asdasdasdasd

IPA reúne associações e produtores para falar sobre a distribuição de sementes em Ouricuri

por Adriana Rodrigues 22 de Janeiro de 2020 às 12:51
categoria: Sertão do Araripe

(Foto: Cidinha Medrado/ Nossa Voz)

A gerente regional do IPA, Marlene Rezende esteve em Ouricuri, na manhã desta terça (21) em reunião com líderes de associações e produtores em geral, para falar sobre a entrega de sementes de milho e sorgo no Araripe. Segundo ela, na quinta-feira (23), o presidente do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco, Odacy Amorim, comparecerá a cidade para a ação, ele aproveitará a visita do secretário de Agricultura de Pernambuco Dilson Peixoto, que vem Ouricuri para anunciar algumas ações no município, durante o Tradicional Festival de Janeiro, o Secretário deve se reunir com autoridades políticas do município.

As associações e produtores cadastrados o programa Garantia-Safra serão beneficiados nos 10 municípios do Araripe, 117.100 mil quilos de sementes de milho e 32.500 de sorgo, mais de 149 mil sementes para o produtor, Para Marlene, isso representa a esperança de uma boa safra para 2020.

“Estamos com agenda completa aqui em Ouricuri até sexta-feira (24), além das sementes, vamos distribuir também através do Caatinga, Palmas, pelo Projeto Dom Elder. A semente é de boa qualidade, especializada, se trabalhar com vontade, zelando como se deve, fazendo os tratos culturais na hora certa e Deus mandar chuva, como tá prometendo, nós vamos ter uma boa safra, se Deus quiser”, disse Marlene Rezende.

A entrega de palmas, uma espécie de cacto. Planta comum em regiões semi-áridas já está acontecendo nos outros municípios, a ação faz parte do projeto Dom Elder Câmara, do governo do estado, que tem o objetivo de contribuir para a redução da pobreza rural e das desigualdades no Semiárido Brasileiro, por meio do melhoramento da articulação de políticas de desenvolvimento rural sustentável e promover o acesso da população rural a essas políticas.


Com prazo curto, quase 9 mil eleitores ainda não realizaram o cadastramento biométrico em Santa Maria da Boa Vista

por Adriana Rodrigues 22 de Janeiro de 2020 às 12:19
categoria: Sertão do Araripe

Faltando pouco tempo para encerrar o prazo para o eleitor realizar o cadastramento biométrico, em Santa Maria da Boa Vista muitos eleitores poderão ficar impedidos de votar nas eleições de 2020.

Segundo a chefe da 81ª Zona Eleitoral do município, Lilian Lawall, restam ainda quase 9 mil eleitores e o tempo será muito curto para atender a todos. Recentemente pensando em dar mais celeridade ao processo de cadastramento biométrico, o cartório realizou duas semanas de mutirões com horário mais estendido, e ainda de acordo com Lilian o número de eleitores atendidos foi considerado positivo.

Desde quando foi iniciado o processo de cadastramento biométrico a procura do eleitorado tem acontecido de forma insatisfatória, sendo realizado poucos atendimentos ao dia e por isso a chefe do cartório teme que um número alto de eleitores deverão ficar impossibilitados de votar, além de sofrer outras consequências por conta do cancelamento do título eleitoral.

O cartório pensa ainda em realizar outro mutirão para tentar atender um número maior de eleitores, já que o prazo encerra no final de março.

Em Santa Maria da Boa Vista o número de eleitores aptos a votar em 2020 é pouco mais de 29 mil. (Por: Anderson Guimarães/Nossa Voz)


Conferência da Ação Social vai discutir falta de recursos nesta quarta

por Redação Nossa Voz 29 de Julho de 2019 às 16:50
categoria: Sertão do Araripe

Acontece em Ouricuri, nesta quarta-feira (31), mais uma Conferência de Assistência Social, para discutir Políticas Públicas. De acordo com o tema “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social’, falta recurso para mais investimentos em políticas de ação social e o município amarga na tentativa de colocar em prática, projetos de fortalecimentos.

De acordo com Efigênia Almeida, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ouricuri, não está recebendo novos recursos, o valor que chega ainda é o mesmo de 2012, e reclama que os governos estadual e federal não demonstram desejo de fortalecer estas políticas.

As políticas estão recebendo os mesmos recursos, alguns atrasados, ainda receberam a parcela 11 de 2018, parcelas demoram dois a três meses para chegar, isso fragiliza muito. Ainda não fechamos nenhum projeto, os CRAS estão funcionando, o CREA está aberto, o Criança Feliz está aberto, mas teve município que já fechou, porque não está dando conta e já demitiu pessoas. O dinheiro que vem, só da para pagar salário e manter aberto, o restante o município tem arcado, com recursos próprios, os recursos a cada dia estão mais escassos”, disse a Efigênia

Durante a Conferência será apresentado uma descrição das dificuldades. Na abertura, uma palestra Magna sobre o tema central, em seguida a discussão em salas, de três eixos, que são: Assistência Social como direito do povo; Financiamento Público e Participação Social.

A Conferência de Assistência Social de Ouricuri, será no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Sebastião, a partir das 08hs. Com informações Cidinha Medrado


TRE-PE marca audiências públicas em Ouricuri, Santa Cruz e Santa Filomena

por Redação Nossa Voz 24 de Julho de 2019 às 12:06
categoria: Sertão do Araripe

Com o intuito de publicizar a importância do processo de revisão do eleitorado com cadastramento biométrico, o TRE vai realizar três audiências públicas no Sertão do Araripe. No dia 1º de agosto, às 10h, será em Santa Filomena, no auditório da casa dos conselhos.

Nesse mesmo dia em Ouricuri, a partir das 14h, na Câmara de Vereadores. Dia 2 de agosto, a audiência acontecerá em Santa Cruz. O evento está marcado para às 10h, no auditório da escola Elvira Granja de Souza.

Essas audiências têm o intuito de obter o apoio das lideranças políticas, dos gestores públicos e da sociedade em geral, bem como diminuir as dúvidas da população. Confirmaram presença desembargadores presidente e vice-presidente corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Também foram convidados, prefeitos, vereadores, Ministério Público Eleitoral, OAB, líderes partidários, religiosos e sindicais. Por Bruno Morais


Romaria das Fraternidades celebra 95 anos da Paróquia de Santa Cruz

por Redação Nossa Voz 24 de Julho de 2019 às 09:52
categoria: Sertão do Araripe

Nos dias 27 e 28 de julho, a Igreja Matriz de Santa Cruz da Venerada realiza a 35a Romaria das Fraternidades. O encontro de romeiros terá uma programação especial, com o tema: “Igreja discípula, missionária misericordiosa anunciando Jesus no Ano Vocacional Diocesano”. O evento celebra o ano Vocacional Diocesano, a implantação da Obra das Vocações Sacerdotais, 190 anos do encontro da Venerada, além dos 95 anos da criação da Paróquia de Santa Cruz.

Além das missas, procissão, batizado, café dos romeiros na praça, haverá shows culturais com artistas como: Zé Vicente, Edí do Acordeon e Heron Santos, Aline Lima e Sérgio Do Forró e uma novidade: a vigília dos jovens, que será no sábado a noite e conta com shows e apresentações culturais. Haverá também um festival de prêmios na praça em frente a Igreja e os fiéis podem comprar no estande, o bilhete para concorrer, toda a renda será revertida para a Romaria e obras da igreja.

O comércio local já está sendo aquecido, a começar pelas pousadas e hotéis lotados, além de muitas casas alugadas por romeiros para a temporada. Caravanas de várias cidades e dioceses já confirmaram presença.

 


Chuvas provocam alagamentos e prejuízos para moradores de Ouricuri

por Redação Nossa Voz 25 de Março de 2019 às 11:27
categoria: Sertão do Araripe

Desespero e medo para os moradores da Rua Edgar Pedro de Aquino em Ouricuri no fim de semana chuvoso, a rua fica no bairro Santo Antônio, calçada recentemente, mas os moradores relataram que os problemas não existiam antes do calçamento. A situação parece se agravar a cada chuva.

A chuva forte alagou as casas e rachou o calçamento. Moradores tiveram que quebrar lombadas para dar passagem a água que se acumulou no fim da rua e destruiu muitos bens. Crianças ficaram em risco. A dona de casa Emanuele Silva disse que seus dois filhos ficaram em perigo e com medo na madrugada, disse que de pelo menos 15 pessoas ajudaram a família a evitar mais perdas, ela que inclusive perdeu roupas, móveis e alimentos. O morador Francisco Batista reclamou que a prefeitura inaugurou o calçamento sem ter finalizado a obra, que o esgoto retorna para dentro de casa com restos fecais.

“A situação tá horrível, toda vez que chove a água invade as casas, o calçamento foi muito mal feito, tem que colocar também poste que tá faltando, o esgoto invade e entra dentro de casa e é muito mau cheiro, vem com fezes e tudo. Ele nem terminou o serviço e inaugurou a obra, quando chove de noite fica pior ainda, perde tudo, estraga os móveis, estraga tudo, é uma coisa insuportável, nojenta”, disse Francisco Batista, morador

“Se chove a noite todo mundo tem que levantar correndo, porque se não os meninos morrem afogados, ele inaugurou o calçamento sem ter terminou, pra ter feito mal feito, era melhor sem calçamento mesmo, olhe bem a altura do calçamento, antes do calçamento não entrava água nas nossas casas, tá muito alto, lombada, tudo, a gente se prejudica sem ter condição, não sabe nem o que fazer”, disse a moradora Gilvanete Silva.

Na manhã desta segunda (25), o Secretário de Obras, Audrin Cavalcante, entrou em contato com o Nossa Voz após acompanhar as postagens em nossas redes sociais, ele avisou que vai conversar com moradores para comentar com detalhes a situação e a solução que possa existir. (Com infomações Cidinha Medrado VPFM)


Proposta de reajuste salarial segue para comissões após ser reprovado pelos servidores municipais

por Redação Nossa Voz 14 de Março de 2019 às 08:55
categoria: Sertão do Araripe

O projeto de lei 006/2019 que trata sobre reajuste salarial dos servidores do município de Ouricuri-PE, dos vencimentos básicos dos profissionais do quadro efetivo do magistério e demais servidores do município, foi enviado para as Comissões na reunião dos vereadores dessa terça-feira (12). Mas os profissionais rejeitaram a proposta de dividir em quatro vezes o reajuste salarial 2019.

Durante a reunião, servidores se manifestaram com cartazes e palavras de ordem, exigindo um novo entendimento com os edis. Para a presidente do Sindicato dos Servidores (Sindsep), Didi Ribeiro, a luta está apenas começando. Ela afirmou que mais de 44 categorias podem ficar sem o aumento e se isso acontecer poderá haver resistência e manifestações constantes por parte dos servidores.

“A assembleia rejeitou a proposta do governo dia 28, as categorias não considerou, o projeto em si, para professores está retalhado, dividindo 1% em março, abril, maio e junho e sem retroativos, de acordo com a lei do piso, a categoria tem que receber em janeiro, e se não ocorrer deve ser sempre retroativo ao mês, a lei federal no artigo 37 inciso 10 diz que todas as categorias devem receber reajuste nas mesmas datas. E pras demais categorias a proposta vem dizendo que terá reajuste desde que o limite da folha de pagamento da prefeitura baixe, nossa preocupação é que já tem dois anos e essa folha não baixa. A gente só quer que a classe trabalhadora seja respeitada, então nos respeite que não dá mais pra ficar correndo atrás de salário, isso é uma falta de respeito com a classe trabalhadora de Ouricuri”, disse Didi.

Didi Ribeiro disse que antes de o projeto ir para a Câmara, a prefeitura foi oficializada sobre os posicionamento dos efetivos, mas não tiveram respostas e se surpreendeu ao ver que o projeto já estava indo para as Comissões.

Por Cidinha Medrado


Ouricuri: Líder do governo defende parcelamento do reajuste para servidores da prefeitura

por Redação Nossa Voz 14 de Março de 2019 às 08:41
categoria: Sertão do Araripe

O vereador Carlos Nunes, líder do governo defendeu o projeto de lei 006/2019 que trata sobre reajuste salarial só servidores municipais de Ouricuri-PE. Para ele, a proposta enviada pelo governo de parcelar o reajuste em quatro vezes é viável, já que o governo não poderá aumentar o valor da folha de pagamento. 

“ O gestor pode agir de forma irresponsável, infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000, ato irresponsável que o gestor passado e exemplos ruins, não devemos seguir. Se ele der esse aumento para os professores de 4,17% de uma vez só vai deixar os demais funcionários sem aumento, a partir do momento que ele conseguir diminuir a folha, pode ter certeza que daqui até o fim do ano ele vai conseguir dar esse aumento”, garantiu Carlos Nunes.

O representante do governo na Câmara acusou os sindicalistas do SINDSEP de fazerem pressão em busca de votos com interesse em uma candidatura para vereador nas próximas eleições. “Esse projeto com certeza vai para a pauta de votação e vai ser aprovado, pra gente dar andamento. Muitos professores nos procuraram para dizer que aceitam esse aumento porque precisam, agora essa grande pressão por parte do presidente e vice-presidente do Sindicato, porque foram candidatos a vereadores e pretendem ser candidatos a vereadores, então eles querem pressionar para ver se conseguem votos, a realidade todinha é essa, ninguém tinha coragem de dizer, mas eu não tenho papas na língua e a realidade é essa”, declarou Carlos Nunes.

Por Cidinha Medrado


Durante buscas por suspeito de homicídio, PM apreende animais silvestres em Araripina

por Redação Nossa Voz 13 de Março de 2019 às 09:50
categoria: Sertão do Araripe

Policiais militares da 9ª CIPM apreenderam uma arma de fogo e animais silvestres, no início da noite de terça-feira (12), na zona rural de Araripina-PE. O dono do material é suspeito de ter cometido um homicídio na manhã de ontem. 

Durante diligências para capturar o suspeito, policiais localizaram o material na casa do pai dele. O material foi recolhido e entregue na Delegacia de Polícia Civil do município. Até o momento o suspeito de homicídio continua foragido. (Com informações PM Notícias)

Por Cidinha Medrado

 

 


Ouricuri: Iluminação pública é instalada, mas Povoado Extrema cobra reforma de escola

por Redação Nossa Voz 13 de Março de 2019 às 09:41
categoria: Sertão do Araripe

O Povoado Extrema, na zona rural de Ouricuri-PE, viveu meses de falta de iluminação pública. Essa era uma das reivindicações mais antiga da comunidade que sofria com a falta de segurança por causa da escuridão. 

Depois que a denuncia foi feita no Nossa Voz, o problema foi resolvido. Por isso, o morador do povoado Chico Menegildo procurou nossa reportagem pra falar sobre a solução do problema. “Muito tempo vem essas reclamações, tivemos com o prefeito em uma reunião com todos os moradores, pelo PPA e cada pessoa fazia suas propostas, foi pedido muito a iluminação, ambulância, limpeza e barragem. Tá sendo resolvido, demorou muito chegar, mas felizmente e quero agradecer”, disse o agricultor.

No entanto, as reivindicações continuam. “A comunidade precisa de ajuda urgente com a Escola Antônio Clementino de Siqueira, que atende alunos de várias localidades, ela afirma que a situação é precária e precisa de uma reforma para dar mais segurança em sua estrutura, que há muitos anos existe essa necessidade e solicitação dos pais de alunos", denunciou a moradora Jucileide Antunes da Silva ao Nossa Voz.

A nossa reportagem entrou em contato com a prefeitura de Ouricuri para saber quando a reforma vai ser feita, mas ainda tivemos resposta. 

Por Cidinha Medrado/ Foto: Chico Menegildo