asdasdasdasd

Recebido com festa, Bolsonaro desvia de manifestantes e inaugura residencial em Petrolina

por Milena Pacheco 24 de Maio de 2019 às 17:06
categoria: Política

 

Segurança reforçada na chega de Bolsonaro ao residencial. (Foto: Carol Souza/ Nossa Voz)

A primeira visita do presidente Jair Bolsonaro a Petrolina-PE contou com forte esquema de segurança. O presidente desembarcou na cidade sertaneja às 14h45 desta sexta-feira no Aeroporto Internacional senador Nilo Coelho.

Na pista de pouso o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, aguardava a chegada do presidente, assim como centenas de apoiadores que lotaram a entrada do aeroporto. Assim que desembarcou, Bolsonaro entrou em um dos carros do comboio que seguiu para a inauguração do residencial Morada Nova.

Diferente da recepção calorosa dos apoiadores do presidente, na entrada do Residencial, alguns militantes ostentavam faixas e palavras de ordem contra o governo Bolsonaro. Mas o presidente passou longe da rota dos protestos, já que foi criada uma estrada alternativa nos fundos do residencial.

Segurando faixas, protestantes manifestaram contra o presidente. (Foto: Carol Souza/ Blog Nossa Voz)

À frente dos protestos estavam os vereadores de Petrolina, Gilmar Santos e Cristina Costa, ambos do Partido dos trabalhadores (PT), além de integrantes de movimentos sociais e estudantes.

A vereadora Cristina Costa do (PT) dispara, ele não nos representa.

Ao blog Nossa Voz, Cristina Costa ressaltou ” a gente está aqui pra dizer a ele que essa reforma da previdência não representa a classe trabalhadora. Ele como presidente eleito pelos empresários, o Brasil é dos Brasileiros e nos somos a maioria pelos trabalhadores. E ele não nos representa”. 

Socorro Lacerda, membro do PCdoB de Petrolina. (Foto: Carol Souza/ Blog Nossa Voz)

Socorro Lacerda, membro do PCdoB de Petrolina criticou a presença de Bolsonaro para inaugurar uma obra particular. “Ele teve que entrar pela portas dos fundos pra inaugurar um condomínio particular. E até o momento não tem o que oferecer ao povo brasileiro”, disparou Socorro.

Neste momento, o presidente está ao lado do senador Fernando Bezerra Coelho, do deputado federal Fernando Filho, e de outra autoridades inaugurando o condomínio Morada Nova, no bairro Antônio Cassimiro.

No discurso Bolsonaro destacou que é o presidente de todos os brasileiros.


Bolsonaro em solo petrolinense

por Milena Pacheco 24 de Maio de 2019 às 16:49
categoria: Política

Miguel Coelho recepciona Bolsonaro. (Foto: Blog/ Nossa Voz)

Com atraso, Bolsonaro (PSL) chega à Petrolina. A visita faz parte da sua agenda a Pernambuco e tem como objetivo a entrega de unidades do programa habitacional do Minha Casa, Minha Vida. O prefeito de Petrolina, Miguel coelho (sem partido) segue ao encontro do atual presidente.

Governantes de Pernambuco fazem parte da cerimônia de entrega das unidades.

(Foto: Blog/ Nossa Voz)

A cerimônia de inauguração do Residencial Morada Nova, composto por 472 unidades habitacionais, conta com a presença de governantes da base. Também participaram do encontro os ministros de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto e de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, além de dez governadores que seguem juntos com sua comitiva para o residencial Morada Nova, no bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina.

Em sua primeira visita ao Nordeste desde que foi eleito, Jair Messias Bolsonaro também participou, nesta quinta-feira (23) de uma reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). (Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)


Com visita de Bolsonaro a Pernambuco, Paulo Câmara diz que espera ações positivas para o Nordeste

por Milena Pacheco 24 de Maio de 2019 às 11:51
categoria: Política

O governador Paulo Câmara (PSB) vai acompanhar, nesta sexta-feira (24) visita de Bolsonaro no Recife e em Petrolina. O socialista fará presença na agenda do Conselho Deliberativo da Sudene no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, Zona Oeste do Recife.

Segundo a assessoria do Governo de Pernambuco, Paulo estará na agenda do chefe do executivo brasileiro também em Petrolina.

 Reprodução/ Internet

Na visão de Paulo Câmara, é preciso um olhar especial do Governo Federal para o Nordeste, sobretudo por conta das desigualdades existentes. “Espero que o Plano de Desenvolvimento do Nordeste traga ações positivas para o avanço econômico da região e que possa haver outros desdobramentos. Há muita desigualdade no Nordeste.

São esperadas as presenças de onze governadores. Além do anfitrião Paulo Câmara (PSB), devem comparecer os nordestinos Flávio Dino (PCdoB-MA), Wellington Dias (PT-PI), Camilo Santana (PT-CE), Fátima Bezerra (PT-RN), João Azevedo (PSB-PB), Renan Calheiros Filho (MDB-AL), Belivaldo Chagas (PSC-SE) e Rui Costa (PT-BA). Também estão previstas as vindas dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB-ES), que são líderes de estados que integram a Sudene.

Em Petrolina, no Sertão, Jair Bolsonaro vai inaugurar, por volta das 14h30, um conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida. O prefeito Miguel Coelho (sem partido) estará presente. (Fonte: Blog Nossa Voz)


Compesa responde declarações do vereador que chamou gerente local de picareta

por Milena Pacheco 23 de Maio de 2019 às 10:57
categoria: Polêmica

Depois das últimas declarações do vereador de Petrolina, José Batista da Gama, na sessão de terça-feira (21), a Compesa encaminhou nota comentando o caso. Batista chamou o presidente da companhia, Roberto Tavares, de cara de pau e o gerente regional, João Raphael de picareta.

Em nota, a Compesa lamentou “a forma desrespeitosa que o parlamentar tratou o presidente da companhia, Roberto Tavares, e o gerente de Unidade de Negócios do São Francisco, João Raphael, ambos servidores do Estado, que têm como missão atender a população”.

Foto: Arquivo Nossa Voz

Com relação a situação do Jardim Petrópolis, a companhia esclareceu que “não opera a rede de esgoto e, portanto, não cobra esse serviço aos moradores. Para solucionar o problema de saneamento do bairro é preciso realizar investimentos, inclusive já previstos e planejados pela Compesa, mas que não foram adiante por causa do impasse judicial sobre a concessão dos serviços de água e esgoto na cidade”.

A nota da Compesa ainda destacou que a companhia “conseguiu, junto à Caixa Econômica Federal, recursos do FGTS no valor de R$ 38 milhões para realizar obras de esgotamento sanitário no município, mas os recursos ainda não puderam ser utilizados por causa da briga judicial conduzida pela Prefeitura de Petrolina, que prejudica a população”. 

Mas, apesar dessa questão jurídica, a Compesa continua prestando serviço no município através da continuidade do abastecimento e atendimento em menos de 24h para solicitações de vazamentos de água e extravasamento de redes de esgoto, executando obras de esgotamento sanitário nos bairros Jardim Amazonas, Pedro Raimundo, Vale do Grande, Cidade Universitária, Alto do Cocar, São Gonçalo, Atrás da Banca, Orla 1 e 2, Jatobá e Fernando Idalino, que, segundo a Compesa totaliza um investimento de R$ 4,5 milhões.

No fim da nota, a companhia destacou que o Instituto Trata Brasil colocou Petrolina no ranking das 100 maiores cidades do Brasil, como a 15º em Saneamento e a 3º do Norte – Nordeste. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Arquivo Nossa Voz)

 


Perfil parlamentar de Osvaldo Coelho pode ser baixado gratuitamente

por Milena Pacheco 23 de Maio de 2019 às 09:42
categoria: Política

Foto: Divulgação

Está disponível para download o livro que traça o perfil da atuação parlamentar do deputado Osvaldo Coelho, conhecido como ‘O Braço Forte do Sertão’. A obra relata a trajetória do parlamentar, como deputado federal, inclusive como constituinte, sua luta em prol da região Nordeste, da agricultura irrigada e da educação.

O trabalho, que é fruto do trabalho do historiador Ricardo Rodrigues, foi lançado no mês passado, na Câmara dos Deputados em Brasília-DF. Na ocasião, amigos e familiares do eterno deputado estiveram presentes.

O livro destaca as iniciativas de Osvaldo Coelho, que buscou beneficiar todo o Brasil, mas teve um olhar diferenciado para os sertanejos castigados pela seca. Numa visão inédita, o ‘Perfil Parlamentar – Osvaldo Coelho’ releva o lado discreto, mas diligente, do político que durante décadas apresentou ideias inovadoras e teve uma atuação firme, tenaz e coerente.

(Foto: Reprodução internet)

A biografia de Osvaldo Coelho reúne ainda uma seleção de discursos proferidos pelo parlamentar na Câmara dos Deputados, na Assembleia Nacional Constituinte e uma seleção de artigos publicados por ele na imprensa. Para baixar o livro basta acessar o site da Livraria Câmara, criar uma conta gratuita para acesso. Em seguida, buscar o livro, escolher a opção e-book e baixar gratuitamente a obra.(Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Divulgação)


Vereador de Petrolina denuncia no TCE a licitação do transporte público

por Milena Pacheco 22 de Maio de 2019 às 10:55
categoria: Política

O vereador de Petrolina, Paulo Valgueiro (MDB) protocolou uma denúncia no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) sobre a licitação do transporte coletivo de passageiros do município. Para o vereador, houve descumprimento às normativas legais, por quebra do sigilo de propostas, afronta aos princípios norteados da administração pública e tentativa de fraude.

(Foto: Reprodução)

De acordo com Valgueiro, o processo licitatório de concessão não respeitou os princípios obrigatórios legais de isonomia, impessoalidade e moralidade e denunciou ao TCE o processo de concorrência pública.

 

 


Aero diz que a oposição de Petrolina quer “quanto pior, melhor”

por Milena Pacheco 21 de Maio de 2019 às 16:50
categoria: Política

Em entrevista ao Nossa Voz desta terça-feira (21), o líder do governo municipal na Casa Plínio Amorim, Aero Cruz, falou sobre temas que ganharam repercussão nos últimos dias em Petrolina. Aero foi questionado sobre o volume de empréstimos que foram contraídos pela gestão do prefeito Miguel Coelho.

O líder da situação foi questionado sobre a possibilidade de um super endividamento que poderia prejudicar o próximo prefeito do município e rechaçou as críticas.

Foto: Milena Pacheco

“quando se vai fazer um empréstimos é feito um levantamento de endividamento do município. A Caixa Econômica ela só faz o empréstimo se o município tiver capacidade de endividamento. Foi feito um levantamento, a arrecadação municipal tem crescido a cada dia. (…) então foi feito todo esse levantamento pra contrair esse empréstimo.

Sobre a decisão polêmica de não aprovar os requerimentos propostos pela bancada da oposição, Aero justificou que a atitude é uma resposta à postura dos oposicionistas.

“A bancada de oposição tá de uma forma de quanto pior melhor, denegrindo a imagens de alguns colegas nossos, não votando com a gente. pra você ter uma ideia, vereador de bancada de oposição chegou a votar contra título de cidadão de um colega vereador. A gente respeita, mas a gente não pode aceitar.” Garantiu o vereador que afirmou ainda que essa situação só muda, quando a oposição mudar de atitude, com mais consciência. (Fonte: Blog Nossa Voz/ Foto: Milena Pacheco)


Bolsonaro organiza 1ª viagem ao Nordeste

por Milena Pacheco 20 de Maio de 2019 às 09:55
categoria: Política

Presidente entrega casas populares e anuncia verbas para novas obras; segundo Ibope, região é a mais crítica a governo

O presidente Jair Bolsonaro postou um vídeo no Facebook em que o pastor Steve Kunda, nascido no Congo e fundador de uma igreja evangélica na França, afirma que ele foi “escolhido por Deus” para comandar o Brasil. Ao compartilhá-lo, Bolsonaro escreveu que “não existe teoria da conspiração, existe uma mudança de paradigma na política” e que “quem deve ditar os rumos do país é o povo!”.

Reprodução Internet

O presidente Jair Bolsonaro decidiu fazer uma ofensiva em território quase todo comandado por governadores da oposição. Na semana seguinte aos maiores protestos de rua contra seu governo, Bolsonaro fará a primeira viagem oficial ao Nordeste, para entregar casas populares e anunciar mais verbas para obras de infraestrutura. É nessa região que o presidente registra as piores avaliações – para 40% dos nordestinos, o governo é ruim ou péssimo, conforme o Ibope.

O roteiro tomará toda a sexta-feira. Em Petrolina (PE), Bolsonaro vai entregar um conjunto habitacional do programa Minha Casa Minha Vida. Em Recife (PE), deverá anunciar um acréscimo de R$ 2,1 bilhões ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, a ser usado em obras de infraestrutura. Ao todo, o fundo passará a ter R$ 25,8 bilhões em 2019.

Oficialmente, a viagem marcará o lançamento do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela primeira vez, no âmbito da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O presidente vai ser reunir, no Instituto Ricardo Brennand, complexo cultural da capital pernambucana, com 11 governadores. Todos da região confirmaram presença – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Além deles, irão os governadores de Minas Gerais e Espírito Santo, abrangendo parte do Sudene. Parlamentares nordestinos, que cobravam a ida do presidente à região, também estão sendo convidados.

Na primeira entrevista após assumir o cargo, Bolsonaro disse que os governadores nordestinos não deveriam pedir dinheiro a ele. “Não venham pedir nada para mim, porque não sou presidente. O presidente está lá em Curitiba”, disse ele, em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato. Bolsonaro, porém, argumentou que não abriria uma guerra política para não prejudicar os eleitores. “Não posso fazer uma guerra com governador do Nordeste atrapalhando a população. O homem mais sofrido do Brasil está na região Nordeste. Vamos mergulhar para resolver muitos problemas do Nordeste.”

A viagem de Bolsonaro foi precedida de encontros com esses governadores. Em uma reunião recente em Brasília, ministros palacianos apelaram por mais apoio à reforma da Previdência. Argumentaram que, apesar das diferenças políticas, não era mais tempo de “palanque”.

Os governadores disseram entender a necessidade da reforma, mas cobraram proteção aos pobres do Nordeste. A região registra a maior taxa de desemprego no País: 15,3%, acima da média nacional, de 12,7%. E vem sofrendo com o arrocho no orçamento. Nos três primeiros meses do ano, Bolsonaro enviou R$ 242 milhões aos Estados nordestinos. Sem descontar a inflação no período, foram 3,2% a menos frente ao mesmo período do ano passado, ainda na gestão de Michel Temer. Os números referem-se aos recursos para despesas discricionárias, que o governo pode ou não fazer. Não entram nessa conta as transferências obrigatórias. Cortes. Em carta aberta após encontro com Bolsonaro em Brasília, os governadores do Nordeste reclamaram dos cortes orçamentários nas universidades e institutos federais, que motivaram as marchas de rua da semana passada, e solicitaram a retomada de obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacionais, como forma de combater o desemprego. “A pauta dele não tem nada a ver com a necessidade do Brasil. Dar arma a vereador, tem coisa mais velha que isso?”, comentou um governador, reservadamente, ao deixar o encontro.

Em 2018, o petista Fernando Haddad venceu em todos os Estados do Nordeste. Para reverter o quadro negativo, Bolsonaro encomendou aos ministros ações imediatas, além do plano de longo prazo.

Os ministros prepararam a Agenda Nordeste, um conjunto de ações de curto prazo – a maioria delas já existia em governos anteriores, mas será remodelada. Entre elas, estão a instalação de cisternas nas escolas (do Ministério da Cidadania), que também anunciou pagamento de 13.º no Bolsa Família; a aquisição de alimentos da agricultura familiar e crédito fundiário (a cargo a pasta da Agricultura); ligação por internet em escolas rurais e o estímulo ao interesse por ciências ( Ciência e Tecnologia e Educação); e a Rede Cegonha, de atenção básica a mães e bebês (Saúde).

“A região precisa de atenção especial, é a que tem a maior representatividade do País, com maior número de governadores”, diz o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. “A ida dele traz um marco para a região, mostra visão estratégia que vai além do governo dele. O plano é pensado para 12 anos, extrapola a gestão e mostra um pensamento de Estado.” (Fonte: Estadão/Foto: Reprodução Internet)

 


Lucinha Mota é eleita vice-presidente do PSOL em Petrolina

por Milena Pacheco 6 de Maio de 2019 às 11:39
categoria: Política

Confirmando a estratégia para as próximas eleições, o PSOL elegeu sua nova diretoria para Petrolina e tem Lucinha Mota, mãe da garota Beatriz, como sua nova vice-presidente.

Lucinha desbancou figuras históricas, alinhadas ideologicamente com a legenda e ocupou um alto cargo na direção partidária. Com a bagagem de mais de 13 mil votos e sendo a terceira candidata mais votada do partido na disputa pela cadeira da ALEPE, Lucinha é a aposta da legenda para crescer na capital do Sertão.

Foto: Divulgação

Ainda com vistas em 2020, foi criado o fórum do PSOL no Sertão do São Francisco, com a presença na reunião de representação das cidades de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. A codeputada estadual Jô Cavalcanti, que participou do encontro, mandato à disposição do município, em assuntos pautados pelos correligionários.

Além da eleição, que confirmou Rigel Castro como presidente, a reunião também discutiu a pauta da Reforma da Previdência, com foco na luta para derrotar a proposta do governo federal na Greve Geral, que ocorrerá no dia 14 de junho. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Divulgação)


Bolsonaro deverá visitar Pernambuco ainda este mês; Petrolina ainda é incógnita em agenda

por Milena Pacheco 6 de Maio de 2019 às 10:54
categoria: Política

Foto: Reprodução Internet

O presidente Jair Bolsonaro indicou que visitará Pernambuco até o final deste mês. A informação é do senador Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no senado.

De acordo com o parlamentar pernambucano, a visita deve ser agendada para a segunda quinzena do mês, aproveitando o tour que o presidente fará pelo Nordeste.

Na visita, ainda de acordo com líder governista,Bolsonaro deve observar as condições de obras de infraestrutura, como a Adutora do Agreste, o Ramal do Agreste e a Transposição do Rio São Francisco. A passagem por Petrolina, principal reduto eleitoral de Bezerra, não foi confirmada nessa articulação prévia. (Fonte: Blog Nossa Voz/Foto: Reprodução Internet)