asdasdasdasd

O Perfil em notícia

por Nélia Lino 20 de Julho de 2019 às 10:21
categoria: Perfil

Coluna Social 20a22julho2019

Nélia Lino

Programa Perfil de segunda a sexta-feira das 14 ás15h– Grande Rio FM 100,7 radiogranderiofm.com.br

Radialista DRT/PE 3695 

Colunista Jornal Diário da Região – www.odiariodaregiao.com

AIP – Associação de Imprensa de Pernambuco - AIP 3188 

ABRAJET – Associação de Jornalistas de Turismo - ABRAJET/PE  

Facebook – www.facebook/programaperfilperfil / www.facebook/cerimonialnelialino.com

instagram @perfilnelialino /@cerimonialnelialino

 

Lindo de ver o carinho de João Amorim (joazinho do detran), com sua mãe D. Anailza, que nesse mês de julho completou 95 anos. (Divulgação)

O 1º Feirão de Festas do Vale que aconteceu no Espaço Alegria dia 13 ultimo, reuniu fornecedores dos mais variados seguimentos do ramos e teve uma visitação do público acima da expectativa, o próximo já está marcado para o mês de outubro. Registro dos expositores. (Divulgação) 

O grupo Amigas Phinas se reuniu para curtir uma noite de foundue preparado por Gilma Elpídio na residência de Dolores Braga. Iêda Rosendo, Káthia Valéria Freire, Betinha Canejo, Gilma Elpídio, Dolores Braga, Edileuza Diniz, Fidelma Maniçoba, essa colunista e Célia Guimarães.  

Luana Trindade e Taís Farias preparam a programação de aniversario do @empreendedorasdovalesf, em apenas um ano a comunidade já conta com pouco mais de 600 participantes. Dentro da programação acontece o 3º Chá da Empreendedoras, que pela primeira vez acontece em Juazeiro/BA, dia 26 julho, o evento é gratuito e beneficente. (Divulgação)

Lina Simões foi um dos destaques do Feirão de Festas do Vale com o @rendaseporlinasimoes. A receita do bolo de noiva é exclusiva com um toque pessoal e a alta confeitaria em renda renascença. (Divulgação) 

A personal organyzer Cyntia Amando do @cyntia.se_em.casa, recepcionou um grupo de amigas pra o Chá da Tarde em sua residência demonstrando como organizar de maneira simples e elegante, pequenos encontros. Entre as convidadas Veridianne Melo, Rose Tenório, Dorinha Amando, Inah Tôrres, Laís Lopes, Socorro Cavalcanti, Virlânia Lopes e Adriana Fernandes. (Divulgação)   

Equipe SICREDI/Pernambucred, liderada por Luciana Novaes Lucena – Gerente Agência Petrolina, durante ação social no Cantinho do Aconchego entregando os donativos de fraldas e leite em pó, resultado da 5ª Gincana da Solidariedade, na ação a parceria da São Braz que serviu Café da Manhã para os idosos. O Program Perfil, 100,7 Grande Rio FM, agradece a confiança de seus dois patrocinadores no consentimento da articulação na parceria para a ação pelo 2º ano consecutivo. (Divulgação)


Procon notifica Apple, Google e FaceApp que simula idade através de fotos dos usuários

por Milena Pacheco 19 de Julho de 2019 às 16:23
categoria: Geral

Foto: FaceApp/Reprodução

A Fundação Procon de São Paulo notificou o aplicativo FaceApp e as empresas Apple e Google, proprietárias das lojas virtuais que disponibilizam o aplicativo. De acordo com o Procon, as empresas deverão esclarecer a a políticas de coleta, armazenamento e uso dos dados dos consumidores que utilizam o aplicativo de celular.

“Informações divulgadas na imprensa afirmam que a licença para uso do aplicativo contém cláusula que autoriza a empresa a coletar e compartilhar imagens e dados do consumidor, sem explicar de que forma, por quanto tempo e como serão usados. E ainda, essas permissões não estão disponíveis em língua portuguesa”, destacou a entidade em nota divulgada ontem (18).

O FaceApp, disponível nas lojas de aplicativos Play Store (para o sistema operacional Android, da Google) e Apple Store (para o sistema operacional iOS), virou febre nas redes sociais. O aplicativo faz edição e aplicação de filtros em imagens, como a simulação das faces em idades mais avançadas ou em outros gêneros.

O programa é anunciado como uma ferramenta para melhorar fotos e criar simulações por meio de filtros. Especialistas apontam que o aplicativo pode trazer uma série de riscos à privacidade do usuário e viola a legislação brasileira ao afirmar que poderá ser regido por leis de outros países. (Fonte: Agência Brasil)


Integrante da Sociedade Secreta Silvestre garante plano para matar Bolsonaro

por Milena Pacheco 19 de Julho de 2019 às 11:24
categoria: Política

Um integrante da Sociedade Secreta Silvestre (SSS) - grupo terrorista que já praticou pelo menos três atentados a bomba em Brasília e é procurado pela Polícia Federal há seis meses - foi entrevistado pela VEJA e revelou que o grupo planeja matar o presidente da República.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O terrorista identificado por “Anhangá” estabeleceu contato pela deep web - uma área “clandestina” da internet irrastreável que é utilizada por muitos criminosos - por orientação do grupo e contou detalhes. De acordo com Anhangá, o SSS, que se exibe como “braço brasileiro” do Individualistas que Tendem ao Selvagem (ITS), o plano de matar o presidente Jair Bolsonaro é esboçado desde o momento em que foi eleito. 

A execução deveria ter acontecido no dia da posse, conta o integrante, mas o esquema de segurança montado pela polícia e pelo Exército dificultou o andamento da ação, fazendo com que a missão fosse adiada. “Vistoriamos a área antes. Mas ainda estava imprevisível. Não tínhamos certeza de como funcionaria”, relata Anhangá. Poucos dias antes da cerimônia de posse, a SSS colocou uma bomba em frente a uma igreja católica localizada a 50 metros do Palácio do Planalto. O explosivo não explodiu por uma falha do detonador. No mesmo dia, o grupo publicou um vídeo na internet afirmando ser responsável pelo ataque e apresentando detalhes da bomba que só eram conhecidos por quem a construiu.

Nessa mesma postagem, o SSS anunciou o seu próximo alvo: o presidente eleito. A ameaça foi suficiente para levar as autoridades a sugerir que o desfile em carro aberto fosse cancelado.  “Facilmente poderíamos nos misturar e executar este ataque, mas o risco era enorme […] então seria suicida. Não queríamos isso.” conta Anhangá sobre a ação que contaria com explosivos e armas. “A finalidade máxima seriam disparos contra Bolsonaro ou sua família, seus filhos, sua esposa.”

Depois desse incidente, dois carros do Ibama foram incendiados em um posto do órgão em Brasília no mês de abril. Foram encontrados palitos de fósforo, restos de fita adesiva e vestígios de um líquido inflamável em meio aos escombros. Também havia, no local, pichações com ameaças de morte ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Outro vídeo foi publicado pelo grupo na internet clandestina (ou deep web) reivindicando o atentado e exibindo o material utilizado durante o ataque, confirmando a autoria. Segundo Anhangá, o acontecimento foi mais um aviso, só que desta vez endereçado ao ministro Ricardo Salles. “Salles é um cínico, e não descansará em paz, quando menos esperar, mesmo que saia do ministério que ocupa, a vez dele chegará. […] É um lobo cuidando de um galinheiro”.

O integrante revela ainda que existe um terceiro alvo no governo, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. “[Ela] se tornou a cristã branca evangelizadora que prega o progresso e condena toda a ancestralidade. O Eco-extremismo é extremamente incompatível com o que prega o seu ministério”, enfatiza.

Os terroristas brasileiros estão sendo monitorados pelas autoridades há algum tempo. O relatório intitulado “Informações sobre Sociedade Secreta Silvestre” produzido pela diretoria de inteligência da PF traz informações que, inclusive, não foram veiculadas pela mídia. Como uma bomba deixada na rodoviária de Brasília em 2017, atentado que não foi noticiado pela imprensa, mas teve detalhes revelados em um site do grupo chamado Sociedade Secreta Silvestre, assinados por um indivíduo identificado como “Anhangá” e até traduzidos para diversos idiomas.

Após a ameaça ao presidente Bolsonaro, a Polícia Federal decidiu, em dezembro, pôr no caso os melhores agentes da seção antiterrorismo. Os policiais já seguiram várias pistas e chegaram a prender três suspeitos, mas os integrantes do grupo ainda não foram identificados. Anhangá afronta “[Eles] são incompetentes [...]. Não somos meros amadores, dominamos técnicas de segurança, de engenharia, de comportamento social. [...] Discutimos internamente com membros de outros países “. (Fonte: diariodepernambuco/viver/Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)


‘Shopping Solidário’ é montado no Cras do João de Deus em Petrolina

por Milena Pacheco 19 de Julho de 2019 às 10:48
categoria: Solidariedade

(Fotos: Alexandre Justino/PMP)

Espaços temáticos como ‘Praça de alimentação’ e diversas ‘lojas de roupas e calçados’ transformaram o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do João de Deus em um verdadeiro ‘shopping’. Essa foi a proposta da Prefeitura de Petrolina, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, durante a manhã desta quinta-feira (18).

Os moradores da comunidade receberam notas de dinheiro simbólico para ‘comprar’ os produtos expostos, fruto de diversas doações. A iniciativa, além de solidária, ensinou noções de educação financeira.

Desde o início da semana, o CRAS tem sido movimentado por diversas atividades, como palestras motivacionais, teatro de fantoches e sorteio de brindes para crianças, doação de kits higiênicos e massagens para idosos, além de corte de cabelo gratuito.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, os moradores do João de Deus abraçaram a proposta da semana. “O que presenciamos aqui essa semana foi uma parceria que deu certo. Os serviços ofertados foram aceitos pela população, que compareceu em peso todos os dias. O prefeito Miguel Coelho sempre nos diz que precisamos nos aproximar da comunidade, das famílias, e é isso que fazemos nos CRAS”, pontuou. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Liberação das contas ativas do FGTS pode restringir saque na demissão

por Milena Pacheco 19 de Julho de 2019 às 10:09
categoria: Economia

Hoje, recurso é pago integralmente quando o trabalhador é desligado sem justa causa; caso opte pelo saque anual, só terá direito aos 40% de multa

O governo estuda um mecanismo para barrar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a trabalhadores demitidos caso eles façam o saque das contas ativas. A finalização da proposta com as regras dos saques, bem como a pressão da indústria da construção civil e o curto prazo para a Caixa Econômica Federal iniciasse a operação, fizeram com que o governo adiasse a medida, que era esperado para a última quinta-feira. O anúncio deve ser feito na próxima semana, segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com

Depois de ser alertado pelo setor de construção que a liberação poderia comprometer financiamentos à casa própria, o governo passou a estudar alternativas para evitar retirada maciça dos recursos. A equipe econômica passou também a trabalhar com outras regras para os saques. Uma das medidas estudadas é a restrição a liberação do fundo para os demitidos. 

Se optar por sacar a parcela do FGTS uma vez por ano, no mês de aniversário, o trabalhador teria que abrir mão de resgatar todo o fundo, caso fosse demitido sem justa causa. A multa dos 40% do valor depositado pela empresa, no entanto, não seria mexida, e o funcionário continuaria a ter direito mesmo se resgatasse parte do seu Fundo de Garantia anualmente. Caso não saque o FGTS da conta ativa, o empregado poderia pegar o saldo da conta em sua totalidade quando desligado da empresa. 

O percentual do quanto seria possível sacar anualmente também não está definido. A ideia inicial é que os recursos tivessem percentuais escalonados, conforme o valor na conta, sendo o máximo 35% para quem tem até 5.000 reais. Porém, o governo estuda colocar um teto máximo de saque (de até 3.000 reais) ou definir um percentual único para saque.

Ainda está em estudo também se as contas inativas — as que deixaram de receber depósitos e não puderam ser movimentadas porque o trabalhador pediu demissão ou foi desligado por justa causa — teriam um percentual liberado, seriam liberadas totalmente ou não entrariam na medida.

Em 2017, o governo Michel Temer autorizou a movimentação total do saldo das contas que estavam inativas há mais de dois anos. Do anúncio da medida, em dezembro de 2016, até a liberação, em março, a Caixa Econômica Federal, responsável por alocar os recursos, traçou um plano para a liberação do dinheiro, que foi até junho de 2017. O banco pediu para o governo mais prazo para planejar a medida. Na última liberação de FGTS, as agências funcionaram em horários estendidos e também de sábado e domingo. Ao todo, 44 bilhões de reais foram liberados pela medida.

Estímulo à economia

Projeções oficiais apontam que a liberação dos recursos tem potencial de incrementar o PIB em 0,3 ponto porcentual, o que elevaria a projeção de crescimento da economia do primeiro ano do governo Bolsonaro para 1,1% – mesmo patamar de 2017 e 2018. Sem a medida, o governo trabalha com projeção de alta de 0,81% para este ano. A ideia de permitir o saque uma vez por ano é garantir estímulo constante à economia com a movimentação da parcela dos recursos.

A pressão da indústria da construção e o prazo curto para a Caixa preparar o atendimento dos trabalhadores levaram o governo a adiar para a semana que vem o anúncio da liberação das contas do FGTS, previsto para a última quinta-feira, 18. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a medida movimentaria 42 bilhões de reais este ano. A equipe econômica, entretanto, refez as contas e acredita em impacto de 30 bilhões de reais.(Veja/Foto: Ricardo Matsukawa/VEJA.com)


Saae e Compesa serão notificadas pelo despejo de esgoto no Rio São Francisco

por Milena Pacheco 19 de Julho de 2019 às 10:01
categoria: Regional

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro deverá ser notificado por conta do lançamento de esgotos diretamente no Rio São Francisco. A decisão foi uma das deliberações da reunião ordinária realizada na semana passada pela Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco.

Foto: Reprodução

Segundo informações, além do SAAE de Juazeiro, foi decidido também que a Compesa, responsável pelo saneamento em Petrolina, também deverá ser notificada. Na reunião, definiu-se que uma comissão será formada para elaborar um relatório, que irá apontar as irregularidades detectadas nas duas cidades.

O relatório deverá ser avaliado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e os gestores serão notificados no menor tempo possível.

Outro relatório ainda mais abrangente deverá ser produzido pela comissão e entregue no fim do ano. A intenção é que seja feito um diagnóstico geral sobre o lançamento de efluentes no rio em todas as cidades em que o Rio São Francisco passe. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Bolsonaro: não podemos financiar mais 'Bruna Surfistinha'

por Milena Pacheco 19 de Julho de 2019 às 09:28
categoria: Política

O presidente Jair Bolsonaro usou o evento de comemoração de 200 dias de seu governo, em Brasília, na tarde desta quinta-feira, para criticar o uso de dinheiro público para financiar filmes que, segundo ele, contrariam o "respeito com as famílias".

Foto: Gabriela Biló / Estadão

"Agora há pouco, o Osmar Terra (ministro da Cidadania) e eu fomos para um canto e nos acertamos. Eu não posso admitir que, com o dinheiro público, se faça um filme como o da Bruna Surfistinha. Não dá. Não temos problema com essa opção ou aquela. O ativismo é que não podemos permitir, em respeito com as famílias. É uma coisa que mudou com a chegada do governo", disse o presidente, se referindo à obra que narra a história de uma ex-garota de programa e que foi estrelado por Deborah Secco.

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, confirmou que a direção da Agência Nacional do Cinema (Ancine) será transferida para Brasília. O restante dos funcionários, segundo ele, ficariam no Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira, Bolsonaro assinou a transferência do Conselho Superior de Cinema, responsável pela política nacional de audiovisual, do Ministério da Cidadania para a Casa Civil. O objetivo é que o Palácio do Planalto tenha mais influência sobre o órgão. Oficialmente, o intuito é "fortalecer a articulação e fomentar políticas públicas necessárias à implantação de empreendimentos estratégicos para a área".

No evento, o presidente focou mais em questões ideológicas e deixou de lado medidas econômicas. Ele voltou a falar da suspensão do vestibular que reservava 120 vagas para transgêneros e pessoas não-binárias, o que, para ele, é algo que não pode acontecer. Ele disse que por ser um vestibular "exclusivo" significa que "não tem espaço para quem for heterossexual".

Bolsonaro também disse que não sabia o que era "não-binário," foi pesquisar, mas não ia comentar em respeito aos presentes. A categoria de pessoas que não se definem exclusivamente como homem ou mulher é contemplada em glossário da Organização das Nações Unidas (ONU). "Não podemos preservar um concurso público que tem esse comportamento. Tenho de levar avante as bandeiras que fizeram o povo acreditar em mim", afirmou Bolsonaro

O presidente também usou o evento para, mais uma vez, cogitar concorrer a uma reeleição ao final do mandato. "Temos grande desafio, entregar em 2023 ou 2027 um Brasil melhor a quem nos suceder". (Fonte: terra/foto: Gabriela Biló / Estadão)


Insatisfeito com trabalho, homem simula sequestro e foge com R$ 20 mil

por Milena Pacheco 19 de Julho de 2019 às 09:03
categoria: Nacional

Suspeito estava descontente com os cortes de pontos feitos pela empresa, por ter sido preso por violência doméstica

Um homem, que disse ter sido vítima de sequestro, teve a prisão decretada pela Justiça do Estado de Goiás. Marinaldo Ribeiro Milhomem, de 32 anos, trabalhava como motorista de empresa de transporte e portava cerca de R$ 20 mil no dia em que a polícia teve conhecimento do suposto crime, em junho. Após trabalho de investigação, ficou comprovado que ele havia fugido com o dinheiro.

Foto: PMGO/Divulgação

Os motivos que o levaram a cometer o crime também surpreenderam. De acordo com as apurações conduzidas pelo delegado Carlos Levergger, da 5ª Delegacia de Polícia de Aparecida de Goiânia, Milhomem estava descontente com os cortes de pontos feitos pela empresa, por ter sido preso dias antes por violência doméstica.

Após as apurações, a Polícia Civil concluiu pelo indiciamento e decretação da prisão preventiva do motorista. Os investigadores concluíram que ele é responsável pela subtração dos valores mediante abuso de confiança. Se condenado, poderá pegar até oito anos de reclusão.

O caso

Marinaldo fazia entregas em Trindade (GO). Em 8 de junho de 2019, o caminhão carregado de bebidas que ele dirigia foi encontrado no bairro Ilda, em Aparecida de Goiânia (foto em destaque). A chave e o mapa com o roteiro de entregas estavam dentro do veículo.

A Polícia Militar foi acionada pela própria empresa, que notou o desvio na rota do caminhão. A carga carregada pelo acusado era avaliada em R$ 34 mil. Parte dos produtos foi encontrada no caminhão.

No cofre do veículo, havia um cheque no valor de R$ 10 mil. O ajudante do motorista, à época, afirmou aos supervisores que Marinaldo não estava colocando o dinheiro em espécie no cofre, como era o procedimento. Diante disso, a empresa constatou a falta de R$ 20 mil, que foram encontrados com o suspeito. (Fonte: metropoles/Foto: PMGO/Divulgação)

 


Evento internacional reunirá mais de 500 cirurgiões-dentistas em Petrolina

por Milena Pacheco 18 de Julho de 2019 às 16:09
categoria: Regional

Nesta quinta-feira (18), o coordenador do “Congresso Internacional de Odontologia do Vale do São Francisco (CIOVASF), César Durando participou do Nossa Voz e falou sobre as novidades dessa 4ª edição do evento promovido pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Regional Petrolina.

Foto: Milena Pacheco/Nossa Voz

O evento será na próxima semana, entre os dias 24 e 27, e contará com mais de 500 cirurgiões-dentistas, estudantes e profissionais da Saúde. Na programação tem cursos, minicursos e feira de exposição com o tema “Grandes Conexões da Odontologia”.

De acordo com César, um dos destaque desta edição é a atração internacional, Ronaldo Hirata, conceituado cirurgião-dentista, que vai falar sobre a “Odontologia Restauradora Estética”. As inscrições estão abertas, com políticas de descontos para acadêmicos e profissionais associados à entidade.

A programação científica do evento, que acontecerá no auditório do SENAI-PE, deve iniciar às 8h30 e prosseguir até as 18h30. Consolidado como um dos principais encontros da área de odontologia no Vale do São Francisco, em que são combinados temas de saúde bucal, estética e questões humanistas, o CIOVASF ocorre em paralelo ao “19º Congresso de Odontologia” e ao “1º Congresso Acadêmico do Vale do São Francisco”.

Os interessados podem se inscrever pelos telefones: (87) 3864.3295 e 9 8812.5139 ou pelo site: abodepetrolina.org.br. A abertura solene será às 19h do dia 24 no Petrolina Palace Hotel. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Isenção de IPTU: saiba quem tem direito e como conseguir benefício em Petrolina

por Milena Pacheco 18 de Julho de 2019 às 15:59
categoria: Cotidiano

Todo início de ano, milhares de petrolinenses seguem o compromisso para pagar seus tributos em dia, entre eles, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Porém, o que alguns não sabem é que uma parcela da população tem direito à isenção do imposto e que ainda pode requerer o benefício junto à Prefeitura de Petrolina. 

(Foto: Reprodução)

Tem direito à isenção do IPTU em Petrolina, o proprietário de um único imóvel residencial que receba até um salário mínimo; o proprietário de um único imóvel (que tenha doença grave e receba até três salários mínimos). Além destas três categorias, a isenção do IPTU também é valida para imóveis alugados para funcionamento de igrejas, templos evangélicos e demais manifestações de fé.

Sanção – o Projeto de Lei Complementar já está pronto e aguarda apreciação da Câmara Municipal. Após a aprovação, os responsáveis pelos templos terão apenas que, anualmente, apresentar à prefeitura uma documentação que comprove o uso exclusivo dos imóveis para manifestação religiosa. O projeto também estendeu a isenção às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que tenham renda inferior a dois salários mínimos.

O secretário executivo de Tributos, Thiago Coelho, lembra que, até o momento, estas duas últimas categorias não podem usufruir do benefício, uma vez que, o projeto ainda não foi sancionado. Mas, as demais categorias ainda podem solicitar a isenção até 31 de agosto.

O cidadão que se encaixa nos critérios pré-estabelecidos em lei deve comparecer ao prédio da prefeitura, no setor de Tributos, das 7h às 13h. No ato da solicitação, os interessados devem apresentar os comprovantes de renda, CPF e RG, além de cópia do óbito (no caso do proprietário ser falecido). (Com informações: Ascom/ PMP)