Dramas coreanos, corrida espacial ou ricaços curtindo num resort: veja as obras que você pode ter deixado passar ao longo do ano!RRR: Revolta, Rebelião, Revolução
Não é fácil ficar a par de todas as novidades do ano. Mesmo que você se limite a assistir tudo que faz algum burburinho, ainda é preciso de muito tempo livre para poder curtir tudo. Assim, aproveitando o clima de retrospectiva e descanso do fim do ano, aproveitamos para repescar 12 filmes e séries incríveis que saíram em 2022 e você não assistiu.
Claro, muitos itens da lista chegaram a fazer algum barulho entre cinéfilos e os viciados em maratonar séries, mas talvez não tenham chegado nas bolhas dos nerds especialistas em acompanhar produções de heróis ou do mundo de Star Wars – que, por si só, já pedem por muito tempo livre e atenção. O propósito da lista não é trazer obras obscuras, mas sim apontar coisas ótimas que vão um pouco além da cultura nerd!
1- RRR: Revolta, Rebelião, Revolução
Se não havia ficado claro que a Índia é uma verdadeira potência do cinema, RRR: Revolta, Rebelião, Revolução chega para acabar com qualquer dúvida. O filme do diretor S.S. Rajamouli é um blockbuster absoluto, não só em escopo – afinal, é literalmente a produção mais cara do país – como também em ambição. O mais surpreendente é como tira tudo de letra.
Ambientado na época em que a Índia era colônia inglesa, o longa acompanha uma improvável amizade entre dois guerreiros. As três horas de duração podem até intimidar, mas RRR compensa com uma verdadeira mistura de gêneros: há cenas de ação incríveis, romance, amizade genuína, números de dança e até momentos que flertam com elementos místicos.
Poucos filmes fazem jus ao título de “épico” que nem RRR. É uma experiência que simplesmente testa o quão fora da caixinha um filme pode ser, e nada mais será o mesmo após assistí-lo.
2- For All Mankind – 3ª temporada
Entre Servant, Ted Lasso e Ruptura, a Apple TV+ se consagrou como uma plataforma que preza pela qualidade ao invés da quantidade. Uma série que frequentemente passa batida, mas que ajuda a comprovar essa regra, é For All Mankind. Com sua terceira temporada, o programa não só reforçou que é uma das melhores produções do catálogo, como também de toda a TV no momento.
For All Mankind apresenta uma realidade alternativa em que a União Soviética pousou na lua antes dos Estados Unidos, efetivamente impedindo o fim da Corrida Espacial. A série narra a vida dos astronautas, engenheiros da NASA e seus cônjuges, que lidam com todas essas reviravoltas históricas. A terceira temporada traz uma versão bastante diferente dos anos 90, em que o objetivo da vez é chegar em Marte, em uma acirrada disputa entre os EUA, a URSS e o setor privado.
Com excelentes personagens, dramas de tirar o fôlego, e uma realidade paralela capaz de entregar ácidos comentários sobre o mundo real, For All Mankind continua impressionante!
3- Licorice Pizza
Paul Thomas Anderson é um dos maiores cineastas da atualidade, sempre entregando filmes divertidos, emocionantes e ridiculamente bem filmados. Em Licorice Pizza, o diretor reflete sobre sua infância na Califórnia dos anos 70, com um memorável romance adolescente.
O longa segue a jovem Alana Kane – vivida pela cantora Alana Haim -, que se vê intrigada pelo adolescente Gary Valentine (Cooper Hoffman), bastante visionário e ligeiro para alguém de apenas 15 anos. Licorice Pizza então demonstra a turbulenta relação entre os dois, entre crises econômicas, outros romances e todo tipo de obstáculo da vida.
A química entre Alana e Gary é um dos destaques do longa, que traz um gostinho de nostalgia, um elenco de peso e uma trilha sonora excelente.
Disponível no Amazon Prime Video
4- Halo – 1ª temporada
Talvez você tenha ouvido alguma das “polêmicas” que a série de Halo despertou, como ter mostrado o rosto de Master Chief ou tê-lo humanizado, mas não deixe isso te impedir de assistir o que é a melhor adaptação de games já feita (até o momento, pelo menos, já que The Last of Us pode mudar isso).
A série se inspira na principal franquia de Xbox, mas vai além do fanservice barato para criar algo empolgante como série de TV. Isso significa recontextualizar muito dos jogos em serviço de um thriller militar, em que um soldado descobre toda a podridão de seus empregadores em meio a uma guerra contra uma ameaça alienígena, capaz de dizimar a galáxia.https://eda1849bc9de05d5aeece7f0026f6f9e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html
Disponível no Paramount+
5- Pinóquio por Guillermo del Toro
O clássico conto do Pinóquio teve simplesmente três adaptações em 2022, e não há dúvidas que a animação musical de Guillermo del Toro merece ser coroada como a melhor.
O cineasta mexicano é conhecido por suas obras de horror, mas mesmo essas são carregadas de fantasia e coração. Em Pinóquio, del Toro pôde colocar tudo isso em primeiro plano ao recontar o clássico conto em uma versão mais sombria, realizada inteiramente em stop-motion e com um elenco de voz impressionante.https://eda1849bc9de05d5aeece7f0026f6f9e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html
Disponível na Netflix
6- Lycoris Recoil
Entre Chainsaw Man, Demon Slayer, Attack on Titan e muito mais, 2022 não foi decepcionante para os otakus! Ainda assim, é fácil deixar coisas boas passarem no meio da avalanche de novidades, e Lycoris Recoil é um que merece ser “pescado” agora que as águas se acalmaram.
O anime acompanha Chisato e Takina, duas jovens muito diferentes que trabalham para a Lycoris, uma organização secreta de garotas que combatem o crime. Entre tiroteios e missões intensas, a dupla busca um jeito de manter as aparências e lidar com os problemas de suas vidas pessoais.ml
Com excelentes cenas de ação, é a pedida perfeita para quem busca um equilíbrio entre ação frenética e momentos emocionantes, e é um dos títulos do ano que merece mais atenção!
Disponível na Crunchyroll
7- Tico e Teco: Defensores da Lei
É uma belíssima época para os fãs de animações, com os estúdios apostando cada vez mais em filmes com visuais marcantes, temáticas diferentes e humor cada vez mais bizarro. Tico e Teco: Defensores da Lei é um ótimo exemplo disso, por incrível que pareça.
O “live-action” do Tico e Teco é, na real, uma paródia metalinguística sobre as tendências de Hollywood. A comédia se passa em um mundo em que os dois esquilos são astros de um antigo desenho clássico que tentam manter a relevância, mas eventualmente acabam esbarrando em uma conspiração que envolve relançar animações antigas.
É um filme bastante surpreendente para a Disney, capaz de rir tanto das próprias práticas do estúdio quanto de seus concorrentes, com piadas que vão desde o Paul Rudd (Homem-Formiga) ser adorado por tias e mulheres mais velhas, até o visual rejeitado do protagonista de Sonic – O Filme ter se tornado uma sensação (carinhosamente chamada de Sonic Feio).
8- The Bear – 1ª temporada
Não faltaram boas séries de TV em 2022, e uma que conquistou rapidamente um status cult é The Bear. O seriado é um intenso drama sobre culinária, problemas familiares e egocentrismo.
A trama segue um chef de alto nível que se vê forçado a assumir a lanchonete da família após o suicídio do irmão. Ele não só precisa engolir o próprio orgulho, como também se vê batendo cabeças com a equipe de funcionários que trabalham lá, além de tentar reatar os laços com parentes distantes.
Ótimas atuações e um ritmo sufocante de tão frenético colocam o espectador no meio da cozinha, e o resultado é uma das melhores séries do ano!
9- Red: Crescer é uma Fera
Por conta da pandemia, algumas animações da Disney acabaram pulando o lançamento nos cinemas, para sair apenas via streaming. Dentre todas, Red: Crescer é uma Fera foi a que mais fez falta nas telonas, especialmente por ser um dos melhores trabalhos do estúdio nos últimos anos.
Dirigido e coescrito por Domee Shi (Divertida Mente), o longa acompanha uma menina de 13 anos chamada Meilin, que sofre de uma curiosa condição: sempre que fica muito animada, emocionada ou nervosa, se transforma em uma enorme panda vermelha. Ao lado de seu grupo de amigas, ela tenta descobrir como resolver seu problema, ou então aprender a conviver com ele.
Além do filme ser excelente, há ainda um documentário sobre os bastidores ,que é uma pedida essencial para todos que se apaixonaram por Red.ml
Disponível no Disney+
10 – Uma Advogada Extraordinária – 1ª temporada
Seja no cinema ou na televisão, através dos vários gêneros e formatos diferentes, uma coisa é certeza: a Coreia do Sul se tornou uma verdadeira potência do audiovisual, com produções memoráveis e de altíssima qualidade. Daria para fazer uma lista só das obras sul-coreanas que dominaram o ano, mas quem merece ser repescada é Uma Advogada Extraordinária.
A série conquistou certo burburinho quando foi lançada pela Netflix, mas acabou ofuscada pela avalanche de lançamentos. O seriado acompanha uma brilhante jovem autista que é contratada para um dos principais escritórios de advocacia. A trama explora tanto a sua alta capacidade de raciocínio, quanto também sua luta nas interações sociais e cotidianas, mostrando o crescimento da protagonista como pessoa e profissional.https://eda1849bc9de05d5aeece7f0026f6f9e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html
Disponível na Netflix
11- Racionais MC’s – Das Ruas de São Paulo Pro Mundo
Discutivelmente o principal grupo de rap do Brasil, o Racionais MC’s faz história desde a década de 90 até os dias de hoje. Enfim surgiu um documentário para registrar a trajetória de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.
Racionais MC’s – Das Ruas de São Paulo Pro Mundo traz novas entrevistas e impressionantes materiais de arquivos para narrar toda a jornada do grupo, que surgiu nas periferias das zonas Sul e Norte de São Paulo, e se tornaram um verdadeiro fenômeno brasileiro. O documentário é parada obrigatória para fãs do grupo, mas também para todos interessados por arte, cultura de rua, política e a intersecção de todos esses assuntos.l
Disponível na Netflix
12 – The White Lotus – 2ª temporada
É difícil que uma série da HBO passe batida, e não foi o caso de White Lotus. Aqui, porém, o reconhecimento chegou apenas na reta final da segunda temporada, sendo que o programa todo é um delicioso surto.
O seriado é ambientado em um resort de luxo que recebe apenas os tipos mais estranhos de gente rica, o que é a fórmula perfeita para o desastre. Com um elenco excelente, White Lotus critica com acidez como a elite se distancia da realidade, e ainda aproveita para criar situações que vão do humor até a vergonha alheia.
(Fonte: Nerdbunker)