O vereador Eúde Lucas (PDT), atual presidente da Câmara Municipal de Jucás, no interior do Ceará, está sendo investigado em um inquérito que busca determinar o parlamentar cometeu crime de discriminação contra pessoas autistas após falar que a condição se cura “na peia” ou “na chibata”.
As falas do vereador foram ditas na quarta-feira (20/9), no plenário da Câmara do município, durante transmissão online. Na ocasião, ele ironiza as palavras ditas pela atriz Letícia Sabatella no programa Fantástico de domingo (17/9), no qual ela conta sobre seu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Eúde afirmou que quando ele ainda era criança seu pai o curou na peia. “Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá… tá rondando. Eu digo ‘eu era autista’, só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era chibata. Porque era um menino meio traquina”, contou o vereador em pronunciamento online.
Após repercussão de suas palavras, a OAB e o Ministério Público pretendem acionar o parlamentar judicialmente. Em comunicado o vereador disse que seu pronunciamento foi mal interpretado e que não teve a intenção de ofender ninguém.
(O Hoje)