asdasdasdasd

Após abertura do Congresso ABERT, especialistas debatem perspectivas da radiodifusão

por Karine Paixão 22 de Agosto de 2018 às 09:01
categoria: Tecnologia

Radiodifusores de todo o país estão em Brasília, participando do maior evento brasileiro do setor. Nos até esta quinta-feira (22) o 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão reune importantes personalidades e especialistas em rádio, TV e comunicação, nacionais e internacionais, em painéis que debatem as perspectivas do rádio e da TV em tempos de novas tecnologias.

A cerimônia de abertura, realizada na noite desta terça-feira (21), contou com a presença de autoridades brasileiras e estrangeiras e a entrega das medalhas do Mérito da Radiodifusão e Assis Chateaubriand aos profissionais que contribuem ou contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da radiodifusão brasileira.

O presidente Michel Temer, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, e o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), José Luiz Saca também prestigiaram o evento. 

A diretoras das Rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Lemos participa do evento e exalta a sua importância na atualização de conhecimentos pertencentes a área da comunicação. "A forma de se comunicar mudou e precisamos nos conectar com essas mudanças. Novos dispositivos foram agregados a esse contexto com os smartphones figurando entre os principais meios de acesso à informação e ao entretenimento. O Sistema Grande Rio de Comunicação acompanha essa revolução e confirma o seu compromisso em levar os melhores conteúdos mantendo seus profissionais atualizados no desenvolvimento dessas linguagens", destacou. 

Palestras

Na quarta-feira (22), o dia será repleto de debates sobre o setor. Na manhã de hoje, o presidente da National Association of Broadcasters (NAB), Gordon Smith, abriu o encontro com a palestra magna “Os desafios da regulação impostos pela tecnologia”. Smith apresentado um panorama sobre os caminhos para assegurar uma concorrência equilibrada entre a radiodifusão e as novas mídias e como os Estados Unidos têm tratado essa questão.

Às 11h, o sociólogo francês Dominique Wolton, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e o diretor executivo da CBN, Ricardo Gandour, participam do painel “Sociedade da informação e os desafios da desinformação”. Em debate, a disseminação de notícias falsas como forma de influenciar decisões e monetizar negócios e a adoção de ferramentas para capacitar internautas e jornalistas na identificação das chamadas fake news. O painel vai abordar ainda a responsabilização de empresas e a preservação da liberdade de expressão no combate às notícias falsas.

No período da tarde, o rádio será destaque em dois painéis. Às 14h, o radiodifusor e vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino, o diretor da ZY Digital, Marco Túlio, e o diretor da produtora de jingles ReelWorld, Henrique do Valle, estarão no painel “Tecnologia, programação e entretenimento a favor do rádio”. Eles debaterão o avanço da tecnologia e da internet como aliada do rádio, e como as emissoras estão adequando a programação para fortalecer sua presença no mercado. Também estarão no foco dos debates a audiência e competitividade das rádios diante do cenário digital.

Também às 14h, a FENAERT realiza uma oficina que debaterá as novidades sobre a regulamentação da profissão de radialista. Na sala Porto Seguro 2, a advogada e assessora jurídica da FENAERT, Patrícia Guimarães, mestre em Direito do Trabalho, explicará as mudanças do decreto presidencial, publicado em abril deste ano, que reduziu o número de função dos profissionais.

Já às 15h30, nomes importantes do rádio brasileiro como os jornalistas Ricardo Boechat (BandNews FM), Milton Jung (CBN) e Nilson Cesar (Jovem Pan), estarão no painel “Rádio, uma mídia cada vez mais local e interativa. Esse é o futuro?”, que debaterá a importância do meio de comunicação na interação com a sociedade e como ferramenta formadora da identidade do cidadão.

Além dos painéis de debates, no dia 22, às 17h, haverá o lançamento do livro “Papa Francisco - O futuro da fé – Entrevistas com o sociólogo Dominique Wolton”, sobre as doze entrevistas que o sociólogo francês fez com o pontífice.

A programação completa e as inscrições estão no site www.28congressoabert.org.br .