asdasdasdasd

Em visita a ministros, prefeito Miguel Coelho acelera liberação de nova Casa de Partos e obras de mobilidade

por Neya Gonçalves 17 de Outubro de 2018 às 17:47
categoria: Saúde

O prefeito Miguel Coelho cumpriu agenda em Brasília, nesta quarta-feira (17), ao lado do senador Fernando Bezerra e do deputado federal Fernando Filho. O trio visitou representantes do Governo Federal para tratar da liberação de recursos para a saúde pública, obras de mobilidade e habitação.



No Ministério da Saúde, Miguel cobrou a autorização para funcionamento da nova Casa de Partos, que será construída no Centro de Petrolina. O ministro Gilberto Occhi assegurou que a formalização para o equipamento será garantida até o próximo mês. Miguel ainda reivindicou investimentos para a construção de um novo Centro De Especialidades Odontológicas, além de recursos para custear medicamentos e outros insumos da rede municipal de Saúde. “Saio muito satisfeito da visita, pois estamos destravando alguns recursos e autorizações que serão muito importantes para Petrolina”, resumiu o prefeito.



Miguel ainda se encontrou com o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, que confirmou a visita a Petrolina no dia 26 de outubro para inaugurar as obras da Avenida Sete de Setembro e anúncio de investimentos em mobilidade. Por fim, o prefeito esteve com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para tratar de uma nova etapa do programa Minha Cada, Minha Vida para pessoas em condição de vulnerabilidade em Petrolina. (ascom)


Prefeitura de Petrolina convoca pacientes para entrega de exames feitos em Unidades Móveis

por Gabriela Canário 17 de Outubro de 2018 às 08:08
categoria: Saúde

Mais uma notícia boa para os pacientes que foram beneficiados pelos mutirões de exames realizados nas Unidades Móveis de Saúde da Prefeitura de Petrolina: a administração já está entregando, no prédio da Secretaria de Saúde, todos os resultados dos exames de mamografia; raios X; eletrocardiograma; mapa; holter; USG e ecocardiograma realizados no Gercino Coelho, José e Maria e João de Deus, bairros percorridos pelas carretas no último mês.

Os procedimentos foram feitos dentro dos mutirões do programa ‘Zero Fila’, da plataforma ‘Petrolina Cuida’. O programa vem possibilitando que a gestão municipal elimine toda a demanda reprimida por exames de imagem e laboratoriais, existente desde 2015.   A Secretaria de Saúde está localizada na Rua Fernando Góes, Centro, funcionando das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

 


Após surto de dengue em cidades vizinhas, ação preventiva acontecerá em Rajada na sexta

por Gabriela Canário 17 de Outubro de 2018 às 08:05
categoria: Saúde

A Prefeitura de Petrolina está organizando, nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, na localidade de Rajada, uma grande ação para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.  A atividade faz parte de uma força-tarefa da Secretaria de Saúde, após a confirmação de um surto de dengue em algumas cidades da Bahia, que fazem divisa com Petrolina, inclusive com a confirmação de um óbito no município de Casa Nova.

O objetivo da gestão é manter os bons resultados alcançados, a exemplo da redução de mais de 1.000% no número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no ano passado. Além de fazer divisa com a cidade de Casa Nova (BA), a localidade do interior foi escolhida por apresentar a maior incidência do vetor no último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Cerca de 20 agentes de endemias estarão na comunidade, fazendo um trabalho porta a porta de intervenção, prevenção e orientação sobre como evitar criadouros do mosquito. Além disso, será realizada uma palestra acerca do assunto na Unidade Básica de Saúde local.

 ​Trabalho contínuo

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti são permanentes e tratadas como prioridade pelo governo municipal, porém, devido à gravidade da situação está sendo necessário intensificar esse trabalho.

“Estamos, diariamente, com nossas equipes nas ruas orientando a população para o combate ao vetor e monitorando a situação epidemiológica. Esse é um momento de intensificação das ações para que esse surto não chegue em Petrolina. A prevenção não pode ser interrompida e a continuidade das ações é importante para manter baixos os índices de infestação. Assim, será possível seguir com a redução do número de casos”, explicou.


Brasil tem 2.044 casos confirmados de sarampo

por Adriana Rodrigues 12 de Outubro de 2018 às 07:00
categoria: Saúde

O Brasil registrou até 8 de outubro 2.044 casos confirmados de sarampo, sendo 1.629 no Amazonas e 330 em Roraima. Casos isolados foram identificados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), no Rio Grande do Sul (36), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (17), em Sergipe (4) e no Distrito Federal (1). Há ainda, de acordo com dados divulgados hoje (10) pelo Ministério da Saúde, um total de 7.966 casos em investigação.

Os surtos, segundo a pasta, estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que circula no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta surto de sarampo desde 2017. “O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados”.

Até o momento, no Brasil, foram confirmadas dez mortes pela doença, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e uma em brasileiro), quatro no Amazonas (todos brasileiros, dois de Manaus e dois do município de Autazes) e dois no Pará (indígenas venezuelanos). (AB)


Prefeitura de Petrolina convoca pacientes para entrega de resultados de mamografia e raios X

por Gabriela Canário 11 de Outubro de 2018 às 07:19
categoria: Saúde

A Prefeitura de Petrolina iniciou, nesta quarta-feira (10), no prédio da Secretaria de Saúde, a entrega dos resultados dos exames de mamografia e raios X, realizados pelas Unidades Móveis no Gercino Coelho, José e Maria e João de Deus. Os exames foram feitos no último mês, dentro dos mutirões do programa ‘Zero Fila’, da plataforma ‘Petrolina Cuida’.

O programa possibilitou que a gestão municipal eliminasse toda a demanda reprimida por exames de imagem e laboratoriais, existente desde 2015.  De acordo com a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire, a prefeitura continua trabalhando com várias frentes para melhorar, cada vez mais, a saúde no município.

“Foi um momento histórico para a saúde pública em Petrolina. E agora, que conseguimos regularizar todo o problema com a demanda reprimida, estamos dando continuidade à nossa oferta de rotina, porém, dobramos o número de realizações no dia a dia justamente para não gerar mais fila. Vale salientar que, hoje, nosso maior problema é com o número de pacientes que faltam aos procedimentos agendados”, explicou.

A Secretaria de Saúde está localizada na Rua Fernando Góes, Centro, funcionando das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.


Prefeitura intensifica combate ao câncer de mama durante o 'Outubro Rosa' em Petrolina

por Gabriela Canário 4 de Outubro de 2018 às 07:34
categoria: Saúde

O mês de combate ao câncer de mama - conhecido como ‘Outubro Rosa’ - chegou, e com ele, uma programação especial da prefeitura de Petrolina que visa conscientizar sobre a prevenção ao câncer mais frequente em mulheres.

As ações serão desenvolvidas pelas equipes das unidades de saúde do município, que farão palestras, rodas de conversa, exames preventivos (papanicolau), testes rápidos para HIV e sífilis e atividades físicas.

De acordo com a gerente do Núcleo de Educação e Saúde, Lorena Ferraz, os eventos irão destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Quando o câncer de mama é descoberto no início, as chances de cura são grandes. Por isso, é importante que as mulheres façam o autoexame das mamas e procurem cuidar da saúde. Com os eventos nas unidades, temos o objetivo de chegar a um número maior de mulheres da comunidade, então, convidamos a todas a participar das ações que são momentos de esclarecimento”, diz.

 

Confira o cronograma:

5/10 Unidade de Saúde Amália Granja de Alencar – Vila Mocó

11/10  Unidade de Saúde Josefa Bispo - João de Deus

13/10 Unidade de Saúde do KM 25

17 e 22/10 Unidade de Saúde do bairro Terras do Sul

19/10 Unidade de Saúde do Bebedouro

20/10 Unidade de Saúde do bairro Santa Luzia

20/10 Unidade de Saúde Anália Batista – Cosme e Damião

25 e 31/10 Unidade de Saúde Álvaro Rocha - João de Deus


Unidade Móvel de Atendimento Médico estará em 11 localidades do interior de Petrolina em outubro

por Gabriela Canário 4 de Outubro de 2018 às 07:00
categoria: Saúde

Em outubro, a Unidade Móvel de Atendimento Médico da Prefeitura de Petrolina vai atender 11 localidades no interior do município. O objetivo é garantir os serviços de saúde às comunidades que residem nas áreas mais distantes da cidade e que não possuem postos de saúde. Nesta terça-feira (2) a população de Angical foi já foi beneficiada pelo serviço, já nesta quinta-feira (4), será a vez do Assentamento Nova Vida. 

Além do atendimento médico, são oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas, caso necessário. O serviço começa a funcionar às 8h. Para ser atendido não é preciso agendamento.

 





























































DATA



LOCALIDADES



04



Assentamento Nova Vida



 



 



09



Barreiro



10



Chapada do Alegre



11



Manteiga



 



 



16



Assentamento Federação



17



Almas 



18



Cabaceira



 



 



23



Sítio Romão



24



Simpatia 



25



Comprida 


 

 

 

 


Filas de espera na saúde são zeradas em Petrolina

por Gabriela Canário 27 de Setembro de 2018 às 07:10
categoria: Saúde

Após quase dois meses do lançamento da plataforma ‘Petrolina Cuida’, o prefeito Miguel Coelho, numa coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (26), divulgou os números das ações e mutirões de saúde promovidos pela administração municipal. Somente nesse período, já foi possível eliminar as filas de espera para oftalmologia; mamografia e exames laboratoriais. Ao todo, estão sendo investidos R$ 37 milhões para melhorar ainda mais a saúde dos petrolinenses.

Uma das principais ações, foi o mutirão de oftalmologia, no Centro de Convenções. Milhares de pessoas compareceram à estrutura montada para realizar seus procedimentos. Foram mais de 12 mil consultas, somente nesse mutirão, e mais de 5 mil cirurgias de catarata e pterígio.

“Pacientes que tinham perdido a visão e a esperança porque já estavam esperando há mais de oito anos por uma cirurgia saíram deste tormento. Em todos os bairros da cidade, é possível encontrar pessoas que foram beneficiadas com a cirurgia. Foi uma ação pioneira da prefeitura, que junto com as demais clínicas credenciadas, ofertou uma média de 15 mil consultas, eliminamos toda a demanda reprimida”, destacou o prefeito, Miguel Coelho.

Entre as boas notícias, o gestor também anunciou que, através das carretas móveis que percorreram os bairros como o Gercino Coelho, José e Maria, João de Deus e a localidade de Rajada, foram realizados cerca de 6.700 exames de imagem (mamografias; eletrocardiograma; raio x; mapa; holter; ultrassom; teste ergométrico; ecocardiograma), além de 380 consultas com cardiologista. 

Ainda dentro do programa Zero Fila, foram feitos, nas Unidades Básicas de Saúde, mais de 45 mil exames de sangue, fezes e urina. “Agora que já organizamos a casa, vamos trabalhar dentro do nosso planejamento. A maior estratégia para não gerar mais filas de espera foi dobrar o número de contratações de consultas e exames na nossa rotina. Um exemplo claro foi a ampliação em 500% no número de exames preventivos ofertados para as mulheres”, explicou.

Avaliação do Ministério da Saúde

Um dos números mais comemorados foi o resultado da avaliação do Ministério da Saúde, in loco, em que afirmou que Petrolina tem a 8ª melhor saúde do Brasil e ocupa o primeiro lugar em Pernambuco. Na avaliação de 2017, o município alcançou 3 ‘Ótimos’, cerca de 30 ‘Muito Bons’, cerca de 30 ‘Bons’ e apenas 5 ‘Regular’, números superiores à avaliação de 2015, onde a cidade recebeu mais de 60 ‘regular’, 11 ‘bons’ e 2 ‘ótimos.  Tudo isso resultou no aumento de 120% do repasse feito pelo órgão federal. O valor era de R$ 218.300,00, e após a pesquisa, foi para R$ 496.145,00.


Prefeitura amplia em quase 500% o número de exames preventivos para mulheres

por Gabriela Canário 18 de Setembro de 2018 às 09:07
categoria: Saúde

Dando continuidade às ações que visam melhorar a saúde pública de Petrolina, a prefeitura também está ampliando a prevenção ao câncer do colo de útero. O avanço na saúde da mulher vem com a expansão dos exames de Papanicolau, popularmente conhecido como 'preventivo', ofertados nas unidades de saúde do município.

A cota de exames distribuída para Petrolina pelo laboratório contratado do estado era de apenas 1.072 procedimentos, o que representava uma média de 12 procedimentos por equipe de saúde. Percebendo que o número não era suficiente para atender à demanda, a Secretaria de Saúde do município contratou um novo laboratório, dessa vez, com capacidade para mais de 5.000 atendimentos mensais, passando a oferecer cerca de 55 preventivos por equipe de saúde da família.

De acordo com a diretora de Atenção Básica do município, Lorena Andrade, a ampliação irá fortalecer a saúde da mulher. “O exame citopatológico é reconhecido como uma estratégia segura e eficiente para a detecção precoce do câncer do colo do útero. Vale ressaltar que após um resultado negativo, o exame deve ser repetido a cada 2 anos. Caso o exame  apresente alteração, deve ser realizado anualmente. Com a ampliação, conseguiremos avançar ainda mais na busca de uma saúde de excelência para Petrolina”, afirma.


Petrolina ultrapassa meta de vacinação contra pólio e sarampo

por Gabriela Canário 3 de Setembro de 2018 às 07:12
categoria: Saúde

Petrolina tem um excelente motivo para comemorar: antes mesmo do final da campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo, na última sexta-feira (31), o município já havia ultrapassado a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde.

Os números finais registraram 21.612 doses aplicadas para a pólio, um percentual de 97,13% e 21. 761 para o sarampo, o que representa 97,8% de crianças vacinadas para essas graves doenças que registraram novos casos em diversos estados do Brasil. 

As estratégias desenvolvidas pela Prefeitura de Petrolina, em conjunto com a Vigilância em Saúde e Atenção Básica à Saúde foram decisivas para o sucesso da campanha. “Levar as vacinas para as creches e escolas municipais, onde havia o maior número de crianças do público- alvo foi essencial para conseguirmos imunizá-las e protegê-las contra esses agravos. Os pais e responsáveis também estão de parabéns por terem entendido a importância da vacinação”, frisou a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

As vacinas contra a poliomielite e o sarampo fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, disponibilizadas gratuitamente pelo SUS em todas as salas de vacina do município. Manter o cartão de vacinação atualizado, seja criança ou adulto, é fundamental para a prevenção de graves doenças. Procure o posto de saúde mais próximo e se informe quais vacinas estão disponíveis para cada faixa etária.