Apresentadora que faleceu neste domingo, 7 de maio, só foi para a televisão depois dos 60 anos
Vovó Palmirinha morre aos 91 anos — Foto: Reprodução/Instagram
Um dos rostos mais carismáticos da TV se despediu do público neste domingo, 7 de maio. A Vovó Palmirinha morreu aos 91 anos, e a notícia gerou repercussão entre muitos amigos e admiradores famosos.
Mas a personalidade, que fez muita gente sorrir com suas receitas na TV, não teve uma vida fácil. Ela só entrou na televisão depois dos 60, e foi Ana Maria Braga que deu a ela o apelido pelo qual ficou conhecida até o fim da vida.
Em participação no Programa do Jô, em 2010, Palmirinha divertiu o apresentador e também relembrou sua história. Relembre alguns destaques.
Palmirinha começou a cozinhar aos 5 anos
Palmirinha — Foto: Globo
Palmira Nery da Silva Onofre nasceu em Bauru, interior de São Paulo. Filha de mãe italiana, aprendeu a fazer pães e massas muito cedo, com cerca de 5 anos. Foi mais ou menos nessa idade que se mudou para a capital São Paulo, para morar com uma mulher francesa amiga de sua família.
A relação com a cozinha continuou na casa da nova tutora, onde Palmirinha lembrava da primeira receita que fez. Ela contou a Jô que um pudim de leite condensado e um molho bechamel foram as primeiras comidas feitas por ela.
Apelido foi dado por Ana Maria Braga
Os primeiros passos na TV vieram depois da participação em um programa de Silvia Poppovic. Na mesma entrevista a Jô Soares, Palmirinha contou que havia levado pães e empadinhas como presente para Silvia, mas que a apresentadora acabou os mostrando no ar.
Foi nessa ocasião que a cozinheira simpática chamou a atenção de Ana Maria Braga, que decidiu convidá-la para fazer parte do seu programa de TV, o “Note e Anote”. Aos 63 anos, Palmirinha então passou a apresentar o quadro “Café da Manhã”.
Ana Maria Braga e Palmirinha promovem reencontro emocionante, após 20 anos — Foto: João Cotta/ Globo
Uma curiosidade é que Palmirinha não conhecia Ana Maria Braga quando recebeu o convite, tampouco conhecia o seu programa na TV, isso porque trabalhava muito e não tinha tempo para assistir televisão, como contou a Jô.
No trabalho, chamava Ana de Aninha. Foi então que a apresentadora do “Mais Você” resolveu devolver o apelido, e assim batizou Palmirinha, como ficou conhecida até os últimos dias de sua vida.
Palmirinha criou três filhas sozinha
Palmirinha em participação no ‘É de Casa’, com Ana Furtado e Patrícia Poeta — Foto: Sonia Schneiders/Gshow
Palmirinha trabalhou duro para dar uma vida melhor às três filhas, isso porque o marido “falhou bastante com a família”, contou ela em entrevista a Jô Soares.
“Tudo o que era para ganhar dinheiro honestamente, eu fazia[…]. Engraxava sapato, lavava carro, fazia faxina, lavava cortina, lavava tapete, onde chamava que ia ganhar um dinheirinho, eu ia”, contou Palmirinha.
Curso de culinária foi presente
Palmirinha chora ao reencontrar Ana Maria Braga — Foto: TV Globo
Sempre interessada pela cozinha, se movimentou para tentar fazer um curso de culinária com uma professora francesa, que veio dar aulas em São Paulo. Sem dinheiro para pagar o curso caro, se ofereceu para lavar as louças que a professora usaria no curso, em troca de poder assistir às aulas.
Palmirinha contou a história emocionada a Jô Soares, dizendo que a professora recusou a proposta da lavagem de loucas, e em vez disso, disse para Palmirinha se sentar na primeira fila em todas as aulas, sem precisar lavar louças em troca.
“Foi onde aprendi”, relembrou Palmirinha, emocionada.
(Gshow)