Facebook, Instagram e Mastodon estão entre os alvos de nova decisão, anunciada pela empresa de Elon Musk durante a final da Copa do Mundo. TikTok e OnlyFans estão a salvo.
Reprodução/Lucas Editor
O Twitter decidiu punir os perfis que divulgarem redes sociais concorrentes. O anúncio foi feito na tarde de hoje (18), num momento em que as atenções estavam voltadas para a final da Copa do Mundo 2022. Os alvos deste novo movimento são Facebook, Instagram, Mastodon, Truth Social, Tribel, Nostr e Post, além dos agregadores Linktree e Ink.bio.
A decisão imediatamente levou à reação dos usuários, que o criticam a rede social de Elon Musk por cercear a liberdade de expressão. Em resposta a outras pessoas, o empresário explicou que “compartilhar casualmente links ocasionais está bem”, mas que está proibido o hábito de “incansavelmente divulgar concorrentes de graça, o que é o extremo do absurdo”.
Página oficial proíbe “promoção” de outras redes sociais — Foto: Reprodução/TechTudo
“Nós vamos remover contas criadas especificamente com o propósito de promover outras plataformas sociais e conteúdos que contenham links ou nomes de usuários”. Algumas pessoas comemoraram o fato de que, ao menos por enquanto, o TikTok e o OnlyFans não foram afetados.
O Twitter também publicou uma página na qual documenta a regra. São exemplos de condutas proibidas postagens com os seguintes conteúdos:
A rede social afirma que a “promoção gratuita” de outras plataformas não é mais permitida. Diz ainda que qualquer tentativa de contornar a proibição também viola a decisão. Os “infratores” poderão ter os tweets apagado e enfrentar a suspensão temporária do perfil. Em caso de reincidência, serão banidos da rede social.
Por outro lado, as redes sociais rivais poderão comprar publicidade no Twitter. Também está autorizada a repostagem de conteúdo originalmente publicado em outras plataformas.
(Fonte: TechTudo)