‘Torçam por mim’: Entenda problema de saúde de Virgínia Fonseca

0
486

Virginia Fonseca comentou nas redes sociais que foi diagnosticada com disfunção temporomandibular (DTM). Segundo a mulher do cantor Zé Felipe, a causadora de suas crises constantes de dor de cabeça poderia ter sido gerada por uma cárie.

Um dia, ela postou no Instagram um tratamento com botox e escreveu: “Tentando resolver a dor de cabeça. Torçam por mim”.

Depois, a influenciadora esclareceu que, no caso dela, a causa teria sido diferente, mas alertou para a importância de verificar  saúde bucal com frequência.

“A DTM é uma disfunção da nossa articulação temporomandibular. Ela pode ter causas físicas ou emocionais, provocadas por diversos fatores, que vão desde hábitos alimentares e comportamentais até características ortopédicas ou ortodônticas, além de, ainda, pré-disposição genética”, explica Kátia Blume, cirurgiã-dentista especializada em odontologia estética, à IstoÉ.

De acordo com a profissional, a disfunção é considerada uma das maiores causas de dores orofaciais e é uma condição complexa de tratamento multidisciplinar.

“Muitas das dores nessa região podem ser confundidas com dor no siso ou dor de uma cárie. Pode ter início com uma cárie no siso, que começa por baixo e é mais difícil de diagnosticar. Só depois, com uma radiografia, a gente consegue ver”, diz.

“A cárie vai comendo o dente por baixo, vai desmineralizando o dente e, quando se observa essa alteração, a cárie já está muito avançada, causando dor na região”, complementa.

Por isso, segundo a especialista, é muito importante sempre fazer um exame clínico no dentista, a cada seis meses, e também uma radiografia de controle anual de todos os dentes.

“É o ideal par poder ver se não tem nenhum tipo de cárie, que inicia por baixo do dente, e que é difícil de ver clinicamente”, conclui. (istoé)