asdasdasdasd

Assentados enfrentam problemas com divisão de terras e água

por Neya Gonçalves 20 de Junho de 2017 às 12:02
categoria: Sertão do Araripe

Cerca de 330 famílias são prejudicadas por falta de um sistema melhorado de abastecimento de água, segundo José Dias da Associação do Assentamento Santa Marta I, existe um projeto desde 1953, reparado recentemente pela Codevasf que pode ser a solução para muitas famílias de agricultores aqui na região, ele conta que já fez vários encaminhamentos para o governo do estado e não foi atendido, por isso solicita ajuda de deputados federais para conseguir emendas parlamentares.

“Recentemente o projeto foi feito de novo, menor, mais vai atender as necessidades daquela região, tem gente que diz que a gente não consegue, mas eu acredito que isso pode acontecer, apesar e ter um bom conhecimento no INCRA e Codevasf, acredito que em breve poderemos estar reunidos com eles e com o prefeito para dar início, só depende agora do recursos que esses deputados que tiverem interesse peçam emendas”, frisou José

José disse que conta com a ajuda de alguns vereadores e disse que espera a participação do prefeito Ricardo Ramos durante os encontros em prol desse projeto.

As informações do agricultor reforçam que muitas famílias, que moram na localidade há muito tempo precisam regularizar a situação junto ao INCRA, na questão de divisão de terras, os posseiros como são chamados, temem que perdas maiores possam vir antes da regularização, muita gente segundo José já foi embora para trabalhar em outros locais devido a demora de ajuste com o Instituto Nacional Colonização Reforma Agrária (Foto ilustrativa)/ Reportagem, Cidinha Medrado


Comunidade Católica celebra com programação mista e procissão

por Karine Paixão 16 de Junho de 2017 às 12:46
categoria: Sertão do Araripe

O dia Corpus Christi é um dia de celebrações importantes para a comunidade católica, a comemoração é nacional. Em Ouricuri a igreja Matriz de São Sebastião realizou um grande evento, com adorações, missas e procissões. Desde o início da manhã, artistas reconhecidos na região, como Lécio Santos, Alcides Bezerra, Carlinhos e Luiz Lima fabricavam o tapete 'Corpus Christi' com pó de madeira colorido, contendo os símbolos da liturgia, em frente a igreja na Praça Padre Francisco da Silva, estendido por quase toda a praça, a principal da cidade.

Grande número de admiradores compareceu durante o dia para apreciar a confecção, que é uma tradição do evento. Ao final da tarde a igreja realizou a procissão, missa com Frei Janailson e participação de Ministérios de Música, por causa da festa a via foi interditada. (Fotos Naloysa Matias e Eliana Lopes)


“Ler Bem” incentiva crianças à leitura em Ouricuri

por Cidinha Medrado 5 de Junho de 2017 às 16:40
categoria: Sertão do Araripe

Crianças da rede pública de Ouricuri se destacaram durante o Concurso Ler Bem da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e sua equipe Pedagógica.

Participaram alunos do 4° Ano do Ensino Fundamental I, tendo como tarefa especial ler as histórias selecionadas em sorteio e avaliadas com critérios próprios entre outras, a entonação, pausa, pontuação, desenvoltura e linguística.

A leitura foi julgada por profissionais da educação. A presidente da banca examinadora Talita Mirela, enfatizou a importância de incentivar a leitura nas escolas, “é promover um espaço de acolhimento dos estudantes, de modo que, eles sintam-se valorizados e estimulados ao crescimento intelectual”, disse ela.

Os alunos que atenderam aos critérios nesta etapa, participarão de uma semifinal dia 31 de julho em Salgueiro. (Foto/Inf - Ascom)

 


Araripina e Ipubi participam da programação que começa nesta quarta (31)

por Neya Gonçalves 30 de Maio de 2017 às 17:05
categoria: Sertão do Araripe

Araripina e Ipubi participam do Dia do Desafio

Os municípios de Araripina e Ipubi serão os representantes do Sertão do Araripe na 23ª edição do Dia do Desafio, que acontece na próxima quarta-feira (31/5). Coordenado pelo Sesc, com iniciativa da The Association for International Sport for All, o projeto é realizado pelas prefeituras municipais. As atividades terão início à 0h nos dois municípios, com várias modalidades esportivas distribuídas em espaços públicos, escolas, academias e no Sesc. Todas as atividades são gratuitas e não é necessário se inscrever previamente.

Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, mais de 3,4 mil cidades em 18 países das Américas participarão desta edição do projeto, cuja dinâmica sorteia municípios de porte semelhante para uma competição saudável, mobilizando a população contra o sedentarismo. Araripina vai disputar com a cidade de Bobures, na Venezuela. Ipubi compete com a cidade de El Consejo, também na Venezuela. No Brasil, participam do Dia do Desafio 1.886 cidades. Para contabilizar sua participação, é necessário que a pessoa ligue para o número o 0800 321 1688, após a prática de atividades.

“A programação conta com diversas atividades ao ar livre, em locais de grande circulação de pessoas como na área comercial da cidade e o pátio da Igreja Matriz, em Araripina. Nos dois municípios as atividades vão acontecer também nas escolas públicas e privadas, estimulando os jovens a praticarem atividades físicas e saírem do sedentarismo”, destaca a professor de esportes do Sesc Ler Araripina, Daniel Ozires

A abertura do Dia do Desafio na cidade de Araripina vai acontecer à 0h, desta quarta (31), com queima de fogos, Desafio de Futebol Society e Desafio de Futsal na quadra do Sesc Ler Araripina, corrida e caminhada pelas ruas da cidade com os grupos Ararirunning e Tentativa Bike. O Acorda Araripina começa as 5h, com atividade física e alongamento no pátio do Hotel Pousada do Araripe, pátio da Igreja Matriz e ruas do comércio, em seguida o desafio chega as academias Fitness, Corpus, Sesc Araripina e Vida Ativa, onde serão realizadas atividades esportivas. Aléms disso, tem ainda programas dom com ginástica recreativa, jogos de salão e jogos populares. Também programas de alongamento e caminhada com o Grupo de Idosos e várias atividades nas escolas, ginástica laboral no comércio, nas indústrias e entidades sociais. A atividade vai acontecer nas ruas do comércio e no Pátio da Feira. E ainda acontecem no Sesc Ler, aulas de ginástica recreativa, jogos de salão, jogos populares e o Open de natação. As escolinhas de futsal de Araripina participam do Torneio de futebol society, no Sesc Ler, entre outras atividades.

Em Ipubi o Dia do Desafio também terá a programação começa com abertura solene na Academia Popular da Cidade com aulas de Jiu-Jitsu, e aulão de ritmos. E segue a programação com os ciclistas, atividades na Academia Popular da Cidade e nas escolas municipais Pedro em distrito de Serrolândia e na sede, e ainda, uma partida de futebol society vai acontecer na AABB. (Inf Assessoria/fotos Fredson Paiva) Com informações Cidinha Medrado VPAM


Prefeito e vice-prefeito de Trindade comemoram resultado na justiça que garantiu permanência da chapa

por Neya Gonçalves 30 de Maio de 2017 às 16:54
categoria: Sertão do Araripe

A chapa Everton Costa e Jaécio Sá, que enfrentam um processo onde são acusados de compra de votos e abuso poder econômico durante a eleição do ano passado, tiveram uma vitória nesta segunda-feira.

Com o caso na segunda instância, no Recife, o julgamento da ação impetrada contra os políticos, garantiu por 6 votos favoráveis a 0 a permanência da chapa. Eles haviam sido condenados em uma decisão tomada em primeira instância pela Juíza, Fernanda Vieira Medeiros, da 133ª Zona Eleitoral de Trindade, e que cassou os diplomas do prefeito e do vice-prefeito, ambos reeleitos no dia 2 de outubro de 2016.

Eu não concordava com a sentença dada pela juíza. Um resultado que foi corrigido pelo TRE. Eu sempre respeitei o judiciário e rezava todos os dias pra mostrar que não era o que estavam dizendo. Estavam distorcendo”, disse o prefeito ao Nossa Voz. Com informações  BRUNO MORAIS


Crimes no Araripe

por Cidinha Medrado 29 de Maio de 2017 às 16:14
categoria: Sertão do Araripe

Homem comete homicídio e foge de bicicleta em Bodocó

Um funcionário do Hospital Municipal de Bodocó acionou a Polícia informando a entrada da vítima Antônio Robério Dino da Silva, vítima de arma branca, a chamada aconteceu na noite desde domingo. Os policiais conseguiram identificar o culpado, Juliano Lopes Carvalho Nascimento de 37 anos, agrediu a vítima com uma faca peixeira, na região do tórax, após uma discussão. O acusado conseguiu fugir em uma bicicleta e não foi encontrado pela polícia. O caso aconteceu no Bairro São Francisco em Bodocó. O Boletim foi confeccionado, para medidas cabíveis e o caso segue sendo investigado pela DPC local.

Em Araripina houve outro caso de morte, vítima tinha sido ameaçada numa confusão há alguns meses

Outro caso de morte no final de semana foi registrado em Araripina, no Sítio Minador, nesse domingo (28), por volta de 19.30h. A polícia foi informada sobre um crime contra Fábio Pereira Araújo (popular Galego) de 37 anos. Informações apontam que a vítima estava no Bar do Robério quando foi atingida por disparos de arma de fogo, ele não resistiu e morreu no local, outros informes dizem que antes do assassinato, a vítima tinha se envolvido em uma discussão e foi ameaçado há alguns meses. O efetivo do GATI, repassou para a Polícia o conhecimento de que João Vinícius de Carvalho, Franciel Alves de Carvalho e João Vinícius Filho de Carvalho, é que teriam ameaçado a vítima durante a confusão. Os suspeitos foram procurados pela PM mas não foram encontrados, a DPC de Araripina segue com o caso para tomar as medidas cabíveis.

Cadáver de andarilho é encontrado em Exu, morte precisa ser esclarecida

Populares acionaram o GATI para informar que havia um corpo na Rua Wilson Moreira Saraiva, No Bairro Gonzagão em Exu, a vítima era Nelson Melo, diante da informação verídica, os policiais de acordo com informações repassadas por conhecidos, especialmente pelo proprietário da residência, o popular Bibi, chegou em casa em companhia de um amigo quando encontrado o Nelson já sem vida. A vítima era alcoólatra e andarilho, sem residência ou parentes na cidade. A ocorrência será investigada pela Polícia Civil local.


Carro que levava prefeito de Santa Filomena capota

por Cidinha Medrado 22 de Maio de 2017 às 14:56
categoria: Sertão do Araripe

 

O prefeito de Santa Filomena, Cleomatson Vasconcelos, sofreu um acidente de carro na manhã desse domingo (21), na PE 625, quando retornava com motorista da cidade de Dormentes onde visitava a Feira de Caprinos (Caprishow).

O motorista do carro perdeu o controle da direção e capotou o veículo que conduzia. Ele e a prefeito tiveram apenas ferimentos leves. 


Polo Gesseiro

por Cidinha Medrado 19 de Maio de 2017 às 16:03
categoria: Sertão do Araripe

 

O prefeito de Araripina Raimundo Pimentel sancionou nessa quarta (17) na sede da Fiepe, a Lei nº 2.846 que cria a Agência Municipal de Meio Ambiente para substituir a Secretaria de Meio Ambiente. A novidade foia presentada em uma cerimônia especial, com presença de representantes municipais, sindicais, ONG´s, empresários e a Faciagra, instituição de ensino.

O principal objetivo da Agência, segundo o governo, é executar a política e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente tendo como competências principais o licenciamento, controle, monitoramento e fiscalização de todas as atividades e empreendimentos; o desenvolvimento de ações que visem a adequada destinação dos resíduos sólidos gerados no território do município, além de todas as atividades que já eram desenvolvidas pela extinta Secretaria de Meio Ambiente.

Para o prefeito Raimundo Pimentel, a criação da Agência é um compromisso que foi feito em parceria com os empresários da cidade, especialmente do polo gesseiro, que reclamam da burocracia e lentidão por parte do Estado de Pernambuco principalmente na obtenção das licenças ambientais. Pimentel destacou a importância econômica do setor para a cidade.

“A Prefeitura de Araripina é uma instituição parceira dos empresários do polo gesseiro e nesse momento de recessão econômica temos que dar integral apoio para que uma das nossas principais economias continue se desenvolvendo e gerando empregos. Por isto estamos cumprindo mais um compromisso assumido com o setor”, destacou. (foto Bruno Rostand/Inf Ascom)


XII Caprishow

por Cidinha Medrado 19 de Maio de 2017 às 15:52
categoria: Sertão do Araripe

Começou ontem a XII Caprishow na cidade de Dormentes, no Pátio de Feiras e Eventos Evércio Macedo Coelho. A festa começa com exposição e comercialização de animais, rodadas de negócios e show musicais em um palco de estrutura moderna, montado no local, onde devem se apresentar artistas renomados como Gustavo Lima, Aviões, Dorgival Dantas, Toca do vale e Danilo Pernambucano, a festa já é tradicional, muito esperada e a entrada é gratuita, os show começam as 21h. Na oportunidade acontece também o 1]2° encontro Berganês, e a missa dos vaqueiros, a feira conta também com espaço para gastronomia regional..

O prefeito Geormarco Coelho falou ao Nossa Voz, ele disse que foi um sucesso a abertura e que espera que sejam realizados grandes negócios.

“Essa festa foi criada para valorizar a caprinovinocultura e graças a Deus deu certo, porque pega a área rural e urbana e vem gente de muitos lugares, recebemos um grande número de turistas, sem dúvida está sendo realizada de acordo com nossa expectativa, nós conseguimos uma parceria muito boa com o governo do estado e nós receberemos o secretário Nilton Mota para conferir o evento”.

O evento conta 120 expositores, 230 baias, 1300 animais expostos, de acordo com a Adagro é a maior feira em termo de quantidade e qualidade seguindo p prefeito “ é um evento grande, além dos shows e teremos também um grande momento com a missa dos vaqueiros para agradecer a Deus por este grande momento na vida de todos nós”, disse Geomarco

O prefeito celebrou as parcerias porque afirma que os recursos próprios não seriam suficientes para realizar a Feira e concorda que os efeitos são positivos.


Operação Cabrera

por Cidinha Medrado 19 de Maio de 2017 às 15:47
categoria: Sertão do Araripe

A Polícia Federal em Pernambuco cumpriu mandados de busca e apreensão cumpriu mandados de busca e apreensão na capital e no sertão do estado, durante a “Operação Cabrera”, que tem o objetivo de combater a pornografia infantil e faz parte de uma ação nacional para marcar o dia de combate ao abuso e exploração sexual infantil. Um homem foi preso em flagrante, mas não teve a identidade divulgada pela PF. A operação foi batizada de "Cabrera" em homenagem a uma garota de 8 anos que foi sequestrada, violentada e morta, em Vitória (ES). O crime de Aracele Cabrera ocorreu em 18 de maio de 1973 e permanece impune até hoje.

Os policiais cumpriram 93 mandados de busca e apreensão, duas prisões preventivas e uma condução coercitiva, em 17 estados e no Distrito Federal, cerca de 370 policiais participaram da ação. Um homem, de 36 anos, encarregado de eletricista foi ao ser cumprido um dos mandados de busca e apreensão no município de Ouricuri, onde foi encontrado material pornográfico infantil no computador do suspeito, que foi levado para a Delegacia de Salgueiro, mas o homem pode ser libertado caso pague fiança de quatro salários-mínimos.

A Operação investiga crimes de armazenamento, compartilhamento e divulgação de imagens e vídeos de pornografia infantil na internet e conseguiu apreender discos rígidos e mídias de computadores, onde foram, detectados, segundo a PF, conteúdo de pornografia infantil. As investigações acontecem desde março de 2016 em várias cidades pernambucanas, sendo confirmado o crime, o acusado poderá pegar de um a seis anos de prisão.