Sempre os mesmos? Ranking mostra técnicos que trabalharam em mais clubes desde 2003

0
227

Recordistas comandaram 12 dos 17 clubes desta Série A que disputaram ao menos oito edições


Cuca e Dorival Júnior passaram por 12 dos 17 principais clubes da atual Série A do Campeonato Brasileiro desde 2003, quando a competição passou a ser disputada em pontos corridos. São os dois técnicos que trabalharam em mais clubes diferentes deste recorte no período.

Flamengo 1 x 0 Atlético-MG, pela 32ª rodada do Brasileirão 2022, último confronto entre Cuca e Dorival Júnior até aqui

Entraram no levantamento as passagens em qualquer período do ano por equipes que atualmente estão na primeira divisão nacional e que disputaram pelo menos oito das 21 temporadas por pontos corridos, 40% do total, um padrão do Espião Estatístico.

Após a troca feita pelo Atlético-MG do técnico argentino Eduardo Coudet pelo então recém-aposentado Luiz Felipe Scolari, um dos debates passou a ser se os clubes acabam optando sempre pelos mesmos nomes. O ranking mostra por quantos times diferentes cada treinador trabalhou e quantas vezes esteve em cada um deles desde 2003.

Total: número de equipes diferentes em que cada treinador trabalhou desde 2003. Cada oluna apresenta o número de passagens em cada um dos clubes desde 2003

Cuca tem média de 220 dias em cada trabalho

2 de 3 O técnico Cuca dirigindo o Corinthians contra o Remo pela Copa do Brasil — Foto: Marcos Ribolli

O técnico Cuca dirigindo o Corinthians contra o Remo pela Copa do Brasil — Foto: Marcos Ribolli

Contestado atualmente devido a problemas legais no passado que o levaram a deixar o Corinthians depois de seis dias no comando da equipe, o técnico Alexi Stival, o Cuca, trabalhou em 12 dos 17 clubes analisados por terem disputado ao menos 40% das temporadas da Série A. Ao todo, foram 21 passagens por essas equipes.

Em média, cada um dos trabalhos nesses clubes durou 220 dias, sendo o menor o de seis dias no Corinthians e o maior de 866 dias no Atlético-MG, de agosto de 2011 a dezembro de 2013. Foi depois desse longo trabalho, de mais de dois anos, que o técnico passou as únicas temporadas desde 2003 sem trabalhar em ao menos uma das equipes analisadas. Apenas em 2014 e em 2015 Cuca esteve afastado desses grandes clubes.

Trabalhos de Dorival Júnior têm média de 227 dias

3 de 3 O técnico do São Paulo, Dorival Júnior, contra o Sport pela Copa do Brasil — Foto: Marcos Ribolli

O técnico do São Paulo, Dorival Júnior, contra o Sport pela Copa do Brasil — Foto: Marcos Ribolli

Sem contar o atual trabalho de Dorival Júnior, que ainda não acabou, cada passagem do treinador pelos clubes analisados teve em média duração de 227 dias. Ele assumiu o Fortaleza para o início da temporada 2005, ficou três meses, mas depois disso só deixou de trabalhar em um dos clubes analisados em 2019. Assumiu o Athletico-PR para o início da temporada 2020.

Contando a passagem atual pelo São Paulo, onde está há 60 dias, Dorival Júnior passou por 12 clubes diferentes, onde realizou 18 trabalhos, o menor deles de 29 dias, pelo Fluminense, no final de 2013, e o maior de 696 dias, pelo Santos, entre julho de 2015 e junho de 2017.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Vitória Lemos.

(GE)