asdasdasdasd

Juazeiro: Pessoas com quadro gripal leve podem procurar postos de saúde, orienta secretária de Saúde

por Milena Pacheco 18 de Março de 2020 às 08:36
categoria: Saúde

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (17), no paço municipal, abordando medidas de prevenção ao novo coronavírus, a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, enfatizou mais uma vez a necessidade de a população buscar os serviços das Unidades Básicas de Saúde em casos de quadro gripal leve. O objetivo com a orientação é evitar a superlotação da rede de urgência e emergência da cidade.

Juazeiro possui atualmente 54 postos de saúde, localizados na sede e interior e todos estão aptos a receberem pacientes com quadro gripal leve que apresentem sintomas como dor de cabeça, espirro, coriza, espirro e mal-estar sem febre.

Para a secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, é essencial esse cuidado para que a rede de urgência e emergência seja utilizada apenas em casos graves. “A indicação é que o paciente só procure o hospital em caso de desconforto respiratório, pois se formos pegar casos leves e encaminhar para esses serviços de urgência e emergência, vamos apenas aumentar o risco de transmissão do vírus. Assim, a ideia é que só sejam direcionados para hospital ou UPA os quadros gripais com desconforto respiratório e febre alta”, explicou.

As unidades básicas de saúde são conhecidas com a porta de entrada dos sistemas de saúde, ou seja, o atendimento inicial e o primeiro nível de atenção. Nelas são oferecidas desde a promoção da saúde e prevenção até o tratamento de doenças agudas e infecciosas, bem como controle de doenças crônicas, cuidados paliativos e reabilitação. Em Juazeiro, os postos de saúde funcionam das 8h às 17h, na sede e no interior das 8h às 13h. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Reprodução)