asdasdasdasd

Fatalidade

por Cidinha Medrado 23 de Agosto de 2017 às 11:29
categoria: Sertão do Araripe

Ex vereador de Parnamirim morre em acidente nessa terça (22)

Um acidente com um carro na noite dessa terça (22) na PE-55, vitimou o ex-vereador Leônidas de Gouveia Falcão de 65 anos da cidade de Parnamirim, ele mesmo era conduzi o automóvel que perdeu o controle e acabou capotando. No entanto, não se sabe por qual motivo ele capotou.

Leônidas Falcão atuou na câmara de vereadores de Parnamirim por quatro mandatos e uma vez presidente da Câmara.


União

por Cidinha Medrado 23 de Agosto de 2017 às 11:26
categoria: Sertão do Araripe

Associações se reúnem para debater melhorias para açudes Lopes II e Camará

As associações do Consórcio de Algodões, interior de Ouricuri, estiveram reunidas nesta terça (22) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o encontro mais uma vez debateu assuntos relacionados aos açudes, na presença de representantes da Apac e outras entidades, na oportunidade, foi liberada uma proposta para as entidades, entre outras, solicitando a limpeza do leito do açude, a revisão das comportas, a limpeza do talude, fiscalização de poços e revisão na estrutura.

O CONSU Algodões trabalha junto com as regiões de Lopes II e Camará. Os açudes vivem em constante racionamento por causa da grande estiagem, mas os agricultores acreditam que a situação possa mudar e a limpeza vai melhorar principalmente a manter a água que tem e que chegar em melhores condições de utilização.

A Agência Pernambucana de Águas e Climas – Apac, que monitora o nível de todas as barragens e açudes do estado, afirma que a maioria desses açudes está com o nível muito abaixo da capacidade.


Luta

por Cidinha Medrado 21 de Agosto de 2017 às 17:25
categoria: Sertão do Araripe

Agentes Comunitários de Saúde de Santa Cruz pelejam pelo PMAQ em Câmara de Vereadores

Agentes Comunitários de Saúde de Santa Cruz da venerada brigam por benefícios, parece algo recorrente na prefeitura de Santa Cruz da Venerada que recebeu os recursos do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) e pelo que acompanhamos na última reunião de vereadores. Oportunidade em que foi aprovado um requerimento do vereador Carlos Romeiro solicitando informações a repeito do dinheiro.

Agentes comunitários de saúde fizeram presença na reunião, a fim de adubar a solicitação do vereador. Além disso ao ACS´s lutam por ajuste salarial, segundo Elka Costa o governo foi procurado, a categoria denunciou que não recebe a gratificação, ela conta que houve uma conversa, mas como a resposta não foi exata que não teve resposta exata e os agentes não ficaram satisfeitos.

“Esse programa não é uma coisa obrigatória, mas já que o município aderiu, ganha os agentes e ganha o município diante do rateio deste recurso, é do município de uma forma geral incluindo os profissionais. Eles se recusam a entender, a categoria vai seguindo firme em busca dos nossos direitos”, lamenta a ACS´.

O PMAQ - tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Segundo Elka, a prefeitura também não tem mantido o benefício da 14ª parcela, o chamado 14° salário e que número insuficiente de profissionais deixam algumas áreas descobertas.


Capacitação

por Cidinha Medrado 18 de Agosto de 2017 às 17:10
categoria: Sertão do Araripe

Profissionais de saúde do Araripe recebem capacitação para combater arboviroses

Profissionais de saúde do Sertão do Araripe se reuniram na sede na IX GERES em Ouricuri, para discutir as principais ações para evitar doenças causadas pleo mosquito Aedes aegypti. Foram três dias de capacitações nas regionais e o encontro foi promovido pelo Programa de Controle de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde com profissionais de toda as regiões.

Claudenice Pontes, Gerente de Vigilância em Arbovirores disse que o encontro sensibiliza o profissional porque as pessoas estão ficando acomodadas. “Desde o início do ano os casos vem diminuindo e a população está ficando acomodada e as pessoas acham que não é mais preciso combater, esta área, do Araripe não tivemos muitos casos identificados, mas em outros tivemos epidemia, então temos que controlar, não só Dengue, como Chikungunya e Zika mas evitar que venhamos a ter uma grande epidemia. Esse é o momento da gente começar a identificar quais são as possíveis causas e em nível de estado, a gente deixa os municípios mais sensíveis, vai ser oportuno a identificação de casos suspeitos e a gente vai minimizar a ocorrência de possíveis epidemias”, disse Claudenice.

Os dados de notificações foram atualizados nos sistemas, os profissionais receberam outras informações sobre as endemias, as visitas domiciliares devem ser intensificadas nos 19 municípios acolhidos pelas regionais Ouricuri, Salgueiro e Petrolina, onde segundo a Secretaria Estadual de Saúde teve redução nas notificações de casos no último ano.


Semana Cultural

por Cidinha Medrado 14 de Agosto de 2017 às 15:55
categoria: Sertão do Araripe

Com o tema “Arte de chão - Da minha aldeia semeio o mundo” o projeto homenageia o escritor Cícero Belmar

De 14 a 19 de agosto o Sertão recebe a Jornada Literária Chapada do Araripe, que em sua 6ª edição homenageia o escritor bodocoense Cícero Belmar. Com o tema “Arte do Chão – Da minha terra semeio o mundo”, a iniciativa é realizada pelo Sesc Pernambuco e durante seis dias o projeto circula por Araripina, Ouricuri, Bodocó e Ipubi, estimulando a leitura e a escrita por meio de um intercâmbio cultural.

A abertura da programação acontece nesta segunda-feira (14/08), às 14h, no Sesc Ler Araripina, com a apresentação de “Cordel de todo tamanho”, com Susana Morais (Recife) e Diego Gibran (Recife), que recebem Chico Pedrosa(Guarabira/PB). No mesmo horário, na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, acontece o bate papo e récita “Assum preto teu cantar é tão livre como o meu” com Fred Caju (Recife) e Tony Aldair (Araripina). Na Escola Independência, o bate papo e a récita das 14h, será “A métrica também é livre”, com Gleison Nascimento (Recife) e Junior Baladeira (Ouricuri). Ainda às 14h, A Tropa do Balaco Baco (Arcoverde) emerge a obra de Cícero Belmar (Bodocó), no pátio da Escola Professora Maria Luzanira Muniz Ramos, com a apresentação do “Meu Reino pela Literatura”.

Das 14h às 16h será ministrada a oficina “O corpo é a terra da palavra”, com Rubi (Goiânia/GO), no Sesc Ler Araripina. A partir das 16h, a concentração do “Cortejo para o sol se por” acontece na Praça Dr. Pedro, de onde segue para o Sesc Ler , com as participações da Banda de Pífano de Nascente (Araripina), Banda Marcial Princesa do Araripe (Araripina), Cena Companhia de Teatro (Araripina), Companhia de Dança do Sesc Ler Araripina (Araripina), Grupo de Xaxado de Lalá (Exu), Grupo de Hip Hop Colisão B. Boys (Araripina), Maracatu UinuErê (Crato/CE), Quadrilhas: Junina Reis do Sertão(Araripina) e Junina Balanço Junino (Araripina).

Às 19h, na AEDA/FAFOPA, tem apresentação do grupo Sementes Sonoras do Sesc Ler Araripina (Araripina). Em seguida Suzana Morais (Recife) conversa com Cícero Belmar (Bodocó), em “Belmar em primeira pessoa”. Às 20h30, a o cantor Rubi se apresenta com “Uma voz para ver e ouvir” . A Jornada permanece na cidade até o dia 15, quando será encerrada a partir das 19h30 na AEDA/FAFOPA.

Na quarta-feira (16/8), a Jornada Literária chega a Ipubi, onde serão realizadas diversas atividades até a noite, quando uma grande programação encerra a passagem do projeto pela cidade, a partir das 19h, no pátio da Igreja Matriz.

De Ipubi a Jornada literária segue para Ouricuri, na quinta-feira (17/8). Durante dois dias a cidade recebe récitas, conversas, espetáculos e oficinas. A programação só termina na noite do dia 18 de agosto, a partir das 19h30, no Teatro Carlota Peixoto, com a palestra “O escritor guarda um monstro na gaveta?”, com Mário Rodrigues (Garanhuns), vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2016. Às 21h acontece a apresentação de “Baião Mais Eu”, com Neudo e Elmo Oliveira (Ouricuri).

Cidade natal do escritor Cícero Belmar, homenageado desta edição, Bodocó recebe a Jornada nos dias 18 e 19 deste mês. A programação será aberta às 7h30, em clima festivo, com “Uma Alvorada para Seu Bindô”. O encerramento na Fazenda FEBO não será diferente, com cantoria, peleja e apresentação da cantora Isaar (Recife). A programação completa da Jornada pode ser conferida no site www.sescpe.org.br .

Homenageado – O escritor e jornalista, Cícero Belmar foi escolhido como homenageado desta edição da Jornada Literária do Araripe. Natural de Bodocó, Belmar é autor de livros e peças de teatro. Entre suas obras estão os infantis: “Os

vaga-lumes”, “O pintinho bailarino” os romances: “Umbilina e sua grande rival”,  e “Rossellini

amou a pensão de Dona Bombom”; os contos: "Tudo na Primeira Pessoas" e "Esses Livros não me Iludem Mais"; e os textos de teatro: "A Flor e Sol" e "Meu Reino por um Drama". Recentemente, o escritor tomou posse na Academia Pernambucana de Letras (APL). (Com informações da Dupla Comunicação)


Ronda Policial

por Cidinha Medrado 10 de Agosto de 2017 às 15:26
categoria: Sertão do Araripe

Vandalismo, túmulos são violados no cemitério de Sipaúba interior de Bodocó

Foi na madrugada desta quinta (10), um susto para a comunidade de Sipaúba, zona rural de Bodocó, considerada ato de vandalismo e crueldade, em sigilo vândalos se apropriaram do cemitério local e deixaram o lugar em completa desordem, chegando a arrancar as grades, cruzes e flores dos jazigos.

A frente do cemitério foi interditada com cruzes e flores chocando os moradores, alguns túmulos também foram violados. Os moradores não sabem explicar quem são as pessoas e nem as razões que os levaram a cometer o crime, mas um morador chegou a correr atrás de um dos arruaceiros.

A comunidade ficou desconsolada por entender o ato como desrespeito à memória dos falecidos (Com informações de Elismar Rodrigues).


Oportunidade

por Cidinha Medrado 10 de Agosto de 2017 às 15:23
categoria: Sertão do Araripe

Termina nesta quinta (10) a VII Semana de Química e Meio Ambiente do campus Ouricuri do IF Sertão-PE

O evento começou na terça-feira (8), na sede da instituição na Estrada do Tamboril, a VII Semana de Química e Meio Ambiente do campus Ouricuri do IF Sertão 2017 tem como tema “Desafios e Oportunidades para o Futuro da Química no Cotidiano do Sertanejo”.

Na abertura oficial, a chefe do Departamento de Ensino, Mabele de Jesus, falou da importância do evento para o campus. “A Semana de Química e Meio Ambiente já é uma tradição do campus Ouricuri, pois desde 2010 vem sendo realizada. Ela tem uma característica plural, visto que o evento não só envolve a área de Química e o curso de Química, mas também todos os cursos ofertados pela nossa instituição”, disse ela.

O coordenador de Química, André Henrique Oliveira, enalteceu a VII edição da Semana de Química e Meio Ambiente do campus Ouricuri. “É com muita alegria que iniciamos a sétima edição da Semana de Química e Meio Ambiente, evento que já é uma tradição do campus Ouricuri. Este ano, a sétima edição traz uma abordagem sobre a química no cotidiano do sertanejo.

A programação consiste em oficinas, palestras e minicursos pensados e planejados para atender as demandas da sociedade da região, sobretudo dos alunos e estudantes.

Um dos destaques bastante comentados foi a palestra ministrada pelo professor Noberto Freire proferiu a palestra Bioquímica dos Anabolizantes, na qual ele abordou os tipos de esteroides, os efeitos positivos e colaterais do uso de esteroides e anabolizantes. (Com informações da Assessoria)


Crime Brutal

por Cidinha Medrado 9 de Agosto de 2017 às 15:39
categoria: Sertão do Araripe



Militares do Corpo de Bombeiro da cidade de Ouricuri compareceram à Central de Operações solicitando apoio policial para averiguar uma informação sobre um agricultor que havia sofrido um atentado nas proximidades do Sítio Dourado e que se encontrava ainda com vida. PMs então foram até o local e o corpo da vítima, José Gerson Bezerra da Silva, 32 anos, já havia sido tirado do local e transportado numa carroça de burro.

De acordo com o relato da testemunha, a vítima e mais uma criança de 06 anos de idade tinham ido comprar uma peça de veículo e, no momento em que retornavam pela estrada carroçável, foram abordados por dois homens com uma lanterna, eles estavam saindo do matagal. Um deles focou a luz da lanterna em direção ao rosto da vítima e efetuou quatro disparos contra o agricultor.

Durante os tiros, a testemunha saiu correndo e a criança permaneceu no local. Os elementos fugiram tomando destino ignorado. A criança guiou o animal até a casa da vítima. Parentes e vizinhos de José Gerson informaram ao policiamento que aparentemente o agricultor não tinha envolvimento com o crime e nem uma inimizade. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Ouricuri para as devidas providências. O crime ocorreu nessa terça (8) por volta de 20h.


Lula em PE

por Cidinha Medrado 9 de Agosto de 2017 às 15:32
categoria: Sertão do Araripe

Agenda foi criticada, vereador de Santa Cruz disse que não pensaram grande

A notícia foi informada hoje e confirmada pelo prefeito de Granito João Bosco, onde garantiu que vai oferecer uma boa estrutura para a realização de ato e recepção ao ex-presidente.

“A gente ficou muito satisfeito e honrado com a notícia, nós de Granito e todos dos municípios vizinhos, todo mundo sinalizando que quer vir pra ver nosso presidente Lula. A gente fez essa solicitação à equipe da Caravana e eles atenderam prontamente. Vai ter um ato, nos vamos montar uma estrutura aqui para ele fazer seus discurso e receber o povo”, disse o prefeito João Bosco.

Questionado sobre a mudança de cidade, já que a agenda divulgava a cidade de Ouricuri, o prefeito disse que não era a agenda oficial, ele disse que não ofereceu estrutura, que não teve nenhuma exigência e convidou a população e autoridades para o evento.

“Em Ouricuri temos bons companheiros, o fato de nãos ser em Ouricuri não tem a ver com apoio, nada disso, o que queremos que aconteça aqui é que a gente possa ter um grande encontro e o presidente possa trazer sua mensagem”, explicou o petista.

O vereador Zeneilton da cidade de Santa Cruz falou ao Nossa Voz que a troca foi contraditória e que não facilita o acesso dos correligionários e petistas da região.

“A gente fica triste de certa forma, não com a organização, mas com as pessoas dessa região que não pensaram maior, nada contra o município Granito, acho que Granito merece, a região do Araripe sempre teve essa vontade, as pessoas que admiram Lula de estar mais próxima. É interessante que eles pensassem grande, acho que é um desrespeito de certa forma às pessoas que gostam dele, não pensaram por esse lado, as pessoas que fizeram essa mudança, vi as pessoas falando até em fretar ônibus para ir para Ouricuri, era para dar a oportunidade de realizar em uma cidade pólo como Ouricuri”, disse o vereador

Zeneilton também disse que não acredita que a troca foi feita por razão de que o prefeito de Ouricuri seja do PSDB e pediu que revissem a decisão.


Luto:

por Mônia Ramos 4 de Agosto de 2017 às 07:42
categoria: Sertão do Araripe

Faleceu na madrugada desta Quinta, o ex-prefeito da cidade de Moreilandia, José Miranda Filho, popularmente conhecido por, Zé Miranda. Ele morreu após complicações em uma cirúrgica no coração, no Hospital Português, em Recife.

Zé Miranda, que era médico, morava em Ouricuri, onde atuou por muitos anos com uma clínica na cidade. Ele residia na avenida Fernando Bezerra, bem próximo a rádio voluntários.

O corpo foi velado até as 11h no hospital em que ele trabalhou no Recife, e já está a caminho da região. Existe a expectativa para que o corpo também seja velado aqui na cidade e depois siga para Moreilândia, onde será o sepultamento.