asdasdasdasd

Mais de 40 policiais militares farão segurança no comércio de Petrolina durante Operação Papai Noel

por Gabriela Canário 5 de Dezembro de 2017 às 09:10
categoria: Segurança

O 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) iniciou nesta segunda-feira, dia 04, a operação Papai Noel, em Petrolina. De acordo com o Comandante Tenente Coronel André Rodrigues, o objetivo é proporcionar mais segurança para o Centro da cidade, reforçar o policialmente no Centro de Petrolina “em virtude do pagamento do décimo terceiro salário e circulação de dinheiro no comércio local”, quando as famosas “saidinhas de banco começam a acontecer”. A operação segue até o dia 31 de dezembro.

Ainda na manhã de ontem, após o início da operação, dois homens foram presos por furto. De acordo com o comandante, o Centro da cidade será patrulhado, das 7h às 21h, por 24 policiais a pé e 20 motorizados que circularão ainda nos comércios periféricos. Ele explica que com o reforço na área central da cidade, não haverá prejuízos em demais localidades. “Não há uma diminuição, houve um incremento do policiamento a pé no centro de petrolina. Não vai ter prejuízo operacional”, explicou. A ação conta com os apoios da Polícia Civil, Guarda Municipal e da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla).

No reforço da segurança, a cidade está com 40 câmeras instaladas “que auxiliarão na visão que os olhos humanos não alcançam”, segundo o Comandante. Além disso, uma cabine de apoio foi montada na Avenida Souza Filho, que funcionará de base para o processo administrativo, todos os dias da semana, inclusive aos domingos, nos mesmos horários que a operação funciona.

Prevenção a roubos e furtos

De acordo com o Tenente Coronel André Rodrigues, as ações preventivas evitam que delitos aconteçam e que é preciso tomar algumas medidas quando estiver em porte de bens materiais. “É normal andar com dinheiro em espécie, mas algumas pessoas tendem abrir bolsa e carteiras em vias públicas e isso facilita ações de criminosos. Então a gente orienta que movimentem os seus pertences materiais na boca do caixa [no banco]. À noite, evitem andar sozinhos onde tem pouca movimentação e iluminação. É melhor estender o caminho e buscar proteção para evitar a ação de meliantes”, destacou.

Balanço de 2017

Houve uma diminuição nos índices de violência em 2017, em comparação ao ano passado, em Petrolina, como afirma o Comandante. “Petrolina é o segundo município com maior redução de roubos e assaltos. Temos números que mostram o trabalho do 5º BPM”. Ele enfatiza com o órgão possui ainda uma linha móvel que funciona 24h com WhatsAap à disposição da sociedade através do número (87) 9 8877-2102.