Portaria sairá nesta quarta-feira com atualizações, diz nota da SDS – que antecipa, no entanto, o veto das flexibilizações para as arquibancadas onde as “extintas” organizadas ficam
O Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações pelo uso de charangas e bandeiras com mastro nos estádios locais, mas não especificou quem poderia gozar das ações. Em nota ao ge, a Secretaria de Defesa Social adiantou que as arquibancadas gerais, onde ficam as torcidas organizadas (postas como “extintas” na nota) não serão contempladas com a medida.
Torcida do Náutico nos Aflitos — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
A portaria que detalha as regras sairá nesta quarta-feira, acrescenta a SDS – autorizando, portanto, a flexibilização das novas medidas para o duelo decisivo entre Sport x São Paulo, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, que ocorre na Ilha do Retiro.
– O detalhamento das regras sobre as liberações de charangas e das bandeiras com mastro será feito com a publicação da portaria que sairá amanhã (17). O setor das organizadas (que era ocupado pelas torcidas extintas) segue com acesso vedado, porém a SDS deve abrir um cadastramento para torcedores de organizadas que queiram assim se identificar e receber a carteirinha de torcedor legal – diz o órgão
Governo libera instrumentos nos estádios de Pernambuco, mas impõe regras
A decisão pela volta do uso das bandeiras com mastro e os instrumentos musicais sem limite de número foi tomada após reunião do chamado Grupo de Trabalho Futebol, que envolve além da Secretaria a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) e representantes de clubes estaduais.
O pedido, sobretudo das charangas – e que também contemplava a presença de bandeiras – ganhou força na atual temporada entre torcedores, nas redes sociais, após proibição em 2022.
Em fevereiro, o GT Futebol havia autorizado a presença de uma charanga da torcida anfitriã e bandeirões sem mastro, mas com uma série de restrições que sofreram críticas de torcedores.
(GE)