asdasdasdasd

Ex deputado Geraldo Coelho segue internado e passa bem

por Neya Gonçalves 19 de Agosto de 2018 às 10:29
categoria: Cotidiano

Geraldo Coelho foi internado mas passa bem.   Ao contrário de uma falsa notícia que circulou neste sábado (18), passa bem o ex-deputado com atuação em Petrolina e no Vale do São Francisco, Geraldo Coelho. Ele deu entrada às 19h do sábado no hospital Dom Tomáz com um desconforto respiratório devido a uma pneumonia. Recebido por uma equipe médica multidisciplinar, que imediatamente procedeu o tratamento adequado, Geraldo Coelho evoluiu para um quadro estável respondendo bem aos procedimentos.

Na manhã deste domingo (19), o paciente que tem 92 anos já apresentava o semblante característico à sua história política recebendo familiares com um sorriso e pousando para fotos. A família agradece o apoio e o carinho recebidos e pede a todos que façam orações para o pleno restabelecimento de Geraldo Coelho. A equipe médica do hospital Dom Tomáz adiantou que apesar da boa evolução do tratamento do ex-deputado não há previsão de alta hospitalar até o momento. Em funçã

Na manhã deste domingo (19), o paciente que tem 92 anos já apresentava o semblante característico à sua história política recebendo familiares com um sorriso e pousando para fotos. A família agradece o apoio e o carinho recebidos e pede a todos que façam orações para o pleno restabelecimento de Geraldo Coelho.



A equipe médica do hospital Dom Tomáz adiantou que apesar da boa evolução do tratamento do ex-deputado não há previsão de alta hospitalar até o momento. Em função dos cuidados necessários ao paciente as visitas estão restritas. (Class comunicação)


Boa Vista FM promoverá rodada de entrevista com candidatos a Deputado Federal

por Neya Gonçalves 18 de Agosto de 2018 às 21:16
categoria: Eleições 2018

Na última sexta feira (17), a Rádio Boa Vista FM em Santa Maria da Boa Vista, sertão do São Francisco, promoveu uma reunião com representantes dos candidatos  a deputado (a) federal na cidade.

Representantes compareceram ao momento para receberem as regras de como serão conduzidas as entrevistas com os postulantes a câmara federal.

O jornalista do programa Nossa Voz, Davi Mendonça conduziu a reunião onde também foi escolhido o dia de cada entrevista através de sorteio, ficando definido e acordado com os demais representantes as seguintes datas para realização das entrevistas:



27 / 08 – FERNANDO MONTEIRO (PP)

28 / 08 – ODACY AMIRIM (PT)

29 / 08 – KAIO MANIÇOBA (SD)

30 / 08 – CARLOS VERAS (PT)

31 / 08 – JOSÉLIA MARIA (REDE)

03 / 09 – GONZAGA PATRIOTA (PSB)

04 / 09 – MARÍLIA ARRAES (PT)

05 / 09 – ZECA CAVALCANTI (PTB)

06 / 09 – ADALBERTO CAVALCANTI (AVANTE)

10 / 09 – AUGUSTO COUTINHO (SD)

11 / 09 – FERNANDO FILHO (DEM)

Em breve também será realizada mais uma reunião com os representantes dos postulantes a assembleia legislativa de Pernambuco. Com informações Davi Mendonça - Jornalismo Boa Vista FM


Mulher forja próprio sequestro com resgate de mais de R$ 60 mil em Petrolina

por Neya Gonçalves 18 de Agosto de 2018 às 09:49
categoria: Policial

A Polícia Civil (PC) de Petrolina desbaratou ontem (17), um esquema criminoso evolvendo um falso sequestro com resgate de R$ 63 mil. A investigação teve início após a comunicação do suposto sequestro ocorrido na última quinta-feira (16), quando homens armados teriam levado a pessoa de Tathiany Suellen Silva Santos e a partir de então passaram a exigir da família dela a quantia em dinheiro para a liberação da vitima.

Após inúmeros contatos telefônicos entre a própria vítima e seu irmão (o pagador do resgate), os sequestradores determinaram que o mesmo se deslocasse até Juazeiro (BA), onde marcariam o local para a entrega do dinheiro e libertariam a vítima. Na ocasião, em local não informado pela PC, foi feito o cerco policial e, após o pagamento e resgate e liberação da mulher, os homens foram perseguidos pelas equipes policiais e abordados. Nesse momento, um deles sacou uma arma contra o policiamento, mas foi dominado e desarmado.

A partir de então, passaram a informar às equipes que na verdade o sequestro teria sido forjado por Tathiany, fato compravado através de mensagens de WhatsApp entre todos os envolvidos. Durante a abordagem, foi identificado como um dos sequestradores, o policial civil do Estado da Bahia, José Flávio Oliveira da Silva, lotado em Juazeiro. Além de Tathiany e José Flávio, foram presos Ayron Maxsuel dos Santos e Israel Alexandre de Barros.

Foram apreendidos durante a operação uma pistola calibre .40 com quatro carregadores municiados, uma moto Honda C 100 Biz e o dinheiro pago como ‘prêmio’ do resgate. Após a formalização do auto de prisão em flagrante, os presos serão encaminhados à audiência de custódia do plantão judiciário de Petrolina, onde ficarão à disposição da Justiça. A operação foi coordenada pelos delegados Daniel Moreira e Gregório Ribeiro, da 214ª Delegacia de Petrolina. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)


Coluna Social

por Nélia Lino 18 de Agosto de 2018 às 07:52
categoria: Perfil

A petrolinense Mari Lopes, residente nos Estados Unidos, recebeu do Yutube uma placa pela marca de mais de 100 mil inscritos no seu canal 'Laçariando com Mari Lopes'. Recentemente em férias no Brasil foi uma das expositoras do Bazar da Praça. (Divulgação)  

  Alzyr Saadher foi laureado com o 'Prêmio Professor Ênio Márcio' da FACAPE, 1º lugar e média mais alta do curso de Serviço Social. Junto com Alzyr, receberam o reconhecimento Francisco José e Juliane Patrícia,  entre os três melhores da Turma 2016.1. (Divulgação)

Sarah Amorim, comemorou em recepção íntima, seu aniversário ao lado dos pais Jonelita Amorim/ Raimundo Américo e do irmão Davi. Estudante do curso de Medicina Veterinária da Univasf é apaixonada pela natureza e os animais. (Divulgação)

O médico neurocirurgião Antônio Vinicius Ramalho Leite, teve sua trajetória de vida publicada na Revista da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. O reconhecimento é reflexo de seu comprometimento profissional com o Vale do São Francisco. (fonte - Blog Carlos Britto)

 O publicitário Stalimir Vieira aporta nas barrancas São Franciscanas no próximo dia 23 para a palestra 'O Negócio é a Marca". A realização é da ABAP/PE - Associação Brasileira de Agências de Publicidade, seccional Pernambuco, que traz pela segunda vez o evento Comunicar e Crescer para Petrolina através do publicitário Gustavo Tigre - Urbana Comunicação, atual diretor para o interior da entidade. (Divulgação)

As "Marias" de José Faustino em registro fotográfico no Dia dos Pais, Socorro - esposa e as filhas Gleide, Geneide, Glaucineide, Glaucia (Gal) e Gilmara. (Divulgação)


Bolsonaro chama de 'analfabeto' quem critica seu plano de governo

por Gabriela Canário 17 de Agosto de 2018 às 13:53

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, disse nesta sexta-feira (17), ao ser questionado sobre as críticas ao seu plano de governo, que quem critica é “analfabeto” e não sabe interpretar. O presidenciável não se referiu a ninguém em específico.

Bolsonaro deu a declaração na chegada à cerimônia de formatura de sargentos da Polícia Militar de São Paulo, no Anhembi, zona norte da capital paulista. Esse é o primeiro evento a que ele comparece após o início do período de campanha eleitoral nas ruas, na quinta-feira (16).

“Eu não posso responder a esse analfabeto que falou isso. Se o cara não sabe interpretar, eu não posso fazer nada”, afirmou.

Segundo o candidato, “as pessoas que realmente estão preocupadas com a política e o futuro do Brasil gostaram do plano”.

Ele disse ainda que o plano é uma “diretriz”, uma “intenção”. “O plano é uma diretriz, é uma intenção. Vocês nunca cobraram plano de ninguém, de quem se elegeu. Nunca deram atenção a isso. Eu botei claramente o que nós pretendemos fazer. Mostramos um norte ali”, disse.

Pose e foto

Bolsonaro acompanhou a solenidade no palanque ao lado de outras autoridades, entre elas o governador de São Paulo, Márcio França (PSB).

Durante o evento, Bolsonaro e os demais políticos desceram do local para cumprimentar os PMs formandos e houve um alvoroço.

Formandos e parentes deles se aproximaram para tietá-lo e fazer fotos. Sorridente, o candidato fazia pose, ora de braços cruzados ora imitando o gesto de uma arma com as mãos, inclusive ao lado de crianças fardadas. Para conseguir retornar ao palanque, ele precisou ser escoltado. Bolsonaro foi o único candidato a presidente que solicitou escolta da Polícia Federal.

Governo de SP

Em discurso dirigido aos formandos, Márcio França, que disputa a reeleição ao governo, disse que a profissão de policial militar "exige diálogo", mas também "pulso firme".

"Tenho dito que a farda é uma extensão da bandeira de São Paulo, tem que ser respeitada. Mas, para isso, é preciso que exerçam a função como fizeram até agora: com disciplina, ordem e respeito. A tarefa que vocês vão exercer agora exige diálogo e generosidade, mas também pulso firme", afirmou.


Defesa de Lula ingressará com recurso no STJ até segunda-feira (20) para tentar reverter inelegibilidade

por Gabriela Canário 17 de Agosto de 2018 às 13:52
categoria: Política

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrará com recursos em série para tentar tornar elegível o candidato do PT à presidência. Como ele foi condenado em segunda instância na Operação Lava-Jato por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá, está enquadrado na Lei da Ficha Limpa e é considerado inelegível.

A equipe de advogados eleitorais e criminais de Lula, no entanto, tentará obter nas cortes superiores alguma medida que permita ao petista estar nas urnas até o dia 17 de setembro, prazo limite para trocar os candidatos - ou, pelo menos, postergar a provável decisão da Justiça de não conceder o registro. A própria direção do PT considera pouco plausível uma medida favorável a Lula, mas quer ganhar tempo com os recursos para fazer a substituição do candidato pelo seu vice, Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo.

A tese corrente no partido é a de que a transferência de votos será mais eficiente se ocorrer próxima ao prazo limite de troca de candidato, dando pouco tempo ao eleitor de Lula para refletir sobre o novo nome, e de maneira mais traumática, com esse eleitor sendo bombardeado com informações de que Lula não teve o registro deferido.

A estratégia traz riscos: Haddad tem menos tempo para se tornar conhecido em redutos eleitorais fortes do PT, como o Nordeste, e pode perder o tempo de TV no horário eleitoral (se o TSE indeferir o registro de Lula, e ele ficar à espera de um novo recurso no STF e não for substituído em seguida por Haddad, os ministros da corte eleitoral podem entender que o PT está sem candidato e dividirem, assim, o tempo de campanha dele entre os adversários).

Hoje o Diário da Justiça Eletrônico trouxe o pedido de registro de candidatura de Lula. O relator Luís Roberto Barroso, vice-presidente do TSE, pode esperar o prazo de 5 dias para as impugnações e só a partir de então abrir prazo de sete dias para a defesa - ou pode já abrir prazo para a defesa, notificando Lula, como quer o Ministério Público.

Veja abaixo o que a defesa de Lula fará na batalha para tentar postergar definição da Justiça:

 


  1. Recurso com efeito suspensivo no STJ (entre esta sexta e segunda-feira, 20) - Pretende suspender o efeito da condenação, confirmada pelo TRF-4, no que diz respeito especificamente à inelegibilidade. Deve ser o primeiro a ser ingressado pela defesa. Defesa entra com o recurso com base no artigo 26-C da Lei da Ficha Limpa, que diz que “o órgão colegiado do tribunal ao qual couber a apreciação do recurso contra as decisões colegiadas (...) poderá, em caráter cautelar, suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida, sob pena de preclusão, por ocasião da interposição do recurso”.

  2. Recurso com efeito suspensivo no STF - Caso não consiga o recurso no STJ, defesa entra no STF com mesmo pedido.

  3. Recurso ao plenário do TSE, em caso de decisão monocrática do relator Barroso - Cenário improvável, mas possível de o relator decidir sozinho a questão (monocraticamente), concedendo uma liminar contra Lula. Defesa agrava (interpõe um recurso) ao plenário do TSE, composto por outros 6 ministros.

  4. Recurso ao plenário do TSE em caso de decisão colegiada contra Lula - Cenário mais provável na avaliação de ministros e advogados hoje, e pode acontecer até o dia 30 ou 31 de agosto (isso se Barroso conceder mais cinco dias, a partir de hoje, para impugnações, depois notificar Lula e abrir mais sete dias para defesa). Advogados de Lula entram com embargos de declaração no plenário assim que acórdão for publicado.

  5. Recurso extraordinário ao STF - Recurso final, última cartada da defesa. Entra no STF alegando infrações à Constituição na decisão do TSE.

De acordo com ministros e advogados ouvidos pelo blog, todos esses passos devem ser definidos antes de 17 de setembro, prazo para que a candidatura do PT seja alterada de Lula para Haddad. As urnas eletrônicas são programas e lacradas a partir dessa data.


Dólar sobe forte nesta sexta e chega a R$ 3,95 com exterior e cena eleitoral local

por Gabriela Canário 17 de Agosto de 2018 às 13:34
categoria: Cotidiano

O dólar sobe nesta-feira (17), no terceiro dia consecutivo de alta, diante da incerteza com as eleições e as tensões no exterior.

Às 12h25 moeda norte-americana avançava 0,95%, vendida a R$ 3,9402. Na máxima até agora, chegou a R$ 3,9528. Veja mais cotações.

O dólar não atingia esse valor durante as negociações diárias desde 6 julho, segundo o Valor Pro, e não fecha acima de R$ 3,94 desde março de 2016. Já o valor máximo de fechamento neste ano foi de R$ 3,932, atingido em 5 julho.

Na véspera, o dólar subiu 0,09%, a R$ 3,9032.

Eleições e exterior

Os investidores continuam monitorando a campanha eleitoral, que começou na véspera. Eles temem que um candidato considerado menos comprometido com o ajuste fiscal desponte na corrida à Presidência.

"O mercado tem dúvidas que outros candidatos tenham condição de fazer reformas, o que gera mau humor", afirmou à Reuters a estrategista de câmbio do banco Ourinvest, Fernanda Consorte, acrescentando que a propaganda em rádio e TV, quando começar, será muito importante.

No cenário externo, a lira turca voltava a recuar frente ao dólar neste pregão, com queda de 5%, operando ao redor de 6,15 por dólar, depois que um tribunal da Turquia rejeitou o recurso de libertação do pastor cristão norte-americano Andrew Brunson, acusado de terrorismo, um dia após os Estados Unidos alertarem para novas sanções a menos que Ancara abrisse mão do detido.

Brunson é um dos desafetos do presidente do país, Tayyip Erdogan, e está preso desde 2016, quando uma onda repressora varreu o país após uma tentativa de golpe contra o estado turco. O pastor é um dos pivôs da piora nas relações entre Turquia e EUA: o governo Trump considera que as acusações contra ele são falsas e que, na verdade, representam uma perseguição à fé cristã e vem impondo restrições comerciais ao país – que são retaliadas pelo outro lado.

Aliada à dependência da Turquia de capital estrangeiro, a crise política já fez com que a lira perdesse mais de 40% do seu valor frente ao dólar em 2018, pela preocupação dos investidores sobre a influência do presidente turco, Tayyip Erdogan, sobre a política monetária. Erdogan, um autodenominado "inimigo das taxas de juros", quer reduzir os juros apesar da alta inflação. Essa desvalorização tem provocado reflexos em moedas de diversos países emergentes.

A crise da lira intensificou as preocupações sobre a economia em geral, particularmente sobre a dependência da Turquia das importações de energia e sobre a possibilidade dos níveis de dívida em moeda estrangeira representarem um risco para o setor bancário.

Apesar da sequência de altas, a expectativa do mercado é de que o dólar termine o ano cotado a R$ 3,70, segundo o último boletim Focus divulgado pelo Banco Central.


Comissão Eleitoral encontra indícios de irregularidades e anula eleição para Diretoria do Sindsemp

por Gabriela Canário 17 de Agosto de 2018 às 10:53
categoria: Polêmica

A eleição para a Diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) para o triênio 2018/2021 está anulada por um ato deliberativo expedido pela Comissão Eleitoral afirmando que houve “inconsistências encontradas nas urnas”. A apuração teve início às 18:30h dia última terça-feira, dia 14. De acordo com o texto, há “indícios de irregularidade, o que impede a obtenção real da totalidade de votos atribuídos a cada um das chapas”.

De acordo com o ato deliberativo, durante a apuração dos votos realizada no dia 14 de agosto de 2018, verificou-se a existência de várias incongruências e irregularidades no procedimento de votação do pleito eleitoral para a escola da Diretoria Executiva do Sindsemp – triênio 2018/2021, as quais impedem a obtenção de um resultado exato e legítimo sobre o vencedor de tal pleito.

Dentre as irregularidades encontradas, estão a diferença/excesso entre o número de cédulas encontradas nas urnas e o número de votantes que assinaram a lista oficial de registro de votantes vinculadas às respectivas urnas; inserção de cédula preenchida direto na urna sem que tenha havido a utilização do envelope destinado exclusivamente para os casos excepcionais de voto “em separado”, conforme determinação feita previamente pela Comissão Eleitoral; Existência de cédulas preenchidas contendo o nome/assinatura do mesário em urna na qual se verificou número excedente de votos e incompatível com a relação oficial de votantes; urnas contendo envelopes vazios como também sem qualquer identificação, destinados exclusivamente para os casos excepcionais de voto “em separado” conforme determinação prévia feita pela Comissão Eleitoral; Inserção de assinatura de supostos votantes na lista exclusiva de consultas de associados distribuídas aos mesários; ausência de vinculação em duplicidades inseridos diretamente nas urnas ou nos envelopes que foram entregues juntamente com as urnas; utilização indevida dos envelopes destinados exclusivamente para os casos excepcionais de voto “em separado” conforme determinação prévia feita pela Comissão Eleitoral (inserção de cédulas contendo voto de servidores cujo nome constam da lista de consulta de sindicalizados que acompanhavam as urnas); solicitação de conferência/recontagem formulado por ambas as chapas concorrentes do pleito para averiguação de possíveis irregularidades em boa parte das urnas (nº 01, 04, 06, 09, 12 e 31).

Ainda de acordo com o ato, as deliberações e todas as regras versando sobre uma nova eleição serão discutidos oportunamente entre os membros da Comissão Eleitoral, qual seguirá as diretrizes e normas fixadas no estatuto do Sindsemp e nas demais legislações em vigor.


Eleições 2018: Lucinha Mota descumpre horário previsto e entrevista é cancelada

por Gabriela Canário 17 de Agosto de 2018 às 08:25
categoria: Eleições 2018

A abertura da Rodada de Entrevistas realizada pelo Programa Nossa Voz, da Grande Rio FM, com a candidata a Assembleia Legislativa de Pernambuco, Lucinha Mota (PSOL), foi cancelada na manhã desta sexta-feira, dia 17. De acordo com as regras previamente estabelecidas e apresentadas aos participantes, cada candidato deveria estar no local da entrevista – Sede da Rádio, no Bairro Vila Eduardo, situado na Avenida Cardoso de Sá, S/N, no mínimo 15 minutos antes do início do programa, que ocorre durante às 7 e 8:30h da manhã. Ainda de acordo com as normas, cada entrevista será realizada no tempo de 40 minutos corridos, incluindo o tempo dos blocos comerciais e mais cinco minutos destinados às considerações finais.

O cancelamento foi anunciado pela produção do programa, ao vivo, às 7:31h, quando encerrou o prazo, que é destinado a todos os candidatos. A candidata Lucinha Mota justificou o atraso, reconhecendo a exigências das regras estabelecidas, e pediu desculpas a todos que acompanhavam o programa com o anseio de escutar as propostas dela. “Quero lamentar a não participação no programa de Neya [Gonçalves]. Infelizmente ouve um atraso por causa do trânsito. Todos sabem que Petrolina está passando por algumas mudanças no tráfego e isso de certa forma dificultou a nossa chegada ao programa. De qualquer forma, estou disponível. Estaremos em outras rádios, em redes sociais, vamos fazer visitas em bairros de Petrolina. Quero apresentar minhas propostas”, justificou a candidata.

À favor da democracia, a equipe de jornalismo do Nossa Voz realiza, entre 17 de agosto e 17 de setembro do presente ano, a realização da Rodada de Entrevistas com candidatos a Deputados Estaduais de Pernambuco. No espaço, os postulantes são entrevistados a respeito de suas propostas, trajetória política e responder aos questionamentos enviados pelos ouvintes. Mediante a confirmação, o postulante terá a oportunidade de debater suas propostas e ideias voltadas para o desenvolvimento do Sertão e de Pernambuco.


Zero Fila: Prefeitura de Petrolina inicia mutirão que ofertará mais de 24 mil exames, cirurgias e consultas

por Gabriela Canário 17 de Agosto de 2018 às 08:05
categoria: Saúde

Quem passou nesta quinta-feira (16), pelo pátio ao lado do 'Clube do Carro', no bairro Gercino Coelho, ficou surpreso com uma novidade: uma estrutura montada pela Prefeitura de Petrolina com duas unidades móveis de atendimento, dando início a uma serie de mutirões de saúde. Somente neste primeiro dia, foram atendidos cerca de 260 pacientes, realizando exames de eletrocardiograma, mamografia, MAPA e Holter

A ação, que faz parte da plataforma de ações Petrolina Cuida, através do programa Zero Fila, também contou com uma unidade fixa, clínica situada na Rua Concreto, 191, no bairro de São José, atendendo toda a demanda ligada à saúde do coração. A iniciativa visa dar um salto de qualidade no atendimento em saúde pública na cidade, ofertando mais de 24 mil procedimentos que incluem também consultas e cirurgias.

O prefeito Miguel Coelho acompanhou o serviço e reforçou que o objetivo da força tarefa é zerar a fila de espera por todos os procedimentos. “Essa é mais uma ação da prefeitura, que, por sinal, já zerou a fila de espera para exames laboratoriais em 35 bairros. É um momento único para a população petrolinense. Através dessas unidades móveis pretendemos realizar mais de 9 mil exames, 10 mil consultas oftalmológicas e uma média de 4 mil cirurgias de catarata. Isso sem falar, nas outras clínicas e hospitais privados que contratamos e também estão trabalhando em forma de mutirão. Para isso, estamos investindo um valor de R$ 37 milhões”, frisou.

OUTROS BAIRROS

No bairro Gercino Coelho, as unidades móveis de eletrocardiograma e mamografia ficarão no local até sábado (18), depois seguirão, na próxima segunda-feira(20), para o bairro João de Deus, dando lugar a uma nova estrutura, ainda no bairro Gercino Coelho, que ofertará raio x e ultrassom. E no dia 28, será a vez dos pacientes que esperam por consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata.  Para os mutirões, o agendamento está sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde, através da central de regulação.