asdasdasdasd

Marina Silva vem ao Recife para filiação de Júlio Lóssio à Rede

por Adriana Rodrigues 20 de Fevereiro de 2018 às 14:29
categoria: Política

A ex-senadora e pré-candidata à Presidência da República Marina Silva (Rede) virá nesta quinta-feira (22) ao Recife para o ato de filiação do ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio à Rede Sustentabilidade. Ex-MDB, Lóssio já havia acertado em janeiro com Marina a sua pré-candidatura ao governo do Estado pelo partido. Com a oficialização do ingresso à Rede, que desembarcou do governo Paulo Câmara (PSB) em dezembro do ano passado, o ex-prefeito formará o palanque nestas eleições para a presidenciável em Pernambuco.

No evento realizado às 18h30, no Recife Praia Hotel, bairro do Pina, também será discutido a conjuntura e o processo eleitoral deste ano com os filiados da legenda. Marina Silva ainda concederá uma entrevista coletiva após o compromisso. De acordo com Clécio Araújo, porta-voz estadual da Rede, a pré-candidatura de Júlio Lóssio ao governo do Estado “vai fortalecer” o projeto presidencial de Marina e que a ex-senadora “reúne todas as condições para fazer o resgate da boa política e para colocar o país nos trilhos do desenvolvimento sustentável”.


Em meio à busca por novo ministro, Temer discute medidas de segurança pública com Alexandre de Moraes

por Simone Marques 20 de Fevereiro de 2018 às 12:00
categoria: Segurança

O presidente Michel Temer se reuniu na noite desta segunda-feira (19), no Palácio do Planalto, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para discutir a crise de segurança pública no país.

Segundo o blog apurou, o ministro foi sugerir ao presidente alterações legislativas, administrativas e medidas operacionais para tentar equacionar a crise na segurança pública.

A conversa ocorre em meio à busca de Temer por um nome para o novo ministério de Segurança Pública. O presidente tem discutido o assunto com os seus aliados e conselheiros nos últimos dias, mas ainda não bateu o martelo sobre o perfil do novo titular da pasta - que cuidará da Polícia Federal.

Antes do STF, Moraes foi ministro da Justiça no governo Temer. Também foi secretário de segurança pública do governo de São Paulo, na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB).

O ministro preside hoje a comissão de juristas que discute um anteprojeto de lei sobre combate ao tráfico de drogas e armas no país.

Segundo assessores do presidente, Temer irá a São Paulo nesta terça-feira (20) para fazer novas consultas com seus conselheiros sobre o nome para o ministério da Segurança Pública.

O presidente costuma aproveitar suas idas à capital paulista para conversar com o advogado Antonio Claudio Mariz.

Mariz, inclusive, foi cotado para o ministério da Justiça de Temer em 2017, mas o presidente desistiu da indicação após o advogado ter criticado publicamente a Lava Jato.(G1)


Jacaré na Câmara de Petrolina: Osório confirma corte de gastos com pessoal

por Adriana Rodrigues 20 de Fevereiro de 2018 às 11:38
categoria: Regional

O presidente da Câmara de Petrolina, Osório Siqueira (PSB), confirmou os rumores de que cortará gastos com pessoal, para equilibrar as contas da Câmara em 2018.

Para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal alguns cargos, portanto, serão exonerados, inclusive assessorias de vereadores que precisam também se adequar as regras, já que o Tribunal de Contas de Estado (TCE) pode estar de olho.

Em reunião realizada na última segunda-feira (19), o presidente comunicou aos parlamentares sua decisão. Segundo ele, os colegas tiveram algumas resistências, o que para ele, faz parte do processo. "Houve expectativas de que a arrecadação aumentasse e a Câmara tivesse um repasse maior, como isso não aconteceu a gente teve que comunicar isso aos vereadores. Houve resistência sim, mas faz parte. Eu só não vou responder na justiça por conta de pressão de vereador. Ficou bem claro, mas não posse ser diferente, qualquer pessoa que assumisse a Câmara faria do mesmo jeito. Não podemos tirar leite de pedra, temos que ter uma estrutura dentro das exigências legais".

O planejamento de corte na folha de pagamento está sendo realizado e será divulgado até o dia 27 de fevereiro. O socialista ainda não tem definido quantos funcionários serão demitidos.

 

 

 

 

 


Sede do INCRA é ocupada na manhã desta terça-feira (20) por MST e orgão encerra expediente

por Simone Marques 20 de Fevereiro de 2018 às 10:58
categoria: Regional

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) ocupararam nesta manhã de terça-feira (20) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Petrolina.

inúmeros trabalhadores de Cabrobó e cidades do Sertão do Araripe participam da ocupação.

Em outubro de 2017, os integrantes ocuparam pela segunda vez no mesmo ano a sede do INCRA onde cobravam promessas feitas na última reunião. De acordo com Antonio Moisés nenhuma promessa feita havia sido cumprida, principalmente o envio de recursos para desapropriação e vistorias e chegou a classificar o INCRA como incapaz e com trabalho humano desafado. 

O movimento social aguarda o Superintendente do INCRA em Petrolina, Bruno Medrado, que deve receber os manifestantes na tarde desta segunda-feira (16), para ouvir e renegociar as exigências feitas pelo movimento.



Nota sobre ocupação



O Incra do Médio São Francisco, em Petrolina/PE, comunica que, na manha desta terça-feira (20) a sede foi ocupada pelo Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e que por este motivo o atendimento ao público está suspenso. Entretanto o movimento social aguarda o retorno do Superintendente, Bruno Medrado, em viagem a serviço fora do município, para apresentar a pauta de reivindicação. 

 

 


TCE envia contas de prefeitos nos exercícios 2008 e 2012 à Câmara de Vereadores de Petrolina

por Adriana Rodrigues 20 de Fevereiro de 2018 às 10:31
categoria: Política

O tribunal de Contas do Estado (TCE), enviou ofício a Câmara de Vereadores de Petrolina, no dia 15 de fevereiro, com novas contas no exercício de 2008, da gestão do ex-prefeito Odacy Amorim (PT) e 2012 do governo Júlio Lóssio (REDE). A Câmara tem agora o prazo limite de 60 dias, ou seja, até dia 15 de abril para para se pronunciar a respeito do recebimento das contas ao TCE.

Sobre as contas que já estão sendo analisadas pela Câmara, do prefeito Julio Lóssio, a previsão é que entre em pauta na próxima quinta-feira, (22). Um novo parecer será redigido por Ronaldo Silva (PSDB), que deixará de lado o parecer feito por Aero Cruz (PSB), e Osinaldo Souza (PTB). Segundo ele trará à Casa a sua análise sobre o assunto. O primeiro parecer, precisava de uma terceira assinatura, a do vereador, Ronaldo Silva, que se absteve de assinar por razões que "só ele entende". Agora, o próprio vereador fará o seu parecer.


Sem acordo entre patronal e líderes dos Sindicatos dos Produtores Rurais, terceiro encontro acontece no final do mês

por Redação Nossa Voz 20 de Fevereiro de 2018 às 09:23
categoria: Agricultura

Nenhum acordo foi feito entre o patronal e os líderes dos Sindicatos dos Produtores Rurais durante os dois primeiros encontros da Convenção Coletiva do Trabalho do Vale do São Francisco 2018, que reúne líderes de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), sindicatos e confederações trabalhistas de sete municípios, além dos próprios empresários e trabalhadores rurais. Com isso, um último encontro está marcado para o dia 27 de fevereiro.

De acordo com a Delegada da Central Única dos Trabalhadores, Simone Paim, a classe reivindica piso salarial de 1.027 reais, 5% na participação dos lucros, proibição dos trabalhos após chuvas, pagamento de salário no segundo dia útil, além de feriado no dia 17 de fevereiro que é quando se comemora a criação da Convenção no Vale, dentre outras exigências que não foram acatadas pelo patronal. “A gente vê que são questões que mexem no bolso do trabalhador e é preciso que a classe patronal seja mais consciente porque são os trabalhadores rurais que mechem diretamente com a economia”, disse a Delegada.

O encontro tem como objetivo propor e efetivar acordos entre as duas classes, visando à criação de um documento que vai reger as relações entre patrões e trabalhadores durante o ano de 2018. A CCT 2018 é formada pelo empresariado agrícola e trabalhadores rurais do Vale do São Francisco. Entre as cidades participantes também estão Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco (PE), Curaçá, Casa Nova e Sobradinho (BA). 

Gabriela Canário 


Secretário Executivo faz panorama do número de buracos em Petrolina: 'situação crítica'

por Redação Nossa Voz 20 de Fevereiro de 2018 às 08:51
categoria: Cotidiano

Com a chegada das chuvas em Petrolina nos últimos dias, aumentaram a quantidade de buracos nas ruas da cidade e tem dificultado até mesmo a operação Tapa Buracos, que teve início em janeiro deste ano com investimento de R$ 4,8 milhões. O problema é que com a falta de estrutura multiplica o número de crateras com rapidez, dificultando a vida dos moradores locais.

O secretário-executivo de Serviços Públicos, Fred Machado, reconheceu que é preciso uma solução emergencial pelo aumento acelerado de buracos nas ruas. “Isso não é um problema de agora. É preciso de um sistema de macro e microdrenagem, estudando várias bacias da região para tirar a água do pavimento. Se não tiver uma boa drenagem, vai ficar em estado crítico com as chuvas e vazamentos de esgotos por parte da Compesa.”, explicou.

Machado enfatiza que “todos os bairros estão em situação crítica”, mas que quatro equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade têm trabalhado nas principais vias de acesso aos bairros, que são os chamados corredores de ônibus. “Depois vamos retornar aos bairros para as ruas complementares”, explicou sobre a programação das ações.

Até agora, segundo o secretário executivo, foram atendidos cerca de 60% das solicitações. São mais de 45 ruas e 1.021 buracos tampados. Entretanto, ele explica, esse é um jogo de gato e rato, mas a gente quer atender, porque quando a gente tapa 20, aparecem mais 40 buracos”, frisou. As solicitações devem ser feitas pela Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Petrolina, através do número 156.

No mês de janeiro, as equipes da Prefeitura atuaram em três corredores de grande circulação de veículos – Avenidas das Nações, Nilo Coelho e Integração. E também em ruas localizadas nos bairros São José e Vila Eduardo. Em abril, já será possível observar uma melhora significativa nas ruas de nossa cidade.

Gabriela Canário 


Quase sete mil estudantes iniciaram o ano letivo em Petrolina

por Simone Marques 20 de Fevereiro de 2018 às 08:46
categoria: Educação

O primeiro dia de aula para os alunos do programa de Primeira Infância Nova Semente aconteceu nesta segunda-feira (19), em Petrolina. Todas as 78 unidades iniciaram suas atividades recepcionando as quase sete mil crianças que terão atendimento integral e gratuito.

Para acompanhar a volta à rotina, a secretária interina de Educação, Larissa Soeiro, visitou várias unidades na sede e no interior. O momento foi uma oportunidade de acolher as crianças e conhecer o dia a dia das unidades escolares, bem como o desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos. “Esse contato é fundamental, pois permite uma maior integração. Estamos trabalhando, sob orientação do prefeito Miguel Coelho, para que nossa educação tenha um padrão excelente de qualidade e cuidar da primeira infância é uma das prioridades”, destacou.

Larissa pontuou como grande ganho este ano para o Nova Semente a presença de professores em todas as turmas. “Algo inédito que vai, com certeza, refletir no futuro das crianças”, completou.

A gestora do Espaço Bringel, unidade localizada no núcleo 10 do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural do município, pontuou que o primeiro dia de atividade com as crianças foi bastante tranquilo. “É um momento de adaptação, mas já no primeiro dia percebemos como as crianças aproveitaram o espaço e estavam tranquilas e felizes. Agradeço a atenção da Secretaria, pois, mesmo no primeiro dia, não deixou faltar nada. Tivemos todas as condições de estrutura e logística para começar os trabalhos”. A unidade recebeu, assim como todas as outras, nova pintura e reformas pontuais, além de abastecimento de gêneros alimentícios, de limpeza e material pedagógico.

A dona de casa Silvana Medeiros, que tem uma filha na unidade Arco Iris, no Quati I, era só sorriso. “Mesmo com o coração apertado por esse momento de retomada, estou muito satisfeita em saber que ela estuda em uma creche linda e com uma excelente estrutura. Fico tranquila na hora de deixar minha filha na creche. (...) Toda a comunidade aqui do bairro está feliz.”


Prefeitura de Petrolina multa empresa por construir antena sem licença ambiental

por Simone Marques 20 de Fevereiro de 2018 às 08:04
categoria: Meio Ambiente

Uma empresa de telecomunicações da região foi multada, pela segunda vez, em menos de um mês, por não possuir autorização ambiental para colocar uma antena de rádio base. Desta vez, a penalidade aplicada, no dia 09 de fevereiro, foi de R$ 50 mil por reincidência. O empreendimento tem até esta sexta-feira (23) para recorrer.

A primeira autuação da empresa ocorreu no último dia 30 de janeiro, onde recebeu multa no valor de R$ 10 mil por construir uma torre de telefonia na Orla I, sem a devida autorização municipal. Já a segunda antena estava sendo instalada no bairro Cidade Universitária, também nas proximidades de área residencial.

A penalidade foi aplicada pela Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

A organização foi enquadrada no Artigo 66º, do Decreto Federal 6514/08, que determina multa entre R$ 500 a R$ 10 milhões, para o empreendimento que construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, atividades, obras ou serviços utilizadores de recursos ambientais, considerados e efetiva ou potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes.

O diretor-presidente da AMMA, Rafael Oliveira, reforça que todo e qualquer empreendimento deve antes de iniciar a obra dar entrada na licença ambiental. “Além da questão da legalidade do processo, é necessário que se dê entrada na licença para que se analise a viabilidade de implantação. No caso da empresa que, por duas vezes infringiu a Lei, a implantação de uma torre de comunicação requer a verificação de distância mínima de área residencial, entre outros impactos sociais e ambientais” explica.


Núcleos de Estudos de Línguas oferecem mais de 3 mil vagas em cursos de idiomas

por Simone Marques 20 de Fevereiro de 2018 às 07:55
categoria: Educação

A Secretaria Estadual de Educação (SEE) abriu inscrições para cursos de idiomas gratuitos por meio dos Núcleos de Estudos de Línguas (NEL). Ao todo, estão sendo ofertadas 3.415 vagas para os seguintes idiomas: Inglês, Espanhol, Francês e Alemão em escolas de diferentes regiões do Estado. As inscrições são realizadas presencialmente, nas próprias escolas que ofertarão os cursos. Para estudantes da Rede Pública Estadual, as inscrições acontecem nesta segunda (19) e terça-feira (20). Já para os estudantes de outras escolas públicas, o cadastro será nos dias 21 a 22 de fevereiro. No dia 23 de fevereiro, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para a comunidade em geral.

Os interessados devem levar cópia e original do comprovante de residência e documento com foto para as unidades de ensino que oferecem os cursos, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Se o candidato for estudante, ele deve levar a declaração de vínculo da escola informando o horário em que estuda. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, seguindo a ordem de prioridade: alunos da escola que oferece o curso; alunos de outras escolas públicas; comunidade em geral. Para mais informações: (81) 3183-8620.

SERVIÇO:

Secretaria Estadual de Educação oferece mais de 3 mil vagas em cursos de idiomas nos Núcleos de Estudos de Línguas

De 19 a 23 de fevereiro

Nas escolas que oferecem os cursos

Mais informações: (81) 3183-8620