asdasdasdasd

Cartão do SUS pode ser atualizado e emitido em qualquer unidade de saúde em Petrolina

por Milena Pacheco 11 de Dezembro de 2019 às 10:39
categoria: Saúde

A Prefeitura de Petrolina comunica que o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser atualizado e emitido em qualquer unidade da rede municipal. O documento permite a identificação dos usuários da rede pública nos procedimentos e consultas médicas. Além disso, viabiliza o controle e conhecimento das pessoas que utilizam o serviço nas diversas áreas da cidade.

Foto: Divulgação

“A descentralização facilita o acesso aos dados e também fortalece o contato imediato com o paciente por parte das equipes de Saúde da Família. Ele é entregue a partir de um cadastro, e através do número do Cartão SUS é possível consultar o prontuário do paciente, quais foram seus últimos atendimentos e serviços prestados, médicos que o atenderam e vacinas, entre outros procedimentos realizados. A gente lembra que os cartões que iniciam com o número 8 devem ser substituídos”, destaca a diretora de Atenção Básica da Prefeitura, Lorena Andrade.

Além disso, o cartão SUS também é obrigatório para pessoas que precisam tomar posse em concurso público, emitir passaporte, beneficiários de programas sociais, entre outros.

Documentos

Para atualizar ou fazer o documento, é necessário levar a carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência atualizado. Esse procedimento é gratuito e pode ser feito em poucos minutos. Enquanto isso, para crianças, o responsável precisa estar munido da Certidão de Nascimento.

“Somente deve atualizar o cadastro no Cartão SUS quem mudou de cidade, de endereço na própria cidade, teve alguma alteração no nome, documentos ou deixou de passar alguma informação no momento do cadastro. Quem não tem o cartão pode procurar nossas unidades para emissão do documento. Pessoas que tem o cartão SUS conseguem realizar marcações de consultas e exames de forma muito mais fácil nas unidades de saúde e hospitais do SUS”, finaliza Lorena Andrade. (Fonte: Blog Nossa Voz)


ANS: 39 planos de saúde de 12 operadoras estão suspensos a partir desta segunda (09)

por Milena Pacheco 9 de Dezembro de 2019 às 13:14
categoria: Saúde

De acordo com a ANS, no total os 39 planos atendem 1,4 milhão de pessoas

A partir desta segunda-feira (dia 9), 39 planos de saúde de 12 operadoras de todo o país estão suspensos por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O que deu origem à suspensão foram as reclamações feitas pelos usuários ao órgão regulador no terceiro trimestre deste ano (de 1º de julho a 30 de setembro de 2019). Confira a lista.

De acordo com a ANS, no total os 39 planos atendem 1,4 milhão de pessoas. Esses clientes antigos vão manter o direito à assistência sem qualquer alteração. Isso porque a suspensão de planos impede apenas que as empresas firmem novos contrários, sem afetar a cobertura dos que já são usuários.

Outros planos voltam a ser vendidos

Nesta segunda-feira, a agência reguladora também vai liberar as vendas de 11 planos de saúde de sete operadoras do país. Essas empresas sofreram suspensões em ciclos anteriores de monitoramento da qualidade de atendimento, mas melhoraram seus resultados. Por isso, a comercialização está liberada.

No site da ANS, é possível conferir quais são as operadoras com todos os planos reativados e aquelas que ainda têm alguns contratos impedidos de venda. Quem quiser registrar uma queixa contra uma operadora pode ligar para o Disque ANS: 0800-701-9656. Outra opção é acessar o portal.

O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS acompanha o desempenho do setor e atua na proteção dos beneficiários. Seguindo essa lógica, as empresas só podem voltar a comercializar os planos suspensos quando normalizarem o atendimento aos consumidores que já são seus segurados. (Fonte: Ibahia)


Prefeitura de Petrolina faz alerta sobre a importância do cartão de vacinação

por Milena Pacheco 3 de Dezembro de 2019 às 12:50
categoria: Saúde

A vacina é uma forma segura e eficaz de ficar imunizado contra determinadas doenças. Mas, não é somente este o principal motivo para manter o cartão de vacinas atualizado, seja de crianças, adolescentes, adultos e também idosos. É que esta é a única forma de comprovar que está verdadeiramente imunizado.

(Foto: Divulgação PMP)

Por isso, a Prefeitura de Petrolina faz um alerta importante à população já que é comum encontrar pessoas que não sabem onde colocaram seu cartão, assim como há aquelas que possuem dois ou mais cartões diferentes. “É importante reforçar que quando o calendário é seguido corretamente, a pessoa fica devidamente imunizada. O controle de imunizações no município é fundamental, tanto para a Secretaria de Saúde quanto para o próprio cidadão”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Ela ressalta que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais. “Esse cartão é tão importante quanto qualquer outro documento. Só com ele o usuário terá a comprovação de está imunizado contra as doenças imunopreveníveis”, frisa.

Marlene explica que, ao chegar em qualquer unidade de saúde do município, o cartão de vacinação será conferido e a pessoa receberá a dose da vacina contra a doença da qual ainda não foi imunizada ou que está com esquema incompleto. O cartão é emitido logo após o cidadão receber a primeira dose. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Cerca de 25% dos jovens entre 20 e 29 anos já se vacinaram contra o sarampo, afirma Ministério da Saúde

por Milena Pacheco 3 de Dezembro de 2019 às 10:34
categoria: Saúde

A meta da segunda fase da campanha nacional é vacinar 9 milhões e quatrocentos mil pessoas dessa faixa etária

De janeiro a novembro de 2019, cerca de 25% das pessoas entre 20 e 29 anos se vacinaram contra o sarampo. A meta da segunda fase da campanha nacional é vacinar 9 milhões e quatrocentas mil pessoas dessa faixa etária.

No último sábado (30), os postos de vacinação de todo o país ficaram abertos para o dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo. Isso porque a faixa etária de 20 a 29 anos é a que acumula o maior número de casos confirmados da doença. Para esse público, o maior problema não é a gravidade da doença, mas o fator de transmissão para os grupos mais suscetíveis às complicações, caso das crianças.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Se você tem entre 20 e 29 anos e não lembra se já tomou a vacina contra o sarampo, a recomendação é procurar o posto de saúde mais próximo. Não esqueça de levar sua caderneta de vacinação e um documento com foto. (Fonte: Agência do Rádio)


Médicos pelo Brasil é aprovado pelo Congresso Nacional

por Milena Pacheco 28 de Novembro de 2019 às 09:36
categoria: Saúde

A nova estratégia ampliará em cerca de 7 mil vagas a oferta desses profissionais em municípios onde há os maiores vazios assistenciais

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira, 27 de novembro, a criação do programa Médicos pelo Brasil, lançado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A iniciativa vai levar 18 mil médicos aos locais mais carentes do país, em municípios distantes e pequenos. O Médicos pelo Brasil também vai formar especialistas em prevenção de doenças mais prevalentes no brasileiro, como diabetes e hipertensão. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, comemorou a aprovação do projeto que vai qualificar o atendimento na atenção primária do SUS.

Foto: Senado Federal

“Fica hoje instituído o critério de mérito, como seleção. Fica constituído a especialização para médico de saúde da família e clínica médica. Fica estabelecido vínculo trabalhista CLT, fica estabelecido uma movimentação típica de carreira para os médicos, fica estabelecido que somente médicos com CRM poderão ingressar nesse projeto, nessa medida e fica estabelecido alguns critérios para que os médicos estrangeiros possam fazer as suas provas de revalidação de diploma. Dito que é um momento muito importante, é mais um passo na reestruturação atenção primária, principalmente pautada pela qualidade e pela valorização desse profissional tão importante para o Brasil”, comemorou o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O programa Médicos pelo Brasil foi lançado pelo Governo Federal em agosto deste ano, em substituição ao projeto Mais Médicos. Em comparação ao projeto Mais Médicos, a nova estratégia ampliará em cerca de 7 mil vagas a oferta desses profissionais em municípios onde há os maiores vazios assistenciais, sendo que as regiões Norte e Nordeste, juntas, terão 55% do total dessas vagas.

Agora, o texto da Medida Provisória enviada pelo Governo do Brasil ao Parlamento segue para sanção presidencial. (Fonte: Agência do Rádio)


Começa hoje a segunda fase da vacinação contra o sarampo

por Milena Pacheco 18 de Novembro de 2019 às 10:13
categoria: Saúde

Pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade são o alvo principal

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal. (Fonte: Agência Brasil)


Petrolina inicia 2ª etapa de vacinação contra o Sarampo na próxima segunda (18)

por Milena Pacheco 14 de Novembro de 2019 às 10:36
categoria: Saúde

A partir da próxima segunda-feira (18), a Prefeitura de Petrolina dará início à segunda etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo. Nesta nova fase, por orientação do Ministério da Saúde, devem ser vacinados adultos de 20 a 29 anos.

(Foto: Jonas Santos/PMP)

“Quem não estiver com a caderneta de vacinação em dia terá a oportunidade de se vacinar até 30 de novembro, quando termina a campanha. As Unidades de Saúde da Família (USF) estarão abertas para fazer a imunização. Na área rural, com funcionamento das 7h às 13h, e das 8h às 16h45 na zona urbana”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A vacina tríplice viral, que protege contra o Sarampo, Rubéola e Caxumba, está disponível na rede pública por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Petrolina durante o ano todo. Podem ser imunizadas pessoas de 1 até 49 anos, dentro ou fora de surtos. Com a situação de surto no país ampliou para crianças de 6 meses a menores de um ano como intensificação. O Dia ‘D’ da segunda etapa será no dia 30 deste mês de novembro.

Sobre a doença

Os principais sintomas da doença são: tosse persistente, febre, corrimento no nariz, irritação nos olhos e mal-estar extremo. “O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Ele é transmitido da mesma forma que o vírus da gripe, de pessoa para pessoa, através do contato direto e pelo ar. O vírus pode ficar no ar ou em superfícies por horas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina”, frisa Marlene Leandro.

Quem não pode se vacinar?

Existe um grupo de pessoas que não pode receber a vacina por causa de eventuais riscos à saúde. Nele estão crianças menores de 6 meses, pessoas com o sistema imunológico comprometido e grávidas. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Petrolina recebe dois mutirões de conscientização sobre o diabetes

por Milena Pacheco 7 de Novembro de 2019 às 16:22
categoria: Saúde

4º Mutirão “De Olho no Diabetes” e 2° Mutirão da Diabetes do Instituto de Olhos Vale do São Francisco oferecem serviços gratuitos

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, dois mutirões serão realizados em Petrolina, no próximo sábado, 09 de novembro, no Hospital de Olhos de Petrolina e no River Shopping. As ações têm apoio da farmacêutica Novartis, por meio do Programa De Olho no Diabetes, trará atendimento gratuito à população com a realização de exames e distribuição de material educativo sobre a doença silenciosa que afeta cerca de 13 milhões de pessoas somente no Brasil.

(Reprodução internet)

A ação oferecerá atendimento multidisciplinar com exames especializados como o de fundo de olho e avaliação com nutricionista. O intuito é promover conscientização não apenas sobre o diabetes, mas também as complicações como insuficiência renal, retinopatia diabética e edema macular diabético. Após a realização dos exames, os pacientes diagnosticados serão direcionados para prosseguir com o tratamento na rede pública de saúde e orientados a como lidar com a doença.

O Programa De Olho no Diabetes funciona desde agosto de 2018, com o objetivo de gerar conscientização das complicações oculares relacionadas ao diabetes. Através do portal (www.deolhonodiabetes.com.br) é possível ter acesso a informações, notícias, serviços e atividades. O portal oferece ainda uma plataforma que permite encontrar especialistas – endocrinologistas e oftalmologistas – e centros de referência em cuidados da visão, seja para diagnóstico, tratamento ou acompanhamento. A busca é feita com o CEP do usuário, o que permite encontrar o profissional mais próximo de sua casa ou trabalho.

Sobre a doença

O diabetes é uma enfermidade silenciosa, associada principalmente à herança genética, mas também relacionada ao estilo de vida, em que os diagnosticados apresentam deficiência na função do hormônio insulina. Por se tratar de uma doença sistêmica, pode desencadear outras complicações como problemas renais e doenças oftalmológicas – pessoas com diabetes têm 60% mais chance de desenvolver catarata e 40% mais de desenvolver glaucoma². O tratamento alia medicamentos e controle alimentar e é disponibilizado pelo SUS. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Samu de Juazeiro tem serviços reduzidos nesta segunda (04)

por Milena Pacheco 4 de Novembro de 2019 às 14:36
categoria: Saúde

(Foto: reprodução)

Os Serviços do Samu de Juazeiro estão temporariamente reduzidos nesta segunda-feira (04). O problema, que é recorrente em Petrolina, é a retenção de macas nas unidades de saúde.

A Secretaria de Saúde (SESAU) afirmou em nota que “as macas das ambulâncias ficaram retidas com pacientes nos hospitais da região (…) Dessa forma, as equipes estão com dificuldade no “deslocamento do SAMU para atender novos chamados da população”. Até o momento, os serviços ainda estão sem previsão de normalização. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Senado pode votar projeto que amplia faixa etária para mamografias pelo SUS

por Milena Pacheco 30 de Outubro de 2019 às 10:43
categoria: Saúde

O Plenário deve votar ainda nesta semana de outubro o projeto de decreto legislativo que derruba portaria do Ministério da Saúde que restringe o acesso de mulheres de 40 a 49 anos aos exames de mamografia para detecção precoce de câncer de mama.

(Foto: Ilustração)

A portaria determina que somente mulheres de 50 a 69 anos de idade podem fazer o rastreamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O PDS 377/2015 é de autoria do senador Lasier Martins (Podemos-RS).

Na pauta, outra matéria que deve ser votada é um projeto que retoma regime de incentivos para construtoras e incorporadoras em empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. O PL 888/2019 restaura o Regime Especial de Tributação (RET) para a incorporação de unidades residenciais de até R$ 100 mil. Esse regime especial produziu efeitos até 31 de dezembro de 2018, mas, com o fim do incentivo, as construtoras voltaram ao regime comum, com mais imposto a pagar. (Fonte: Agência Senado)