asdasdasdasd

Unidades de Saúde de Petrolina estão desabastecidas com vacina antirrábica

por Redação Nossa Voz 11 de Agosto de 2017 às 08:51
categoria: Saúde


A redação do Nossa Voz recebeu reclamações de ouvintes sobre a falta de vacina antirrábica em algumas unidades de saúde de Petrolina. Em nota, a Secretária de Saúde de Petrolina informou que vem enfrentando uma situação de desabastecimento, onde as doses recebidas são insuficientes para atender a demanda.

De acordo com o órgão, o envio das doses ao município é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde que direciona a VIII Gerência Regional de Saúde. Para atender as demandas e notificações, as mesmas são encaminhadas pelo município à regional que avalia e faz a dispensação do esquema vacinal indicado pelo Ministério da Saúde.

Alerta - A secretaria alerta que o fluxo funciona da seguinte forma: se o acidente for leve provocado por animal observável o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência. Lá ele será devidamente orientado.

Se for acidente grave, como mordida por animal desconhecido, doente ou silvestre, como sagui, morcego ou raposa, a orientação é ir ao hospital Universitário (adulto) e Hospital Dom Malan/IMIP (criança). Lá é feita a notificação e a administração do soro e/ou vacina caso tenha disponível, de acordo com a indicação médica.

Por enquanto as unidades de Petrolina continuam desabastecidas. A Secretaria de Saúde não informou se existe prazo para a situação seja regularizada.