asdasdasdasd

Divulgada relação de aprovados no Vestibular da Facape

por Mônia Ramos 20 de Junho de 2017 às 16:47
categoria: Educação

Já está disponível no site da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) a relação de candidatos aprovados no Vestibular 2017.2 da instituição. As provas foram aplicadas no dia 4 de junho com vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Serviço Social, Superior de Gestão da Tecnologia da Informação, Superior de Tecnologia em Comércio Exterior, Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos e Superior Tecnológico em Logística.

Os aprovados devem realizar as matrículas de 26 a 29 de junho, de 8h às 12h e das 14h às 19h na Central de Atendimento ao Discente (CAD). A relação de documentos necessários para efetivar o ingresso na Facape está disponível no edital do certame ou no link do Vestibular.


Abertas inscrições para curso gratuito de Libras em Petrolina

por Mônia Ramos 20 de Junho de 2017 às 06:49
categoria: Educação

Estão abertas as inscrições para o curso básico de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina. São ofertadas 60 vagas distribuídas em duas turmas.

As inscrições seguem até o dia 29 de junho e devem ser feitas no Centro Auditivo, localizado à Rua Tobias Barreto, nº 240, Centro da cidade. O atendimento é feito das 8h às 12 e das 13h às 17h.

O curso começará no dia 17 de julho. No período da manhã as aulas serão às terças e quintas, das 8h às 10h. Já no turno da tarde os encontros vão ocorrer todas as segundas e quartas, das 14h30 às 16h30.  Neste ano, o curso será realizado em duas etapas: a primeira, de julho a setembro, e a segunda de outubro a dezembro – totalizando 20 aulas.

 


Candidatos têm até está segunda (19) para se inscrever em lista de espera do Sisu

por Mônia Ramos 19 de Junho de 2017 às 09:56
categoria: Educação

Está segunda (19), é o últimos dia para os candidatos à segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada se inscreverem na lista de espera. Podem participar os candidatos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, tendo ou não se matriculado. A convocação dos aprovados está prevista para o próximo dia 26.

Para participar, basta acessar a página do Sisu na internet. É necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem de 2016. A lista de espera do Sisu é restrita à primeira opção de vaga do candidato.

Concluída a manifestação de interesse, será emitida uma mensagem de confirmação. A convocação dos selecionados para a matrícula caberá às próprias instituições de educação superior. Assim, é importante que os participantes acompanhem as convocações feita por elas.

Sisu

Sistema informatizado do Ministério da Educação, o Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Enem. Ao todo, serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

Nesse processo, valerá a nota do Enem 2016. Para participar, os candidatos não podem ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, algumas instituições estabelecem notas mínimas para ingresso em determinados cursos. No ano passado, mais de 6 milhões fizeram o Enem.


UFPE abre inscrições de seleção para ensino a distância com vagas para Petrolina e outros três municípios sertanejos

por Mônia Ramos 14 de Junho de 2017 às 06:46
categoria: Educação

Começaram nesta terça-feira (13) e vão até o dia 16 de julho as inscrições para o processo seletivo de ingresso 2017.2 para cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na modalidade a distância (EAD). As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, pelo site da Covest, e serão efetivadas somente após o pagamento da taxa de R$ 60, mediante quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil, conforme instruções a serem divulgadas no site da Covest. Os candidatos têm até o dia 18 de julho para efetuar o pagamento da taxa. Há vagas para quatro cidades do Sertão: Petrolina, Salgueiro, Trindade e Ouricuri.

Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo, o candidato deverá acessar o site da Covest, até esta sexta-feira (16), e seguir a normas especificadas no site. O processo seletivo é para os cursos de graduação na modalidade a distância de Letras- Língua Portuguesa – Licenciatura; Letras -Língua Espanhola – Licenciatura; Matemática – Licenciatura; Geografia – Licenciatura; e Ciências Contábeis – Bacharelado.

A quantidade de vagas por cursos e polos de apoio presencial pode ser conferida no Anexo I do edital. Serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas do certame, por curso e polos de apoio presencial, aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

O processo seletivo será realizado em etapa única e seguirá a seguinte estrutura: o candidato deverá ter realizado, obrigatoriamente, todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das cinco últimas edições (2012 a 2016), ou seja, os resultados não cumulativos de quaisquer dos exames realizados nos últimos cinco anos, sendo considerado a edição com maior pontuação indicada pelo candidato no ato da inscrição: 1) Prova I – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física; 2) Prova II – Matemática e suas Tecnologias: Matemática; 3) Prova III – Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; 4) Prova IV – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; 5) NPR – nota da Redação.

Realização

A seleção será realizada pela Covest, com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE), sob supervisão da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad). As instruções relativas ao processo estarão disponíveis no site da Covest.

 


Aprovados na Uneb através do Sisu do Meio do Ano têm esta terça (13) para realizar matrículas

por Mônia Ramos 13 de Junho de 2017 às 07:20
categoria: Educação

Termina nesta terça-feira (13) o prazo de matrículas para os estudantes aprovados em cursos na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano. Conforme Edital nº 0061/2017, o candidato deverá dirigir-se à Coordenação Acadêmica do Departamento onde funciona o Curso de sua opção, para realização da matrícula.

Vale frisar que o não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula, bem como a não apresentação da documentação exigida, implicará na perda do direito à vaga. Outras informações no site da Uneb. O campus III em Juazeiro fica localizado na Avenida Dr. Chastinet Guimarães, s/n, Bairro São Geraldo. O telefone é o (74) 3611-5617.

 


Resultado do ProUni já está diponível na internet

por Mônia Ramos 12 de Junho de 2017 às 10:35
categoria: Educação

O resultado da edição do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível na internet. O prazo para se candidatar a uma bolsa do programa terminou na sexta-feira (9) e, até as 12 h daquele dia, o sistema registrou mais de 370 mil estudantes inscritos e mais de 720 mil inscrições. O estudante pode selecionar até duas opções de curso, entre as 27.237 disponíveis.

Neste processo seletivo, o ProUni oferta 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior em todo o país. O número de bolsas oferecidas é 17% maior do que na segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.

O estudante tem até o dia 19 de junho para procurar a instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado a fim de comprovar as informações prestadas na inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.

Rede pública

O ProUni é voltado a alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular. Para participar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, ter obtido o mínimo de 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição.

O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas, sendo que a primeira ocorre hoje e a segunda está prevista para 26 de junho. Na segunda chamada, a comprovação das informações deverá ser feita de 26 a 30 de junho.

Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.


MEC divulga resultado do Sisu do 2º semestre de 2017

por Mônia Ramos 9 de Junho de 2017 às 16:20
categoria: Educação

O resultado da seleção do segundo semestre de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na manhã desta segunda-feira (5). No site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br) o candidato pode visualizar o boletim individual e selecionar a lista de convocados, a partir da instituição, campus, curso e turno.

A matrícula deverá ser efetuada entre 9 e 13 de junho. Nesta segunda também abre o período da lista de espera aos candidatos que não foram convocados (veja calendário completo abaixo).

Mais de 887.861 candidatos fizeram 1.703.657 inscrições nesta edição do Sisu. Cada participante pode fazer até duas opções de curso. O número de candidatos superou o do ano passado do mesmo período.

São ofertadas neste processo seletivo 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições, entre universidades federais, estaduais e institutos federais.

Para participar da seleção, o candidato tinha de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e ter tirado nota maior que zero na redação.

Calendário do Sisu 2017.2

Veja abaixo das datas:

    Chamada regular: 5 de junho

    Lista de espera: 5 de junho a 19 de junho

    Matrícula da chamada regular: 9 de junho a 13 de junho

    Convocação via lista de espera: a partir de 26 de junho


Justiça Federal condena instituições que ofereciam cursos irregulares no Interior de Pernambuco

por Mônia Ramos 7 de Junho de 2017 às 08:02
categoria: Educação

O Ministério Público Federal (MPF) em Caruaru, Agreste pernambucano, conseguiu na Justiça Federal a condenação de três instituições que ofereciam irregularmente cursos de extensão como se fossem de graduação, no interior do Estado. Foram condenados o Instituto Superior de Educação de Floresta (ISEF), no Sertão, mantido pela Sociedade de Educação Cultura e Esporte do município; a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire), mantida pela Sociedade de Desenvolvimento do Ensino Superior do Vale do Capibaribe; e a empresa Alinne Naiany Souza Silva de Lima. O autor da ação é o procurador da República, Luiz Antônio Miranda de Amorim Silva.

As três entidades participavam de esquema para ludibriar e lesar alunos, residentes nas cidades de Chã Grande e Caruaru, que acreditavam estar matriculados nos cursos superiores de Administração, Pedagogia, Serviço Social e Gestão Ambiental, oferecidos pelo ISEF – em parceria com a Fadire. Mas as duas instituições foram credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar cursos somente nas cidades em que têm sede, respectivamente, Floresta e Santa Cruz do Capibaribe.

A emissão irregular dos diplomas do curso de Pedagogia seria feita pelo ISEF e dos demais, pela Fadire, em um esquema clandestino de intercâmbio de certificados. A pessoa jurídica Alinne Naiany recebia os pagamentos dos alunos pelos cursos irregulares ofertados.

De acordo com a sentença judicial, os condenados montaram “uma enganosa organização assemelhada ao sistema de franquias para funcionar como instituição privada de ensino superior, em desacordo com a normatização que exige autorização, reconhecimento, credenciamento, supervisão e avaliação da União”.

Penalidades

A Justiça condenou as três entidades a pagarem R$ 500 mil por danos morais coletivos e determinou aos alunos lesados que queiram reaver o prejuízo sofrido ingressarem com ações judiciais individuais. O MPF pretende recorrer para garantir a reparação a esses estudantes.

O ISEF foi proibido de retomar as atividades referentes aos cursos irregulares já suspensos liminarmente, a pedido do MPF, bem como de realizar novas matrículas em cursos de extensão, graduação ou quaisquer outros assemelhados oferecidos fora da cidade de Floresta. Está também proibido de firmar convênio com qualquer instituição para oferta de curso superior em seu nome e de aceitar “créditos” de cursos oferecidos por outra instituição fora dos respectivos limites de atuação autorizados pelo MEC.

A sentença determinou ainda a interrupção de qualquer divulgação sobre convênios para oferta de cursos fora da sede, sem autorização do MEC. O conteúdo da sentença judicial deverá ser divulgado na página inicial do site do ISEF e em dois jornais de grande circulação em Pernambuco, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil. A Fadire também é ré em outra ação ajuizada pelo MPF (nº 0800947-43.2015.4.05.83020), que já teve sentença proibindo a instituição de celebrar novos convênios para o oferecimento do curso de extensão fora da sua sede.

O processo, de nº 0800653-54.2016.4.05.8302, está na 16ª Vara Federal em Pernambuco. As informações são da assessoria.

 


Ministro Mendonça Filho apresentação, hoje, em Gravatá, o Novo Mais Educação e entrega 33 ônibus escolares para o Agreste e o Sertão

por Neya Gonçalves 2 de Junho de 2017 às 10:54
categoria: Educação

O ministro da Educação, Mendonça Filho, apresenta hoje (02/06), às 10h, em Gravatá, o programa Novo Mais Educação em Pernambuco e faz entrega de 33 Ônibus do Programa Caminho da Escola para municípios do Agreste e Sertão. O Novo Mais Educação foi reformulado pela gestão Mendonça, que já liberou R$ 44,2 milhões para as redes municipais e estadual de Pernambuco. "O nosso desafio é a qualidade do ensino e oferecer às nossas crianças e jovens condições para aprender melhor", afirmou Mendonça. 

Em Pernambuco o programa está atendendo a 2.562 escolas, 316.295 alunos em 166 municípios. Com foco na melhoraria da aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, o Novo Mais Educação amplia a jornada escolar de crianças e adolescentes. O antigo Mais Educação não previa o foco em matemática e língua portuguesa. No segundo semestre, o MEC libera novos recursos para o programa. 

Transporte escolar - O ministro fará, também, a entrega simbólica de 33 ônibus escolares para municípios do Agreste e Sertão pernambucano pelo programa Caminho da Escola. O MEC investiu  R$ 18,1 milhões para aquisição de 82 ônibus para 72 cidades em todo o Estado. Mendonça Filho destacou a importância do transporte escolar para reduzir a evasão escolar, garantindo o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública. Os veículos são adquiridos diretamente pelas prefeituras com recursos repassados pelo MEC por transferência direta. Entre os municípios comtemplados, Gravatá receberá 03 ônibus.


Secretaria de Educação de Casa Nova realiza simulado para avaliar ensino

por Redação Nossa Voz 31 de Maio de 2017 às 08:16
categoria: Educação

Atendendo determinação do prefeito Wilker Torres, que quer o município de Casa Nova “em primeiro lugar do IDEB ((Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na região”, a Secretaria de Educação – SEC, realizou nesta terça-feira (30/05) o I Simulado Interno Diagnóstico de Língua Portuguesa e Matemática para monitorar, intervir e melhorar nos resultados da Prova Brasil que este ano será realizada entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro.

Segundo Suzana Márcia Souza dos Santos, que coordena a equipe das avaliações externas da SEC, o I Simulado será aplicado em 24 unidades de ensino do município, para 1.824 alunos do 5º e 9º ano das séries regulares com foco no IDEB.

“É uma iniciativa pioneira e inovadora. ” – anota Suzana Souza – “Coordenamos uma equipe técnica com as educadoras Luciana Andrade da Cruz, Juçana Braga dos Santos e Cléia da Costa Rodrigues e a partir da avaliação deste simulado podemos intervir efetivamente no ensino e no aprendizado de nossos alunos e obter melhores resultados nas avaliações externas”.

O Secretário de Educação, Marcos José Ribeiro Oliveira, diz que “esta administração elegeu a educação como prioridade. Vamos recuperar o tempo perdido e já neste ano dar um salto qualitativo no IDEB”

Para o secretário o índice IDEB de 2015, de 3,8 para o 5º ano e 3,3 para o 9º ano é “insuficiente e não corresponde às aptidões de nossos alunos. Vamos realizar dois simulados por ano, avaliar e intervir no aprendizado. Isso implica na melhoria das condições de ensino, com mais capacitação para os professores, reforma, ampliação e climatização de nossas unidades escolares, merenda de qualidade e transporte seguro e digno. Vamos transformar o ensino em uma atividade prazerosa, que atraia e dê satisfação a alunos, pais, educadores e dê orgulho à comunidade”.