asdasdasdasd

Feira do Comércio 2018 de Ouricuri acontece com grande público

por Neya Gonçalves 26 de Maio de 2018 às 09:22
categoria: Sertão do Araripe

Uma das maiores feira de negócios do estado de Pernambuco começou na noite desta quinta (24) trazendo grande público para a praça de eventos no centro da cidade de Ouricuri. Mais de 8 mil pessoas presentes na primeira noite, segundo a polícia militar. Em destaque, as maiores empresas do nordeste de vários seguimentos. Destaque para as biroscas em redor do palco, formando uma confortável praça de alimentação. A abertura começou por volta de 20h e contou coma presença total da diretoria da CDL, representantes de segmentos comerciais, culturais e políticos.

A festa deu um novo ar ao trabalho dos artesãos que estavam presentes em vários ambientes, a Feira geralmente usada pelas empresas patrocinadoras como uma ferramenta de marketing com o objetivo de expor seus novos produtos, conquistar mercado atraiu o comércio de diversos segmentos.

Para o presidente Edilson Silva, a hora é de aproveitar as oportunidades para avançar. Avaliamos as melhores maneiras possíveis, mesmo com as dificuldades que estamos passando no momento e a gente viu a satisfação de cada empreender em ter nessa feira uma oportunidade para todos, mostrar seus produtos, seu serviço e a participação em massa de toda a imprensa, é um evento oportuno não só para a a cidade, mas para a CDL, o Sebrae e até mesmo quem não está aqui por mobilizar toda a cadeia comercial da nossa região”, disse Edilson

Além disso,  o Sebrae que realiza a Feira junto com a CDL, levou um kit de inovações e renovações de ideias para os clientes. Foram dias de divulgações em torno de um novo modelo de empreendedorismo. Com informações Cidinha Medrado


Policiais Militares do 7ºBPM apreendem armas e veículos roubados em Ouricuri

por Gabriela Canário 24 de Maio de 2018 às 08:06
categoria: Sertão do Araripe



Na noite desta terça-feira (22), uma equipe de policiais da ROCAM e GATI, apreenderam armas e veículos roubados, foram encontrados em Ouricuri: 01 (um) revólver cal. 38, 19 munições do mesmo calibre, 01 automóvel modelo ônix, 02 (duas) motocicletas, todos produtos roubados, além de dinheiro e joias que consideram objetos de origem duvidosa.

A polícia chegou ao local, depois de uma denúncia anônima, relatando que indivíduos estavam circulando em um carro em atitude suspeita, nas proximidades do Posto Raul Lins. O policiamento chegou ao local imediatamente e conseguiu abordar os homens.

Foi verificada a documentação veículo e constatado que se trata de um carro roubado em Itamari/BA

O material apreendido foi levado para a delegacia, junto com os acusados, Raimundo Ribeiro da Silva, Alessandro de Melo Ferreira, Renato Feitoza de Barros, Leonaldo Almeida da Silva

Cidinha


Três dias de luto em Ipubi em respeito à morte do ex prefeito Valdemar Vicente

por Gabriela Canário 22 de Maio de 2018 às 14:24
categoria: Sertão do Araripe

A cidade de Ipubi registra na manhã de hoje, a morte do ex-prefeito Valdemar Vicente de Souza, de 75 anos. Ele faleceu na madrugada desta terça (22), em Petrolina, onde morava, vítima de complicações cardíacas.

Muito estimado, Valdemar deixa em seu legado muitas conquistas em através dos seus 3 mandatos, 1983/1987, 1993/1997 e 2000/2004. Valdemar também foi vice-prefeito e era conhecido como uma pessoa simples que se dedicava muito a projetos sociais.

A cidade está de luto, decretado oficialmente pelo prefeito Chico Siqueira, serão três dias para que todos tenham tempo e lembrem de manifestar seus sentimentos externamente.

O velório ficará por um período em Ipubi e segue para Serrolândia, onde nasceu e ainda residem muitos de sua família, filho de Pedro Vicente que também foi muito estimado pela comunidade.

Cidinha Medrado


Caminhoneiros protestam também na BR 316 em Ouricuri sentido Araripina

por Gabriela Canário 22 de Maio de 2018 às 14:23
categoria: Sertão do Araripe

Caminhoneiros protestam contra o preço do diesel em rodovias do Brasil, aqui em Ouricuri na BR 316, sentido Trindade e Araripina, o Nossa Voz conversou com Anderson Gomes Melo (Andrinho) caminhoneiro de Ouricuri ele que faz parte do grupo Elite Nordestina, disse que o movimento é pacífico e que não vai impedir a passagem de outros transportes, apenas os caminhoneiros é que protestam. A movimentação não tem hora determinada para terminar.

Sobre a alta do diesel, Anderson disse que não tem como transportar, mas acredita que a luta será válida.

“A gente tá tentando fazer nossa parte para ajudara a todos, nós dessa região, não aguenta mais. Estamos num movimento pacífico, carro pequeno, ônibus, van, ambulância tá liberado, o movimento é só para caminhoneiros, de acordo com a Lei que sugere liberar o direito de ir e vir do cidadão. A gente acredita num resultado positivo, tanto que o presidente já fez uma proposta para baixar 1,9%, mas isso é mesmo que nada. Se o caminhão parar, pára tudo, pode faltar tudo e com o combustível desse preço não dá para rodar”, disse o motorista.

Anderson explicou também que atualmente os preços de fretes, de gesso por exemplo, não suprem mais as necessidades do motorista e manutenção do transporte.

Cidinha Medrado


Adelucia Cléa vence as eleições e deve continuar na presidência da Câmara

por Neya Gonçalves 18 de Maio de 2018 às 17:34
categoria: Sertão do Araripe

As eleições para 2019/2020 da câmara de vereadores de Ouricuri foi antecipada para a manhã desta sexta (18). A atual presidente Adelúcia foi reeleita com 8 votos. O pleito foi antecipado por que é assim que a lei orgânica deixa brecha para a reeleição. Dos 15 vereadores da Casa, 13 pertenciam ao grupo de situação. Alguns vereadores alegam que a decisão de fazer a eleição antes do prazo normal teria sido uma jogada da vereadora para se reeleger. O vereador Carlos Nunes, líder do governo na Câmara disse que ficou sabendo ela teria comunicado ao prefeito Ricardo Ramos que já tinha 8 votos e isso surpreendeu a todos, que por não concordar com a atitude decidiram enfrentá-la em uma outra chapa.

Durante a eleição, os membros da chapa 02 questionaram o voto do vereador Nanias de Santa Rita, sugerindo que era um voto irregular já que o vereador Gildejânio não pôde comparecer às sessões por motivo de força maior (preso desde setembro de 2017). No entanto Nanias, foi reempossado na noite de terça-feira (15), para Adelúcia a votação foi legal.

“A todo momento o meu opositor estava questionando quanto a legalidade da posse do vereador Nanias, mas no artigo 17 da Lei Orgânica diz quando o vereador pode licenciar, e acabou as licenças de Gildejânio, então ele enviou um documento dizendo que estava impedido de vir por motivo de força maior, isso quando não está no querer dele, coisa que ele não pode fazer. E no artigo 17, a LO diz no inciso III que o suplente será convocado no caso dessa licença demorar mais de 30 dias e ele só foi convocado depois dos 30 dias e também diz que em caso de vaga, a vaga estava em aberto”, explicou Adelúcia

Os vereadores reclamaram também que não tinham sido avisados dessa eleição e nem da posse de Nanias, quanto a isso, a vereadora disse que o edital de convocação foi publicado e que não caracteriza como surpresa.

O voto de Nania de Santa Rita foi bastante questionado, a chapa 2 disse através de Iran Severo, candidato a presidente, que empossar Nanias foi um artifício da chapa 01 para ganhar a eleição.

“A gente tem consciência que Gildejânio tá preso, estamos tranquilo, jogamos limpo, não precisamos usar de artifício de atropelar a Lei Orgânica, ele pediu um requerimento que não era mais de direito e empossou Nanias imediatamente e não colocou para apreciação dos vereadores, mas isso era para ser logo após o resultado do vereador Gildejânio, o processo está em tramitação, não foi julgado e nem condenado, ele poderia assumir após a conclusão das faltas ou do processo, e tão logo saia o parecer jurídico a gente entra na justiça para que seja anulado o voto de Nanias”, disse Iran Severo

Foi uma reunião de acusações, farpas, críticas e quebra de alianças. A vereadora Delvânia Sobral, 1a vice-presidente, pediu na hora exoneração do cargo na mesa diretora, mesmo após as explicações da Secretária sobre o assunto, orientando que só poderiam discutir assuntos relacionados a pauta do dia, os vereadores não esconderam a insatisfação e fizeram várias críticas à presidência. O vereador Daniel, 1o Secretário, também pediu para sair do cargo e deixou claro que está deixando o grupo da situação, já Carlos Nunes segurou sua decisão, pediu que o tirassem da liderança do governo na casa, que não faria mais parte do grupo de situação, não era mais da base aliada ao prefeito Ricardo Ramos.

“Foi formada uma chapa com adversário líder de oposição na câmara, isso é inadmissível, é uma questão de desmoralização e a partir de agora não faço mais parte da bancada de situação. Apos essa eleição teria necessidade dessa decisão, pelo fato de que não houve respeito quanto a gente, nós da base 45 do PSDB. Renuncio a liderança do governo na câmara e aviso ao publico ouricuriense”, disse Carlos Nunes.

O vereador Everaldo Valério que lidera a oposição na Casa disse que novos oposicionistas serão bem-vindos, disse que não mudou de partido ou grupo porque fará parte da mesa diretora, que a eleição da mesa é independente, que pretende sim andar em consenso com a oposição.

“A questão é que a eleição da mesa diretora é independente, meu partido PT é membro da mesa diretora no Congresso nacional, e eu coloquei como condição de independência não incomode a chapa, a chapa colocou que eu posso continuar com minha independência”, disse Everaldo.

CHAPA 01

ADELUCIA - PRESIDENTE

GIBA - VICE -PRESIDENTE

ALEX - 2° VICE-PRESIDENTE

EVERALDO VALÉRIO - 1° SECRETÁRIO

ANANIAS DE STA RITA - 2° SECRETÁRIO

CHAPA 02

IRAN SEVERO - PRESIDENTE

CARLOS NUNES - VICE-PRESIDENTE

DELVANIA - 2° VICE PRESIDENTE

DANIEL - 1° SECRETARIO

CICERO - 2° SECRETARIO

Com informações Cidinha Medrado/VPFM


Preso, Gildejânio Melo perde mandato por concessão e Nania assume vaga

por Gabriela Canário 16 de Maio de 2018 às 15:37
categoria: Sertão do Araripe

A Câmara de Vereadores de Ouricuri apresentou nesta terça-feira (15) um parecer jurídico sobre a situação do vereador Gildejãnio melo, que está preso desde setembro de 2017. Segundo Salete Rogério, Assessora Jurídica da Casa, o vereador enviou uma notificação avisando que está impossibilitado de comparecer à reuniões principalmente e de cumprir suas obrigações parlamentares.

“Gildejânio foi susbstituido em novembro de 2017 pelo suplente de vereador, Nania de Santa Rita, interina e temporariamente com vista de resguardar o interesse publico na comunidade dos serviços legislativos em sua plenitude, ocorre que passados 120 dias, máximos permitidos para licença conforme fundamentação declinada, a saber, tratar de interesses particulares, o vereador noticia a Casa Rodrigo Castor que por motivo de força maior, independente de sua vontade, encontra-se impedido de cumprir suas obrigações parlamentares, em especial ao comparecimento às sessões, visto encontrar-se em prisão preventiva, segregado nas dependências da cadeia pública desta urbe”, explicou a assessoria jurídica na tribuna da casa.

A jurista disse foi feita uma leitura específica de acordo com a lei orgânica artigo 14, incisos 16 e 17 ela falou sobre os direitos às licenças. Ela deixou claro que não há mais direito a licenças, por isso, o suplente Nania de Santa Rita assume a vaga, que está aberta, e já que o município não tem como prever todas as hipóteses de impedimento durante um mandato, e como o edil já utilizou os 120 dias de licença para resolver questões particulares a que tem direito, já não tem mais condições de exercer o mandato. Após a reunião a Advogada Salete Rogério falou com nossa reportagem. Segundo ela, o vereador não perde o mandato, mas também não tem direito a mais licenças. No entanto, poderá voltar se sua prisão for revogada e se estiver apto para cumprir suas obrigações parlamentares.

Cidinha Medrado


Polícia prende em flagrante homem após matar o próprio pai com um machado em Ouricuri

por Gabriela Canário 16 de Maio de 2018 às 14:50
categoria: Sertão do Araripe

Na noite desta terça-feira (15) foi preso no Sítio favela, interior de Ouricuri, um homem suspeito de matar o pai a golpe de machado. Tadeu Vieira da Luz é acusado de matar o pai Adão Gomes da Luz de 69 anos.

De acordo com dados policiais, o assassinato aconteceu após uma discussão entre pai e filho. Tadeu aproveitou que o pai tinha ido dormir e o atingiu atacou com um golpe de machado na cabeça. O acusado tentou fugir mas a polícia conseguiu capturá-lo, os policiais apreenderam também o machado do crime e uma espingarda soca soca.


Araripina e Bodocó recebem Corporação Musical Cemadipe

por Gabriela Canário 15 de Maio de 2018 às 15:39
categoria: Sertão do Araripe

Após passar por Petrolina, o projeto nacional Sonora Brasil, realizado pelo Sesc, chega ao Sertão do Araripe com a banda Corporação Musical Cemadipe (GO). Com o tema 'Bandas de música: formações e repertórios' a apresentação do grupo acontecerá em Araripina nesta quarta-feira (16/5), às 19h30, no Lions Club. No dia seguinte (17/5) é a vez de Bodocó receber a banda, às 20h, no Sesc Ler. O acesso é gratuito.

A Corporação Musical Cemadipe é uma banda formada por jovens de Aparecida de Goiânia (GO). A criação do grupo, em 2005, ocorreu como uma proposta de educação musical baseada em referências comumente encontradas em cidades do interior do Brasil. No caso deste grupo, é realizado um trabalho bastante sistematizado e embasado teoricamente pelo fato de ter à frente um maestro/professor com formação acadêmica.

A história da banda tem origem no Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe), que desde 2001 atua com projetos de cunho social, atendendo famílias do bairro Madre Germana com vistas à atenção a seus direitos no campo da Educação. Na composição do panorama apresentado no projeto, a Cemadipe representa as bandas civis que lidam com repertórios de marchas e hinos. Formada por naipes de metais e percussão, abordando repertórios de relevância histórica e com atenção especial a compositores goianos, o grupo também vai apresentar instrumentos de fanfarras e exemplos de seu repertório específico.

SONORA - Em seus 20 anos de circulação nacional o projeto Sonora Brasil apresenta ao público expressões musicais fortes, mas ainda pouco difundidas e que integram o cenário cultural brasileiro. O projeto está apresentando os temas 'Na pisada dos cocos' e 'Bandas de música: formações e repertórios' no biênio 2017/2018 com a participação de quatro grupos em cada tema. Na primeira etapa da 20ª edição do projeto Araripina e Bodocó receberam quatro grupos de coco. Agora terão a oportunidade de assistir ‘Bandas de música: formações e repertórios’.

A intenção é traçar um panorama das tradicionais bandas que, espalhadas por todo o Brasil, são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. Têm origem no meio militar, de onde assimilaram características marcantes como o uso de uniforme, o repertório de marchas e a instrumentação. Com a intenção de recuperar repertórios originais, históricos ou recentemente compostos, o Sonora Brasil traz quatro formações distintas, sendo três representando os grupos tradicionais que se apresentam nas ruas e nas praças e um representando o segmento da música de concerto com repertório inspirado na sonoridade das bandas.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social.

Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br. (Assessoria)


Nova diretoria da Associação de Agentes Comunitários de Saúde de Ouricuri apresenta reivindicações

por Gabriela Canário 11 de Maio de 2018 às 13:19
categoria: Sertão do Araripe

A celebração da posse da nova diretoria da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, na quinta-feira (10). O evento foi um sucesso, com a presenças dos Agentes. A eleição que ocorreu em abril deu vitória para Roméria Rodrigues, nova presidente. Em suas palavras se comprometeu em lutar por melhores condições de trabalho e salários, já a vice-presidente Ivanha Santos falou sobre a importância dessa associação para as conquistas desejosas dos AC´S.

“Nossa finalidade é lutar e fortalecer nossos interesses, estimular a organização e a participação dos nossos agentes, a gente espera que todos venha para lutarmos juntos. Nós temos uma enorme pauta, vamos iniciar uma luta sobre os novos AC´S que estão sem receber insalubridade e os que não foram aposentados ainda, a gente vai correr atrás disso, porque é um direito deles”, comentou Roméria.

A presidente dos ACS´s também comentou sobre aquisição de material para trabalhar, ele disse que há dois anos as equipes não tem recebido material para trabalhar e assistir as famílias, ela ainda fortaleceu a ideia de buscar junto ao governo a cobertura das áreas que ainda não assumiram sua posição após o concurso.

Para finalizar o encontro, a associação realizou um almoço com os membros, a sede da Associação que fica no Bairro Santa Maria, Próximo ao PSF.

Cidinha Medrado


Nova diretoria no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ouricuri toma posse

por Cidinha Medrado 10 de Maio de 2018 às 15:33
categoria: Sertão do Araripe

Tomou posse na manhã de hoje (10), a nova coordenação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ouricuri, este é um órgão que tem a função do de discutir e acompanhar as políticas públicas para a agricultura familiar no município.

O Conselho deve participar da construção de todo o processo de desenvolvimento rural sustentável do município e sobretudo nas comunidades discutindo e elaborando planos em relação às necessidades dos agricultores priorizando aquilo que é economicamente viável. A posse aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Municipais, no centro da cidade. A Coordenação segue no comando de Jane Lopes da ONG Caatinga, Coordenadoria Adjunta com Vânia Lima, Secretaria com Ianda Novais.

Segundo Jane Lopes mais de 100 associações compõem este Conselho e organizações governamentais e não governamentais que discutem propostas para a melhoria da agricultura familiar do município, “nessa reunião a gente também discutiu quais as dificuldades que agricultura familiar enfrenta na conjuntura política atual e quais caminhos a gente vais buscar e que o conselho já vem buscando e que certamente vai continuar buscando que são as saídas , que são as formas de mudar este cenário e fortalecer cada vez mais a Agricultura familiar que alimenta o povo brasileiro e nem sempre é valorizada como deveria, que nem sempre as políticas públicas que precisam chegar para fortalecer esta agricultura, chegam”, disse Jane Lopes (Fotos: CDRS)