@hotmail.com

Clique aqui e Confira o Video Convite para  Congresso

Veja tambem a materia da RJTV sobre o Congresso realizado Rio de Janeiro;