asdasdasdasd

Prefeitura de Exu compromete-se com a Justiça do Trabalho a implantar ações contra o trabalho infantil

por Neya Gonçalves 21 de Julho de 2017 às 09:10
categoria: Sertão do Araripe

A  Prefeitura de Exu (PE), no Sertão do Araripe, comprometeu-se junto ao Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) a implementar uma série de ações contra o trabalho infantil na cidade. O acordo foi feito por meio de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pelo prefeito Raimundo Saraiva, pelo qual ficam estabelecidas oito ações de combate à prática. O não cumprimento das obrigações acarretará em multa à prefeitura. A procuradora à frente do processo é Vanessa Patriota.

O Nossa Voz conversou mais cedo com o Secretário do Conselho Municipal da Criança dos Direitos da criança e do adolescente, o Comdica, ele explica quais ações estão sendo providências e que já foi feito para amenizar a situação

“ O município já se encontra adequado, já realizando praticamente todas as cláusulas que foram assinadas, o município foi convocado pelo Ministério do Trabalho e junto com o Governo assinamos o TAC, mas, na verdade, já vem atendendo essas solicitações inclusive, só que a gente entende que é uma situação que requer não somente a participação do governo, mas das famílias que ainda vivem essa cultura do '‘melhor trabalhar do que roubar’', mas bom mesmo é está na escola, e por conta disso, é que há indícios de crianças que trabalham, mas elas já foram identificadas, principalmente as que fazem carrego na feira livre, elas já foram encaminhas das através do Conselho Tutelar, mas fica difícil enquanto tiverem esse pensamento, até porque muitas recebem os benefícios exatamente para isso, para serem amparadas estarem, na escola', explicou o secretário.

O prazo para a implantação das ações varia desde aplicação imediata a 120 dias. O não cumprimento sujeitará multa fixa de R$ 10 mil por cláusula descumprida, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O acordo levou em consideração vários documentos nacionais e internacionais, como a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, Convenção Americana sobre os Direitos Humanos, Convenção n. 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), além da própria Constituição Federal.(Foto para ilustrar) Reportagem, Cidinha Medrado


CRO inicia Caravana da Saúde Bucal em Ouricuri

por Adriana Rodrigues 20 de Julho de 2017 às 10:03
categoria: Sertão do Araripe

A Caravana da Saúde Bucal de 2017 começou na manhã de hoje (17) em Ouricuri, o evento aconteceu na Escola Estadual Dom Idílio Soares.

A programação trouxe palestras para auxiliares e técnicos em saúde odontológica, capacitações e fiscalizações. De acordo com Alfredo Gaspar presidente do Conselho a fiscalização vai ficar mais rígida principalmente nas postagens de médicos nas redes sociais. “Nós implementamos mais o Conselho, temos uma fiscal de área, e estamos vendo, porque até hoje recebemos muitas reclamações de ilegais, o Conselho fiscaliza os legais, mas estes casos de leigos são de polícia. Hoje o grande problema da Odontologia como outras profissões da área de saúde, se cama, principalmente hoje, redes sociais, o antes e depois que não é permitido, por que você não pode fazer uma promessa ou especialmente, porque você criar uma expectativa à qual você não pode ser atendido, o Conselho não permite que o Cirurgião Dentista poste o antes e depois porque isso é uma infringência ao Código de Ética Odontológico”, afirmou Alfredo Gaspar.

A programação segue para as Gerências de Saúde em Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Arcoverde até 21 de julho. A secretária de saúde, Gardiele Andrade recepcionou a Caravana, ela elogiou o desempenho no atendimento odontológico no município e falou da importância da capacitação dos profissionais e as orientações dadas pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco. (Com informações Cidinha Medrado)


Professores municipais de Araripina estão em greve por tempo indeterminado

por Adriana Rodrigues 19 de Julho de 2017 às 16:19
categoria: Sertão do Araripe



Os professores da rede municipal de ensino de Araripina, decidiram parar as atividades, na tarde dessa segunda-feira (17), logo após reunião decisiva da categoria, que aconteceu na Câmara de Vereadores, os servidores compareceram em maioria e concordam com a paralisação, de posse da convicção de que a prefeitura ainda não se propôs a resolver questão de reajustes salariais para 2017.

O secretário-geral Tiago Josimar da Silva disse que a prefeitura não demonstrou preocupação e não apresentou proposta. Ele afirma que a greve vai continuar por tempo indeterminado, até que o município chame a categoria para discutir o assunto,

“ Bom que se saiba, que já estamos no 7º mês do ano, é uma situação muito ruim. O que a gente está pedindo é uma negociação”, disse o secretário.

Tiago Silva, porém, reconhece que os recursos que a prefeitura recebe hoje da educação, não dão pra pagar os salários de novembro, dezembro, pagar salário em dia, e ainda reajustar tudo de uma vez, por isso a categoria quer negociar, apresentar propostas e receber contrapropostas do governo municipal. (Inf Roberto Gonçalves foto:Fredson Paiva)


Ex secretário do Cisape denuncia escavações de máquinas pesadas no antigo aeroporto no centro de Ouricuri

por Adriana Rodrigues 18 de Julho de 2017 às 12:12
categoria: Sertão do Araripe

O assunto foi abordado hoje pelo ex secretário do Cisape Walber Farias (Dadinho), além de questionar o assunto, depois de presenciar máquinas pesadas escavacando parte do terreno, antigo aeroporto no bairro Nossa Senhora de Fátima em Ouricuri, ele pondera as perdas e danificações ambientais que podem ocorrer, ele disse que está disposto a lutar contra a situação e convoca autoridades.

“Dói muito em mim, eu nasci nessa cidade, e muitas vezes vi meu pai doente pegar avião ai para ir ao Rio de janeiro se tratar e hoje vemos muita gente morrer à míngua sem ter como sair daqui porque não podemos receber uma UTI aérea. Sábado pela manhã passei ali pelo aeroporto cavando, e o que mais me dói é ver a mesma pessoa por todos estes anos destruindo, há cinco anos eu venho fotografando as pessoas que vivem destruindo aquele aeroporto”, lamentou Dadinho.

Segundo Walber, o terreno é administrado pelo Cisape _Consorcio Intermunicipal do Araripe, onde trabalhou por 12 anos, mas não tinha conhecimento, somente agora através de advogado é soube da competência do Cisape, por meio de doação.

“ Durante todos estes anos a mesma pessoa, um vendedor de barro que tem máquinas e vem destruindo, eu vou procurar todas as autoridades de Ouricuri e provar que durante todos estes anos esta pessoa prática esse tipo de atividade. O terreno foi doado através de um termo de sessão de uso ao Cisape, mas se eu soubesse teria tomado providências antes”, afirmou

Segundo o ex secretário, o local tem uma cratera de tamanho apropriado ao de um estádio de futebol, por trás das residências dessas pessoas, o buraco tem trazido transtorno para a população e quando chove surge diversos problemas.

(Por Cidinha Medrado)


Escritor e jornalista bodocoense Cícero Belmar é o novo membro da Academia Pernambucana de Letras

por Adriana Rodrigues 18 de Julho de 2017 às 09:13
categoria: Sertão do Araripe

Cícero Belmar, é escritor de obras infantis, peças teatrais e romances, ele tomou posse no início e ocupa o número 33 da APL, cadeira que antes pertencia à Poetisa Lucila Nogueira que faleceu em dezembro de 2016 com quem Cícero cultivava uma amizade efetiva, autor de obras como' Umbilina e sua Grande Rival e Rossellini Amou a Pensão de Dona Bombom ', e entre suas grandes divulgações, romances, contos, biografias e peças teatrais, Cícero ficou conhecido no estado pelas publicações feitas como repórter.

Belmar, foi eleito com 34 dos 30 votos presentes na sessão no final de março, ele conta ao Nossa Voz que não havia planejado mas comemora o reconhecimento.

“Eu sempre escrevi e sempre procurei pautar minha vida como escritor, trabalhando arduamente e nunca batalhei para ser membro da Academia Pernambucana de Letras, isso foi algo que veio a reboque, as pessoas me convidaram para participar e eu ganhei, mas eu acho muito importante participar da Academia, porque é um ponto de referência do humanismo, das letras e da cultura pernambucana”, declarou Cícero.

Segundo Belmar, a Academia realiza reuniões mensais para debater a literatura, a mesma cadeira que hoje ele ocupa já pertenceu aos escritores Laurentino Lins de Lima e Lucila Nogueira. (Por Cidinha Medrado)


Ex vereador lança pré-candidatura a deputado estadual

por Cidinha Medrado 13 de Julho de 2017 às 12:26
categoria: Sertão do Araripe

Ex-vereador de Trindade, Lamarth Piancó, se lança pré-candidato a deputado estadual e defende que Araripe não vote em candidatos de outras regiões, até mesmo do Vale do São Francisco. Ele hoje é filiado ao Solidariedade e diz que não vai desistir. Em entrevista ao Nossa Voz, ele conta que a ideia é fortalecer o Araripe em emprego e renda, ele que é empresário do gesso na região defende o empoderamento das indústrias que já estão afixadas na região e a conquista de novas empresas.

“Pra podermos fortalecer a região do Araripe em emprego e renda, essa região precisa ser fortalecida, a maior defesa tem que ser diminuir as alíquotas do estado, que são as maiores do estado, isso que devemos fazer, lutar em todas as divisas, para que nosso cidadão sertanejo possa cuidar de suas famílias. O pólo gesseiro depende da segunda bacia leiteira e vice-versa, os agricultores de Santa Cruz e Santa Filomena precisam do emprego, quando não está chovendo eles vem trabalhar no pólo gesseiro”, disse Piancó.

O empresário defende também a ideia de fortalecimento político e pede ao povo que não vote m candidatos de outras localidades.

“Os do Vale do São Francisco estão crescendo, lá tá um sucesso, no Pajeú de Serra Talhada pra cima, estão crescendo, lá tá bem demais. Mas se você notar de Araripina até Salgueiro tá abandonado, de Exu a Santa Cruz tá abandonado, só este eixo dá um milhão de habitantes, que é Sertão Central e Sertão do Araripe”, explicou o pré-candidato.

Além de Lamart Piancó, foi confirmado também pelo ex-prefeito Cezar de Preto sua possível pré-candidatura.

 


Ex presidiário por tráfico morre em Bodocó após disparos de arma de fogo

por Cidinha Medrado 13 de Julho de 2017 às 11:53
categoria: Sertão do Araripe

Valdir Ferreira Lima, 30 anos, morreu após sofrer disparos de arma de fogo, ele estava na Rua Maestro Carlos Gomes no centro de Bodocó quando foi ferido, quem efetuou os disparos não foi reconhecido por nenhuma testemunha. Logo que acionada a Polícia constatou as informações, foi apurado também que o ajudante de pedreiro era ex-presidiário, já esteve preso por envolvimentos com tráfico de drogas entre outras acusações

Informações testemunhais comprovaram que dois homens em uma moto se aproximaram da vítima, que estava em via pública, e efetuaram os tiros,o homem morreu no local. O caso foi registrado e segue com investigação da PC que efetuará as devidas providências. (Foto Nilson Macedo)


Colisão por alta velocidade mata jovem de 19 anos em Ipubi

por Cidinha Medrado 12 de Julho de 2017 às 15:20
categoria: Sertão do Araripe

O jovem Francisco Andresson de Souza de 19 anos, morreu na tarde desta terça(10) após falhar o instante em que tentou acionar os freios. A polícia chegou de imediato ao local do acidente que aconteceu no bairro Paulista, em Ipubi, e viu que se tratava de uma forte colisão, onde a moto de Francisco que vinha em alta velocidade com um caminhão conduzido por Antônio Vieira que no momento do ocorrido fazia uma manobra. 

O jovem morreu no local. O motorista e os veículos foram entregues aos cuidados da delegacia local para que sejam tomadas mediadas cabíveis. (Foto Nilson Macedo)


Por Amor à Cultura confronta prefeitura e cobra satisfação de uso do dinheiro público em Trindade

por Cidinha Medrado 12 de Julho de 2017 às 15:13
categoria: Sertão do Araripe

 

A Associação de Cultura de Trindade (ACULT) realizou no fim de semana (8/9 de julho) o I Festival Interestadual de Quadrilhas Juninas e foi bastante criticado por populares, artistas e dirigentes de quadrilhas, com manifestos, palavras de ordem, cartazes, presença clara de protesto, que cobram explicações sobre o Festival Municipal e São João, já que a prefeitura não realizou os eventos culturais tradicionais como carnaval.

Houve uma manifestação denominada “Por Amor à Cultura”, os coordenadores comunicam que essa movimentação é pacífica, mas que cobra satisfações do governo em referência aos investimentos no evento junino tradicional, Renato Alves, coordenador da Quadrilha Infantil Balão Mágico diz que o movimento não tem intenção de agredir ninguém politicamente e nem moralmente, mas vai continuar investigando as ações do governo através do Portal da Transparência onde confirma ter encontrado indícios de uso indevido do dinheiro público.

“Até a data de hoje, dia dessa entrevista não foi dado nenhuma satisfação aos quadrilheiros locais sobre o não acontecimento do São João da cidade, mas teve um festival privado que teve total apoio da prefeitura e então achamos muito incoerente, não juntamos as quadrilhas para protestar num movimento 100% pacífico, não teve depredação, nem agressão verbal e nenhum tipo de violência, foi um movimento lindo, onde a gente só cobra explicações sobre essa questão e sobre o uso com o dinheiro público”, disse o quadrilheiro.

Segundo o representante da Balão Mágico, foram contestadas informações encontradas no Portal da Transparência sobre a declaração de um dinheiro que segundo o Portal foi utilizado em eventos culturais. Renato disse que não houve manifestação por parte do governo a respeito da manifestação, apenas um áudio de alguém do governo em grupos de whats app.

“Ninguém entendeu porque não aconteceu o São João do povo e ele apoiou um evento privado, de uma associação da cidade, não houve nenhuma resposta sobre as manifestações, apenas um áudio de alguém do governo dizendo que foi lá no segundo dia porque não tinha medo. Com certeza ele não podia ter medo do povo porque ali não tinha nenhum bandido, apenas pessoas gritando e pedindo explicações sobre o que está acontecendo na cidade. A palavra-chave para resolver todos os problemas é respeito e o nosso objetivo foi alcançado, isso é apenas uma semente e nós vamos colher os frutos”, disse Renato.

Concluindo, Renato Alves disse que o grupo pretende continuar investigando no Portal da Transparência sobre o uso do dinheiro público em Trindade.

Nossa reportagem não conseguiu no momento um contato da Secretaria de Cultura para falar sobre o assunto, no entanto, o espaço estará aberto para declarações. (Fotos: Leo Mobis)


Notícia falsa de sequestro circula em Ouricuri e homem é coagido, polícia desmente boato

por Adriana Rodrigues 4 de Julho de 2017 às 17:23
categoria: Sertão do Araripe

Notícias falsas sobre o sequestro de duas crianças nas proximidades da Escola Minervino Damasceno Coelho na tarde desta segunda-feira (3), alarmou a população de Ouricuri. Alguns áudios de um rapaz contando sobre o sequestro e outro de uma mulher em detalhes explicando que um sobrinho seu tinha passado pela situação, deixou a população convencida.

Logo em seguida a polícia desmentiu a informação e pede que as pessoas tenham cuidado com denúncias falsas. Nas informações policiais consta que um homem foi alvo das denúncias, pois estava com seu carro estacionado próximo ao local. Desconhecido, virou alvo das denúncias. Era um engenheiro que estava a serviço. O homem foi coagido a prestar esclarecimentos. A história foi desmentida pela Polícia, foi apenas boato.

Famílias ficaram apavoradas, essa é a terceira circulação de notícias falsas de sequestros de crianças nos últimos dois meses em Ouricuri. Uma teria acontecido no bairro Santo Antônio e outra em frente a uma escola da rede privada no momento em que festejava a festa junina com as crianças em frente a escola, que divulgou uma nota nas redes sociais que a história não era verdadeira, no entanto com a aproximação de um homem desconhecido, os pais ficaram alertas. Vale lembrar que nenhuma dessas informações foram confirmadas por setores responsáveis como Conselho Tutelar, Polícia ou familiares. (Com informações de Cidinha Medrado)