Morre Zé Celso Martinez, diretor que revolucionou o teatro

0
516

Dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, diretor de teatro, montou o espetáculo
Dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, diretor de teatro, montou o espetáculo “Os Sertões” Crédito: Divulgação

Uma das figuras centrais das artes cênicas do Brasil, o diretor teatral José Celso Martinez morreu nesta quinta-feira, 6, aos 86 anos, após sofrer queimaduras em incêndio em seu apartamento na última terça-feira, 4. O dramaturgo é criador do Teatro Oficina, referência nacional em inovação e pesquisa teatral. 

Nascido em 30 de março de 1937 na cidade de Araraquara, em São Paulo, Zé Celso se aproximou da linguagem teatral ainda nos anos 1950. Estudante de Direito na USP entre 1955 e 1960, o artista não chegou a concluir o curso, mas foi durante o período que fundou o Teatro Oficina.

O grupo foi formado na época em que Zé Celso integrava o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

O artista estava desde terça-feira, 4, internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas, em São Paulo. O incêndio ocorreu na manhã do dia 4.

A suspeita é que o fogo tenha iniciado por um problema de curto-circuito no aquecedor do local, que havia sido ligado pelo artista. As causas do acidente estão sendo investigadas.

(O Globo)