Filme estreou em seu canal no Youtube com recursos da Lei Aldir Blanc em Petrolina-PE
Foi entre o teatro, a música e a dança que a multiartista Fernanda Luz cresceu se entendendo como mulher e ganhou novas percepções do mundo. Essa trajetória de uma mulher artista é contada no documentário ‘Arte – Meu instrumento de luta’ que foi lançado nesta segunda-feira (8), em seu canal no YouTube. Ela conta sobre dores e violências que sofreu como mulher, explicando como a Arte foi seu espaço de refúgio.
Para a artista, a data de lançamento não poderia ser outra, o Dia Internacional da Mulher é um marco de luta que está muito ligado à sua produção. “Eu tive muitas mulheres fortes, sábias mulheres que me irradiaram, me ensinaram mesmo em silêncio. Eu sou resultado de uma família de mulheres mães solteiras, de mulheres aguerridas. Nesta pandemia, estive muito só e senti que era o momento de usar esse espaço virtual para fortalecer a corrente, para afirmar a minha forma de militância, que é a arte”, conta Luz.
Contando lembranças difíceis que expõem a violência que as mulheres ainda passam em nossa sociedade, Fernanda diz que se vestiu de “um manto de coragem” de suas ancestrais para gravar, por achar necessário abrir esse espaço de discussão sobre esses temas. “Eu venho me preparando para isso a vida toda. O documentário é o resultado de um longo processo de entendimento de si, de cura, de reconstrução dessa realidade de profundos conflitos entre gêneros, classes sociais, e demais realidades”, explica.
O projeto do documentário foi aprovado pelo edital da Lei Aldir Blanc – Petrolina, contando com o incentivo da Prefeitura de Petrolina e do Governo Federal através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais da artista, no Instagram (@fernanda.p.arte) e no Facebook (fb.com/fernanda.p.arte).