Robô-cachorro bate recorde dos 100 m, mas ainda ‘come poeira’ contra cães biológicos

0
187

Criação de um laboratório da Coreia do Sul, ele correu a distância em menos de 20 s e foi reconhecido pelo ‘Guinness’

Um robô-cachorro fabricado na Coreia do Sul se tornou recordista dos 100 m rasos entre as máquinas quadrúpedes. Apesar da marca, a velocidade do robô ainda não impressiona quando comparada à de cachorros de verdade.

O Hound (cão de caça, em português), como é chamado, é agora considerado o robô de quatro patas mais rápido do mundo, com a marca de 100 m em 19,87 segundos — uma velocidade média de 18 km/h.

Para comparação, o recorde humano de 100 m é de Usain Bolt, que registrou 9,58 s — o que ainda é menos que um hipopótamo. Quando confrontamos Houd com os cachorros mais velozes, ele come ainda mais poeira: o galgo inglês, considerado o cachorro mais rápido do mundo, atinge 72 km/h.

A máquina pesa cerca de 45 kg e é uma criação do Laboratório de Controle e Design de Robôs Dinâmicos, do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia, localizado na cidade de Daejeon.

Robô quadrúpede bateu recorde mundial de velocidade

REPRODUÇÃO/GUINNESS WORLD RECORDS

“Na simulação, ele pode acelerar a velocidades ainda mais altas, mas ainda não o testamos no mundo real”, afirmou Young-Ha Shin, um dos designers do robô, em entrevista ao Livro Guinness dos Recordes.

(R7)