O célebre estilista Paco Rabanne morreu aos 88 anos em sua casa na França. Ele ganhou fama global por seus designs de roupas excêntricas.
Sua morte foi confirmada pela Puig, empresa controladora de suas marcas, que disse que ele “marcou gerações com sua visão radical da moda e seu legado viverá”.
O presidente de moda da Puig, José Manuel Albesa, elogiou o trabalho de Rabanne, que ele disse “tornar a transgressão magnética”.
“Quem mais poderia induzir as elegantes mulheres parisienses a clamar por vestidos feitos de plástico e metal”, disse Albesa. “Aquele espírito radical e rebelde o diferencia: há apenas um Rabanne.”
Rabanne nasceu em uma família de militares na região basca da Espanha, perto da cidade de San Sebastian. Seu pai era um coronel do exército republicano, executado pelas forças nacionalistas do general Francisco Franco em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola.
Sua mãe – que trabalhava como costureira para o estilista Cristobal Balenciaga – mudou-se com a família para Paris em 1939, depois que as forças nacionalistas tomaram Madri e venceram a guerra.
(EGO Brazil)