asdasdasdasd

Petrolina agora conta com sala de educação bilíngue

por Redação Nossa Voz 15 de Fevereiro de 2019 às 19:00
categoria: Educação

Acaba de ser implantada, pela primeira vez em Petrolina-PE, uma sala de educação bilíngue. Esse tipo de ensino possibilita aos estudantes a instrução de, no mínimo, duas línguas no ambiente escolar. A Sala Bilíngue está funcionando na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos – CAIC, no turno matutino com ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa.

Os alunos contam com o acompanhamento de um professor instrutor surdo para ensino da língua materna da pessoa com deficiência auditiva (libras) e um professor ouvinte para o português como segunda língua. O ano letivo para essa turma foi iniciado com oito alunos matriculados regularmente, mas a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes tem disponibilidade para ampliação de vagas.

A diretora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico às Pessoas com Deficiência (NAPPNE), Emiliana Freire, destaca a importância dessa conquista para o município. “A língua de sinais é mais do que um recurso metodológico ou simplesmente um meio comunicativo para visibilizar a compreensão de conteúdos escolares. É uma língua de extrema importância para que haja a comunicação entre surdos, ouvintes e o mundo. Consciente dessa relevância, a gestão municipal está investindo desse tipo de aprendizado e valorizando a educação especial”, pontua.

Pesquisadores afirmam que a língua de sinais como primeira língua para à criança surda leva a seus usuários a usufruir de todas as possibilidades que a língua oral proporciona a uma criança ouvinte e também a uma predisposição à aprendizagem de uma segunda língua, seja ela qual for. Além de contribuir com o de desenvolvimento da cidadania e de valorização da pessoa surda.

Foto: Divulgação


Nossa Voz coloca em debate regras da aposentadoria

por Redação Nossa Voz 15 de Fevereiro de 2019 às 17:12
categoria: Economia

O presidente Jair Bolsonaro vai anunciar nesta quarta-feira (20) o projeto de reforma da Previdência que vai mandar para o Congresso Nacional. Na última quinta-feira(14), ele se reuniu com ministros no Palácio da Alvorada e bateu o martelo sobre as idades mínimas para a aposentadoria. Ficou definido que a idade mínima para aposentadoria: mulheres, 62, e homens, 65 anos.

Pelas regras atuais, os trabalhadores do setor privado podem se aposentar por tempo de contribuição: mulheres com 30 anos contribuição e homens, com 35 anos - independentemente da idade. Nesta segunda-feira (18) o educador previdenciário do INSS, Orlando Matos, vai participar do programa Nossa Voz e tirar as dúvidas dos ouvintes.

As dúvidas para o Nossa Voz podem ser enviadas pelo WhastApp (87) 98812-9742 e ainda é possível participar, ao vivo, pelo telefone 3862-1007. O Nossa Voz também quer saber se você concorda com as idades mínimas para a aposentadoria que estão no projeto de reforma da previdência. De acordo com o texto, que vai ser encaminhado para o Congresso Nacional ainda neste mês de fevereiro, a idade mínima para homens é 65 anos e para mulheres é 62 anos. Acesse: granderiofm.com.br , e participe da enquete. 

Foto: Reprodução internet


O Perfil em notícia

por Nélia Lino 15 de Fevereiro de 2019 às 16:07
categoria: Perfil

A médica dermatologista Dra Talita Siqueira esteve na França, mais especificamente em Paris, onde participou do IMCAS - International Master Course on Aging Science, atualizando conhecimentos e buscando novidades para sua clínica aqui no Vale do São Francisco. (Divulgação)

Registro da Diretoria da OAB Juazeiro, representada pelo presidente Thiago Cordeiro, e pelo vice-presidente Rubnério Ferreira, acompanhados pelo Conselheiro Seccional Marcos Santana, e pelo ex-conselheiro Dirley da Cunha Borges, durante o ato  inaugural da nova sede da Subseção Judiciária de Campo Formoso, que contou com a resença do Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargador Carlos Eduardo Moreira Alves, e o Juiz Federal Dirley da Cunha Junior, Diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia. (Divulgação)

Parabéns para o publicitário Gustavo Tigre que comemorou a data natalícia com familiares, amigos e colaboradores da Urbana Comunicação. (Divulgação)

 Alessandro Brito, administrador por profissão, fez da palestra uma arte em qualificar pessoas. Com a agenda cheia, abriu espaço para realizar em Petrolina um Workshop cuja a temática vai impactar a vida profissional dos participantes. Save The date: 23 e 24 de março. (divulgação)

"Já é carnaval cidade, acorda pra ver..." Juazeiro/BA vive seus momento momesco antecipado trazendo atrações de peso para arrastar a multidão em um frenesí de alegria. Dentro da programação a Feijoada do Dadau no domingo dia 24, concentra o metro quadrado mais vip da cidade, e esse ano traz como atração principal Saulo Fernandes. (Divulgação) 

E o 'Happy Birthday to You' vai para Aléssia Saluára que iniciou novo ciclo de vida dia 12 último. Os cumprimentos são em inglês fazendo alusão a sua caminhada profissional buscando formação e especialização internacional. Desejamos sucesso! (Divulgação)

Cumprimentos para Neta Marques dia 15/02. Na foto o registro do carinho das filhas Simone Marques, radialista/locutora Grande Rio FM, Suele Marques e da sobrinha Josélia Marques. A neta Júlia foi só amor com a vovó durante todo o dia (Divulgação)


Adolescentes do Cenip de Petrolina fazem psicoterapia na Univasf

por Redação Nossa Voz 15 de Fevereiro de 2019 às 15:47
categoria: Cotidiano

Treze adolescentes do Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina-PE estão sendo contemplados com psicoterapia. A atividade é uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Diálogos, dinâmicas e a escuta são elementos primordiais trabalhados durante a oficina.

As atividades acontecem semanalmente, às terças-feiras, na unidade socioeducativa. Toda a ação é conduzida por alunos da Univasf. Além de ouvir o conteúdo, os socioeducandos também podem expor o seu ponto de vista. A atenção com a saúde mental é uma das áreas que a Funase vem fortalecendo, por meio do Eixo Saúde e das equipes técnicas das unidades.

“Os meninos estão gostando da experiência, que já era desenvolvida na nossa unidade e, agora, está sendo fortalecida por meio dessa contribuição da universidade. Nos encontros, os adolescentes estão exercitando o bom comportamento e o diálogo com outras pessoas”, ressalta o coordenador técnico do Cenip Petrolina, Amós Lemos.

Foto: Divulgação


Casais disputam título de rei e rainha do carnaval de Petrolina

por Redação Nossa Voz 15 de Fevereiro de 2019 às 15:38
categoria: Carnaval 2019

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Petrolina envolve as comunidades do município para a escolha da corte real da festa momesca. Ontem (14), oito casais os quais estão representando os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de seus bairros se apresentaram e gravaram um vídeo para conquistar o público e conquistar votos.

A disputa, que promete ser acirrada, será através do voto popular pela rede oficial do Carnaval, pelo Instagram @carnavaldepetrolina. A Prefeitura deve lançar nos próximos dia a votação e o resultado será divulgado na própria mídia social na próxima quinta-feira (21).

O rei a rainha do Carnaval abrem oficialmente a festa no Baile Municipal, no próximo sábado (23) e serão os responsáveis por transmitir a alegria e o espírito da festa aos foliões.

Foto: Divulgação

 


Carnaval altera funcionamento dos Bancos de Juazeiro

por Redação Nossa Voz 15 de Fevereiro de 2019 às 14:00
categoria: Cotidiano

Por causa do carnaval antecipado de Juazeiro-BA, as agências bancárias de Juazeiro estarão fechadas na segunda-feira (18). A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento, como mobile (celular) e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Segundo o sindicato dos Bancários de Juazeiro os carnês e as contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou das que têm código de barras, e pagá-las nos próprios caixas automáticos.

Foto: Agência Brasil


Mais de 230 mil pés de maconha são erradicados pela PF, em cidades do Sertão

por Simone Marques 15 de Fevereiro de 2019 às 13:30
categoria: Policial

A Polícia Federal (PF) divulgou, na manhã desta sexta-feira (15), o resultado da primeira Operação ‘Facheiro I’, que erradicou mais de 234 mil pés de maconha em vários municípios do Sertão de Pernambuco. A ação aconteceu entre os dias 5 e 13 de fevereiro, culminando com a destruíção de 73 plantios e 59 mil mudas da planta.

De acordo com a PF, a droga foi encontrada em ilhas do Rio São Francisco na região de Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, e em áreas de caatinga em Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, Ibó (entre Pernambuco e Bahia) e Floresta.

Caso os 234 mil pés de maconha fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor, daria para fazer 78 toneladas da erva, segundo a PF. A operação contou com mais de 40 policiais – entre federais, civis e militares. Os trabalhos foram concentrados na Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro.


Prefeitura de Petrolina vai ter que retirar gratificações indevidas de servidores

por Redação Nossa Voz 15 de Fevereiro de 2019 às 13:10
categoria: Denúncia

A prefeitura de Petrolina firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para resolver irregularidades detectadas na concessão de gratificações destinadas aos guardas municipais. A informação foi divulgada ontem (14) pelo MPPE.

Segundo o promotor de Justiça Carlan da Silva, existe um inquérito civil para apurar a notícia da ocorrência de irregularidades. Além disso, de acordo com o MPPE, foi constatada a concepção indevida da Gratificação de Regime Especial de Trabalho (GRET) e da Gratificação Decorrente do Exercício de Atividades Técnicas Ostensivas (GTO). As gratificações estavam sendo recebidas, inclusive, por servidores que não se encontram no exercício da função.

A Prefeitura do município ainda se comprometeu a comprovar o cumprimento da obrigação e enviar cópia dos atos anulatórios no prazo de 60 dias. Em caso de descumprimento de alguma cláusula do TAC, o poder público ficará sujeito ao pagamento de multa diária de R$ 5 mil.

Foto: Amanda Lima


Homem é condenado a mais de mil anos de prisão

por Simone Marques 15 de Fevereiro de 2019 às 13:00
categoria: Violência

A menina de 13 anos que foi estuprada pelo padrasto durante cinco anos agora está sob os cuidados da avó. Apesar da condenação dele a mais de mil anos de prisão, após audiência em Fernandópolis (SP), a família ainda está abalada com o ocorrido.

"Ninguém sabia de nada, nem a própria mãe. Ele é monstruoso porque o padrasto criou ela, era para considerar como filha e não fazer uma monstruosidade dessa. Deus vai julgar ele”, desabafa a avó.

Segundo a avó, a menina nunca falou sobre o crime e, quando a família soube, acionou o Conselho Tutelar imediatamente.

De acordo com a sentença, o homem abusou sexualmente da enteada durante cinco anos. A decisão de janeiro é em primeira instância e, segundo o advogado, o réu já recorreu. O condenado não terá o nome publicado para proteger a identidade da menor.

O advogado dele informou à TV TEM que não pode entrar em detalhes sobre a sentença porque o caso está em segredo de Justiça. O caso chegou à Justiça em 2018 e os abusos teriam começado em 2012.

Para chegar a 1.008 anos de prisão, o juiz multiplicou os 16 anos de condenação por cada estupro pelas 63 vezes, número estimado de abuso que a vítima teria sofrido.

“Ficamos aliviados em partes [com a prisão], porque evita dele cometer crimes com outras meninas”, diz a avó.

Segundo o Ministério Público, o condenado morava com a menina e a mãe dela em um sítio em Bálsamo (SP). Os abusos começaram quando ela tinha 6 anos e terminaram somente aos 11 anos, quando a mãe rompeu o relacionamento com o homem.

No Brasil, de acordo com o Código Penal, artigo 75, “o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a 30 anos”.

“Uma pena mais alta diante de uma quantidade ou gravidade do crime impede que a progressão ocorra rapidamente ou impede que ocorra a própria progressão”, explica o juiz Vinicius Castrequini Bufulin. “Mas o raciocínio é que este tipo de crime não pode ocorrer. Ele se esgota a cada estupro. Você lesa a pessoa integralmente e o sujeito se beneficia daquilo, por isso a soma da pena”, diz.

Se a sentença for mantida nas instâncias superiores, ele deve cumprir os 30 anos de prisão.(G1)


Bolsonaro não abre agenda para Bebianno

por Simone Marques 15 de Fevereiro de 2019 às 12:43
categoria: Política

Com o cargo ameaçado, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno, passou a quinta-feira (14) num hotel, em Brasília, recebendo aliados. Ignorado pelo presidente Jair Bolsonaro, que não o recebeu, chegou a ter um pico de pressão no meio da tarde.

O ministro convocou para seu front o empresário Paulo Marinho, amigo de longa data e suplente de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) no Senado. Marinho estava em São Paulo e voou para a capital tão logo foi chamado, ainda na tarde de quarta-feira.

Os dois se encontraram no hotel já tarde da noite e tiveram pelo menos duas conversas, segundo relato de uma pessoa próxima. Uma das reuniões foi com um integrante do Judiciário e a outra com um parlamentar. Os dois encontros foram agendados para que Bebianno pudesse compreender melhor "o cenário", disse essa fonte.

A pedido do ministro, Marinho permaneceu em Brasília na quinta. Ele atuou em duas frentes: dando conselhos a Bebianno sobre como reagir à crise e em conversas pontuais com integrantes do governo por telefone. Não houve contato, porém, com Flávio Bolsonaro. A interlocutores, Marinho dizia não acreditar que Bebianno deixaria o governo e que ele logo se entenderia com o "capitão", como costuma se referir a Jair Bolsonaro.

Marinho também é visto com desconfiança pelos filhos de Bolsonaro. Nos bastidores, atribuem a ele uma articulação, em conjunto com Bebianno, para cassar o mandato de Flávio no Senado Assim, Marinho assumiria.

No início do dia, Bebianno tinha diversos compromissos previstos na agenda. Entre eles, participaria de uma reunião interministerial no Planalto e da cerimônia de transmissão do cargo de chefe do Centro de Comunicação do Exército. Acuado, cancelou todos os compromissos no meio da manhã.

O ministro tentava articular a sua permanência no governo ou, pelo menos, uma saída honrosa. Para isso, esperava ser recebido por Bolsonaro, o que não aconteceu. No lugar, foi recebido pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, no Palácio do Planalto.

À noite, divulgou uma nota para se defender e ganhar uma sobrevida no cargo. No texto, alega que não foi responsável pelas candidaturas de Pernambuco e destaca que era responsável apenas pelas contas do então candidato Jair Bolsonaro.

"Meu trabalho foi executado com total transparência e lisura. As contas da chapa do então candidato Jair Bolsonaro, que estavam sob minha responsabilidade, foram aprovadas e elogiadas pelos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)", escreveu.

Antes, em entrevista à revista Crusoé no fim da tarde, Bebianno voltou a negar que deixará o cargo e declarou que foi "jogado aos leões".

"Ele (Carlos Bolsonaro) não é nada no governo. Eu sou um ministro. Tenho de respeitar a liturgia do cargo. Eu respeito o meu presidente. Eu estou sendo jogado aos leões de maneira injusta, mas eu continuo exercendo o meu papel de proteger o presidente da República, de seguir a liturgia. Eu não sou moleque para ficar batendo boca em rede social", disse.

Na avaliação de Bebianno, o presidente tem receio de que o caso envolvendo candidaturas laranjas possa "respingar" nele. O ministro presidiu a legenda durante a campanha eleitoral e recaem sobre ele suspeitas de desvio de verba pública por meio de candidaturas laranjas.

Integrantes do PSL que o visitaram afirmaram que ele estava abatido. A avaliação é de que a crise tem como fundamento as desavenças de Bebianno com o vereador Carlos Bolsonaro. Os desentendimentos vêm ainda do período da transição. O filho do presidente se revoltou quando o então presidente do PSL precipitou uma articulação na cúpula do futuro governo e divulgou que ele, Carlos, comandaria a comunicação do Planalto.

A permanência de Bebianno é vista como difícil mesmo por pessoas próximas ao ministro. A negativa de Bolsonaro para recebê-lo para conversar foi vista como sinal de desprestígio.(JConline)