Ouça Ao Vivo

Após anunciar antecipação, Santa Cruz volta atrás em data de eleição para presidente

Arruda, estádio do Santa Cruz — Foto: Rafael Vieira/AGI

Em nota oficial, clube acusa presidente do Conselho Deliberativo, Marino Abreu, de omissão, por não ter assinado documento a tempo de realizar pleito no dia 4 de novembro


Dois dias após anunciar a antecipação da eleição de presidente para o triênio 2024-26, o Santa Cruz divulgou no fim da noite desta quarta-feira que o pleito não poderá acontecer na data pretendida de 4 de novembro. Em nota oficial, o clube acusa omissão por parte do presidente do Conselho Deliberativo, Marino Abreu, por não ter assinado documento a tempo.

A data original para a eleição é 3 de dezembro, mas após a renúncia do presidente Antônio Luiz Neto, o clube corre para apressar o pleito. Agora, o Tricolor espera antecipar para as datas de 12, 19 ou 26 de novembro. O ge teve rápido contato com Marino Abreu, que disse que irá se pronunciar sobre o assunto na manhã desta quinta.

A antecipação havia sido acertada verbalmente entre os poderes Executivo, representado pelo presidente em exercício, Jairo Rocha, e o Deliberativo, além de ação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE).

– Jairo Rocha e o Presidente da FPF, Evandro Carvalho, assinaram instrumento de acordo para antecipação das eleições para o dia 4 de novembro. O instrumento foi enviado para o Presidente do Deliberativo, Marino Abreu que, além de não assinar o instrumento ou dar qualquer justificativa, deixou de atender e retornar os telefonemas de Jairo Rocha e Evandro Carvalho – inicia a nota do Santa Cruz.

“Com essa recusa de Marino, as eleições já não poderão ser mais realizadas no dia 4 de novembro, tendo em vista que o edital de convocação deve ser publicado com 30 (trinta) dias de antecedência, conforme exigido pelo art. 25 do Estatuto do Clube”, segue o texto.

Ainda na nota, o Santa Cruz fala sobre a necessidade de formalização e homologação do pleito pela FPF-PE.

– A Eleição é um ato formal e solene e não pode ser antecipada apenas com um simples compromisso verbal entre os presidentes dos poderes. É preciso que o ato seja formalizado e homologado pela Federação Pernambucana de Futebol. Essa formalidade é necessária para evitar futuros questionamentos de nulidade, já que as candidaturas ainda não foram registradas.

A nota finaliza citando novamente o nome de Marino Abreu e esperando por resolução com novas datas.

– Diante da recusa de Marino Abreu, a data das eleições permanece no dia 03 de dezembro e só serão antecipadas se o presidente do Deliberativo concordar em formalizar a antecipação do pleito. Agora só restam as datas de 12, 19 ou 26 de novembro, já que, pelo Estatuto, as eleições devem ser realizadas num domingo – finaliza o texto.

(GE)