O satélite Hinode, operado pela Agência Espacial dos EUA (NASA) e pela Agência Espacial do Japão (JAXA), conseguiu capturar um vídeo incrível mostrando o Sol durante um eclipse filmado no espaço. O registro foi publicado oficialmente pelas entidades nesta quarta-feira (2).
As imagens registram a passagem do eclipse durante o dia 25 de outubro, com precisão surpreendente e mostram um “anel de fogo” perfeito ao redor da Lua, que obstruiu a luz da estrela central de nosso sistema.
O eclipse solar que ocorreu no último dia 25 de outubro foi visto apenas de forma parcial em algumas partes do Oriente Médio. Contudo, a partir da órbita terrestre, o satélie Hinode foi capaz de captar com perfeição a obstrução de luz.
O equipamento foi lançado no espaço há cerca de 16 anos e é operado em parceria pela agência espacial japonesa e pela NASA.
Sua missão é justamente coletar informações importantes sobre a nossa estrela através das diversas lentes que captam, por exemplo, as tempestades solares. Contudo, a operação do Hinode deve cessar neste ano ou em 2023, tendo outros substitutos a altura mais eficientes nesse sentido.
Na próxima semana, no dia 8 de novembro, o mundo verá o último eclipse lunar do ano de 2022. O fenômeno deve ser parcialmente visível no Brasil, em especial no Norte, Centro-Oeste e Sudeste, mas as regiões mais próximas da costa não devem conseguir assistir.
(hapyness)